Pular para o conteúdo principal



Psicossocial registra mais de 6 mil atendimentos

Membros inferiores dormentes, mãos em formatos de punho, enrijecidas, taquicardia, sensação de desmaio, falta de ar, sensação de estar afogando em terra seca. Nem mesmo o sono é reparador. 

Muitas são as sensações e sintomas que mostram que a saúde mental não vai bem. O impacto da pandemia da Covid-19, o Distanciamento Social e a Quarentena têm trazido à tona estas questões de Saúde Mental com agravamento de sintomas.


Um documento da Organização das Nações Unidas (ONU), lançado em maio deste ano, trouxe a pandemia como fator que destaca a necessidade de aumentar urgentemente serviços de saúde mental ou arriscar um aumento maciço de piora nos quadros de Depressão, Ansiedade e Insônia. O apoio psicológico é uma condição trazido no documento.

A Defensoria tem promovido, durante a Pandemia, este atendimento remoto da sua equipe de Psicossocial, por meio de escuta cuidadosa das pessoas que entram em contato. De abril a junho, o Núcleo somou 6.710 atendimentos. Somente em junho, mais da metade dos atendimentos contabilizados: 3.445 contatos.

“As demandas variam muito, mas algo recorrente e necessária é a escuta qualitativa. Às vezes as pessoas ligam somente para desabafar, já permaneci quase duas horas no telefone só fazendo essa escuta. No comparativo dos meses, observamos que mesmo em meio ao momento de pandemia, obtivemos um aumento nos atendimentos do psicossocial, pois em nenhum dos anos do funcionamento, havíamos registrado esse quantitativo. As pessoas estão sentindo falta da presença, do contato físico, da troca e nós estamos fazendo nosso melhor para conseguir dar essa assistência”, destaca a coordenadora do Núcleo Psicossocial, a psicóloga Andreya Arruda.

Acompanhada pelo Núcleo, a dona de casa Rosemary Silva, de 51 anos, diz que foi imprescindível esse contato, por vezes diário, com as profissionais. “Elas me ajudam bastante, principalmente nesse momento difícil, a gente isolada em casa, né? Elas me escutam e faz bastante tempo que eu já falo com elas, é muito importante”.

O Psicossocial conta hoje com a atuação de cinco psicólogas e oito assistentes sociais. Fabiane Matos, de 36 anos, é uma delas. Sua atuação comporta as demandas da Região do Cariri, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. 

“O atual cenário do País vem provocando situações inimagináveis em diversos setores que prestam serviços à comunidade. Desta forma, a equipe psicossocial da Defensoria Pública vem realizando diversos atendimentos nesse período de Pandemia através do home office, (ligações, mensagens de voz e texto, vídeo chamada), demandas advindas da busca espontânea e dos encaminhamentos feitos pelos defensores públicos, através dos canais de atendimentos disponibilizados. Portanto, sabendo que a eficiência do serviço só é possível através do trabalho multi e interdisciplinar, compreendemos a importância dos equipamentos sociais e da saúde, especialmente no âmbito da Saúde Mental, como aliados na promoção da melhor qualidade de vida aos assistidos”.

O trabalho do Núcleo não se faz sozinho. Graças à articulação junto a rede de atendimentos, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a Defensoria Pública tem conseguido priorizar o encaminhamento de casos mais urgentes e realizar essa interlocução. 

“Nunca articulamos tanto a rede pelo projeto Diálogos da Defensoria, como agora nesse momento. Temos participado de muitas reuniões virtuais, estudos de caso, além das reuniões com propostas de parcerias, uma delas com o mestrado de Psicologia da Unifor para atendimento psicológico online de mulheres vítimas de violência doméstica no isolamento social, projeto este que envolve uma Universidade na França”, destaca Andreya Arruda.

Muitas vezes, as equipes precisam fazer encaminhamentos a órgãos mantidos pelas prefeituras ou pelo Estado para a demanda ser solucionada por completo. Por isso, o olhar dos especialistas no telefonema precisa ser abrangente, compreendendo de quais outras formas a Instituição pode contribuir para melhorar a qualidade de vida daquela pessoa.

Diferentes abordagens – O Psicossocial atua em diversas frentes dentro da Defensoria Pública. As 13 profissionais estão divididas hoje em sete diferentes locais que, cada um, exige um cuidado específico e atencioso. 
  1. Núcleo do Mucuripe, em Fortaleza.
  2. Núcleo de Atendimento de Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei (Nuaja).
  3. Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem).
  4. Núcleo de Execução Penal (Nudep).
  5. Núcleo de Atendimento de Petição Inicial (Napi).
  6. Núcleo de Atendimento da Defensoria da Infância e Juventude (Nadij).
  7. A Região do Cariri conta com os serviços das profissionais.
Socorro Serpa, de 47 anos, é uma das profissionais que tocam o atendimento no Nudep. A psicóloga presta atendimento aos familiares de presos e viabiliza um espaço para falar sobre o familiar que está preso, das preocupações, angústias, falar de afeto e não apenas da situação processual. 

“Percebo que, nesse momento, a questão da saúde mental falou mais alto, porque são praticamente quatro meses onde boa parte das pessoas estão em isolamento. Sem convivência social, às vezes, com uma convivência em família não tão fácil e isso se intensifica os conflitos. Especificamente no Nudep, o que eles trazem é a preocupação com os familiares que estão presos e não estão recebendo visita. Poder ter um espaço de escuta, onde eles trazem o cotidiano, as preocupações em relação à pessoa presa, seja o pai, um filho, esposo. Poder falar sobre isso e ter um retorno sobre isso, com certeza, já gera um grande alívio”, diz. O Nudep recebeu mais de 300 atendimentos deste tipo somente em junho.

Um risco à vida – É preciso falar de suicídio para além do ‘Setembro Amarelo’. Resultado de perturbações mentais e psicológicas, o suicídio também deve ser discutido durante a pandemia e é uma questão que surge de demandas de saúde mental. De acordo com um estudo em Michigan (Estados Unidos da América) e divulgado pelo Loudwire, o índice de pessoas que se matam cresceu 32% durante a Quarentena.

No estudo, o grupo de maior risco de suicídio são trabalhadores essenciais e profissionais da saúde, que trabalham na linha de frente na luta contra o Coronavírus. O principal motivo é Transtorno Pós-Traumático. A venda de álcool também cresceu no estado do estudo (41%), assim como o consumo de maconha, que dobrou. Outros riscos são insônia, acesso fácil a armas, violência doméstica e isolamento extremo. Em outra pesquisa, realizada na China, na fase inicial da pandemia, mostrou que 13,8% das pessoas passaram a manifestar sintomas depressivos leves, 12,2% apresentaram sintomas moderados e 4,3%, graves.

Nesse contexto, ainda mais, se faz urgente o acesso contínuo ao tratamento psicológico e psiquiátrico. Atualizar as abordagens das prestações de assistência à saúde mental e apoio psicossocial são imprescindíveis para a sobrevivência. O Psicossocial da Defensoria priorizou adaptações em meio à quarentena. Desde abril, 13 linhas telefônicas foram disponibilizadas para a realização desses atendimentos.

“A gente conseguiu se aproximar do assistido na pandemia. Eles sabem que não estão sozinhos. A Covid-19 está chegando em todos. E a gente não pode simplesmente não atender. Se a gente ficasse inacessível, a gente estaria sendo insensível. Na pandemia, o nosso assistido pode precisar da gente muito mais. Há casos muito delicados. Isso exige da gente ainda mais cuidado com essas pessoas”, pontua a coordenadora do serviço, psicóloga Andreya Arruda

Serviço

Atendimento Psicossocial

Em Fortaleza
(85) 9.8560.2709 (8h às 14h) ou (85) 9.9294.2844 (11h às 17h) – Direitos da Mulher
(85) 9.9171.7476 (8h às 14h) ou (85) 9.8163.3839 (11h às 17h) – Direitos da Pessoa Presa
(85) 9.9220.4953 (8h às 14h) ou (85) 9.8717.3004 (11h às 17h) – Direitos da Infância e da Juventude
(85) 9.9731.0293 (8h às 14h) ou (85) 9.8866.4520 (11h às 17h) – Atendimento Inicial da Defensoria (Família e Cível)
(85) 9.8162.0641 (8h às 14h) ou 9.8683.0897 (11h às 17h) – Adolescente em Conflito com a Lei

No Cariri
(88) 9.8842.0757
(88) 9.9934.8564
(88) 9.9680.8667

Outro contato importante: CVV – Centro de Valorização da Vida – 188

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia