Pular para o conteúdo principal

Agenda de Sarto


O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) teve a seguinte Agenda nesta segunda-feira (9 de maio).

ESCOLAS - Assinou Ordem de Serviço para a requalificação de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino. Serão contempladas as escolas municipais Moreira da Rocha, na Lagoa Redonda; Almerinda de Albuquerque, no São João do Tauape; Sebastião de Abreu, no Bom Jardim, e Frei Tito de Alencar, na Praia do Futuro.

As requalificações, executadas pela Prefeitura de Fortaleza por meio de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (SME) e a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), receberão investimento de R$ 5.777.573,36.

As obras fazem parte do pacote de requalificação das unidades escolares, que prevê reestruturar 200 escolas até 2024, com investimento de R$ 60 milhões. No ato de assinatura, Sarto esclareceu que o pacote de requalificações visa fornecer melhorias na infraestrutura escolar, conferindo maior conforto, segurança e acessibilidade para alunos, professores, funcionários e comunidade escolar em geral.

- Essas reformas vão além da pintura, manutenção e cuidados preventivos com as escolas. Nós queremos proporcionar espaços novos para os estudantes e para o corpo docente, dando mais infraestrutura. Então, além de reformar o que já existe, vamos até construir novos ambientes. Tenho certeza de que pais, professores, gestores e alunos ficarão muito felizes com nosso trabalho”, enfatizou o prefeito.

As obras de requalificação, de forma geral, contemplam execução de drenagem, revisão de coberta, pintura em geral, recuperação de revestimentos e pisos, requalificação de ambientes, além de construção de novos espaços e reforma de cozinha, de salas de aula, administrativas, de banheiros e fachadas, entre outros.

O secretário municipal de infraestrutura, Samuel Dias, apontou que as requalificações deverão ser feitas levando em consideração as características e demandas específicas de cada escola. O secretário usou como exemplo a Escola Municipal Frei Tito de Alencar, onde foi assinada a ordem de serviço.

- Estas reformas escolares receberão projetos adequados às condições específicas de cada local. A Frei Tito, por estar muito próxima do mar, sofre bastante com a maresia. Sendo assim, uma das coisas que iremos fazer nessa escola é trocar as estruturas de aço da quadra poliesportiva por alumínio, tornando-a mais resistentes à corrosão", expôs Samuel Dias.

Dalila Saldanha, titular da SME, apontou que fornecer estruturas adequadas é fundamental para o ensino e desenvolvimento infantil. De acordo com a secretária, o planejamento da estrutura física não deve ser desassociado do projeto pedagógico.

- A estrutura física dialoga com o projeto pedagógico, dando melhores condições para o ensino, atendimento da comunidade local e valorizando os profissionais da educação que trabalham nas escolas. Estas reformas, além do conforto, visam também trazer maior seguranças para todos que utilizam esses aparelhos”, comentou a secretária

O pacote de requalificação das unidades escolares já contemplou 39 equipamentos da capital, e outros 42 estão com obras em andamento.


ESCOLA ARENINHA - José Sarto inaugurou, nesta segunda-feira (9), a Escola Areninha – Esporte e Educação em Tempo Integral do Sítio São João. Esta é a quarta unidade entregue pela Prefeitura. Já contam com o equipamento educacional os bairros Pirambu, Jardim das Oliveiras e Granja Portugal. Em breve, será inaugurada a Escola Areninha da Barra do Ceará. Durante cerimônia de entrega da nova unidade, Sarto anunciou a construção de 45 novas Escolas Areninhas em Fortaleza.

Com capacidade para atender 320 alunos da Rede Municipal, a unidade oferece a aprendizagem no contraturno escolar ampliando a oferta de matrículas em tempo integral. Além disso, busca promover o acesso dos estudantes a práticas esportivas e fortalecer o aprendizado de língua portuguesa e matemática. A iniciativa conta com a parceria da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

- O Projeto Escola Areninha não é só uma suplementação de reforço escolar, é um segmento da grade curricular que torna o ensino em tempo integral nas áreas de português e matemática. Hoje, nós temos cinco unidades funcionando e 45 em licitação. Aqui no Sítio São João, são duas escolas que mandam alunos pra cá, fazendo uma interligação da paixão pelo futebol, com a Areninha, com a qualidade da escola. Isso é muito importante porque os meninos daqui se integram com o esporte, a família e a comunidade escolar", declarou o prefeito Sarto.

Participam do projeto alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, das escolas municipais localizadas no entorno da Areninha. As atividades acontecem no contraturno escolar, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 10h30 ou de 13h30 às 16h30. Além do turno e as disciplinas na escola, os alunos contam com aulas de Futebol de Campo (6 horas/aula), fortalecimento da aprendizagem em língua portuguesa (3 horas/aula) e Matemática (4 horas/aula) e formação para cidadania (2 horas/aula).

Conforme a secretária da Educação, Dala Saldanha, a Escola Areninha, além da rede pública de ensino, realiza parcerias com cursos sociais, instituições, associações de bairro, para que mais crianças possam ser atendidas.

- O objetivo da Escola Areninha, em primeiro lugar, é atender a demanda das crianças na ampliação da jornada escolar. Fortaleza foi recentemente reconhecida pelo Inep pela cobertura de matrículas em tempo integral. Além disso, cumprirmos o objetivo pedagógico, trazemos o componente do esporte, que proporciona o desenvolvimento físico e emocional dessas crianças, assim como o espírito competitivo e o trabalho coletivo, que faz com que eles queiram chegar mais longe", disse.

A prática esportiva acontece na estrutura já disponível na Areninha. As atividades referentes aos componentes curriculares são realizadas nos espaços modulares da Escola Areninha, disponibilizados pela Secretaria Municipal da Educação (SME) e instalados na área onde funciona o equipamento, com infraestrutura planejada e adequada para o desempenho das atividades.

Para os alunos beneficiados com o projeto, a SME oferta almoço, lanche, fardamento, kit pedagógico, transporte, monitores e acompanhamento pedagógico.

Carol Saraiva, aluna do 8º ano da Escola Municipal Elenice Martins, conta que a Escola Areninha é uma oportunidade de estudar mais e interagir com os colegas.]

- Já vínhamos para cá ter aulas de educação física. Mas depois que me inscrevi para participar, passo o dia aqui e estou melhorando minhas notas na escola", contou.

Fortalecimento da aprendizagem - Os Programas de Fortalecimento da Aprendizagem comportam atividades voltadas à melhoria da qualidade do ensino da Rede Municipal, contribuindo para elevar os índices de aprendizagem dos alunos do 1° ao 9º ano, promovendo a educação integral e integrada, articulando a educação formal com vivências artísticas, esportivas e sociais. As atividades suplementam o conteúdo oferecido nas escolas de tempo parcial e ampliam a carga horária dos alunos em 15 horas semanais no Contraturno Escolar.


JOGOS ESCOLARES - A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta segunda-feira (9), os Jogos Escolares 2022 - Etapa Fortaleza. A solenidade de abertura ocorreu no Ginásio Paulo Sarasate, com a participação de 183 escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares. Ao todo, as competições, realizadas por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME) em parceria com a Secretaria do Esporte e Lazer (Secel), vão envolver cerca de 3.000 alunos.

- Este é um momento de integração entre a juventude. É uma festa desportista e que com certeza irá produzir talentos, atletas que irão se destacar em várias modalidades, coletivas ou individuais. Queremos aproveitar esse potencial da juventude, além de promover a convivência em grupos que vem com os ensinamentos do esporte em geral", destacou José Sarto.

As disputas esportivas que movimentarão a comunidade escolar de Fortaleza iniciam logo após a abertura oficial e prosseguem ao longo do mês de maio, estimulando o protagonismo juvenil e contribuindo para o desenvolvimento socioeducacional de crianças e adolescentes em nossa cidade.

De acordo com a secretária da educação, Dalila Saldanha, os esportes são componentes essenciais para o currículo pedagógico. Do total de 183 escolas participantes, 56 são municipais.

- No dia a dia promovemos, dentro das escolas, competições organizadas, para que a gente trabalhe o ganhar, o perder, e promover uma integração, além da saúde física e mental dos nossos estudantes. Também estamos financiando as premiações, as delegações e arbitragens, bem como as condições para a participação dos atletas", afirmou.

A aluna da Escola Municipal Deputado Manoel Rodrigues, Vanessa Santos, de 14 anos, irá participar da categoria futebol feminino. Para ela, os Jogos Escolares são uma oportunidade de treinar e ela se sente incentivada para continuar investindo no Esporte.

- A gente já se organiza na escola, e eu acho muito importante, vou poder conhecer outras pessoas. Além disso eu também quero, um dia, ser jogadora de futebol", contou.

Os Jogos Escolares 2022 vão reunir as seguintes categorias e modalidades:

- Categoria de 12 a 14 anos – Modalidades individuais: Atletismo, Natação, Badminton, Judô, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Xadrez.

Modalidades Coletivas: Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol.

- Categoria de 15 a 17 anos – Modalidades individuais: Atletismo, Natação, Badminton, Judô, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia.

Modalidades Coletivas: Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol.

Premiação-Serão premiadas com troféus as escolas campeãs e vice-campeãs gerais por categoria (12 a 14 anos e 15 a 17 anos). Já para as modalidades coletivas e individuais: medalhas de 1°, 2° e 3° colocados gerais de Fortaleza e troféu para a escola campeã de cada modalidade e categoria na etapa municipal.

Os Jogos Escolares têm por finalidade promover a ampla mobilização do segmento escolar, impulsionando o esporte como ferramenta de inclusão social, estimulando o protagonismo do aluno em atividades esportivas dentro da escola, além de contribuir na identificação e no desenvolvimento de novos talentos esportivos.

JAIME BENÉVOLO - A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) fará bloqueio na Rua Jaime Benévolo, entre as ruas Carlos Gomes e Joaquim Magalhães, a partir desta terça-feira (10 de maio). No trecho, a Secretaria Municipal de Gestão Regional (Seger) executará obra para serviço de micro drenagem. Neste período, os condutores que trafegarem pela Rua Jaime Benévolo devem ficar atentos ao desvio. A orientação é convergir à esquerda na Rua Saldanha Marinho e à direita na Rua Sólon Pinheiro para seguir ao Centro. A intervenção deve ser concluída até a próxima sexta-feira (13 de maio).

Para esta terça-feira (10 de maio) José Sarto tem a seguinte agenda:

9h30 - José Sarto anuncia, nesta terça-feira (10 de maio), às 9h30, em Coletiva de Imprensa, no Paço Municipal (Rua São José, 1 - Centro) Pacote de Investimento para Recuperação de Vias Públicas. A Prefeitura de Fortaleza vai quadruplicar as equipes que atuam nos trabalhos de recuperação asfáltica, sinalização, iluminação e limpeza urbana. O prefeito irá detalhar o cronograma, a logística e os recursos previstos no pacote.

14 horas - José Sarto lança, nesta terça-feira (10), às 14 horas, na Academia do Professor Darcy Ribeiro (Rua Dona Leopoldina, 907), o Projeto Alfa 1, 2, 3 da Rede Municipal de Ensino. O Projeto tem o propósito de fortalecer as ações pedagógicas e recompor a aprendizagem dos alunos matriculados nas turmas de 1º, 2º e 3º anos das escolas municipais.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Inaugurada em Fortaleza 1ª Loja Pão de Açúcar do Brasil convertida do Hiper Extra

  O Pão de Açúcar reabriu nesta sexta-feira (20 de maio), a unidade Aguanambi, em Fortaleza (CE), onde antes funcionava uma unidade de Hipermercado Extra. Na verdade é a volta do Jumbo Pão de Açúcar 11, em Fortaleza.  O ponto foi convertido em Pão de Açúcar e marca a primeira inauguração das unidades que serão reformadas para a bandeira e a 12ª de Fortaleza, onde a rede está presente há 48 anos, fazendo parte do dia a dia da cidade e da vida dos fortalezenses.   A loja é aberta sob o modelo G7, o mais moderno da rede, que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo. Para melhor aproveitamento do espaço, a loja ainda tem um setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados.  A nova unidade conta com 130 colaboradores diretos, sendo 30 terceirizados, e 50 indiretos, e, além disso, todos os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja. A loja tem 1.941,20 metros quadrados de área de vendas e está localizada na Avenida Aguanambi, 1393

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Inaugurada em Fortaleza 1ª Loja Pão de Açúcar do Brasil convertida do Hiper Extra

  O Pão de Açúcar reabriu nesta sexta-feira (20 de maio), a unidade Aguanambi, em Fortaleza (CE), onde antes funcionava uma unidade de Hipermercado Extra. Na verdade é a volta do Jumbo Pão de Açúcar 11, em Fortaleza.  O ponto foi convertido em Pão de Açúcar e marca a primeira inauguração das unidades que serão reformadas para a bandeira e a 12ª de Fortaleza, onde a rede está presente há 48 anos, fazendo parte do dia a dia da cidade e da vida dos fortalezenses.   A loja é aberta sob o modelo G7, o mais moderno da rede, que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo. Para melhor aproveitamento do espaço, a loja ainda tem um setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados.  A nova unidade conta com 130 colaboradores diretos, sendo 30 terceirizados, e 50 indiretos, e, além disso, todos os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja. A loja tem 1.941,20 metros quadrados de área de vendas e está localizada na Avenida Aguanambi, 1393