Pular para o conteúdo principal

Camilo decreta Isolamento Social mais rígido por mais 15 dias em Fortaleza

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) decreta a prorrogação do Isolamento Social por mais 15 dias, valendo a partir de sexta (8) até 23 de maio. 

O decreto proíbe circulação de carros em determinadas ruas e avenidas de Fortaleza, adoção de barreiras sanitárias nas entradas da capital e uso obrigatório de máscaras de proteção.

- Anúncio da renovação imediata do decreto estadual de Isolamento Social por mais 15 dias em todo o Ceará, inclusive com o uso obrigatório de máscaras, e de um decreto específico para Fortaleza, com regras mais rígidas, principalmente quanto à circulação de pessoas e veículos pelos espaços públicos. O decreto de Fortaleza passa a valer a partir da próxima sexta-feira (8), para que haja a preparação para seu cumprimento", relata Camilo Santana.



Confira na integra os pronunciamentos de Camilo Santana e de Roberto Cláudio:

"Camilo Santana - Momento grave, de grandes desafios, que nos exige a cada momento avaliarmos os cenários pra tomarmos as medidas necessárias para esse enfrentamento, para minimizar os efeitos dessa pandemia à população cearense.

Já estamos com um relatório constando todas as avaliações técnicas, inclusive mostrando a diminuição do isolamento, do distanciamento social, ocorridos nas últimas semanas, tanto no Ceará quanto em Fortaleza. O aumento do número de casos, já estamos com mais de 11 mil casos, mais de 700 óbitos, mortes, no Estado nesse período.

Portanto, um momento grave e com todos os desafios que o Estado tem feito juntamente com a Prefeitura. Todas as ampliações tanto de leitos de UTI quanto hospitalares aqui no Estado. Pra vocês terem uma ideia, já são quase 1500 leitos implantados no Ceará. Um aumento de 63% no numero de leitos em nosso Estado.

Mesmo com todo os esforço, nosso sistema de saúde tem chegado ao limite. Há uma necessidade recomendada pelos especialistas, de tomarmos medidas mais rígidas neste momento de enfrentamento à pandemia.

Portanto, quero aqui anunciar que hoje estamos renovando o decreto emergencial, que vencia dia 5, por mais 15 dias, ate o dia 20 de maio, com uma novidade, valendo todas aquelas questões e ações que estavam previstas nesse decreto, incluindo a obrigatoriedade a partir de amanhã do uso de máscaras pra todas as pessoas que forem sair de casa.

Então esse decreto, repito, sestá sendo renovado do di a6 ate o dia 20 de maio, valendo pra todos os municípios do Estado do Ceará.

E diante da situação de Fortaleza, conversamos muito eu e o prefeito, tomamos uma decisão conjunta, de implantarmos um isolamento social rígido aqui na capital, com ações mais restritivas de controle de circulação de pessoas e veículos, restringindo algumas questões, ambientes públicos, enfim, ações mais restritivas pra diminuirmos a velocidade que esse vírus tem se propagado aqui na capital e garantir que nós possamos ampliar ainda mais o que temos feito no sistema público de saúde pra atender as pessoas.

Compreendemos que é um momento grave, de muitos desafios, que exige muita união de todos, do setor acadêmico, do setor produtivo, dos dirigentes, de nos unirmos todos com um único objetivo, de minimizar os impactos dessa pandemia e de salvar vidas. Essa é a grande prioridade.

Portanto, esse decreto com medidas mais rígidas passará a vigorar sexta-feira, aqui na capital, até o dia 20. Portanto são medidas mais restritivas. E aqui quero fazer um apelo, como tenho feito em todos os nossos discursos, pronunciamentos, pra que a população cumpra o isolamento social. Essa é a principal medida orientada pelos especialistas, pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, pra diminuir os efeitos dessa pandemia, que mata as pessoas.

E fazer um apelo também aos demais gestores dos municípios cearenses, pra que façam valer o decreto e as medidas restritivas em todos os municípios do Estado do Ceará.

Quero passar a palavra ao prefeito Roberto Claudio.

ROBERTO CLAUDIO - "Governador, prazer estar aqui com o senhor, bom dia a todos. Quero aqui me dirigir a todos os fortalezenses em especial. Como já registrado pelo governador, o momento que a gente vive é grave e tem demandado medidas cada vez mais sérias, pra gente proteger vidas, ofertar ações de proteção à vida aqui em Fortaleza.

Estudando junto com especialistas, equipe da Prefeitura, comissão cientifica externa, nos coube neste momento essa decisão de fazer valer aqui pra cidade de Fortaleza um isolamento social rígido, com novas medidas, que vou citar daqui a pouco.

A gente identifica, olhando os números, o descumprimento do isolamento social e o aumento dos números aqui em Fortaleza. E a despeito do esforço de abrir novos leitos de UTI, a gente passou a vivenciar uma situação difícil nos hospitais da cidade.

É inegável, em todo o mundo, que a velocidade de disseminação do vírus é muito maior que a capacidade do Poder Público de abrir novos leitos.

E Isso nos impõe a necessidade de novas medidas. A gente vai tentar agregar aqui em cinco grupos:

1. Uma restrição de circulação de pessoas e veículos em vias públicas, inclusive mais específicas para pacientes de grupo de risco.

2. Também a gente vai proibir, fazer valer proibir dentro das comunidade, o funcionamento de qualquer atividade formal ou informal que não seja essencial, que agregue pessoas, junte pessoas e acabe criando ambiente de contaminação.

3. Supermercados, farmácias, essas atividades continuarão a funcionar normalmente. Apenas aplicaremos novas medidas de cuidado, prevenção, dentro do funcionamento dessa atividades essenciais.

4. Uma quarta ação, que será exercida pelos Bombeiros, AMC, Policia Militar, será o maior controle na na entrada e saída de Fortaleza.

5. E por fim a obrigação do uso de máscaras toda vez que sai de casa, no ônibus inclusive e quando circular nas vias públicas.

Essas cinco medidas passarão a valer e serão fiscalizadas a partir de sexta-feira

Como disse o governador, o maior fiscal tem que ser a nossa consciência. A gente tá vivendo uma pandemia grave, que já chegou na nossa cidade, tem levado muitas vidas, tem causado muito sofrimento a muitas famílias que têm seus entes queridos internados. Não há outra saída. A gente tem feito muitas ações e investimentos. Mas o que vai prevenir a internação e e evitar o óbito é a gente cumprir o isolamento.
Cabe a cada um de nós, que dá valor à vida e quer proteger a vida a gente e do outro, fazer valer esse isolamento social rígido, a partir de sexta-feira.

Queria registrar todo o esforço, a união com o Governo do Estado, que vem dando a capacidade de a gente agir com muito mais em Fortaleza.

CAMILO SANTANA - "Queria reforçar, para que não haja..., que todas as atividades essenciais continuarão funcionando. Supermercados, farmácias. Sei que tem muitas fake news. Portanto, as pessoas fiquem tranquilas, que não haverá desabastecimento em nenhuma dessas redes no Estado do Ceará. Todas estarão funcionando, com abastecimento resguardado.

Todas as nossa forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, AMC, Demutran, Agefis, todas irão trabalhar pra fiscalizar as restrições estabelecidas nesse novo decreto que será publicado hoje tanto para o Estado quanto para Fortaleza, para cumprimento aqui na capital e em todo o Estado do Ceará.

Sei que não são medidas fáceis. São medidas duras, que muitas vezes trazem transtorno à população. Pedir a compreensão da população. Mas tudo isso tem um único objetivo, salvar vidas, permitir que a gente possa ampliar o sistema de saúde não só em Fortaleza mas no Estado do Ceará. Esta semana estamos implantando mais 100 UTIS e precisamos desse espaço de tempo pra garantir que a sociedade possa ser atendida, ter o leito, ter o respirador, nos casos mais graves dessa pandemia.

Portanto, quero aqui encerrar, agradecer ao prefeito Roberto Claudio, a todos os profissionais de saúde que estão se dedicando todos os dias pra salvar vidas aqui na capital e no Estado do Ceará. Que deus abençoe a todos, e uma boa tarde!"

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".