Pular para o conteúdo principal

Camilo decreta Isolamento Social mais rígido por mais 15 dias em Fortaleza

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) decreta a prorrogação do Isolamento Social por mais 15 dias, valendo a partir de sexta (8) até 23 de maio. 

O decreto proíbe circulação de carros em determinadas ruas e avenidas de Fortaleza, adoção de barreiras sanitárias nas entradas da capital e uso obrigatório de máscaras de proteção.

- Anúncio da renovação imediata do decreto estadual de Isolamento Social por mais 15 dias em todo o Ceará, inclusive com o uso obrigatório de máscaras, e de um decreto específico para Fortaleza, com regras mais rígidas, principalmente quanto à circulação de pessoas e veículos pelos espaços públicos. O decreto de Fortaleza passa a valer a partir da próxima sexta-feira (8), para que haja a preparação para seu cumprimento", relata Camilo Santana.



Confira na integra os pronunciamentos de Camilo Santana e de Roberto Cláudio:

"Camilo Santana - Momento grave, de grandes desafios, que nos exige a cada momento avaliarmos os cenários pra tomarmos as medidas necessárias para esse enfrentamento, para minimizar os efeitos dessa pandemia à população cearense.

Já estamos com um relatório constando todas as avaliações técnicas, inclusive mostrando a diminuição do isolamento, do distanciamento social, ocorridos nas últimas semanas, tanto no Ceará quanto em Fortaleza. O aumento do número de casos, já estamos com mais de 11 mil casos, mais de 700 óbitos, mortes, no Estado nesse período.

Portanto, um momento grave e com todos os desafios que o Estado tem feito juntamente com a Prefeitura. Todas as ampliações tanto de leitos de UTI quanto hospitalares aqui no Estado. Pra vocês terem uma ideia, já são quase 1500 leitos implantados no Ceará. Um aumento de 63% no numero de leitos em nosso Estado.

Mesmo com todo os esforço, nosso sistema de saúde tem chegado ao limite. Há uma necessidade recomendada pelos especialistas, de tomarmos medidas mais rígidas neste momento de enfrentamento à pandemia.

Portanto, quero aqui anunciar que hoje estamos renovando o decreto emergencial, que vencia dia 5, por mais 15 dias, ate o dia 20 de maio, com uma novidade, valendo todas aquelas questões e ações que estavam previstas nesse decreto, incluindo a obrigatoriedade a partir de amanhã do uso de máscaras pra todas as pessoas que forem sair de casa.

Então esse decreto, repito, sestá sendo renovado do di a6 ate o dia 20 de maio, valendo pra todos os municípios do Estado do Ceará.

E diante da situação de Fortaleza, conversamos muito eu e o prefeito, tomamos uma decisão conjunta, de implantarmos um isolamento social rígido aqui na capital, com ações mais restritivas de controle de circulação de pessoas e veículos, restringindo algumas questões, ambientes públicos, enfim, ações mais restritivas pra diminuirmos a velocidade que esse vírus tem se propagado aqui na capital e garantir que nós possamos ampliar ainda mais o que temos feito no sistema público de saúde pra atender as pessoas.

Compreendemos que é um momento grave, de muitos desafios, que exige muita união de todos, do setor acadêmico, do setor produtivo, dos dirigentes, de nos unirmos todos com um único objetivo, de minimizar os impactos dessa pandemia e de salvar vidas. Essa é a grande prioridade.

Portanto, esse decreto com medidas mais rígidas passará a vigorar sexta-feira, aqui na capital, até o dia 20. Portanto são medidas mais restritivas. E aqui quero fazer um apelo, como tenho feito em todos os nossos discursos, pronunciamentos, pra que a população cumpra o isolamento social. Essa é a principal medida orientada pelos especialistas, pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, pra diminuir os efeitos dessa pandemia, que mata as pessoas.

E fazer um apelo também aos demais gestores dos municípios cearenses, pra que façam valer o decreto e as medidas restritivas em todos os municípios do Estado do Ceará.

Quero passar a palavra ao prefeito Roberto Claudio.

ROBERTO CLAUDIO - "Governador, prazer estar aqui com o senhor, bom dia a todos. Quero aqui me dirigir a todos os fortalezenses em especial. Como já registrado pelo governador, o momento que a gente vive é grave e tem demandado medidas cada vez mais sérias, pra gente proteger vidas, ofertar ações de proteção à vida aqui em Fortaleza.

Estudando junto com especialistas, equipe da Prefeitura, comissão cientifica externa, nos coube neste momento essa decisão de fazer valer aqui pra cidade de Fortaleza um isolamento social rígido, com novas medidas, que vou citar daqui a pouco.

A gente identifica, olhando os números, o descumprimento do isolamento social e o aumento dos números aqui em Fortaleza. E a despeito do esforço de abrir novos leitos de UTI, a gente passou a vivenciar uma situação difícil nos hospitais da cidade.

É inegável, em todo o mundo, que a velocidade de disseminação do vírus é muito maior que a capacidade do Poder Público de abrir novos leitos.

E Isso nos impõe a necessidade de novas medidas. A gente vai tentar agregar aqui em cinco grupos:

1. Uma restrição de circulação de pessoas e veículos em vias públicas, inclusive mais específicas para pacientes de grupo de risco.

2. Também a gente vai proibir, fazer valer proibir dentro das comunidade, o funcionamento de qualquer atividade formal ou informal que não seja essencial, que agregue pessoas, junte pessoas e acabe criando ambiente de contaminação.

3. Supermercados, farmácias, essas atividades continuarão a funcionar normalmente. Apenas aplicaremos novas medidas de cuidado, prevenção, dentro do funcionamento dessa atividades essenciais.

4. Uma quarta ação, que será exercida pelos Bombeiros, AMC, Policia Militar, será o maior controle na na entrada e saída de Fortaleza.

5. E por fim a obrigação do uso de máscaras toda vez que sai de casa, no ônibus inclusive e quando circular nas vias públicas.

Essas cinco medidas passarão a valer e serão fiscalizadas a partir de sexta-feira

Como disse o governador, o maior fiscal tem que ser a nossa consciência. A gente tá vivendo uma pandemia grave, que já chegou na nossa cidade, tem levado muitas vidas, tem causado muito sofrimento a muitas famílias que têm seus entes queridos internados. Não há outra saída. A gente tem feito muitas ações e investimentos. Mas o que vai prevenir a internação e e evitar o óbito é a gente cumprir o isolamento.
Cabe a cada um de nós, que dá valor à vida e quer proteger a vida a gente e do outro, fazer valer esse isolamento social rígido, a partir de sexta-feira.

Queria registrar todo o esforço, a união com o Governo do Estado, que vem dando a capacidade de a gente agir com muito mais em Fortaleza.

CAMILO SANTANA - "Queria reforçar, para que não haja..., que todas as atividades essenciais continuarão funcionando. Supermercados, farmácias. Sei que tem muitas fake news. Portanto, as pessoas fiquem tranquilas, que não haverá desabastecimento em nenhuma dessas redes no Estado do Ceará. Todas estarão funcionando, com abastecimento resguardado.

Todas as nossa forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, AMC, Demutran, Agefis, todas irão trabalhar pra fiscalizar as restrições estabelecidas nesse novo decreto que será publicado hoje tanto para o Estado quanto para Fortaleza, para cumprimento aqui na capital e em todo o Estado do Ceará.

Sei que não são medidas fáceis. São medidas duras, que muitas vezes trazem transtorno à população. Pedir a compreensão da população. Mas tudo isso tem um único objetivo, salvar vidas, permitir que a gente possa ampliar o sistema de saúde não só em Fortaleza mas no Estado do Ceará. Esta semana estamos implantando mais 100 UTIS e precisamos desse espaço de tempo pra garantir que a sociedade possa ser atendida, ter o leito, ter o respirador, nos casos mais graves dessa pandemia.

Portanto, quero aqui encerrar, agradecer ao prefeito Roberto Claudio, a todos os profissionais de saúde que estão se dedicando todos os dias pra salvar vidas aqui na capital e no Estado do Ceará. Que deus abençoe a todos, e uma boa tarde!"

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…