Pular para o conteúdo principal



Caixa Cultural Fortaleza recebe Exposição Graffitigrafismo Amazônico


A CAIXA Cultural Fortaleza recebe, entre 5 de outubro e 15 de dezembro, a exposição Graffitigrafismo Amazônico, do premiado artista amazonense Raiz Campos em parceria com a Associação de Novo Airão. A abertura oficial da exposição acontece na sexta-feira (4/10), às 19 horas, e contará com uma roda de conversa com Raiz Campos e Marcos Baré, presidente da Associação de Artesãos de Novo Airão, seguido de uma visita guiada. No sábado (5/10) acontecem as oficinas “Artesanato Baré” às 14 horas e “Stencil Amazônico” às 16 horas. A entrada é gratuita.

Raiz Campos apresenta um conceito inovador que utiliza a pintura sobre artesanatos indígenas fazendo uma mistura visual da figura pintada com os grafismos étnicos de cada peça, o que denomina de graffitigrafismo. As obras produzem uma fusão do graffiti - uma manifestação da arte urbana contemporânea - com os grafismos - uma manifestação ancestral da arte indígena.

As pinturas são feitas sobre grandes esteiras artesanais de 4 metros quadrados - típicas de etnias amazônicas oriundas do Alto Rio Negro, chamadas de “tupés” - e retratam pessoas indígenas ou animais da fauna amazônica. Usando técnicas de transparência, os desenhos se entrelaçam com os grafismos trançados nas esteiras, criando um efeito visual único e impactante.

Início do projeto-O projeto nasceu de um sonho do artista Raiz Campos, que se imaginava pintando um mural e, ao se afastar, percebia que a parede na verdade era uma gigantesca esteira de palha. Inspirado por essa visão, Raiz começou a pintar sobre as peças de tapeçaria indígena, dando origem a uma série de coleções que já passaram por galerias em Washington (EUA), Curitiba, João Pessoa e Manaus.

A exposição, que esteve em cartaz em Curitiba até julho, oferece uma experiência para além do que se vê, permitindo que os visitantes também toquem as obras com as mãos, para sentir a textura da fibra trançada. Desta forma, o artista espera oferecer uma experiência mais imersiva a todo o público, e especialmente tornar a exposição inclusiva para pessoas com deficiência visual, para quem haverá também textos em braile.



Sobre o artista: Raiz Campos (foto Ricardo Almeida) é um renomado artista de graffiti da região Norte do Brasil, conhecido por suas obras vibrantes que retratam a fauna, flora e os povos indígenas da Amazônia. Suas obras enfeitam muros e construções em cidades do Brasil, EUA, Alemanha e Uruguai. Filho de migrantes nordestinos, Raiz cresceu no interior do Amazonas, onde seu interesse pela arte foi incentivado pelo pai.

Aos 18 anos, mudou-se para Manaus, onde começou a desenvolver seu estilo e sua carreira profissional e rapidamente se destacou na cena artística local e na mídia. Sua carreira ganhou força a partir de 2019 com prêmios como o Prêmio da Fundação Bunge, em São Paulo e o reconhecimento de seu trabalho no Humboldt Forum em Berlim.

Da coautoria com a Associação dos Artesãos de Novo Airão: A coautoria desta exposição envolve uma associação de artesãos que reúne mais de 20 famílias do município de Novo Airão, no interior do Amazonas, especialistas na confecção dos "tupés”. Novo Airão, situado às margens dos rios da Amazônia, é um local onde tradição e arte se encontram. O trabalho da Associação dos Artesãos de Novo Airão vai além da produção de belas peças artesanais, é um símbolo de resistência e valorização cultural, um espaço onde o saber-fazer do trançado é transmitido de geração em geração, fortalecendo os laços comunitários e preservando a identidade indígena Baré.
Serviço
  • Exposição Graffitigrafismo Amazônico
  • CAIXA Cultural Fortaleza - Avenida Pessoa Anta, 287-Praia de Iracema
  • Abertura: 4 de outubro, às 19h
  • Datas: Entre 5 de outubro e 15 de dezembro
  • Horários: 10 às 20 hoas (terça a sábado) e 10 às 19 horas (domingos e feriados)
  • Classificação indicativa: Livre
  • Ingressos: Entrada gratuita
  • Acesso a pessoas com deficiência
  • Informações: (85) 3453-2770 / Site da CAIXA Cultural / caixaculturalfortaleza
  • Oficinas:
  • Artesanato Baré: Introdução ao trançado indígena com prática às técnicas de tingimento e trançagem, mostrando processos de produção dos artesanatos típicos confeccionados pelas famílias de sua comunidade no interior do Amazonas.
  • Público-alvo: público geral, a partir de 18 anos.
  • Vagas: 20
  • 5/10/2024, de 14 às 16 horas
  • Stencil Amazônico: Introdução à técnica de stencil utilizando moldes inspirados nos grafismos Baré, tratados na oficina “Artesanato Baré - Introdução ao trançado indígena”. Cada participante confeccionará seu próprio molde e fará uma pequena pintura que poderá levar para casa.
  • Público-alvo: público geral, a partir de 18 anos.
  • Vagas: 20
  • 5/10/2024, de 16 às 18 horas

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...