Pular para o conteúdo principal

Jorge Jesus quebra tradição de jogadores virarem treinador no Benfica

Jorge Jesus (foto) chega ao Benfica para quebrar uma tradição de jogadores do time português virarem treinador. O último foi Nelson Veríssimo, que cede lugar para Jorge Jesus, que deixa o Flamengo (RJ).


Eis a reportagem do site do Benfica sobre os jogadores que viraram treinador:

"O conceito de treinador-jogador é cada vez menos utilizado no futebol, mas noutras eras foi prática comum. Que o diga Cosme Damião. O homem dos sete ofícios do Sport Lisboa e Benfica foi fundador, nunca quis ser presidente, mas foi treinador e jogador da equipa de futebol entre 1908/1909 e 1925/1926, dando depois o lugar a Ribeiro dos Reis, outro nome incontornável da centenária História dos encarnados.

Aliás, nenhum antigo jogador foi técnico no Clube durante tanto tempo. Sem haver um paralelismo com Cosme Damião, Toni é quem mais se aproxima, dado que liderou a equipa de futebol nos anos de 1980, de 1990 e no início do Século XXI. Curiosamente, são igualmente os que mais títulos conquistaram, mas, também aqui, com as devidas diferenças.

Durante os 27 anos em que liderou as águias, Cosme Damião conquistou oito Campeonatos Regionais e duas Taças de Honra; Toni, ganhou dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal. Mas voltemos ao fundador… Durante o período em que foi treinador do Benfica, Cosme Damião liderou o plantel do qual também fazia parte em 177 jogos oficiais.


Ainda não década de 1920, Ribeiro dos Reis orientou a equipa depois de ter sido jogador. Fê-lo entre 1926 e 1929, hiato compreendido em três temporadas e regressou na década seguinte (1930) para treinar de 1930/31 a 1933/34 e na época 1934/35. Nestes períodos levou o Benfica à conquista de um Campeonato Regional. Anos mais tarde – de 1952 a 1954 –, num conselho técnico com José Simões conquistou uma Taça de Portugal para o Museu. Ao todo, foram 188 jogos como técnico, sendo que 155 de forma isolada e 33 em parceria com José Simões.

Ainda nos anos 1930, Vítor Gonçalves foi o terceiro ex-jogador a ser treinador no Benfica. Primeiro em 1934/35 (saiu a meio da temporada e regressou Ribeiro dos Reis), depois entre 1935 e 1937. Foram 65 jogos e dois títulos: um Campeonato Nacional e um Campeonato de Portugal. Na década de 1940 só houve um antigo futebolista na condição de técnico: Manuel Alexandre, em 1946/47. Orientou a equipa em 13 partidas.

Para além do Conselho Técnico de 1952 a 1954, mais dois nomes integram este quadro de nomes que representaram o Clube enquanto jogadores e, mais tarde, no comando técnico: Cândido Tavares e Alfredo Valadas, treinadores das águias em 15 e 14 encontros, respetivamente. O primeiro ainda logrou uma Taça de Portugal. Nos 10 anos seguintes – 1960 a 1969 – dois ex-jogadores tiveram a possibilidade de liderar o elenco a partir do banco: Fernando Caiado e José Augusto. Ambos conquistaram uma prova-rainha, sendo que o primeiro fê-lo em quatro jogos; o Bicampeão Europeu treinou os encarnados em 17 desafios.


Toni em três décadas e o senhor com mais jogos

Ao entrar-se na década de 1980 bate-se de frente com um nome ímpar da história do Benfica: António José da Conceição Oliveira, mais conhecido por Toni. Representou o Clube como jogador entre 1968/1969 e 1976/1977, voltando em 1977/1978 até 1980/1981.

Em 1982/1983 teve a primeira experiência como treinador adjunto de Sven-Göran Eriksson, sendo que pegou no leme das águias em várias ocasiões. Aconteceu em 1984/1985, em 1986/1987, nos períodos de 1987/1988 a 1988/1989 e de 1992/1993 a 1993/1994 e, de novo, já no Século XXI, de 2000/2001 a 2001/2002. Ao todo são 216 jogos – o que tem mais nesta lista de 16 –, três títulos (dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal) e uma presença na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1988.

Depois de Toni, só voltou a haver antigos jogadores como treinadores na segunda metade da década de 1990. Artur Jorge, de 1994 a 1996 (54 jogos), e Manuel José, 1996 a 1998 (30 jogos). Na transição, em 1998/1999, Shéu, antigo futebolista e coordenador técnico do futebol, orientou o Benfica em quatro encontros.

Já neste século, destaque para os nomes de Chalana e de Fernando Santos. De forma provisória, o antigo criativo, que espalhou magia em Portugal e França, e que lançou Miguel a lateral-direito, treinou as águias em 11 jogos, nas épocas 2002/2003, 2005/2006 e 2007/2008. Bem mais fez o atual selecionador nacional. Fernando Santos foi técnico em 49 jogos entre 2006/2007 e 2007/2008.


Doze anos depois, o 16.º nome. Nélson Veríssimo (foto) ocupou o lugar de Bruno Lage – de quem era adjunto – e assumiu o comando técnico da equipe para a temporada 2019/2020. Vão ser seis jogos (cinco para a Liga NOS e um para a Taça de Portugal), e estreou ganhando de 3 a 1 do Boavista.

Com informações do site do Benfica-Texto de Marco Rebelo e fotos Arquivo/SL Benfica.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Postagens mais visitadas deste blog

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".