Pular para o conteúdo principal

Morre Gilberto Dimenstein

Morreu nesta sexta-feira (29) de câncer nos pâncreas, aos 63 anos, o jornalista Gilberto Dimenstein. Ele lutava contra a doença há 15 meses.

O presidenciável Ciro Gomes lamenta a morte do jornalista:

Uma perda para o Brasil e para o bom jornalismo, realizado de forma independente e corajosa. Meus sentimentos para família e amigos".

A jornalista Vera Magalhães disse:

Morreu Gilberto Dimenstein. Uma perda imensa para o Jornalismo Brasileiro. Um homem íntegro, inspiração para minha geração, que lutou até o fim contra uma doença cruel. Que descanse em paz e que seus familiares e amigos encontrem conforto naquilo que acreditam e uns nos outros".

O jornalista Milton Jung destacou:

- Bate uma tristeza grande quando um amigo se vai, quando um colega jornalista nos deixa, quando alguém que sempre falou em defesa da cidadania morre. Gilberto Dimenstein foi tudo isso. Que Deus conforte a sua família.

Dimenstein ultimamente mantinha o site Catraca Livre. A morte foi confirmada por familiares de Dimenstein. Ele morreu por complicações do câncer, por volta das 9 horas da manhã desta sexta. O enterro deve acontecer no domingo, no Butantã, bairro da Zona Oeste de São Paulo.

A homenagem do Blog, a Dimenstein através do perfil dele traçado pelo Portal dos Jornalistas:


Gilberto Dimenstein nasceu em São Paulo (SP), em 28 de agosto de 1956. Iniciou no Jornalismo em 1977, na Revista Shalon (SP), da Comunidade Judaica do Brasil. Formado na Faculdade Cásper Líbero, é colunista da Folha de São Paulo e comentarista da Rádio CBN.

Já foi diretor da Folha de São Paulo, na sucursal de Brasília, e correspondente internacional em Nova Iorque (Estados Unidos). Desde 2011 integra o Conselho Editorial do jornal. Vive nos Estados Unidos, onde desenvolve o projeto de Comunicação para a Cidadania, a convite da Universidade Harvard, em Cambridge (EUA).

Trabalhou também nos jornais O Globo (RJ), Jornal do Brasil (RJ), Correio Braziliense (DF), Última Hora (SP) e nas revistas Educação (SP), Visão (SP) e Veja (SP). Foi acadêmico visitante do programa de Direitos Humanos da Universidade de Columbia, em Nova York.

Passou a se dedicar mais aos temas sociais entre 1991 e 1992, quando recebeu uma bolsa de estudos da MacArthur Foundation para investigar a violência e prostituição da criança na Amazônia. O resultado das apurações foi relatado no livro Meninas da Noite – A Prostituição de Meninas Escravas no Brasil (Ática, 1992), publicado em vários países.

O enfoque da temática não ficou apenas nas reportagens e comentários. Passou então a desenvolver ações sociais. Foi um dos criadores da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), disseminada pelo Brasil e vários países da América Latina. Em 1994, criou a ONG Cidade Escola Aprendiz, onde se desenvolve o programa Bairro-Escola, replicado com apoio do Unicef e Unesco em vários estados e cidades do País.

O projeto utiliza metodologia alternativa para a formação de profissionais do futuro, modelo que foi considerado, em 2009, “um exemplo de inovação comunitária” pela Escola de Administração de Harvard, e foi avaliado, pela Unesco, “como uma referência mundial”. O texto foi enviado ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Foi também autor de projetos curriculares de comunicação aplicada em escolas, entre os quais o Colégio Bandeirantes (SP). Idealizou o site Catraca Livre, que foi desenvolvido, em julho de 2009, por estudantes universitários da USP, PUC, Faap, Mackenzie e Metodista, para suprir a necessidade de agrupar, em uma única plataforma, as novidades gratuitas do cenário cultural paulistano.

Participou diariamente no Mais São Paulo, programa na Rádio CBN que foi ao ar duas vezes por dia, e semanalmente no portal FolhaOnline e no jornal Folha de São Paulo, com comentários assinados.

Comandava na Rádio CBN, o programa Cidadão Jornalista, um espaço destinado aos leitores e ouvintes que, ao relatarem fatos e experiências de sua cidade, comunidade e cotidiano, se tornam repórteres por um momento.

Segundo o senador Cristovam Buarque, que criou a Bolsa-Escola [em depoimento quando era governador do Distrito Federal], Dimenstein é um dos inspiradores desse programa. O Bolsa-Escola foi uma das bases para a montagem do Bolsa-Família, que atende a 11 milhões de família em todo o Brasil.

Ganhou, em 1995, o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, junto com o cardeal d. Paulo de Evaristo Arns. Além disso, recebeu o Prêmio Criança e Paz, do Unicef e uma menção honrosa do Prêmio Maria Moors Cabot, da Faculdade de Jornalismo de Columbia (USA).

Outras premiações abrilhantam a carreira de Dimenstein. Entre elas estão: dois Prêmios Esso de Jornalismo – em 1988, na categoria Principal, com a reportagem A Lista da Fisiologia, e, no ano seguinte, na categoria Informação Política, com O Grande Golpe, ambas publicadas pela Folha de S.Paulo –, dois Prêmios Líbero Badaró de Imprensa, o Prêmio Jabuti de Literatura de Melhor Livro de Não-Ficção em 1993, com O Cidadão de Papel (Ática, 1993), além de um Prêmio Comunique-se, na categoria Jornalista de Cultura – Mídia Livre, em 2012.

Entre outras obras de sua autoria destacam-se: A República dos Padrinhos: Chantagem e Corrupção em Brasília (Brasiliense, 1988); As armadilhas do poder – Bastidores da imprensa (Summus,1990); A Guerra dos Meninos – Assassinatos de Menores no Brasil (Brasiliense, 1990); A Democracia em Pedaços (Companhia das Letras, 1996); O Aprendiz do Futuro (Ática, 2005); O Mistério das Bolas de Gude (Papirus, 2006); Fomos Maus Alunos (Papirus 7 Mares, 2009) e Mundo de REP (Melhoramentos, 2010). O Mistério das Bolas de Gude também saiu em audiolivro (Audiolivro, 2006). As obras tratam de assuntos polêmicos para a sociedade brasileira e são usadas, com sucesso, por várias escolas do País.

Em coautorias, ele assinou: A Aventura da Reportagem (Summus, 1990), com Ricardo Kotscho; A História Real – Trama de uma Sucessão (Ática, 1994), com Josias de Souza; O Brasil na Ponta da Língua (Ática, 2002), com Pasquale Cipro Neto; Quebra-Cabeça Brasil (Ática, 2003), com Álvaro Cesar Giansanti; Heróis Invisíveis (Wide Publishing, 2004), com os fotógrafos Luiz Garrido, Christian Gaul e Edu Simões; Prazer em Conhecer (Papirus 7 Mares, 2008), com Miguel Nicolelis e Drauzio Varella; Dez Lições de Filosofia para um Brasil Cidadão (FTD, 2008), com Giansanti e Heide Strecker; Dez Lições de Sociologia para um Brasil Cidadão (FTD, 2008), com Giansanti e Marta M. A. Rodrigues; Escola Sem Sala de Aula (Papirus 7 Mares, 2010), com Antonio Carlos Gomes da Costa e Ricardo Semler; É Rindo que se Aprende (Papirus 7 Mares, 2011), com Marcelo Tas, e O Cidadão Invisível (Ática, 2011), com Ivan Jaf e Eduardo Ferigato.

Com Heloísa Pietro, escreveu os livros de literatura infantil Mano Descobre a Solidariedade (2001), Mano Descobre a Ecologia (2002), Mano Descobre a Paz (2003), Mano Descobre a Confiança (2004), Mano Descobre a Diferença (2010), Mano Descobre a Liberdade (2010) e Mano Descobre o Amor (2011), todos publicados pelas editoras Ática e Senac.

Dimenstein é sempre convidado para palestras que abordam assuntos sobre educação, habilidades e competências.

Deixou a Folha de São Paulo após 28 anos de dedicação. Sobre o desligamento, explicou na última postagem da coluna: "Saio da Folha com a gratidão de quem teve suporte para fazer da vida um laboratório. Mas a Folha não sai de mim: estará sempre associada à sensação de que o exercício da imaginação é o que nos torna singulares e relevantes".

Foi eleito em 2014 entre os 'TOP 100' dos '+Admirados Jornalistas Brasileiros'. Votação realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress. Sobre a distinção falou ao J&Cia: “Ser admirado pela opinião pública, ou seja, os leitores já é difícil. Muito mais difícil pelos seus colegas de profissão, que conhecem os bastidores da imprensa. Dai a força desse reconhecimento. ”

Em dezembro de 2014 destacou-se 14º lugar no ranking dos jornalistas mais premiados de todos os tempos.

Em junho de 2015 o Catraca Livre criou um site sobre consumo social para Casas Bahia. O conteúdo aborda educação financeira, histórias de pessoas que inspiram, dicas de como aproveitar e reaproveitar materiais e alimentos, tecnologias e direitos do consumidor.

Como Jornalista de Sustentabilidade venceu o Prêmio Comunique-se de 2015. Acrescentou à bagagem em 2015 a reeleição entre os ‘TOP 100’ do +Admirados Jornalistas Brasileiros.

No Ranking J&Cia dos +Premiados Jornalistas da História – Região Sudeste é um dos jornalistas Top 10 Gilberto Dimenstein, pelos prêmios conquistados com o Catraca Livre. A classificação foi divulgada em janeiro de 2016.




Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.