Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Está no Jornalistas & Cia edição desta semana:

  • Marcos André Borges CEO da VSM Comunicação (CE) - A pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, serviu para reforçar a relação de confiança entre a imprensa e a sociedade. Se as redes sociais e canais independentes haviam conquistado importante espaço com a polarização política recente, muitas vezes propagando notícias de procedência e veracidade duvidosa, a crise sanitária fez com que muitas pessoas voltassem a buscar a credibilidade dos grandes veículos, elevando a audiência e reafirmando a posição que a imprensa formal sempre teve ao longo da história. Vale ressaltar que, neste cenário, além dos conglomerados de comunicação, sites e blogs de jornalistas conceituados também tendem a ganhar com essa migração em andamento. Após reconquistar o público com informações sobre a Covid-19, a imprensa formal e os jornalistas terão o desafio de manter essa relação viva. A tendência é que os bastidores políticos voltem ao foco da cobertura e mais uma eleição em tempos de polarização se apresenta, com potencial de acirrar ainda mais os ânimos. Uma das maneiras de segurar a audiência talvez seja levar essa credibilidade para as redes sociais, incorporando soluções encontradas nesse período de crise sanitária, como a promoção de debates online e lives.

  • Mauro Costa Fundador e diretor da AD2M Engenharia de Comunicação (CE) - Há alguns anos o jornalismo já vinha se questionando em muitos aspectos de processos e do seu papel na sociedade, da mesma forma que vinha também sendo questionado, especialmente no que dizia respeito às mudanças exponenciais trazidas pelo mundo digital. A pandemia da Covid-19 acelerou essa caminhada e colocou o jornalismo em um ponto de encruzilhada ou oportunidade. Por um lado positivo, o fato é que a pandemia da Covid-19 descortinou-se como uma chance de referendar o papel do jornalismo como indutor da democracia e como o espaço melhor indicado para o consumo de informações e para a apresentação de cenários baseados em credibilidade da informação. E as pessoas passaram mesmo a buscar desesperadamente por essa oferta noticiosa de qualidade. Por outro, o jornalismo, enquanto modelo de negócios, está passando por uma crise cujas saídas exigirão muita criatividade para olhar para dentro sem perder a visão do que está se passando fora. Como garantir essa qualidade em meio a tantas cobranças externas e a uma concorrência cada vez mais acirrada com as redes sociais, e ao mesmo tempo como manter saudáveis economicamente os veículos de comunicação, é uma equação ainda em busca de solução. Esse cenário ainda está muito indefinido no momento, devido a diversos fatores. Um deles é o das recentes reduções de quadros na ampla maioria dos veículos de comunicação, o que pode vir a impactar agora e futuramente na qualidade do trabalho jornalístico. Isso sem se ter uma perspectiva de mudança e melhoria em breve. E o outro são os constantes ataques políticos ao jornalismo como atividade, à imprensa enquanto instituição e até mesmo aos profissionais jornalistas em sua lide diária nas atividades de cobertura. A questão financeira pode ter um impacto grande, bem como a busca por esse reforço do jornalismo como atividade de relevância para o mundo veloz e mutável que vivemos. A precarização da atividade jornalística deve ser observada atentamente, ao mesmo tempo em que se nota a consolidação da imprensa como mais um espaço de curadoria de conteúdos relevantes. A experiência de se fazer jornalismo em um momento de tantos riscos à saúde e em um período de isolamento social, que restringe o acesso físico dos jornalistas a fontes e a espaços, em paralelo com a massificação do acesso a novas tecnologias que garantem outras formas de contatos com as fontes e permitem às pessoas criarem seus próprios conteúdos, fazem com que o jornalista passe a trabalhar como um editor desses conteúdos com um filtro profissional de checagem e um olhar amplo e de contexto.

  • Renata Benevides e Karla Rodrigues comemoram dez anos da Capuchino Press: “Estamos há dez anos contando e ajudando a escrever capítulos importantes da história dos nossos clientes para seus públicos, através da imprensa e formadores de opinião. Esse é um sonho que não sonhamos sozinhas e que se renova a cada retorno positivo dos nossos parceiros e resultados. Esperamos muitas mudanças com o ‘novo normal’, mas nos enchemos de forças sabendo que o essencial, vai permanecer: nosso relacionamento. #capuchino #homeoffice #comunicacao #assessoriadecomunicacao #rp #digital #contemcapuchino #capuchinoeessencial”.
  • A VSM, em parceria com a agência de publicidade Mulato, lançou a campanha Nem precisa dizer qual é, que traz como mote a necessidade de trabalhar a marca e a imagem de uma empresa para ser lembrada por seu público-alvo. A ação utiliza elementos de marcas famosas, sem citar quais, para que o público faça a associação por conta própria.
  • O Ceará tem 15 agências de Publicidade, sendo matrizes e uma filial. Uma saiu do radar: Metamorfose Comunicação.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida