Pular para o conteúdo principal



Jorge Jesus quebra tradição de jogadores virarem treinador no Benfica

Jorge Jesus (foto) chega ao Benfica para quebrar uma tradição de jogadores do time português virarem treinador. O último foi Nelson Veríssimo, que cede lugar para Jorge Jesus, que deixa o Flamengo (RJ).


Eis a reportagem do site do Benfica sobre os jogadores que viraram treinador:

"O conceito de treinador-jogador é cada vez menos utilizado no futebol, mas noutras eras foi prática comum. Que o diga Cosme Damião. O homem dos sete ofícios do Sport Lisboa e Benfica foi fundador, nunca quis ser presidente, mas foi treinador e jogador da equipa de futebol entre 1908/1909 e 1925/1926, dando depois o lugar a Ribeiro dos Reis, outro nome incontornável da centenária História dos encarnados.

Aliás, nenhum antigo jogador foi técnico no Clube durante tanto tempo. Sem haver um paralelismo com Cosme Damião, Toni é quem mais se aproxima, dado que liderou a equipa de futebol nos anos de 1980, de 1990 e no início do Século XXI. Curiosamente, são igualmente os que mais títulos conquistaram, mas, também aqui, com as devidas diferenças.

Durante os 27 anos em que liderou as águias, Cosme Damião conquistou oito Campeonatos Regionais e duas Taças de Honra; Toni, ganhou dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal. Mas voltemos ao fundador… Durante o período em que foi treinador do Benfica, Cosme Damião liderou o plantel do qual também fazia parte em 177 jogos oficiais.


Ainda não década de 1920, Ribeiro dos Reis orientou a equipa depois de ter sido jogador. Fê-lo entre 1926 e 1929, hiato compreendido em três temporadas e regressou na década seguinte (1930) para treinar de 1930/31 a 1933/34 e na época 1934/35. Nestes períodos levou o Benfica à conquista de um Campeonato Regional. Anos mais tarde – de 1952 a 1954 –, num conselho técnico com José Simões conquistou uma Taça de Portugal para o Museu. Ao todo, foram 188 jogos como técnico, sendo que 155 de forma isolada e 33 em parceria com José Simões.

Ainda nos anos 1930, Vítor Gonçalves foi o terceiro ex-jogador a ser treinador no Benfica. Primeiro em 1934/35 (saiu a meio da temporada e regressou Ribeiro dos Reis), depois entre 1935 e 1937. Foram 65 jogos e dois títulos: um Campeonato Nacional e um Campeonato de Portugal. Na década de 1940 só houve um antigo futebolista na condição de técnico: Manuel Alexandre, em 1946/47. Orientou a equipa em 13 partidas.

Para além do Conselho Técnico de 1952 a 1954, mais dois nomes integram este quadro de nomes que representaram o Clube enquanto jogadores e, mais tarde, no comando técnico: Cândido Tavares e Alfredo Valadas, treinadores das águias em 15 e 14 encontros, respetivamente. O primeiro ainda logrou uma Taça de Portugal. Nos 10 anos seguintes – 1960 a 1969 – dois ex-jogadores tiveram a possibilidade de liderar o elenco a partir do banco: Fernando Caiado e José Augusto. Ambos conquistaram uma prova-rainha, sendo que o primeiro fê-lo em quatro jogos; o Bicampeão Europeu treinou os encarnados em 17 desafios.


Toni em três décadas e o senhor com mais jogos

Ao entrar-se na década de 1980 bate-se de frente com um nome ímpar da história do Benfica: António José da Conceição Oliveira, mais conhecido por Toni. Representou o Clube como jogador entre 1968/1969 e 1976/1977, voltando em 1977/1978 até 1980/1981.

Em 1982/1983 teve a primeira experiência como treinador adjunto de Sven-Göran Eriksson, sendo que pegou no leme das águias em várias ocasiões. Aconteceu em 1984/1985, em 1986/1987, nos períodos de 1987/1988 a 1988/1989 e de 1992/1993 a 1993/1994 e, de novo, já no Século XXI, de 2000/2001 a 2001/2002. Ao todo são 216 jogos – o que tem mais nesta lista de 16 –, três títulos (dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal) e uma presença na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1988.

Depois de Toni, só voltou a haver antigos jogadores como treinadores na segunda metade da década de 1990. Artur Jorge, de 1994 a 1996 (54 jogos), e Manuel José, 1996 a 1998 (30 jogos). Na transição, em 1998/1999, Shéu, antigo futebolista e coordenador técnico do futebol, orientou o Benfica em quatro encontros.

Já neste século, destaque para os nomes de Chalana e de Fernando Santos. De forma provisória, o antigo criativo, que espalhou magia em Portugal e França, e que lançou Miguel a lateral-direito, treinou as águias em 11 jogos, nas épocas 2002/2003, 2005/2006 e 2007/2008. Bem mais fez o atual selecionador nacional. Fernando Santos foi técnico em 49 jogos entre 2006/2007 e 2007/2008.


Doze anos depois, o 16.º nome. Nélson Veríssimo (foto) ocupou o lugar de Bruno Lage – de quem era adjunto – e assumiu o comando técnico da equipe para a temporada 2019/2020. Vão ser seis jogos (cinco para a Liga NOS e um para a Taça de Portugal), e estreou ganhando de 3 a 1 do Boavista.

Com informações do site do Benfica-Texto de Marco Rebelo e fotos Arquivo/SL Benfica.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia