Pular para o conteúdo principal

Rede Ebserh orienta sobre sintomas e tratamento da Malária

Fortes dores musculares e de cabeça, febre alta, sudorese intensa, calafrios e tremores. Esses são sinais característicos da Malária, infecção causada pelo Parasita Plasmodium e registrada principalmente na Região Amazônica do Brasil. 

No Dia Mundial da Luta contra a Malária, nesta terça-feira (25 de abril), infectologistas que atuam em hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) chamam atenção para a importância de se dirigir ao Serviço de Saúde assim que surgirem os primeiros sintomas.

- Se uma pessoa, que reside em área endêmica para Malária ou tenha viajado a uma dessas localidades, apresentar febre ou dor de cabeça, deve obrigatoriamente procurar o médico para se fazer pesquisa a fim de afastar a hipótese ou confirmar o diagnóstico. E, então, iniciar o tratamento. Quando feito no início do quadro clínico, o tratamento é fácil, mesmo na Malária do tipo falciparum (com tendência à maior gravidade)”, orienta o médico infectologista Lourival Marsola, chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde do Hospital Universitário João de Barros Barreto, do Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA/Ebserh/MEC).

A Malária é uma Doença Infecciosa Febril Aguda transmitida pela picada da fêmea do Mosquito Anopheles infectada pelo Microrganismo Plasmodium.

- O paciente inicia de forma abrupta um quadro de febre elevada. Além da febre, apresenta dor de cabeça muito forte, tremores e sudorese que chega a encharcar as roupas de cama, principalmente após os episódios febris. Pessoas que apresentam esse quadro e sejam provenientes de Região com Malária ou que tenham viajado para áreas epidemiológicas da doença devem ficar atentas aos sintomas e procurar ajuda médica”, reforça Lourival Marsola.

No quadro clássico dos dois tipos mais comuns (Vivax e Falciparum), estão presentes também palidez de pele e de mucosas e barriga aumentada, situações identificadas nos exames clínicos. “A palidez surge porque o protozoário causador da doença destrói as células do sangue. Já o Abdômen aumentado pode ocorrer devido ao inchaço de órgãos como Baço e Fígado”, detalha o infectologista Lourival Marsola.

Apesar de evitável e tratável, a Malária pode evoluir para quadros graves e levar o paciente à morte. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a doença matou cerca de 627 mil pessoas em 2020.

Dos três Parasitas causadores da Malária entre os brasileiros, o Plasmodium falciparum é o mais agressivo, pois se multiplica rapidamente na corrente sanguínea, destruindo de 2% a 25% do total de Hemácias (Glóbulos Vermelhos) e provocando anemia grave.

No caso de infecção pela Espécie falciparum, existe uma chance em 10 de se desenvolver o que se chama de Malária Cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos letais da doença, segundo informações do Ministério da Saúde.

Quadro Epidemiológico - Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, divulgado em maio de 2022, cerca de 99,9% da transmissão da Malária no Brasil ocorre na Região Amazônica, com 33 municípios concentrando 80% do total de casos autóctones de Malária em 2021. 

Os Estados, que concentram o maior número de casos de Malária no Brasil são:

  1. Acre.
  2. Amazonas.
  3. Amapá.
  4. Pará.
  5. Rondônia.
  6. Roraima.
  7. Tocantins.
  8. Mato Grosso.
  9. Maranhão.

No Pará, foram notificados 4.736 casos no primeiro trimestre de 2021, enquanto que no primeiro trimestre de 2022 foram confirmadas 3.223 infecções, ou seja, queda de cerca de 30% no volume de registros. 

Embora o maior número de casos esteja concentrado nesses estados, surtos esporádicos ocorrem na região extra-amazônica e preocupam, pois podem resultar no aumento no número de infecções em áreas de baixa transmissão ou até mesmo na reintrodução da endemia em áreas que, por décadas, estão livres da Malária. Em 2019, vários casos foram registrados na Paraíba, estado da região Nordeste em que são raros os registros.

No Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh/MEC), localizado no Estado da Paraíba (Nordeste), a maioria dos pacientes com Malária se refere a casos importados e a pessoas que passaram pela Região Norte do país ou por países da África subsaariana.  

Segundo a infectologista Clarissa Madruga, pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado da doença que estiverem no Estado devem ser encaminhados para tratamento no Lauro Wanderley, já que a unidade hospitalar é referência para a doença.

Diagnóstico - De acordo com a infectologista do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC) e chefe do Serviço de Infectologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Ruth Araújo, o exame para diagnóstico da Malária é chamado gota espessa, uma técnica simples, eficaz e de baixo custo. Mesmo após avanços, o método oficial adotado no Brasil continua sendo considerado padrão-ouro pela OMS.

A técnica baseia-se na visualização do parasito por meio de Microscopia Óptica, após coloração com corante vital. O exame permite diferenciação das espécies de Plasmodium e do estágio de evolução do parasito circulante. A determinação da densidade parasitária, útil para a avaliação prognóstica, deve ser realizada em todo paciente com Malária, especialmente nos portadores de P. falciparum. 

- Após o tratamento, o paciente fica em acompanhamento para garantir que o exame negative”, ressalta Ruth Araújo.

Prevenção - No Brasil, ainda não são utilizadas vacinas contra a Malária, no entanto, é possível recorrer à medicação para profilaxia, a qual deve ser prescrita por profissional médico.

- Se você é de uma área não Endêmica e vai para uma viagem de lazer ou trabalho em Região com risco de Malária, é importante procurar um médico para obter orientações sobre quais medicamentos tomar como Profilaxia para evitar os quadros de Malária. Além disso, há orientações relacionadas ao horário de sair (os opostos aos de hábito de circulação do Mosquito), manter partes do corpo cobertas (usar mangas compridas, calças que cubram parte do sapato), proteger a casa com telas, dormir com mosquiteiro, usar inseticidas e, principalmente, usar repelente”, cita o infectologista Lourival Marsola.

Dicas para se proteger da Malária:

  • Use telas em portas e janelas.
  • Utilize mosquiteiros sobre cama ou rede.
  • Evite frequentar locais próximos a criadouros naturais de mosquitos, como beira de rio ou áreas alagadas ao final da tarde até o amanhecer, período de maior circulação dos Pernilongos.
  • Aplique repelentes à base de DEET (N-N-dietilmetatoluamida) ou à base de Icaridina em áreas descobertas do corpo, seguindo recomendações para idade e frequência de uso.

SAIBA MAIS - Data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007, o Dia Mundial de Luta contra a Malária, celebrado em 25 de abril, tem como importante papel incentivar ações de controle efetivo e reconhecer o esforço global no combate à doença.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de Saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de Saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de Saúde do Brasil.

 


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".