Pular para o conteúdo principal

Profissionais da Segurança revelam suas experiências em período de isolamento social

Eles não têm escolha, e, ainda assim, não deixam de cuidar de si, das suas famílias e a de tantas outras no Ceará. São policiais, bombeiros, peritos, médicos legistas, mas também são pais, mães, filhos, filhas, netos e netas.

Eles também tiveram que redobrar os cuidados de higiene pessoal para se adaptar e evitar o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). Mas diferente de boa parcela da população, esses profissionais fazem parte do rol de trabalhadores que exercem atividades essenciais que garantem o funcionamento mínimo de muitos serviços no Estado e mantêm o dever diário de servir e defender a sociedade, mesmo em situações tão adversas como a apresentada agora. Afinal, vidas estão em jogo e a sociedade precisa deles na linha de frente.

Seja no ar, na terra, na água ou no combate ao fogo, homens e mulheres da segurança pública saem todos os dias de seus lares para desempenhar uma missão árdua: arriscar a própria vida para prevenir e proteger a vida dos outros. Ficar em casa para eles deixou de ser uma escolha no dia em que eles aceitaram servir a sociedade. A escolha deles se transformou em um dever. Por isso, por causa da quarentena, muita coisa mudou no dia a dia desses profissionais. As delegacias reduziram os atendimentos presenciais ao público, enquanto os peritos reforçaram a higiene nos laboratórios. Já os policiais e bombeiros militares utilizam novas armas. Agora eles conscientizam a população a evitar aglomerações e atuam para que as recomendações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) sejam cumpridas por todos.

Dividida em duas partes, essa reportagem especial mergulha na intimidade de quatro profissionais da segurança pública do Ceará que aceitaram compartilhar um pouco da experiência deles durante o período de isolamento social. Nesta quinta-feira (16), você acompanha a mudança de hábitos de um policial militar e de um bombeiro militar que atuam no Estado. Amanhã (17), será a vez de conhecer o que um delegado e um auxiliar de perícia estão fazendo de diferente nesses dias. O ponto em comum entre eles? Todos tiveram suas rotinas modificadas tanto no trabalho quanto dentro de casa.


O soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Davi Farias, e o cabo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Adriano Ribeiro, compartilham uma rotina semelhante desde que o confinamento foi imposto pela chegada do vírus no Ceará. Ambos tiveram que mudar os hábitos para proteger seus entes queridos dentro de casa. No apartamento da família Farias, a pequena Sophie, de quase dois meses de vida, recebe o carinho diário dos papais, que não se descuidam um minuto sequer dos cuidados com a higiene deles e da bebê.

Há pouco mais de dois anos atuando como policial no Ceará, Farias precisou sair de Pernambuco – seu estado natal – para morar em Fortaleza, local de trabalho e moradia. Após a chegada da primeira filha, o que mais ele sente falta nesse momento é a presença dos pais e dos sogros, que moram no estado pernambucano e ainda não tiveram a chance de conhecer a netinha pessoalmente. A ausência da família é suprida por meio de videochamadas, que são realizadas com frequência para aproximá-los nessa época em que o distanciamento se faz necessário. “A chamada de vídeo é nossa salvação. Espero que isso passe logo, principalmente para poder ver meus familiares, porque não temos família aqui. A falta deles está demais”, relata esperançoso que essa situação não dure por muito tempo e que ele possa rever os parentes o mais breve possível.

Assim como em casa, os cuidados de higiene se estenderam também para o trabalho. Além da farda e da arma, o uso de máscara e álcool em gel passou a fazer parte da rotina durante as patrulhas dos policiais militares no Estado. Após gozar da licença-paternidade, o retorno do soldado PM Farias já foi cercado de cuidados. Ele teve de entrar no ritmo de lavar as mãos com frequência e se acostumar com o rito da higienização ao chegar e ao sair do serviço, bem como ao voltar para casa. “Quando eu chego em casa, jogo logo a roupa para lavar e corro para tomar banho para só aí ter contato com a minha família”, conta o militar receoso com o avanço da doença.


O bombeiro militar Adriano também segue à risca as recomendações de higiene pessoal, porque sabe que ao retornar para casa, a esposa, grávida de quase cinco meses, estará à sua espera carregando a Alice. Mas você já imaginou morar na mesma casa e não poder ter contato nenhum com os outros moradores? É o que acontece na casa de Adriano, que divide o lar com a companheira. Por precaução, ele está isolado em um quarto para possibilitar que a esposa e o neném estejam mais seguros.

“Quando eu chego (em casa) é todo um processo, por exemplo, a gente marca tempo para tomar banho. Ela toma banho primeiro, para em seguida eu tomar e higienizar todas as partes que tive contato. Depois disso, vou direto para o quarto e fico isolado”, conta o bombeiro como o novo ritual tem sido seguido dentro de casa. “Como é um vírus novo, a gente não sabe muito bem como ele pode se comportar na gestação, se ela contrair. A gente parece que fica meio doido com isso, mas eu acho que é um cuidado a mais que a gente tem que ter para o bem de todos”, revela otimista na expectativa de que tudo volte a ser como era antes.

O atual momento requer sacrifícios, cuidados e o esforço de todos. Mesmo sem apresentar quaisquer sintomas da doença, o contágio pode acontecer, por isso, é vital sair de casa somente em extrema necessidade. Assim, você contribui para não colocar em risco a vida dos outros e ajuda a não sobrecarregar o sistema de saúde. Enquanto policiais, bombeiros, peritos e médicos legistas estão nas ruas e nos laboratórios, você fica no lugar mais seguro de todos: sua casa. É lá onde você vai encontrar refúgio e fortaleza, e vai continuar salvando vidas.

Isolamento social necessário - O Decreto Estadual nº 30.519, de 19 de março de 2020, estabelece medidas de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a partir de critérios técnicos e científicos, no intuito de promover o isolamento social da população, como melhor alternativa para evitar o avanço da doença, protegendo a vida de todos, em especial daqueles que integram seu grupo de risco.



O Governo do Estado esclarece ainda que o isolamento da população é o meio mais eficaz para conter a rápida disseminação do coronavírus, reduzindo no tempo a curva de crescimento da doença e, assim, permitindo que as unidades de saúde não entrem em colapso na capacidade de atendimento e possam atender, da melhor forma, todas aqueles que, no período de disseminação ampla da pandemia, venham a precisar de cuidados médicos.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.