Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses


No comando do Cidade Alerta, a jornalista Isis Cidade (foto Lino Vieira) nem sempre sonhou em fazer jornalismo. A escolha foi por acaso, mas a descoberta foi certeira. Passando pela TV Universitária de sua faculdade como estagiária e passando como repórter do Grupo Cidade, ela chegou ao comando do Cidade Alerta, principal programa de Jornalismo Policial do Ceará.

A jornalista conversou com a Frisson sobre sua trajetória e sua visão do Jornalismo Policial, bem como sua conduta ética e objetivos para 2023. Confira:

Frisson: Como você escolheu o Jornalismo? Você possuia outra aspiração de profissão, certo?

Isis Cidade: Eu sempre sonhei em ser Fisioterapeuta. Tentei vestibular por três vezes, mas não passei. Foi então que um dia, meu esposo, na época meu namorado, recebeu um panfleto falando a cerca de uma nova faculdade que chegava em Fortaleza, e um dos cursos era Jornalismo (não tinha fisioterapia). Ele me incentivou a fazer. Eu passei e me apaixonei.

Frisson: Você estagiou na TV Universitária. Como ela te ajudou a direcionar a sua carreira para a televisão?

Isis Cidade: A TV Universitária foi um divisor de águas pra mim. Lá eu era estagiária, e ainda cursando Jornalismo, tive a oportunidade de aprender, na prática. Escrever textos, ter postura diante do vídeo, segurar o microfone de forma correta, ter segurança diante das câmeras. Embora fosse uma Tv de canal fechado e com um público mais limitado, a função nos exigia ser tudo que o mercado de trabalho queria para uma profissional de verdade. Na época eu era repórter de um programa de responsabilidade social, mas quando entrei na faculdade, descobri que o meu foco era a área policial, e comecei a me preparar para isso. A minha expectativa era conseguir uma vaga em canal abeto. Foquei nesse objetivo e graças a Deus, consegui.

Frisson: Você foi repórter de rua. Quais dificuldades encontrou com esse cargo? E como você definiria a experiência?

Isis Cidade: Ser repórter de rua é apaixonante. Acredito que conquistar o público é a tarefa mais desafiadora. Como escolhi o Jornalismo Policial, é uma área da nossa profissão muito delicada, já você lida com vidas, com o drama, a tragédia, a morte. É preciso ter jogo de cintura e psicológico pra lhe dar com temas tão sensíveis, afinal, estamos noticiando as mais diversas situações sociais, e o principal, abordando pessoas que são vítimas da violência, em momentos extremamente desesperadores. É uma experiência rica em aprendizado. Ter que trabalhar a sua mente, para abordar os personagens de forma respeitosa, ética e imparcial.

Frisson: Agora como apresentadora e editora do Cidade Alerta, pode falar um pouco sobre o seu trabalho diário?

Isis Cidade: O trabalho diário no Cidade Alerta Ceará consiste em trazer as principais notícias do dia e a atualização dos casos mais relevantes que já estão sendo acompanhados pelo programa. Eu e o jornalista Paulo Edson, que dirige o Cidade Alerta, buscamos também abastecer a edição com fatos novos e flagrantes que são enviados através da população, a nossa produção. O nosso telespectador faz o programa junto com a gente, enviando denúncias e flagrantes.

Frisson: Como o jornalismo policial se difere de outras editorias?

RELACIONADAS


Elmano Freitas, Jade Romero e Camilo Santana concedem entrevistas ao Grupo Cidade de Comunicação


Em visita ao Grupo Cidade, padre Reginaldo Manzotti anuncia "Evangelizar"


Grupo Cidade de Comunicação celebra 44 anos de atuação na Comunicação cearense


Isis Cidade: O jornalismo policial assume características comuns dos telejornais. Em sua editoria, traz assuntos de interesse público como prestação e serviços, cobrança de mais segurança, pedido de justiça, acompanha os casos de maior repercussão e que teve um grande clamor público. Cobra os órgãos como um todo, a solução de problemas como uma rua sem pavimentação ou saneamento básico, mais policiamento. Usamos uma linguagem mais simples. Tem ainda um apelo social muito forte, quando o assunto é conseguir cirurgias para pessoas que há anos estão numa fila de espera, ou transferência de pacientes em estado grave, para unidades que tenham UTI. E em 90% dos casos conseguimos, através de uma matéria, salvar vidas.

Frisson: Quais a dificuldades e facilidades do jornalismo policial no Ceará? Há alguma especificidade?

Isis Cidade: No segmento policial, existem situações em que há uma certa resistência para conseguirmos informações acerca de determinados casos nos locais de crime, por exemplo. Geralmente o ‘clima’ está muito tenso, a família bastante nervosa e revoltada com o fato. É um a situação delicada para abordar alguém que acabou de perder um ente querido. Algumas vezes até mesmo a própria polícia não consegue levantar dados suficientes, pelo menos naquele momento, que possam ajudar o jornalista a formular um texto sobre o que acabou de acontecer. Ou então, as autoridades não repassam mais detalhes para não atrapalhar as investigações. No entanto, na maioria das vezes, todos contribuem para que a matéria seja feita e a notícia seja dada de forma completa.

Frisson: Como você mantém a ética do jornalismo policial? Há algum direcionamento que você segue?

Isis Cidade: Ser ético no jornalismo é uma obrigação. Temos o dever de ser imparcial, falar somente a verdade, ser o mais transparente e profissional possível, e assim respeitar o público que acredita no nosso trabalho e vê no jornalismo, o canal direto para denunciar e cobrar melhorias para a sociedade.

Frisson: E para além do jornalismo, quais são seus hobbies, interesses…?

Isis Cidade: Sou uma pessoa muito tranquila, caseira. Não tenho vida noturna. Amo ficar em casa com minha família. Nos fins-de-semana dou plantão. Quando estou de folga é obrigação ir à missa com minha mãe (hábito que temos desde criança), marido e filho. Também amo ir à praia.

Frisson: Você já chegou a falar que a maternidade mudou sua vida. Pode falar um pouco sobre a mudança e como a Isis Cidade mãe se trasnformou?

Isis Cidade: A maternidade veio para eu desacelerar. Tinha uma rotina só de trabalho. Com um filho senti a necessidade de me resguardar mais. Na primeira oportunidade que tive, optei por sair da reportagem de rua. Graças a Deus a Direção do Grupo Cidade me permitiu esse feito, e sou muito grata a todos por esse meu pedido ter sido aceito com tanto carinho e respeito.

Frisson: Quais são os seus objetivos para 2023?

Isis Cidade: Para 2023, peço a Deus para continuar fazendo parte da Familia Grupo Cidade e seguir fazendo o que mais amo na vida: levar a notícia a nosso público.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".