Pular para o conteúdo principal



Prefeitura de Fortaleza comemora seis anos da Rede Cuca

Uma trajetória de sucesso, superação, conquistas, sonhos realizados, respeito às diversidades e o compromisso de impactar na melhoria da qualidade de vida dos jovens nas comunidades da cidade. 


Estas são características da Rede Cuca, equipamentos da Prefeitura de Fortaleza, geridos pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), que comemora, nesta sexta (21), seis anos de funcionamento.

Para celebrar a data, a Prefeitura de fortaleza organizou uma semana de programação especial e diversificada. A partir desta segunda-feira (17), são realizados shows comemorativos, palestras, oficinas, debates e apresentação de filmes, entre outras atividades.

Sobre a Rede Cuca - É uma Rede de proteção social e oportunidades formada por três Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), localizados nos bairros Jangurussu (foto), Mondubim e Barra do Ceará, que atende, prioritariamente, jovens entre 15 e 29 anos.

Os equipamentos ofertam cursos, práticas esportivas e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos. Além disso, a Rede Cuca visa trazer para a periferia de Fortaleza possibilidades, e alternativas de fruição cultural por meio da realização de eventos, festivais, mostras, exposições, espetáculos e sessões de cinema, espetáculos de dança, e apresentação de bandas.

O objetivo da Prefeitura de Fortaleza é que a Rede Cuca funcione como um espaço de diálogo e enfrentamento dos problemas, visando à eliminação ou atenuação das situações de vulnerabilidade social pela promoção de ações imediatas. Nos seis anos de Rede Cuca, foram realizados 2.355.225 atendimentos.

Atualmente, Fortaleza é a cidade com o maior investimento em políticas públicas do Brasil, e nessa perspectiva, é que a gestão vem consolidando ações de fomento ao esporte e a formação. Mensalmente, são disponibilizadas uma média de 5 mil vagas para cursos de formação e práticas esportivas na Rede Cuca. Só no último ano, foram 66.571 oportunidades ofertadas.

Em 2018, a Prefeitura aumentou o número de modalidades esportivas na Rede Cuca, que passou de 21 para 28. Durante os seis anos, muitos atletas se destacaram em competições regionais, nacionais e internacionais, como o Thiago Nogueira, que teve a vida impactada por meio das oportunidades da Rede Cuca.

O jovem começou treinando futsal, mas é no karatê que tem conquistado grande êxito. No fim de 2018, Thiago conquistou duas medalhas de ouro na Copa Pan-Americana, em Curitiba. Em setembro de 2019, foi campeão no campeonato brasileiro, além de ter conquistado a medalha de bronze no mundial de karatê tradicional.

Em razão do excelente resultado no campeonato brasileiro, em 2019, Thiago foi convocado para a Seleção Brasileira de Karatê. “O Cuca é meu melhor espaço de formação física, esportiva, artística e humana. Além disso, a Rede Cuca não para de ter novidades, mas o que me chamou muito a atenção foi o apoio aos sonhos de cada um que está ali presente para uma formação, assim como eu”, afirma.

Jovens que desfrutam ao máximo os equipamentos municipais e apoderam-se com propriedade e domínio das oportunidades proporcionadas, além de fazerem valer seus direitos essenciais, constroem possibilidades e caminhos para conquistar objetivos e sonhos. A Kew Ajani, de 25 anos, por meio da Rede Cuca, vai longe na aspiração de ser uma bailarina profissional.

Em maio de 2019, Kew e o parceiro Ewerson Vitoriano, competiram no Festival do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD) de Fortaleza. Os jovens foram premiados em primeiro lugar e receberam três bolsas para Porto Alegre, São Paulo e Nova York.

A Rede Cuca representa para mim um lugar de oportunidade, de crescimento profissional e pessoal. Um lugar de acolhimento onde os jovens podem ser exatamente como ele são, sem exclusão ou indiferença. Foi na Rede Cuca que descobri que é possível viver da arte, que ser artista é, sim, um trabalho, mesmo que a sociedade diga o contrário. Hoje, consigo exercer minha profissão e sinto muito mais orgulho”, analisa.

A Rede não é orgulho apenas para os jovens que tem as vidas transformadas. Os profissionais que colaboram nos processos de descobertas, amadurecimento e empoderamento dos jovens, também falam com exaltação sobre a satisfação de colaborar com a política de juventude que é empreendida na cidade, como Mapurunga Júnior, que é coordenador de Cultura da Rede Cuca.

“Ao meu ver, a política pública de juventude de Fortaleza é a mais efetiva do Brasil, em termos de participação, atendimentos, inovação, criação de tecnologia social, e vem sendo exemplo para o mundo. A maior satisfação que a gente pode ter é ver a alegria dos jovens. Vê-los mudando de vida, virando artistas, criando peças, criando espetáculos, se formando e crescendo quanto indivíduo”, celebra.

Em 2020, o orçamento previsto para as políticas públicas de juventude é de R$ 110.216.461,00.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...