Pular para o conteúdo principal

Há 43 anos morriam no Carnaval da Duque de Caxias duas crianças



Como foi o 22 de fevereiro na História de Fortaleza?

Miguel Ângelo Nirez através de seu Arquivo conta aqui para o Blog do Lauriberto em 28 fatos:


  1. 1694 - Assume o governo da Província do Ceará, em substituição a Tomás Cabral de Olival, Fernão Carrilho.
  2. 1914 - Morto em combate, em Miguel Calmon, defendendo o governo Franco Rabelo dos jagunços de Juazeiro, o capitão José da Penha Alves de Sousa (Jota da Penha), militar nascido a 13 de maio de 1875 em Angicos (RN). Existe hoje uma herma em sua homenagem, na Praça José Bonifácio, sem nenhuma inscrição. A antiga Rua São Luís, por proposta do vereador João José Vieira da Costa, mudou o nome para Rua Jota da Penha.
  3. 1914 - fevereiro - 22 a 24 - Dias dedicados aos festejos carnavalescos nas ruas e nos clubes.
  4. 1917 - Morre, às 11h30, aos 57 anos de idade, em Fortaleza, o professor Antônio Xisto Albano (Dom Xisto Albano), bispo titular de Bethsaida. Nascera em Fortaleza em seis de agosto de 1859.
  5. 1917 - fevereiro - 24 - Morre, em Manaus, Amazonas, o jornalista e político Manuel Solon Rodrigues Pinheiro (Solon Pinheiro). Nascera em Cachoeira, hoje Solonópole, em 17 de março de 1816. Hoje é nome de rua que nasce no Centro de Fortaleza, atravessa o bairro de José Bonifácio e termina no Bairro de Fátima.
  6. 1923 - Morre em Fortaleza a empresária Virgínia da Rocha, proprietária da Casa Bordalo, de calçados, aos 90 anos de idade.
  7. 1931 - Surge, em Fortaleza, o Centro dos Inquilinos, associação de defesa da classe com Caixa de Empréstimo e Caixa de Pecúlio, funcionando no prédio da Fênix Caixeiral, na esquina da Rua General Sampaio com Rua Guilherme Rocha, na Praça José de Alencar.
  8. 1936 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de corveta Leonel de Magalhães Bastos, novo titular, substituindo o capitão de corveta Jorge do Paço Matoso Maia. Foi a 6ª vez que Leonel Bastos assumiu o cargo, sendo a 3ª como titular.
  9. 1939 - Quarta-Feira de Cinzas, é criada a Paróquia de São Francisco dos Navegantes.
  10. 1941 - Fundado o Teatro Escola Renato Viana, de cuja diretoria fazem parte o padre Expedito Eduardo de Oliveira (Expedito de Oliveira), vigário de São Gerardo, o poeta Artur Eduardo Benevides, e escritor Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos) e William Leão Alcântara (William Alcântara).
  11. 1943 - As instruções do Núcleo de Preparação dos Oficiais da Reserva (NPOR), passam a ser ministradas em seu próprio quartel na Avenida Bezerra de Menezes, no Alagadiço. Depois foi CPOR.
  12. 1946 - Toma posse no cargo de Secretário de Polícia e Segurança Pública, o advogado Oscar Pires de Castro.
  13. 1947 - Inaugura-se em Fortaleza uma agência da empresa Aerovias Brasil e a primeira linha inaugura-se no dia 25, com avião vindo do Rio de Janeiro, com destino a Belém e pernoite em Fortaleza.
  14. 1948 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol de 1947, com a partida em que o Fortaleza Esporte Clube empata por 3x3 com o Ferroviário Atlético Cearense, no Estádio Municipal, sagrando-se Bi-Campeão.
  15. 1950 - Assume interinamente a direção da Faculdade de Medicina do Ceará, o professor Aluísio Pinheiro.
  16. 1952 - Com a presença do representante do governador Raul Barbosa, do prefeito Paulo Cabral de Araújo e demais figuras destacadas das administrações estadual e municipal, realiza-se a solenidade de inauguração de uma via, localizada na Aldeota, com a denominação de Rua Leonardo Mota, numa justíssima homenagem ao ilustre folclorista e homem de letras cearense Leonardo Ferreira da Mota Filho “Leota”. Falaram na referida solenidade vários oradores, destacando-se o prefeito Paulo Cabral, o folclorista Florival Seraine, representante do Instituto do Ceará, de onde partiu a iniciativa, e o jornalista Murilo Mota, filho do homenageado.
  17. 1953 - Em reunião preliminar, é criado o Instituto Cearense de Genealogia, sociedade que tem por fim pesquisas de assuntos genealógicos, iniciativa de Wicar Parente de Paula Pessoa, Raimundo Girão e Hugo Catunda Brasil Fontenele. São considerados sócios fundadores, Dom José Tupinambá da Frota, bispo de Sobral, Dom Aureliano Mota, bispo de Limoeiro do Norte, Dom Francisco Pires, bispo do Crato, almirante Rufino Antunes de Alencar Júnior (Rufino de Alencar), desembargador Avelar Rocha, monsenhor Fortunato Linhares, padre Antonio Gomes de Araújo, Ismael de Andrade Pordeus (Ismael Pordeus), Mário Rômulo Linhares (Mário Linhares), Irineu Pinheiro, médico José Leite Maranhão, historiador Mozart Soriano Aderaldo, Leonardo Feitosa, Edgar Fontenele, José de Moura Freire, professor Francisco Dias da Rocha, Militão de Albuquerque, Dom Miguel Fenelon Câmara, Pergentino Guerreiro, Francisco Alfredo Pinheiro, monsenhor José Barbosa Magalhães, Nicodemo Araújo, padre Azarias Sobreira, Meton Vieira, deputado Paulo Feijó de Sá Benevides, João Lobo, Jorge Moreira da Rocha, Antonio Franklin, gráfico Antônio Batista Fontenele (A. Batista Fontenele), Drumond de Aguiar, Clodoaldo Pinto de Mesquita, professora Marivalda Pinheiro, José Ferreira Longe, professora Maria Bezerra de Menezes, Manuel Vilebaldo Frota Aguiar (Vilebaldo Aguiar), Josa Magalhães, Antonio Gondim de Lima e Manuel Albano Amora.
  18. 1960 - O Diário Oficial do Município 1.837, publica a Lei 1.506 do dia 19, originária de projeto do vereador Raimundo Moraes, que denomina de Rua Monsenhor Catão Porfírio Sampaio uma via no bairro de Montese, iniciando na Rua Canadá e terminando na Praça Nossa Senhora Aparecida. Ao mesmo tempo revoga a Lei  468, de sete de junho de 1952 que dava àquela via o nome de Rua Monsenhor Catão.
  19. 1977 - Último dia do Carnaval, em pleno desfile, cai um poste onde estava apoiada a arquibancada, na esquina da Avenida Duque de Caxias com Rua Floriano Peixoto, matando duas crianças, Eliane Vasconcelos e Antônio Carlos, deixando alguns feridos.
  20. 1978 - Inaugurada, oficialmente, pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes, a nova sede do Departamento Estadual do Trânsito - Detran, na Avenida Godofredo Maciel, Maraponga, com uma área construída de 17.300 metros quadrados.
  21. 1981 - A Rádio Universitária FM começa a funcionar em caráter experimental, operando em 107,5 MHz. A inauguração oficial acontece em 15 de outubro de 1981. Seu prefixo é ZYC-407 e hoje opera em 107,9 MHz.
  22. 1984 - O Decreto 89.396 separa o transporte ferroviário urbano de passageiros do transporte de carga e cria a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU).
  23. 1988 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o historiador Joaquim Lobo de Macedo (Joaryvar Macedo).
  24. 1991 - O professor de psicologia educacional Evaristo Linhares Lima assume a Cadeira 28, da Academia de Ciências Sociais do Ceará, cujo Patrono é Joaquim de Oliveira Catunda (Senador Catunda).
  25. 1999 - Toma posse no cargo de Capitão dos Portos do Ceará, o capitão de mar e guerra Roberto Coelho Lima, que recebeu o cargo das mãos de capitão de fragata Carlos Renato Seabra de Almeida.
  26. 2000 - Morre em Fortaleza, aos 74 anos incompletos, vítima de câncer, o empresário José Gerardo Barbosa Lima, sendo sepultado no cemitério Parque da Paz. Era cearense de Fortaleza nascido em 23 de abril de 1925. Gerardo Barbosa foi discotecário e sonoplasta do Ceará Rádio Clube por muitos anos, era o proprietário da Loja Vox, de discos. Ultimamente mantinha com seu irmão Danúbio Barbosa Lima, uma loja de vendas de perfumes no Iguatemi, a Gerdan. Fazia sempre, no mês de setembro, em sua residência, uma festa onde reunia os antigos profissionais do rádio de nossa terra.
  27. 2006 - Morre, às 22 horas, em Fortaleza, o produtor radiofônico, dramaturgo e ator Artur Guedes da Silva, fundador do Grupo Raça de Teatro. Por muitos anos produziu e apresentou o programa Música Erudita, na Rádio Universitária FM. Seu corpo é velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante, onde é rezada missa de corpo presente às 15 horas do dia seguinte seguindo-se o sepultamento às 16h30, no cemitério Parque da Paz.
  28. 2017 - É fundado em Fortaleza, no bairro do Mucuripe, por Diêgo Paula de Araújo, o Acervo Mucuripe, na Avenida Álvaro Correia, 69.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Live de Caetano Veloso e filhos emociona Brasil

A live do cantor Caetano Veloso, que completa 78 anos, emocionou o Brasil nesta noite de sexta-feira (7). Transmitida pela GloboPlay, a live durou uma hora e meia e teve participação dos filhos do cantor, Tom, Zeca e Moreno Veloso.


Quem sabe canta! #Reconvexo agora na Live #CaetanoNoGloboplay#Caetano78pic.twitter.com/OU5gWlt2eE — Caetano Veloso (@caetanoveloso) August 8, 2020

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da live de Caetano e filhos:
Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - "Num dia de cenas tristes e repugnantes de racismo, Caetano Veloso surge para aliviar tudo e alimentar nossa esperança".Jornalista Carlos Mazza - "Que saudade da época que o Brasil era isso aí #CaetanoNoGloboplay".Professor e jornalista Adilson Nóbrega - "Senhora, serpente, princesa". Jornalista Lauriberto Braga - "Acompanhando de fundo musical show do aniversariante de hoje: Caetano Veloso 78 anos; e seus filhos #CaetanoNoGloboplay".Jornalista Miriam Leitão - &quo…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Live de Caetano Veloso e filhos emociona Brasil

A live do cantor Caetano Veloso, que completa 78 anos, emocionou o Brasil nesta noite de sexta-feira (7). Transmitida pela GloboPlay, a live durou uma hora e meia e teve participação dos filhos do cantor, Tom, Zeca e Moreno Veloso.


Quem sabe canta! #Reconvexo agora na Live #CaetanoNoGloboplay#Caetano78pic.twitter.com/OU5gWlt2eE — Caetano Veloso (@caetanoveloso) August 8, 2020

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da live de Caetano e filhos:
Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - "Num dia de cenas tristes e repugnantes de racismo, Caetano Veloso surge para aliviar tudo e alimentar nossa esperança".Jornalista Carlos Mazza - "Que saudade da época que o Brasil era isso aí #CaetanoNoGloboplay".Professor e jornalista Adilson Nóbrega - "Senhora, serpente, princesa". Jornalista Lauriberto Braga - "Acompanhando de fundo musical show do aniversariante de hoje: Caetano Veloso 78 anos; e seus filhos #CaetanoNoGloboplay".Jornalista Miriam Leitão - &quo…