Pular para o conteúdo principal

Chegou a hora de pendurar a coleira e ir para a reserva

Melhores amigos do homem, fiéis escudeiros e, para esses dois, heróis. É assim que podemos classificar os cachorros Athos (12 anos) e Uno (10 anos), pai e filho, que durante suas vidas fizeram parte da Companhia de Busca, Regaste e Salvamento com Cães (CBRC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).


Agora, eles estão deixando suas atividades pela idade já avançada e se “aposentando” do trabalho junto à corporação – e porquê não dizer que estão indo para a reserva, como se fala na carreira militar quando um profissional completa seu tempo de serviço. Durante todos esses anos, ambos fizeram parte das equipes que trabalharam em importantes operações no Ceará, como no desabamento do Edifício Andréa, em Fortaleza, e até em outros estados, a exemplo da tragédia em Brumadinho (MG).

Athos e Uno tinham a companhia de mais 11 cães no trabalho da CBRC. Em uma década, ao lado dos companheiros, eles atuaram em diversas ocorrências de resgate das mais variadas situações em todo o território cearense, e até brasileiro, como ocultação de cadáver, busca por pessoas perdidas em matas, usuários de drogas que se desorientam, pessoas desaparecidas com alzheimer, vítimas de estruturas colapsadas, entre outros.

Para o subtenente J. Maria, condutor do Uno, o desafio agora é levar a eficácia do cão em resgates para os que estão em capacitação. “Fica a lembrança do bom trabalho que ele desempenhou, as atividades e o aprendizado. Já estou repassando para outro tomando como experiência tudo o que foi feito com ele (Uno) para ver se a gente desenvolve o treinamento de um cão com a mesma eficiência dele”, disse o bombeiro.


Novo lar - Teoricamente, quando se forma um binômio (como se chama a dupla formada pelo guia e o animal), esse só se desfaz em situações bem específicas: falecimento do cão, bombeiro entrando para a reserva ou “aposentadoria” do cão. Só que na prática não é bem isso que acontece e com o término das atividades de resgate na companhia os cães passam a ter um novo lar. Eles saem do canil dos Bombeiros e vão morar com seus guias, com quem trabalharam ao longo desse tempo. No caso de Athos e Uno, a residência do cabo Argeu e do subtenente J. Maria, respectivamente.

“Devido ao vínculo que se cria, o condutor leva o cão, porque não é só uma ferramenta de trabalho, você cria um vínculo que vai além do trabalho. É inimaginável pensar que aquele animal que foi seu parceiro durante anos você vai deixar para trás. Os nossos bombeiros até hoje levam seus cães quando se aposentam para morar consigo. Eu, inclusive, levei o meu”, conta o tenente-coronel Lino, comandante da CBRC.

Em seu novo lar, Athos já é tratado como um ente da família. “Era um momento esperado. Lá em casa já estávamos nos planejando para recebê-lo assim que encerrasse as atividades aqui no canil. A família toda já se apegou, leva ele para passear, as crianças ficam abraçando e beijando direto. Acredito que ele está na vida que sempre sonhou”, confidencia o cabo Argeu.


Nascidos para resgatar - Essa afetividade criada é em decorrência do trabalho de confiança e cumplicidade fomentado desde o nascimento dos animais. Esse vínculo, para o comandante, é que faz a diferença no trabalho.

“O principal comprometimento no serviço é a relação que há entre o cão e o condutor dele. Depois de começar o vínculo e a relação de treinamento, ela perdura. Para isso, todo o estímulo positivo é levado pelo condutor ao filhotinho durante os treinamentos e até na vida adulta do cão. Tudo o que você pensar de bom é esse cara (condutor) que leva. Se você pensar em algo que possa gerar uma dúvida no cão, como por exemplo dar uma injeção, é outra pessoa que faz para que ele nunca possa associar um fato ruim à imagem do condutor. Com isso, eu desenvolvo no meu cão que tudo de bom vem do condutor e isso é muito importante na ocorrência, principalmente para acessar locais de estabilidade duvidosa, pois ele já acredita que ali é seguro, muito embora a gente saiba que o motivo de utilizar o cão é poupar o homem”, comenta o tenente-coronel.

Para se criar essa confiança mútua e obter melhores resultados com os treinamentos, o cães utilizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará nascem já no canil da corporação. “Na nossa companhia esses cães preferencialmente nascem aqui, porque já nas primeiras semanas de vida começam os treinamentos para a gente não perder nenhum momento dessa evolução deles, de filhote até um cão pronto”, destaca o comandante Lino.

Até ficar apto para o trabalho em campo, os animais passam por treinamentos em um período de 18 a 24 meses. “Você vai trabalhar a parte de socialização, apresentar todos os barulhos que ele vai encontrar no trabalho, quer seja em um escombro, em região de mata, ele vai ter que se adaptar a andar em solo instável, ele não pode se distrair, então todas essas situações são apresentadas para o cão ao longo desses dois anos. Junto disso, vem a parte física, mesmo o cão naturalmente sendo mais condicionado que o ser humano, enquanto um homem varre uma área de 10 mil metros quadrados em oito horas, ele faz em 20 minutos, mas mesmo assim tem que haver esse treinamento físico até ele chegar no ponto em que a gente ache que ele vai servir bem ao propósito, não vai se cansar facilmente e vai dar uma resposta mais rápida, principalmente quando a gente estiver atrás de pessoas ainda vivas em estruturas colapsadas ou em matas”, explica o tenente-coronel Lino.


Certificação - Os cães depois do treinamento passam por certificações estaduais, regionais e nacionais. São provas feitas para comprovar que os animais estão aptos a realizarem o serviço de busca. Agora em julho oito cães do CBMCE vão passar pela certificação. Até hoje, o percentual de aprovação tem sido 100%.

O comandante considera a escolha das raças um ponto importante para o sucesso do trabalho da companhia. “Você tem que considerar a regionalidade do lugar. Aqui na capital a temperatura dá 28 graus, é até razoável. Mas no sertão, a gente já mediu em solo e ela chega a dar 42 graus. Não é toda raça de cão que aguenta isso. Quando você vai trabalhar o cão como ferramenta você tem que saber para o que você quer. No nosso caso, que é busca e resgate de pessoas, tenho que ter um cão que ofereça resistência física, boa envergadura, dinâmica e que goste de ser humano. As raças que mais se adaptaram para nós foi o pastor belga de malinois, boiadeiro australiano e o labrador”, pontua Lino.
  • Com informações de Fhillipe Augusto e fotos de Gilseppe Bonazzi, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cimed transforma fachada da Extrafarma

Cimed transforma fachada da Extrafarma em Belém (PA) em ativação de Carmed Ação de trade marketing e retail media, que resultou em crescimento de 650% em vendas do hidratante labial em cinco dias, levará experiência imersiva da marca Carmed para a unidade da Umarizal, na capital paraense. O bairro Umarizal foi escolhido para uma ação inédita de trade marketing e retail media, resultado da parceria entre a Cimed e a Extrafarma, localizada na Rua Antônio Barreto, 127B. No mês de outubro, a loja surge de cara nova, totalmente envelopada, para destacar a linha de hidratantes labiais Carmed e seus lançamentos em collab com a Fini. Além da estética, a novidade tem como objetivo aproximar as marcas dos consumidores e divulgar os produtos da marca. Com o objetivo de levar experiências imersivas para o consumidor e gerar fluxo para as farmácias, a Cimed - terceira maior farmacêutica em volume de vendas do Brasil - dá continuidade a ação de trade marketing e retail media que transforma fachadas

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cimed transforma fachada da Extrafarma

Cimed transforma fachada da Extrafarma em Belém (PA) em ativação de Carmed Ação de trade marketing e retail media, que resultou em crescimento de 650% em vendas do hidratante labial em cinco dias, levará experiência imersiva da marca Carmed para a unidade da Umarizal, na capital paraense. O bairro Umarizal foi escolhido para uma ação inédita de trade marketing e retail media, resultado da parceria entre a Cimed e a Extrafarma, localizada na Rua Antônio Barreto, 127B. No mês de outubro, a loja surge de cara nova, totalmente envelopada, para destacar a linha de hidratantes labiais Carmed e seus lançamentos em collab com a Fini. Além da estética, a novidade tem como objetivo aproximar as marcas dos consumidores e divulgar os produtos da marca. Com o objetivo de levar experiências imersivas para o consumidor e gerar fluxo para as farmácias, a Cimed - terceira maior farmacêutica em volume de vendas do Brasil - dá continuidade a ação de trade marketing e retail media que transforma fachadas

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando