Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses


No comando do Cidade Alerta, a jornalista Isis Cidade (foto Lino Vieira) nem sempre sonhou em fazer jornalismo. A escolha foi por acaso, mas a descoberta foi certeira. Passando pela TV Universitária de sua faculdade como estagiária e passando como repórter do Grupo Cidade, ela chegou ao comando do Cidade Alerta, principal programa de Jornalismo Policial do Ceará.

A jornalista conversou com a Frisson sobre sua trajetória e sua visão do Jornalismo Policial, bem como sua conduta ética e objetivos para 2023. Confira:

Frisson: Como você escolheu o Jornalismo? Você possuia outra aspiração de profissão, certo?

Isis Cidade: Eu sempre sonhei em ser Fisioterapeuta. Tentei vestibular por três vezes, mas não passei. Foi então que um dia, meu esposo, na época meu namorado, recebeu um panfleto falando a cerca de uma nova faculdade que chegava em Fortaleza, e um dos cursos era Jornalismo (não tinha fisioterapia). Ele me incentivou a fazer. Eu passei e me apaixonei.

Frisson: Você estagiou na TV Universitária. Como ela te ajudou a direcionar a sua carreira para a televisão?

Isis Cidade: A TV Universitária foi um divisor de águas pra mim. Lá eu era estagiária, e ainda cursando Jornalismo, tive a oportunidade de aprender, na prática. Escrever textos, ter postura diante do vídeo, segurar o microfone de forma correta, ter segurança diante das câmeras. Embora fosse uma Tv de canal fechado e com um público mais limitado, a função nos exigia ser tudo que o mercado de trabalho queria para uma profissional de verdade. Na época eu era repórter de um programa de responsabilidade social, mas quando entrei na faculdade, descobri que o meu foco era a área policial, e comecei a me preparar para isso. A minha expectativa era conseguir uma vaga em canal abeto. Foquei nesse objetivo e graças a Deus, consegui.

Frisson: Você foi repórter de rua. Quais dificuldades encontrou com esse cargo? E como você definiria a experiência?

Isis Cidade: Ser repórter de rua é apaixonante. Acredito que conquistar o público é a tarefa mais desafiadora. Como escolhi o Jornalismo Policial, é uma área da nossa profissão muito delicada, já você lida com vidas, com o drama, a tragédia, a morte. É preciso ter jogo de cintura e psicológico pra lhe dar com temas tão sensíveis, afinal, estamos noticiando as mais diversas situações sociais, e o principal, abordando pessoas que são vítimas da violência, em momentos extremamente desesperadores. É uma experiência rica em aprendizado. Ter que trabalhar a sua mente, para abordar os personagens de forma respeitosa, ética e imparcial.

Frisson: Agora como apresentadora e editora do Cidade Alerta, pode falar um pouco sobre o seu trabalho diário?

Isis Cidade: O trabalho diário no Cidade Alerta Ceará consiste em trazer as principais notícias do dia e a atualização dos casos mais relevantes que já estão sendo acompanhados pelo programa. Eu e o jornalista Paulo Edson, que dirige o Cidade Alerta, buscamos também abastecer a edição com fatos novos e flagrantes que são enviados através da população, a nossa produção. O nosso telespectador faz o programa junto com a gente, enviando denúncias e flagrantes.

Frisson: Como o jornalismo policial se difere de outras editorias?

RELACIONADAS


Elmano Freitas, Jade Romero e Camilo Santana concedem entrevistas ao Grupo Cidade de Comunicação


Em visita ao Grupo Cidade, padre Reginaldo Manzotti anuncia "Evangelizar"


Grupo Cidade de Comunicação celebra 44 anos de atuação na Comunicação cearense


Isis Cidade: O jornalismo policial assume características comuns dos telejornais. Em sua editoria, traz assuntos de interesse público como prestação e serviços, cobrança de mais segurança, pedido de justiça, acompanha os casos de maior repercussão e que teve um grande clamor público. Cobra os órgãos como um todo, a solução de problemas como uma rua sem pavimentação ou saneamento básico, mais policiamento. Usamos uma linguagem mais simples. Tem ainda um apelo social muito forte, quando o assunto é conseguir cirurgias para pessoas que há anos estão numa fila de espera, ou transferência de pacientes em estado grave, para unidades que tenham UTI. E em 90% dos casos conseguimos, através de uma matéria, salvar vidas.

Frisson: Quais a dificuldades e facilidades do jornalismo policial no Ceará? Há alguma especificidade?

Isis Cidade: No segmento policial, existem situações em que há uma certa resistência para conseguirmos informações acerca de determinados casos nos locais de crime, por exemplo. Geralmente o ‘clima’ está muito tenso, a família bastante nervosa e revoltada com o fato. É um a situação delicada para abordar alguém que acabou de perder um ente querido. Algumas vezes até mesmo a própria polícia não consegue levantar dados suficientes, pelo menos naquele momento, que possam ajudar o jornalista a formular um texto sobre o que acabou de acontecer. Ou então, as autoridades não repassam mais detalhes para não atrapalhar as investigações. No entanto, na maioria das vezes, todos contribuem para que a matéria seja feita e a notícia seja dada de forma completa.

Frisson: Como você mantém a ética do jornalismo policial? Há algum direcionamento que você segue?

Isis Cidade: Ser ético no jornalismo é uma obrigação. Temos o dever de ser imparcial, falar somente a verdade, ser o mais transparente e profissional possível, e assim respeitar o público que acredita no nosso trabalho e vê no jornalismo, o canal direto para denunciar e cobrar melhorias para a sociedade.

Frisson: E para além do jornalismo, quais são seus hobbies, interesses…?

Isis Cidade: Sou uma pessoa muito tranquila, caseira. Não tenho vida noturna. Amo ficar em casa com minha família. Nos fins-de-semana dou plantão. Quando estou de folga é obrigação ir à missa com minha mãe (hábito que temos desde criança), marido e filho. Também amo ir à praia.

Frisson: Você já chegou a falar que a maternidade mudou sua vida. Pode falar um pouco sobre a mudança e como a Isis Cidade mãe se trasnformou?

Isis Cidade: A maternidade veio para eu desacelerar. Tinha uma rotina só de trabalho. Com um filho senti a necessidade de me resguardar mais. Na primeira oportunidade que tive, optei por sair da reportagem de rua. Graças a Deus a Direção do Grupo Cidade me permitiu esse feito, e sou muito grata a todos por esse meu pedido ter sido aceito com tanto carinho e respeito.

Frisson: Quais são os seus objetivos para 2023?

Isis Cidade: Para 2023, peço a Deus para continuar fazendo parte da Familia Grupo Cidade e seguir fazendo o que mais amo na vida: levar a notícia a nosso público.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida