Pular para o conteúdo principal

Roberto Cláudio discute cronograma de ações e obras

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) se reuniu com secretários municipais para discutir o cronograma de ações e obras em execução e previstas em Fortaleza. O encontro, realizado no Hotel Gran Mareiro, teve como objetivos definir prazos, alinhar planejamentos e debater o legado que será deixado pela gestão.


“Uma boa parte das obras já foi entregue, mas a outra ainda está em andamento. Um pedaço será finalizado este ano e o outro ao longo de 2021, com a devida responsabilidade de deixar o dinheiro garantido em caixa", declarou Roberto Cláudio.

Roberto Cláudio aproveitou a ocasião para parabenizar os servidores municipais pelas conquistas alcançadas ao longo dos anos em prol dos fortalezenses. “A Cidade agradece o que vocês têm feito por ela. Vocês têm prestado um serviço extraordinário que resulta na avaliação positiva que recebemos do nosso povo”, completou.

Seguindo a programação do dia, a secretária da Infraestrutura, Manuela Nogueira, realizou apresentação sobre as obras executadas em áreas, como educação, saúde, esporte, juventude, mobilidade e urbanização.

Educação - Dentro do cronograma da Educação, 21 Escolas em Tempo Integral (ETIs) estão previstas para o período 2020/2021, das quais 17 já estão em obras. Ao todo, 34 Centros de Ensino Infantil (CEI) foram listados, além de seis reformas em escolas municipais e 18 requalificações nesse tipo de equipamento. Do Projeto Escola Areninha, serão 38 a serem somadas.

Saúde - “Destacamos as obras em praticamente todos os pontos da Atenção, desde a Primária, passando pela descentralização das bases do Samu, Caps Infantil e também hospitais. Entre esses, chamo atenção a uma obra importantíssima, que é a do IJF2, e da conclusão das reformas dos Frotinhas de Parangaba e Messejana, e dos Gonzaguinhas de Messejana e da Barra”, enfatizou a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Joana Maciel.

Esporte, Lazer e Juventude - Para esses segmentos estão previstos, ao todo, 35 novas Areninhas, dois novos Cucas (José Walter e Pici), 33 requalificações de praças, estando 27 em andamento, além da entrega das reformas da Praça José de Alencar, Passeio Público e Polo Gustavo Braga.

Infraestrutura - No pacote de infraestrutura, a previsão é de 617 serviços de pavimentação asfáltica, dos quais 335 já estão em andamento; a entrega do viaduto do Makro; e a finalização das intervenções nas avenidas José Bastos, Senador Fernandes Távora, Vicente de Castro e Parsifal Barroso. Obras como as da Av. Beira Mar, trechos do Parque Raquel de Queiroz e diversas ações do Meu Bairro Empreendedor também foram elencadas.

Legado - Durante a reunião, o prefeito Roberto Cláudio debateu com os secretários presentes sobre o legado de ações e investimentos realizados ao longo de sua gestão em áreas prioritárias da administração pública.

Mobilidade Urbana - No âmbito da mobilidade urbana, o secretário da Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, ressaltou a transformação pela qual a Capital vem passando ao longo dos últimos anos. “Nosso foco está no convívio harmônico entre os mais diversos modais, priorizando os mais vulneráveis. A Cidade para as pessoas é o maior legado da gestão quanto à mobilidade. Os binários e o trinário garantem maior equidade de distribuição do espaço viário, contemplando o transporte público”, contextualizou.

A Cultura Cicloviária, em constante consolidação em Fortaleza, vem garantindo impactos intersetoriais expressivos. “65% dos deslocamentos acontecem de forma sustentável em nossa Cidade. Isso reduz a emissão de poluentes e estimula, inclusive, a prática de atividade física, reduzindo as repercussões maléficas do sedentarismo”, lembrou o secretário.

As múltiplas providências direcionadas à segurança viária têm rendido, também, a redução de acidentes e a expressiva queda no número de mortes no trânsito. “Pela primeira vez, a Cidade registrou menos de 200 mortes por ano. São consecutivas diminuições do número de mortes, ano a ano. Além do impacto à vida e à saúde, esse fato impacta a realidade econômica”, considerou.

Indicadores educacionais - A titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Dalila Saldanha, destacou a melhoria expressiva registrada nos indicadores educacionais em Fortaleza. De acordo com o último censo divulgado, a Capital conquistou o primeiro lugar na cobertura do ensino em tempo integral. Paralelamente, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Fortaleza ocupa patamar referencial entre as maiores redes educacionais do País.

“O foco dos nossos esforços é a redução da desigualdade aliada à promoção de oportunidades. Nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, estamos em primeiro lugar em comparação às maiores redes de ensino brasileiras”, afirmou a Secretária.

A ampliação de vagas de matrícula direcionadas à Educação Infantil, a redução da evasão escolar e o aprimoramento dos índices voltados à alfabetização na idade certa também são consideradas marcas registradas da atual administração. “Hoje, mais de 94% das crianças de Fortaleza são alfabetizadas na idade certa. Além disso, o índice de aprovação dos alunos, de acordo com o censo de 2019, saltou para 98,1%”, detalhou Dalila Saldanha.

Investimentos em Saúde - Em sua explanação, a Secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, ressaltou os investimentos realizados e em realização em todos os pontos da Atenção, contemplando o princípio da integralidade e incluindo a reestruturação e a integração de toda a Rede. “Os avanços vêm contemplando a Atenção Primária, a Rede de Saúde Mental, o parque hospitalar, incluindo as UPAs e a atenção especializada e laboratorial”, sintetizou.

Até o momento, 29 Postos de Saúde foram construídos e 80 reformados pela atual gestão. A implantação do ponto e do prontuário eletrônico, além do horário de atendimento ampliado das 7 às 19h, estão entre os diferenciais mencionados. “Até dezembro, teremos 70% de cobertura das equipes da Estratégia Saúde da Família. Em 2012, essa cobertura girava em torno de 32%. E encerraremos o ano com 30 novos postos construídos do zero”, acrescentou.

No tocante às ações paralelas, Joana Maciel mencionou diversas iniciativas complementares e intersetoriais. “Já temos 18 Núcleos de Desenvolvimento Infantil, 13 Postos de Coleta de Leite Materno, seis UPAs municipais, seis Centros Especializados de Atenção ao Diabético e ao Hipertenso, e devemos destacar, também, a assistência farmacêutica por meio das Centrais de Distribuição de Medicamentos nos terminais de ônibus da Cidade, contemplando 84 remédios prioritários da Atenção Primária e 34 de Saúde Mental, que também vem passando por importante restruturação. 129 profissionais foram contratados para fortalecer a assistência mental”, elencou.

A implantação do Programa Médico Família Fortaleza, a total renovação e a descentralização da frota e das bases do Samu e a renovação do parque hospitalar despontam entre as ações inovadoras destacadas. “100% da frota do Samu foi renovada. Terminaremos 2020 com 14 bases descentralizadas para reduzir o tempo-resposta. Além disso, é importante dizer que entregamos três novas policlínicas e uma segue em construção. Nossos 10 hospitais públicos estão recebendo toda a atenção e o IJF2 deverá ser integralmente inaugurado ao longo deste semestre. Vale destacar, também, a entrega do Hospital da Criança, inaugurado de forma sensível e efetiva à nossa população”, listou a Secretária.

Por fim, Joana Maciel apresentou todo o sistema de saúde paralelo implantado em virtude da pandemia do Novo Coronavírus, incluindo a abertura de 791 leitos, a aquisição de insumos, o sistema de regulação, o acompanhamento epidemiológico, a aplicação de inquéritos de soroprevalência e o cuidado integral aos profissionais da saúde e aos fortalezenses.

Urbanismo e Meio Ambiente - A titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz, destacou as principais ações desenvolvidas pela pasta ao longo dos oito anos de gestão. As premissas estipuladas envolvem inovação, empreendedorismo, responsabilidade compartilhada e sustentabilidade. “Transformar Fortaleza em uma cidade de oportunidade para todos sempre esteve entre os nossos objetivos, integrando o ambiente natural ao ambiente construído da Capital”, apontou.

Os esforços incluem o estímulo à desburocratização, a implantação e o desenvolvimento do Programa Fortaleza Online, de Operações Urbanas Consorciadas, do Programa Fortaleza Cidade Sustentável, além da atualização do Código das Cidades. “Já foram 428 espaços públicos adotados. Estabelecemos uma política pública de meio ambiente em que 25 parques foram criados ou regulamentados. Além disso, destacam-se o plano de arborização, o desenvolvimento urbano de baixo carbono e muitas outras iniciativas”, disse Águeda Muniz.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".