Pular para o conteúdo principal

Agenda de Sarto


O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) teve a seguinte Agenda nesta segunda-feira (9 de maio).

ESCOLAS - Assinou Ordem de Serviço para a requalificação de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino. Serão contempladas as escolas municipais Moreira da Rocha, na Lagoa Redonda; Almerinda de Albuquerque, no São João do Tauape; Sebastião de Abreu, no Bom Jardim, e Frei Tito de Alencar, na Praia do Futuro.

As requalificações, executadas pela Prefeitura de Fortaleza por meio de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (SME) e a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), receberão investimento de R$ 5.777.573,36.

As obras fazem parte do pacote de requalificação das unidades escolares, que prevê reestruturar 200 escolas até 2024, com investimento de R$ 60 milhões. No ato de assinatura, Sarto esclareceu que o pacote de requalificações visa fornecer melhorias na infraestrutura escolar, conferindo maior conforto, segurança e acessibilidade para alunos, professores, funcionários e comunidade escolar em geral.

- Essas reformas vão além da pintura, manutenção e cuidados preventivos com as escolas. Nós queremos proporcionar espaços novos para os estudantes e para o corpo docente, dando mais infraestrutura. Então, além de reformar o que já existe, vamos até construir novos ambientes. Tenho certeza de que pais, professores, gestores e alunos ficarão muito felizes com nosso trabalho”, enfatizou o prefeito.

As obras de requalificação, de forma geral, contemplam execução de drenagem, revisão de coberta, pintura em geral, recuperação de revestimentos e pisos, requalificação de ambientes, além de construção de novos espaços e reforma de cozinha, de salas de aula, administrativas, de banheiros e fachadas, entre outros.

O secretário municipal de infraestrutura, Samuel Dias, apontou que as requalificações deverão ser feitas levando em consideração as características e demandas específicas de cada escola. O secretário usou como exemplo a Escola Municipal Frei Tito de Alencar, onde foi assinada a ordem de serviço.

- Estas reformas escolares receberão projetos adequados às condições específicas de cada local. A Frei Tito, por estar muito próxima do mar, sofre bastante com a maresia. Sendo assim, uma das coisas que iremos fazer nessa escola é trocar as estruturas de aço da quadra poliesportiva por alumínio, tornando-a mais resistentes à corrosão", expôs Samuel Dias.

Dalila Saldanha, titular da SME, apontou que fornecer estruturas adequadas é fundamental para o ensino e desenvolvimento infantil. De acordo com a secretária, o planejamento da estrutura física não deve ser desassociado do projeto pedagógico.

- A estrutura física dialoga com o projeto pedagógico, dando melhores condições para o ensino, atendimento da comunidade local e valorizando os profissionais da educação que trabalham nas escolas. Estas reformas, além do conforto, visam também trazer maior seguranças para todos que utilizam esses aparelhos”, comentou a secretária

O pacote de requalificação das unidades escolares já contemplou 39 equipamentos da capital, e outros 42 estão com obras em andamento.


ESCOLA ARENINHA - José Sarto inaugurou, nesta segunda-feira (9), a Escola Areninha – Esporte e Educação em Tempo Integral do Sítio São João. Esta é a quarta unidade entregue pela Prefeitura. Já contam com o equipamento educacional os bairros Pirambu, Jardim das Oliveiras e Granja Portugal. Em breve, será inaugurada a Escola Areninha da Barra do Ceará. Durante cerimônia de entrega da nova unidade, Sarto anunciou a construção de 45 novas Escolas Areninhas em Fortaleza.

Com capacidade para atender 320 alunos da Rede Municipal, a unidade oferece a aprendizagem no contraturno escolar ampliando a oferta de matrículas em tempo integral. Além disso, busca promover o acesso dos estudantes a práticas esportivas e fortalecer o aprendizado de língua portuguesa e matemática. A iniciativa conta com a parceria da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

- O Projeto Escola Areninha não é só uma suplementação de reforço escolar, é um segmento da grade curricular que torna o ensino em tempo integral nas áreas de português e matemática. Hoje, nós temos cinco unidades funcionando e 45 em licitação. Aqui no Sítio São João, são duas escolas que mandam alunos pra cá, fazendo uma interligação da paixão pelo futebol, com a Areninha, com a qualidade da escola. Isso é muito importante porque os meninos daqui se integram com o esporte, a família e a comunidade escolar", declarou o prefeito Sarto.

Participam do projeto alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, das escolas municipais localizadas no entorno da Areninha. As atividades acontecem no contraturno escolar, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 10h30 ou de 13h30 às 16h30. Além do turno e as disciplinas na escola, os alunos contam com aulas de Futebol de Campo (6 horas/aula), fortalecimento da aprendizagem em língua portuguesa (3 horas/aula) e Matemática (4 horas/aula) e formação para cidadania (2 horas/aula).

Conforme a secretária da Educação, Dala Saldanha, a Escola Areninha, além da rede pública de ensino, realiza parcerias com cursos sociais, instituições, associações de bairro, para que mais crianças possam ser atendidas.

- O objetivo da Escola Areninha, em primeiro lugar, é atender a demanda das crianças na ampliação da jornada escolar. Fortaleza foi recentemente reconhecida pelo Inep pela cobertura de matrículas em tempo integral. Além disso, cumprirmos o objetivo pedagógico, trazemos o componente do esporte, que proporciona o desenvolvimento físico e emocional dessas crianças, assim como o espírito competitivo e o trabalho coletivo, que faz com que eles queiram chegar mais longe", disse.

A prática esportiva acontece na estrutura já disponível na Areninha. As atividades referentes aos componentes curriculares são realizadas nos espaços modulares da Escola Areninha, disponibilizados pela Secretaria Municipal da Educação (SME) e instalados na área onde funciona o equipamento, com infraestrutura planejada e adequada para o desempenho das atividades.

Para os alunos beneficiados com o projeto, a SME oferta almoço, lanche, fardamento, kit pedagógico, transporte, monitores e acompanhamento pedagógico.

Carol Saraiva, aluna do 8º ano da Escola Municipal Elenice Martins, conta que a Escola Areninha é uma oportunidade de estudar mais e interagir com os colegas.]

- Já vínhamos para cá ter aulas de educação física. Mas depois que me inscrevi para participar, passo o dia aqui e estou melhorando minhas notas na escola", contou.

Fortalecimento da aprendizagem - Os Programas de Fortalecimento da Aprendizagem comportam atividades voltadas à melhoria da qualidade do ensino da Rede Municipal, contribuindo para elevar os índices de aprendizagem dos alunos do 1° ao 9º ano, promovendo a educação integral e integrada, articulando a educação formal com vivências artísticas, esportivas e sociais. As atividades suplementam o conteúdo oferecido nas escolas de tempo parcial e ampliam a carga horária dos alunos em 15 horas semanais no Contraturno Escolar.


JOGOS ESCOLARES - A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta segunda-feira (9), os Jogos Escolares 2022 - Etapa Fortaleza. A solenidade de abertura ocorreu no Ginásio Paulo Sarasate, com a participação de 183 escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares. Ao todo, as competições, realizadas por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME) em parceria com a Secretaria do Esporte e Lazer (Secel), vão envolver cerca de 3.000 alunos.

- Este é um momento de integração entre a juventude. É uma festa desportista e que com certeza irá produzir talentos, atletas que irão se destacar em várias modalidades, coletivas ou individuais. Queremos aproveitar esse potencial da juventude, além de promover a convivência em grupos que vem com os ensinamentos do esporte em geral", destacou José Sarto.

As disputas esportivas que movimentarão a comunidade escolar de Fortaleza iniciam logo após a abertura oficial e prosseguem ao longo do mês de maio, estimulando o protagonismo juvenil e contribuindo para o desenvolvimento socioeducacional de crianças e adolescentes em nossa cidade.

De acordo com a secretária da educação, Dalila Saldanha, os esportes são componentes essenciais para o currículo pedagógico. Do total de 183 escolas participantes, 56 são municipais.

- No dia a dia promovemos, dentro das escolas, competições organizadas, para que a gente trabalhe o ganhar, o perder, e promover uma integração, além da saúde física e mental dos nossos estudantes. Também estamos financiando as premiações, as delegações e arbitragens, bem como as condições para a participação dos atletas", afirmou.

A aluna da Escola Municipal Deputado Manoel Rodrigues, Vanessa Santos, de 14 anos, irá participar da categoria futebol feminino. Para ela, os Jogos Escolares são uma oportunidade de treinar e ela se sente incentivada para continuar investindo no Esporte.

- A gente já se organiza na escola, e eu acho muito importante, vou poder conhecer outras pessoas. Além disso eu também quero, um dia, ser jogadora de futebol", contou.

Os Jogos Escolares 2022 vão reunir as seguintes categorias e modalidades:

- Categoria de 12 a 14 anos – Modalidades individuais: Atletismo, Natação, Badminton, Judô, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Xadrez.

Modalidades Coletivas: Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol.

- Categoria de 15 a 17 anos – Modalidades individuais: Atletismo, Natação, Badminton, Judô, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia.

Modalidades Coletivas: Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol.

Premiação-Serão premiadas com troféus as escolas campeãs e vice-campeãs gerais por categoria (12 a 14 anos e 15 a 17 anos). Já para as modalidades coletivas e individuais: medalhas de 1°, 2° e 3° colocados gerais de Fortaleza e troféu para a escola campeã de cada modalidade e categoria na etapa municipal.

Os Jogos Escolares têm por finalidade promover a ampla mobilização do segmento escolar, impulsionando o esporte como ferramenta de inclusão social, estimulando o protagonismo do aluno em atividades esportivas dentro da escola, além de contribuir na identificação e no desenvolvimento de novos talentos esportivos.

JAIME BENÉVOLO - A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) fará bloqueio na Rua Jaime Benévolo, entre as ruas Carlos Gomes e Joaquim Magalhães, a partir desta terça-feira (10 de maio). No trecho, a Secretaria Municipal de Gestão Regional (Seger) executará obra para serviço de micro drenagem. Neste período, os condutores que trafegarem pela Rua Jaime Benévolo devem ficar atentos ao desvio. A orientação é convergir à esquerda na Rua Saldanha Marinho e à direita na Rua Sólon Pinheiro para seguir ao Centro. A intervenção deve ser concluída até a próxima sexta-feira (13 de maio).

Para esta terça-feira (10 de maio) José Sarto tem a seguinte agenda:

9h30 - José Sarto anuncia, nesta terça-feira (10 de maio), às 9h30, em Coletiva de Imprensa, no Paço Municipal (Rua São José, 1 - Centro) Pacote de Investimento para Recuperação de Vias Públicas. A Prefeitura de Fortaleza vai quadruplicar as equipes que atuam nos trabalhos de recuperação asfáltica, sinalização, iluminação e limpeza urbana. O prefeito irá detalhar o cronograma, a logística e os recursos previstos no pacote.

14 horas - José Sarto lança, nesta terça-feira (10), às 14 horas, na Academia do Professor Darcy Ribeiro (Rua Dona Leopoldina, 907), o Projeto Alfa 1, 2, 3 da Rede Municipal de Ensino. O Projeto tem o propósito de fortalecer as ações pedagógicas e recompor a aprendizagem dos alunos matriculados nas turmas de 1º, 2º e 3º anos das escolas municipais.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".