Pular para o conteúdo principal

Há 43 anos morriam no Carnaval da Duque de Caxias duas crianças



Como foi o 22 de fevereiro na História de Fortaleza?

Miguel Ângelo Nirez através de seu Arquivo conta aqui para o Blog do Lauriberto em 28 fatos:


  1. 1694 - Assume o governo da Província do Ceará, em substituição a Tomás Cabral de Olival, Fernão Carrilho.
  2. 1914 - Morto em combate, em Miguel Calmon, defendendo o governo Franco Rabelo dos jagunços de Juazeiro, o capitão José da Penha Alves de Sousa (Jota da Penha), militar nascido a 13 de maio de 1875 em Angicos (RN). Existe hoje uma herma em sua homenagem, na Praça José Bonifácio, sem nenhuma inscrição. A antiga Rua São Luís, por proposta do vereador João José Vieira da Costa, mudou o nome para Rua Jota da Penha.
  3. 1914 - fevereiro - 22 a 24 - Dias dedicados aos festejos carnavalescos nas ruas e nos clubes.
  4. 1917 - Morre, às 11h30, aos 57 anos de idade, em Fortaleza, o professor Antônio Xisto Albano (Dom Xisto Albano), bispo titular de Bethsaida. Nascera em Fortaleza em seis de agosto de 1859.
  5. 1917 - fevereiro - 24 - Morre, em Manaus, Amazonas, o jornalista e político Manuel Solon Rodrigues Pinheiro (Solon Pinheiro). Nascera em Cachoeira, hoje Solonópole, em 17 de março de 1816. Hoje é nome de rua que nasce no Centro de Fortaleza, atravessa o bairro de José Bonifácio e termina no Bairro de Fátima.
  6. 1923 - Morre em Fortaleza a empresária Virgínia da Rocha, proprietária da Casa Bordalo, de calçados, aos 90 anos de idade.
  7. 1931 - Surge, em Fortaleza, o Centro dos Inquilinos, associação de defesa da classe com Caixa de Empréstimo e Caixa de Pecúlio, funcionando no prédio da Fênix Caixeiral, na esquina da Rua General Sampaio com Rua Guilherme Rocha, na Praça José de Alencar.
  8. 1936 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de corveta Leonel de Magalhães Bastos, novo titular, substituindo o capitão de corveta Jorge do Paço Matoso Maia. Foi a 6ª vez que Leonel Bastos assumiu o cargo, sendo a 3ª como titular.
  9. 1939 - Quarta-Feira de Cinzas, é criada a Paróquia de São Francisco dos Navegantes.
  10. 1941 - Fundado o Teatro Escola Renato Viana, de cuja diretoria fazem parte o padre Expedito Eduardo de Oliveira (Expedito de Oliveira), vigário de São Gerardo, o poeta Artur Eduardo Benevides, e escritor Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos) e William Leão Alcântara (William Alcântara).
  11. 1943 - As instruções do Núcleo de Preparação dos Oficiais da Reserva (NPOR), passam a ser ministradas em seu próprio quartel na Avenida Bezerra de Menezes, no Alagadiço. Depois foi CPOR.
  12. 1946 - Toma posse no cargo de Secretário de Polícia e Segurança Pública, o advogado Oscar Pires de Castro.
  13. 1947 - Inaugura-se em Fortaleza uma agência da empresa Aerovias Brasil e a primeira linha inaugura-se no dia 25, com avião vindo do Rio de Janeiro, com destino a Belém e pernoite em Fortaleza.
  14. 1948 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol de 1947, com a partida em que o Fortaleza Esporte Clube empata por 3x3 com o Ferroviário Atlético Cearense, no Estádio Municipal, sagrando-se Bi-Campeão.
  15. 1950 - Assume interinamente a direção da Faculdade de Medicina do Ceará, o professor Aluísio Pinheiro.
  16. 1952 - Com a presença do representante do governador Raul Barbosa, do prefeito Paulo Cabral de Araújo e demais figuras destacadas das administrações estadual e municipal, realiza-se a solenidade de inauguração de uma via, localizada na Aldeota, com a denominação de Rua Leonardo Mota, numa justíssima homenagem ao ilustre folclorista e homem de letras cearense Leonardo Ferreira da Mota Filho “Leota”. Falaram na referida solenidade vários oradores, destacando-se o prefeito Paulo Cabral, o folclorista Florival Seraine, representante do Instituto do Ceará, de onde partiu a iniciativa, e o jornalista Murilo Mota, filho do homenageado.
  17. 1953 - Em reunião preliminar, é criado o Instituto Cearense de Genealogia, sociedade que tem por fim pesquisas de assuntos genealógicos, iniciativa de Wicar Parente de Paula Pessoa, Raimundo Girão e Hugo Catunda Brasil Fontenele. São considerados sócios fundadores, Dom José Tupinambá da Frota, bispo de Sobral, Dom Aureliano Mota, bispo de Limoeiro do Norte, Dom Francisco Pires, bispo do Crato, almirante Rufino Antunes de Alencar Júnior (Rufino de Alencar), desembargador Avelar Rocha, monsenhor Fortunato Linhares, padre Antonio Gomes de Araújo, Ismael de Andrade Pordeus (Ismael Pordeus), Mário Rômulo Linhares (Mário Linhares), Irineu Pinheiro, médico José Leite Maranhão, historiador Mozart Soriano Aderaldo, Leonardo Feitosa, Edgar Fontenele, José de Moura Freire, professor Francisco Dias da Rocha, Militão de Albuquerque, Dom Miguel Fenelon Câmara, Pergentino Guerreiro, Francisco Alfredo Pinheiro, monsenhor José Barbosa Magalhães, Nicodemo Araújo, padre Azarias Sobreira, Meton Vieira, deputado Paulo Feijó de Sá Benevides, João Lobo, Jorge Moreira da Rocha, Antonio Franklin, gráfico Antônio Batista Fontenele (A. Batista Fontenele), Drumond de Aguiar, Clodoaldo Pinto de Mesquita, professora Marivalda Pinheiro, José Ferreira Longe, professora Maria Bezerra de Menezes, Manuel Vilebaldo Frota Aguiar (Vilebaldo Aguiar), Josa Magalhães, Antonio Gondim de Lima e Manuel Albano Amora.
  18. 1960 - O Diário Oficial do Município 1.837, publica a Lei 1.506 do dia 19, originária de projeto do vereador Raimundo Moraes, que denomina de Rua Monsenhor Catão Porfírio Sampaio uma via no bairro de Montese, iniciando na Rua Canadá e terminando na Praça Nossa Senhora Aparecida. Ao mesmo tempo revoga a Lei  468, de sete de junho de 1952 que dava àquela via o nome de Rua Monsenhor Catão.
  19. 1977 - Último dia do Carnaval, em pleno desfile, cai um poste onde estava apoiada a arquibancada, na esquina da Avenida Duque de Caxias com Rua Floriano Peixoto, matando duas crianças, Eliane Vasconcelos e Antônio Carlos, deixando alguns feridos.
  20. 1978 - Inaugurada, oficialmente, pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes, a nova sede do Departamento Estadual do Trânsito - Detran, na Avenida Godofredo Maciel, Maraponga, com uma área construída de 17.300 metros quadrados.
  21. 1981 - A Rádio Universitária FM começa a funcionar em caráter experimental, operando em 107,5 MHz. A inauguração oficial acontece em 15 de outubro de 1981. Seu prefixo é ZYC-407 e hoje opera em 107,9 MHz.
  22. 1984 - O Decreto 89.396 separa o transporte ferroviário urbano de passageiros do transporte de carga e cria a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU).
  23. 1988 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o historiador Joaquim Lobo de Macedo (Joaryvar Macedo).
  24. 1991 - O professor de psicologia educacional Evaristo Linhares Lima assume a Cadeira 28, da Academia de Ciências Sociais do Ceará, cujo Patrono é Joaquim de Oliveira Catunda (Senador Catunda).
  25. 1999 - Toma posse no cargo de Capitão dos Portos do Ceará, o capitão de mar e guerra Roberto Coelho Lima, que recebeu o cargo das mãos de capitão de fragata Carlos Renato Seabra de Almeida.
  26. 2000 - Morre em Fortaleza, aos 74 anos incompletos, vítima de câncer, o empresário José Gerardo Barbosa Lima, sendo sepultado no cemitério Parque da Paz. Era cearense de Fortaleza nascido em 23 de abril de 1925. Gerardo Barbosa foi discotecário e sonoplasta do Ceará Rádio Clube por muitos anos, era o proprietário da Loja Vox, de discos. Ultimamente mantinha com seu irmão Danúbio Barbosa Lima, uma loja de vendas de perfumes no Iguatemi, a Gerdan. Fazia sempre, no mês de setembro, em sua residência, uma festa onde reunia os antigos profissionais do rádio de nossa terra.
  27. 2006 - Morre, às 22 horas, em Fortaleza, o produtor radiofônico, dramaturgo e ator Artur Guedes da Silva, fundador do Grupo Raça de Teatro. Por muitos anos produziu e apresentou o programa Música Erudita, na Rádio Universitária FM. Seu corpo é velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante, onde é rezada missa de corpo presente às 15 horas do dia seguinte seguindo-se o sepultamento às 16h30, no cemitério Parque da Paz.
  28. 2017 - É fundado em Fortaleza, no bairro do Mucuripe, por Diêgo Paula de Araújo, o Acervo Mucuripe, na Avenida Álvaro Correia, 69.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".