Pular para o conteúdo principal



Roberto Cláudio discute cronograma de ações e obras

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) se reuniu com secretários municipais para discutir o cronograma de ações e obras em execução e previstas em Fortaleza. O encontro, realizado no Hotel Gran Mareiro, teve como objetivos definir prazos, alinhar planejamentos e debater o legado que será deixado pela gestão.


“Uma boa parte das obras já foi entregue, mas a outra ainda está em andamento. Um pedaço será finalizado este ano e o outro ao longo de 2021, com a devida responsabilidade de deixar o dinheiro garantido em caixa", declarou Roberto Cláudio.

Roberto Cláudio aproveitou a ocasião para parabenizar os servidores municipais pelas conquistas alcançadas ao longo dos anos em prol dos fortalezenses. “A Cidade agradece o que vocês têm feito por ela. Vocês têm prestado um serviço extraordinário que resulta na avaliação positiva que recebemos do nosso povo”, completou.

Seguindo a programação do dia, a secretária da Infraestrutura, Manuela Nogueira, realizou apresentação sobre as obras executadas em áreas, como educação, saúde, esporte, juventude, mobilidade e urbanização.

Educação - Dentro do cronograma da Educação, 21 Escolas em Tempo Integral (ETIs) estão previstas para o período 2020/2021, das quais 17 já estão em obras. Ao todo, 34 Centros de Ensino Infantil (CEI) foram listados, além de seis reformas em escolas municipais e 18 requalificações nesse tipo de equipamento. Do Projeto Escola Areninha, serão 38 a serem somadas.

Saúde - “Destacamos as obras em praticamente todos os pontos da Atenção, desde a Primária, passando pela descentralização das bases do Samu, Caps Infantil e também hospitais. Entre esses, chamo atenção a uma obra importantíssima, que é a do IJF2, e da conclusão das reformas dos Frotinhas de Parangaba e Messejana, e dos Gonzaguinhas de Messejana e da Barra”, enfatizou a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Joana Maciel.

Esporte, Lazer e Juventude - Para esses segmentos estão previstos, ao todo, 35 novas Areninhas, dois novos Cucas (José Walter e Pici), 33 requalificações de praças, estando 27 em andamento, além da entrega das reformas da Praça José de Alencar, Passeio Público e Polo Gustavo Braga.

Infraestrutura - No pacote de infraestrutura, a previsão é de 617 serviços de pavimentação asfáltica, dos quais 335 já estão em andamento; a entrega do viaduto do Makro; e a finalização das intervenções nas avenidas José Bastos, Senador Fernandes Távora, Vicente de Castro e Parsifal Barroso. Obras como as da Av. Beira Mar, trechos do Parque Raquel de Queiroz e diversas ações do Meu Bairro Empreendedor também foram elencadas.

Legado - Durante a reunião, o prefeito Roberto Cláudio debateu com os secretários presentes sobre o legado de ações e investimentos realizados ao longo de sua gestão em áreas prioritárias da administração pública.

Mobilidade Urbana - No âmbito da mobilidade urbana, o secretário da Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, ressaltou a transformação pela qual a Capital vem passando ao longo dos últimos anos. “Nosso foco está no convívio harmônico entre os mais diversos modais, priorizando os mais vulneráveis. A Cidade para as pessoas é o maior legado da gestão quanto à mobilidade. Os binários e o trinário garantem maior equidade de distribuição do espaço viário, contemplando o transporte público”, contextualizou.

A Cultura Cicloviária, em constante consolidação em Fortaleza, vem garantindo impactos intersetoriais expressivos. “65% dos deslocamentos acontecem de forma sustentável em nossa Cidade. Isso reduz a emissão de poluentes e estimula, inclusive, a prática de atividade física, reduzindo as repercussões maléficas do sedentarismo”, lembrou o secretário.

As múltiplas providências direcionadas à segurança viária têm rendido, também, a redução de acidentes e a expressiva queda no número de mortes no trânsito. “Pela primeira vez, a Cidade registrou menos de 200 mortes por ano. São consecutivas diminuições do número de mortes, ano a ano. Além do impacto à vida e à saúde, esse fato impacta a realidade econômica”, considerou.

Indicadores educacionais - A titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Dalila Saldanha, destacou a melhoria expressiva registrada nos indicadores educacionais em Fortaleza. De acordo com o último censo divulgado, a Capital conquistou o primeiro lugar na cobertura do ensino em tempo integral. Paralelamente, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Fortaleza ocupa patamar referencial entre as maiores redes educacionais do País.

“O foco dos nossos esforços é a redução da desigualdade aliada à promoção de oportunidades. Nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, estamos em primeiro lugar em comparação às maiores redes de ensino brasileiras”, afirmou a Secretária.

A ampliação de vagas de matrícula direcionadas à Educação Infantil, a redução da evasão escolar e o aprimoramento dos índices voltados à alfabetização na idade certa também são consideradas marcas registradas da atual administração. “Hoje, mais de 94% das crianças de Fortaleza são alfabetizadas na idade certa. Além disso, o índice de aprovação dos alunos, de acordo com o censo de 2019, saltou para 98,1%”, detalhou Dalila Saldanha.

Investimentos em Saúde - Em sua explanação, a Secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, ressaltou os investimentos realizados e em realização em todos os pontos da Atenção, contemplando o princípio da integralidade e incluindo a reestruturação e a integração de toda a Rede. “Os avanços vêm contemplando a Atenção Primária, a Rede de Saúde Mental, o parque hospitalar, incluindo as UPAs e a atenção especializada e laboratorial”, sintetizou.

Até o momento, 29 Postos de Saúde foram construídos e 80 reformados pela atual gestão. A implantação do ponto e do prontuário eletrônico, além do horário de atendimento ampliado das 7 às 19h, estão entre os diferenciais mencionados. “Até dezembro, teremos 70% de cobertura das equipes da Estratégia Saúde da Família. Em 2012, essa cobertura girava em torno de 32%. E encerraremos o ano com 30 novos postos construídos do zero”, acrescentou.

No tocante às ações paralelas, Joana Maciel mencionou diversas iniciativas complementares e intersetoriais. “Já temos 18 Núcleos de Desenvolvimento Infantil, 13 Postos de Coleta de Leite Materno, seis UPAs municipais, seis Centros Especializados de Atenção ao Diabético e ao Hipertenso, e devemos destacar, também, a assistência farmacêutica por meio das Centrais de Distribuição de Medicamentos nos terminais de ônibus da Cidade, contemplando 84 remédios prioritários da Atenção Primária e 34 de Saúde Mental, que também vem passando por importante restruturação. 129 profissionais foram contratados para fortalecer a assistência mental”, elencou.

A implantação do Programa Médico Família Fortaleza, a total renovação e a descentralização da frota e das bases do Samu e a renovação do parque hospitalar despontam entre as ações inovadoras destacadas. “100% da frota do Samu foi renovada. Terminaremos 2020 com 14 bases descentralizadas para reduzir o tempo-resposta. Além disso, é importante dizer que entregamos três novas policlínicas e uma segue em construção. Nossos 10 hospitais públicos estão recebendo toda a atenção e o IJF2 deverá ser integralmente inaugurado ao longo deste semestre. Vale destacar, também, a entrega do Hospital da Criança, inaugurado de forma sensível e efetiva à nossa população”, listou a Secretária.

Por fim, Joana Maciel apresentou todo o sistema de saúde paralelo implantado em virtude da pandemia do Novo Coronavírus, incluindo a abertura de 791 leitos, a aquisição de insumos, o sistema de regulação, o acompanhamento epidemiológico, a aplicação de inquéritos de soroprevalência e o cuidado integral aos profissionais da saúde e aos fortalezenses.

Urbanismo e Meio Ambiente - A titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz, destacou as principais ações desenvolvidas pela pasta ao longo dos oito anos de gestão. As premissas estipuladas envolvem inovação, empreendedorismo, responsabilidade compartilhada e sustentabilidade. “Transformar Fortaleza em uma cidade de oportunidade para todos sempre esteve entre os nossos objetivos, integrando o ambiente natural ao ambiente construído da Capital”, apontou.

Os esforços incluem o estímulo à desburocratização, a implantação e o desenvolvimento do Programa Fortaleza Online, de Operações Urbanas Consorciadas, do Programa Fortaleza Cidade Sustentável, além da atualização do Código das Cidades. “Já foram 428 espaços públicos adotados. Estabelecemos uma política pública de meio ambiente em que 25 parques foram criados ou regulamentados. Além disso, destacam-se o plano de arborização, o desenvolvimento urbano de baixo carbono e muitas outras iniciativas”, disse Águeda Muniz.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...