Pular para o conteúdo principal



Gestor autista atua para garantir direitos da PcD

O professor de História e gestor público Lucas Maia, de 34 anos, escolheu a educação como um caminho para se conectar mais facilmente às pessoas. Segundo ele, a socialização era algo difícil desde a Infância.


- Assim que eu me graduei, entrei na Fundação Casa da Esperança, uma instituição de atendimento educacional especializado voltado às pessoas com deficiência. Lá, eu me identifiquei com alunos autistas, e fui atrás do meu diagnóstico. Por sorte, eu trabalhava em contato com profissionais experientes com adultos, experientes com diagnóstico tardio, e tive essa oportunidade”, detalha.

Em 2017, aos 27 anos, Lucas recebeu o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista [TEA] no nível de suporte 1. O novo momento na jornada pessoal o engajou na construção de uma sociedade sem capacitismo. 

- Isso se relaciona à infantilização, ou a ideia de que a pessoa com deficiência é um pobre coitado; alguém que está recebendo castigo divino. Pessoas com deficiência são cidadãos que têm todos os direitos e deveriam ter acesso a todos os espaços que as demais pessoas têm, e que isso pode ser atingido com adaptações razoáveis”, exemplifica.

Em 2020, Lucas se tornou membro da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça) e, posteriormente, membro do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, chegando a ser eleito presidente do colegiado. Atualmente, ele é coordenador das Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, uma Coordenadoria vinculada à Secretaria Estadual dos Direitos Humanos (Sedih), criada em 2023.


- Eu sinto essa responsabilidade. Por isso, eu uso o cordão de girassol, que é um símbolo previsto em Lei como indicação de deficiência oculta, que não é imediatamente visível. Eu tento me lembrar de usar esse cordão todo dia justamente para lembrar quem tiver ao redor da minha condição. O Autismo não tem cara, então parte de como eu tento encarar essa responsabilidade é sempre me apresentar como uma pessoa com deficiência”, pontua.

“Autismo não tem cara”: O Autismo, de acordo como o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades apresentadas em algum nível na comunicação, linguagem e interação social. Segundo o Ministério da Saúde, os sinais podem ser percebidos nos primeiros meses de vida da criança, e o diagnóstico definido por volta dos 2 ou 3 anos de idade. O diagnóstico, por sua vez, é clínico e deve ser feito por uma equipe multiprofissional.

O neurogeneticista pediatra do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), André Pessoa, detalha o TEA. 

- Existem níveis de TEA diferentes. O grau de suporte 1 seria as formas teoricamente mais leves, com uma demanda um pouco menor. As formas de suporte 2 e 3 são onde a demanda é maior, de cuidados, de atividades da vida diária, de comunicação, de uma forma geral”.

A ausência de dados recentes impede que saibamos mais informações atuais sobre esse recorte da população. Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado em 2010, no Brasil, há dois milhões de pessoas autistas. Entretanto, os diagnósticos em crianças, jovens e adultos têm crescido nos últimos anos.

Segundo André Pessoa, o diagnóstico precoce e preciso é importante tanto na prevenção de fatores que possam atrapalhar ainda mais o desenvolvimento da criança, sendo um deles a exposição às telas, bem como o encaminhamento às terapias, que é de fator modificável. 

- O acesso às terapias é o que tem o maior impacto em melhorar o prognóstico dessas crianças. Na sua evolução funcional, de linguagem social, comportamental, até mesmo intelectual”, defende.

Na Rede Pública de Saúde do Ceará, as crianças e adolescentes autistas contam com atendimento especializado ofertado pelo Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência (Naia) do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da Rede Sesa. Para os adultos, o Governo do Ceará abriu, no início de 2024, o ambulatório de Autismo para adultos, também no HSM. O ambulatório é pioneiro na rede pública do Ceará, e dispõe de profissionais especializados incluindo psicólogos e psiquiatras.



Cultura Inclusiva: O Autismo não é doença, mas um transtorno compreendido como uma deficiência. Segundo a Lei Brasileira de Inclusão, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Lucas defende que o papel do poder público, e também da sociedade, é eliminar as barreiras, que podem ser físicas, comunicacionais e atitudinais, que são comportamentos e preconceitos que as pessoas podem ter. 

- Eu prefiro falar do capacitismo estrutural na nossa cultura, porque a barreira atitudinal cria uma ilusão que é muito fácil de derrubar. Mas não é fácil. Isso é capacitismo, que é o preconceito específico contra pessoas com deficiência. A gente tem que questionar e desconstruir para trazer essa igualdade de oportunidades”, aponta.



Nesse sentido, a Coordenadoria atua para viabilizar essa transformação por meio das políticas públicas, de forma descentralizada e transversal. 

- Estamos nesse diálogo trazendo nossas pautas, garantindo que nossa política seja contemplada por todas as Secretarias. O interessante da Secretaria de Direitos Humanos é que torna a nossa política transversal. Ou seja, todas as outras Secretarias têm que estar atentas à legislação vigente sobre pessoas com deficiência também”, acrescenta.

A transversalidade na gestão pública significa que um tema pode ser tratado entre diversos departamentos (órgãos públicos), facilitando que conhecimentos, recursos e técnicas sejam reunidos em um trabalho de cooperação. Sobre isso, Lucas destaca o papel da educação.

- A Educação é fundamental no sentido de ter a educação não só para a preparação de trabalhadores, mas como uma formação de cidadãos. A gente tem uma legislação vigente que garante que a pessoa com deficiência na idade escolar deve estar na mesma turma que as demais crianças. Quando crianças com deficiência e sem deficiência estão convivendo juntas ensinamos a viver em uma sociedade plural e diversa. Isso garante que essas crianças aprendam a reconhecer essas pessoas com deficiência como seus pares; com as devidas adaptações, elas podem estar em igualdade com todos”, acrescenta.



Outra mudança importante foi poder compor na Coordenadoria uma equipe, prioritariamente, com pessoas com deficiência. “A gente prioriza pessoas com deficiência, falando sobre sua política e suas demandas, trazendo nossa perspectiva para o debate. Existe sempre uma demanda por maior acesso ao reconhecimento da nossa humanidade. Isso também é o legal de estarmos na Secretaria dos Direitos Humanos”, conclui.

Com informações de Larissa Falcão; fotos de Hiane Braun; infográfico de Yuri Leonardo; e vídeo de Rosane Gurgel, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...