Pular para o conteúdo principal



Índios: 'Heróis de resistência ocultos na História'

Dandara, Sepé Tiaraju e Teresa de Benguela... nomes de personalidades desconhecidos para a maioria dos brasileiros! Alguns até poderiam ter ouvido falar neles, porém não saberiam mensurar o grau de sua importância para a construção do País.


A primeira, guerreira negra do Período Colonial Brasileiro, tornou-se líder quilombola após a morte de seu marido, Zumbi dos Palmares, no Século XVII; o segundo, importante guerreiro indígena lutou contra o massacre dos guaranis pelas tropas de Portugal e da Espanha, após o Tratado de Madri, no Século XVIII; a terceira, tornou-se rainha de um grande quilombo e liderou não só a comunidade negra, como também a indígena na região de Mato Grosso, resistindo à escravidão por duas décadas até sua completa destruição em 1770.

Afinal, por que o Brasil os desconhece? Simplesmente, porque são heróis que pertencem ao outro lado da História, àquela que não foi contada, mas ocultada dos registros escritos e imagéticos: a história dos heróis de resistência. Tema abordado, justamente, pela Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira que se tornou a campeã do Carnaval 2019 do Rio de Janeiro.

Com o enredo “História para Ninar Gente Grande”, ela trouxe para a avenida “um olhar para a história do Brasil interessado nas páginas ausentes. A história de índios, negros e pobres, heróis populares que não foram para os livros, gente que a gente não aprende na escola”, segundo afirmou o carnavalesco, que assinou o enredo, Leandro Vieira.

Para o pesquisador e especialista em imagens, professor Jack Brandão (foto), o fato de a Mangueira ter ganhado o carnaval, abordando um tema tão atual e importante para ser explorado, é algo extremamente positivo. “O enredo da escola nos convida a repensar como nossa história foi, é e está sendo construída; e como é preciso vê-la criticamente”, afinal “transformamos em verdade absoluta aquilo que foi registrado. Isso acontece devido ao poder que a imagem e a palavra escrita possuem de monopolizar uma única versão da história como a verdadeira, desprezando as demais”.

O professor ressalta que não se trata de acreditar ou não naquilo que temos nos livros; precisamos, antes de tudo, “desenvolver um olhar crítico, para compreender que há muitas outras verdades, além daquela registrada, conforme a Mangueira exibiu em seu desfile. Sua comissão de frente, por exemplo, intitulada ‘O Brasil que não está no retrato’, constituiu-se um verdadeiro espetáculo com o intuito de desconstruir imagens de figuras históricas como Deodoro da Fonseca, Pedro Álvares Cabral e Dom Pedro I.”

Falando, por exemplo, a respeito do primeiro imperador, Jack Brandão convida a repensar a própria história da Independência do Brasil, de modo especial o papel secundário a que foi relegada a futura imperatriz, Maria Leopoldina. “Ela é registrada apenas como a mulher de Dom Pedro I, esposa infeliz de um mulherengo contumaz; no entanto, apagou-se, por completo, o protagonismo dela no processo que culminou com a Independência do Brasil, sendo ela uma de suas figuras-chave”.

Ainda de acordo com o pesquisador, é possível perceber como os detentores do poder, no decorrer da história, utilizam da palavra e da imagem para criar sua própria realidade, desde que sejam eles seus protagonistas: “a imagem traça, muitas vezes, um caminho completamente dissociado da realidade, chegando, inclusive, a criar uma outra que eu chamo de para mundo. Essa distorção aumenta, à medida que o homem vai descobrindo outras facetas do poder imagético, como a da propaganda que, ao contrário do que muitos pensam, não é uma invenção contemporânea, mas que já existia na Antiguidade”.

Jack Brandão cita o exemplo do faraó Ramsés II que quase foi apagado da História, na Batalha de Kadesh, após um ataque surpresa dos hititas e da dispersão de suas tropas; mas que, por pura sorte, tenha escapado. No entanto, ele tirou proveito do acontecimento, mandando gravar em diversos monumentos e templos seu grande trunfo: ter enfrentado sozinho um exército de vinte mil inimigos! De quase derrotado, transformou-se em vencedor e protagonista!

Deve-se, portanto, segundo o pesquisador, exercitar o olhar e o pensamento críticos como forma de resgatar os versos apagados pela história, como diz o trecho do samba enredo da escola de samba carioca: “A Mangueira chegou/Com versos que o livro apagou”.

Sobre Jack Brandão - Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador sobre a questão imagética em diversos níveis, como nas artes pictográficas, escultóricas e fotográficas. Autor de diversos artigos e livros sobre o tema no Brasil e no exterior. Coordenador do Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS Imago Lab e editor da Lumen et Virtus, Revista interdisciplinar de Cultura e Imagem.





Leia também:


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).