Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses em artigos


  1. No jornal O Estado de hoje três bons artigos dos jornalistas Luís Sérgio Santos, Demétrio Andrade (Centro Universitário Estácio do Ceará) e Hélder Cordeiro.

A fauna do primeiro turno
  1. Luís Sérgio Santos - JORNALISTA
    A- A A+
    A pesquisa de intenção de voto em primeiro turno nos dá uma visão bem mais realista da diversidade eleitoral, tanto do ponto de vista do  eleitor quanto do ponto de vista dos candidatos e das candidatas.
    No segundo turno, os eleitores são empurrados ao realinhamento e acabam convergindo para apoiar o nome que mais se aproxima do seu preferido, ou mesmo a votar por exclusão — dos males, o menor. O segundo turno tem um viés plebiscitário. Já o primeiro turno é mais autêntico ao revelar a diversidade da nossa fauna política mesmo daqueles que pontuam pouco  na intenção de voto estimulada. Por isso, a candidata Luciana Genro tem razão quando argumenta, em seu horário eleitoral, na defesa do voto não induzido, contra o chamado voto útil.
    Em todos os candidatos à Presidência da República neste 2014, encontramos ideias interessantes e que ganham amparo junto  ao eleitor, mesmo em pequena proporção, mesmo as ideias mais raivosas, as mais utópicas ou as mais reacionárias — seja um reacionarismo de esquerda ou de direita.
    O grande mérito na pesquisa de intenção de voto, em primeiro turno, é mostrar que tem gosto pra tudo — tem eleitor  que vota em todos os candidatos. Mesmo quem lidera a pesquisa, a presidente Dilma Rousseff, tem somente 38% da intenção de voto, como nos informa a pesquisa Ibope/Estado de S. Paulo/TV Globo divulgada na terça-feira, 23.
    A absoluta maioria dos eleitores vota em outros candidatos e não em Dilma. E tem, ainda, os que não sabem em quem votar ou irão anular o voto. No segundo turno, este cenário se perde, e o  que vai prevalecer é a dicotomia eleitoral, o expurgo dos votos nulos e o expurgo dos ausentes. Somente os chamados votos válidos comporão o percentual final — teremos um expurgo significativo nesta composição.
    E, assim como os eleitores migrarão no segundo turno, os partidos políticos derrotados em primeiro turno também poderão migrar mesmo que por motivos reais não confessáveis. Umberto Eco, o efervescente filósofo italiano, hoje com 82 anos, nos lembra que a democracia é um regime de Governo não  perfeito, mas é o menos ruim. Muitos políticos nos governam sem um consenso ou sem uma maioria eleitoral universal já que o que conta são  os votos válidos. Mas é assim a regra do jogo: no segundo turno, vale a maioria simples dos votos válidos, ou seja, a metade mais um. Por isso, pregar o não voto ou o voto nulo é estar jogando contra este modelo. Mesmo em uma conjuntura de voto não obrigatório.
  2. OPINIÃO
    Sexta-feira, 26 de Setembro de 2014
    Correr para pensar
    Demétrio Andrade - Jornalista e Sociólogo
    A- A A+
    Sou adepto das corridas de rua. Devo fazer minha terceira maratona este ano. Fiz várias meias, além de algumas corridas de 10km. Quem corre sabe que, depois que se cria o hábito, é difícil parar. O corpo pede. E é um exercício saudável, que recomendo a quem quer que seja, com o devido acompanhamento médico.
    Passar horas correndo faz você pensar, procurando ocupar a mente para esquecer o cansaço. Boa oportunidade para traçar paralelos entre situações vividas durante o trajeto e a trajetória traçada por você em sua vida. Reflexões além do suor, revelações além da visão, meditação além do esforço.
    Aprendi, por exemplo, que não adianta tentar ultrapassar quem tem um ritmo maior que o seu. A princípio, parece possível, a dianteira surge como uma promessa de vitória no horizonte. Algumas centenas de metros depois, a realidade do melhor preparo lhe deixa para trás. Às vezes, inclusive, sem condições de finalizar sua própria meta, por conta de um esforço inesperado imposto ao seu corpo. Assim como no cotidiano, reconhecer limitações e tentar marchar dentro do seu tempo é o que lhe faz vitorioso.
    Da mesma forma, não adianta, na corrida de rua mais longa, vangloriar-se de qualquer ultrapassagem. Você não sabe de onde aquela pessoa vem, quantos quilômetros ela já correu, quantos obstáculos já ultrapassou. Nem sabe também se ela está feliz simplesmente por cumprir o que lhe era necessário. Na sociedade de consumo, é moda a ansiedade de querer sempre mais. A paz de espírito, porém, chega somente àqueles que sabem o querem e como fazê-lo, a partir da correta distinção entre desejo, necessidade e vontade.
    A corrida de rua também possui um “ethos” bem peculiar. A competição sempre existe, mas a maioria está ali querendo vencer somente um adversário: a si próprio. A maior briga de quem corre é por superar seus próprios limites de tempo, resistência e extensão. A energia da largada é muito positiva. É possível sentir os participantes felizes por estarem ali, e, o que é raro nos dias de hoje, felizes pelos demais integrantes do certame. Não à toa, é comum testemunhar cenas de incentivo, socorro, preocupação e solidariedade uns com os outros.
    Esta última característica é maravilhosa. Na chegada, corredores e espectadores se unem para vibrar junto e dar força a quem conseguiu completar sua tarefa. E aí, não importa posição ou condição atlética. Chegar é a maior recompensa. É quando a vitória individual é compartilhada com o coletivo. Assim como, no dia a dia, qualquer um de nós merece palmas por matar tantos e tantos leões.
  3. Hélder Cordeiro - JORNALISTA
    A- A A+
    Assim como as pessoas afrontam hoje a longividade, impulsionada pelo avanço tecnológico,  em todos os ramos de atividades inerentes à vida, muitas empresas também estão neste contexto de perseguição à longa sobrevivência. Claro, quando gerenciadas com seriedade, através das sucessivas gerações, amando e dando continuidade aos projetos preestabelecidos pelos antecessores, e, muito mais, preservando respeito e credibilidade no que faz como testemunha presencial, não somente da sua história de vida, mas do cotidiano contexto social e atual, a exemplo do Jornal O Estado em oito décadas.
    O Jornal O Estado, fundado em 24 de setembro de 1936 pelas mais expressivas lideranças políticas do Ceará, na época, comandadas por José Martins Rodrigues, combateu e ocupou até hoje longo período, 78 anos, heroico espaço na imprensa cearense. Não foi fácil sobreviver e chegar ao patamar em que está. Ainda não o maior veículo de comunicação diária entre os três existentes no Estado, mas de respeitável credibilidade na informação que divulga sob a responsabilidade da geração sucessora do saudoso jornalista Venelouis Xavier Pereira, um profissional comprometido com a liberdade de imprensa a qualquer custo. Valor democrático que lhe custou perseguição, calúnias e difamações. Porém, soube superar com trabalho  e dedicação. Custo que sempre dizia: “pago com sangue, suor e lágrimas”. Frase que lhe imortaliza: “Você jamais será livre sem uma imprensa livre.
    No início da década de 60, existiam na capital cearense, com circulação diária, aproximadamente dez jornais. Entre eles, O Estado, além dos chamados tabloides e semanários. “O Estado” sobreviveu um longo período de crise política e financeira. Foram exterminados, aproximadamente 80% dos veículos de comunicação. O combatente Venelouis Xavier Pereira foi mortalmente ferido em seu campo de batalha dentro do Jornal O Estado. Na madrugada do dia 16 de setembro de 1996, quando dormia, depois de longa diária,  foi inesperadamente surpreendido por um ataque fulminante: enfarto do miocárdio. Não esqueço, alguns dias antes desse óbito, “o meu jornal”, como chamava o amigo-irmão Venelouis seu jornal, O Estado publicou a seguinte manchete: “Estou na UTI”. Artigo de sua lavra jornalística, narrando as mais recentes perseguições”.  O Estado continua entre os três últimos jornais que sobreviveram às forças ocultas de triste época.  
    Tentando esquecer o passado de lutas e de vitórias deste combativo Jornal O Estado: falo agora do presente. A geração sucessora de Venelouis, hoje, comandada pela matriarca e presidente Wanda Palhano, com superintendência executiva de Ricardo Palhano, em co-gestão com os demais herdeiros desse patrimônio democrático de comunicação em terra  cearense, O Estado permanece vivo, valente e na linha de frente, combatendo ainda os adversários da imprensa livre. Parabéns, e não podemos esquecer: “Você jamais será livre sem uma imprensa livre”.       

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não