Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Está no Jornalistas & Cia edição desta semana:

  • Marcos André Borges CEO da VSM Comunicação (CE) - A pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, serviu para reforçar a relação de confiança entre a imprensa e a sociedade. Se as redes sociais e canais independentes haviam conquistado importante espaço com a polarização política recente, muitas vezes propagando notícias de procedência e veracidade duvidosa, a crise sanitária fez com que muitas pessoas voltassem a buscar a credibilidade dos grandes veículos, elevando a audiência e reafirmando a posição que a imprensa formal sempre teve ao longo da história. Vale ressaltar que, neste cenário, além dos conglomerados de comunicação, sites e blogs de jornalistas conceituados também tendem a ganhar com essa migração em andamento. Após reconquistar o público com informações sobre a Covid-19, a imprensa formal e os jornalistas terão o desafio de manter essa relação viva. A tendência é que os bastidores políticos voltem ao foco da cobertura e mais uma eleição em tempos de polarização se apresenta, com potencial de acirrar ainda mais os ânimos. Uma das maneiras de segurar a audiência talvez seja levar essa credibilidade para as redes sociais, incorporando soluções encontradas nesse período de crise sanitária, como a promoção de debates online e lives.

  • Mauro Costa Fundador e diretor da AD2M Engenharia de Comunicação (CE) - Há alguns anos o jornalismo já vinha se questionando em muitos aspectos de processos e do seu papel na sociedade, da mesma forma que vinha também sendo questionado, especialmente no que dizia respeito às mudanças exponenciais trazidas pelo mundo digital. A pandemia da Covid-19 acelerou essa caminhada e colocou o jornalismo em um ponto de encruzilhada ou oportunidade. Por um lado positivo, o fato é que a pandemia da Covid-19 descortinou-se como uma chance de referendar o papel do jornalismo como indutor da democracia e como o espaço melhor indicado para o consumo de informações e para a apresentação de cenários baseados em credibilidade da informação. E as pessoas passaram mesmo a buscar desesperadamente por essa oferta noticiosa de qualidade. Por outro, o jornalismo, enquanto modelo de negócios, está passando por uma crise cujas saídas exigirão muita criatividade para olhar para dentro sem perder a visão do que está se passando fora. Como garantir essa qualidade em meio a tantas cobranças externas e a uma concorrência cada vez mais acirrada com as redes sociais, e ao mesmo tempo como manter saudáveis economicamente os veículos de comunicação, é uma equação ainda em busca de solução. Esse cenário ainda está muito indefinido no momento, devido a diversos fatores. Um deles é o das recentes reduções de quadros na ampla maioria dos veículos de comunicação, o que pode vir a impactar agora e futuramente na qualidade do trabalho jornalístico. Isso sem se ter uma perspectiva de mudança e melhoria em breve. E o outro são os constantes ataques políticos ao jornalismo como atividade, à imprensa enquanto instituição e até mesmo aos profissionais jornalistas em sua lide diária nas atividades de cobertura. A questão financeira pode ter um impacto grande, bem como a busca por esse reforço do jornalismo como atividade de relevância para o mundo veloz e mutável que vivemos. A precarização da atividade jornalística deve ser observada atentamente, ao mesmo tempo em que se nota a consolidação da imprensa como mais um espaço de curadoria de conteúdos relevantes. A experiência de se fazer jornalismo em um momento de tantos riscos à saúde e em um período de isolamento social, que restringe o acesso físico dos jornalistas a fontes e a espaços, em paralelo com a massificação do acesso a novas tecnologias que garantem outras formas de contatos com as fontes e permitem às pessoas criarem seus próprios conteúdos, fazem com que o jornalista passe a trabalhar como um editor desses conteúdos com um filtro profissional de checagem e um olhar amplo e de contexto.

  • Renata Benevides e Karla Rodrigues comemoram dez anos da Capuchino Press: “Estamos há dez anos contando e ajudando a escrever capítulos importantes da história dos nossos clientes para seus públicos, através da imprensa e formadores de opinião. Esse é um sonho que não sonhamos sozinhas e que se renova a cada retorno positivo dos nossos parceiros e resultados. Esperamos muitas mudanças com o ‘novo normal’, mas nos enchemos de forças sabendo que o essencial, vai permanecer: nosso relacionamento. #capuchino #homeoffice #comunicacao #assessoriadecomunicacao #rp #digital #contemcapuchino #capuchinoeessencial”.
  • A VSM, em parceria com a agência de publicidade Mulato, lançou a campanha Nem precisa dizer qual é, que traz como mote a necessidade de trabalhar a marca e a imagem de uma empresa para ser lembrada por seu público-alvo. A ação utiliza elementos de marcas famosas, sem citar quais, para que o público faça a associação por conta própria.
  • O Ceará tem 15 agências de Publicidade, sendo matrizes e uma filial. Uma saiu do radar: Metamorfose Comunicação.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre jogador Mauro Zanata

Morreu na manhã deste domingo (4 de junho de 2023), enquanto jogava Futebol, na Maraponga, em Fortaleza, o atleta master Mauro Zanata. Ele teve um ataque fulminante do coração e não resistiu. Zanata jogou profissionalmente com lateral esquerdo no: Ferroviário. Fortaleza. Ceará. Guarany de Sobral. América. Tiradentes. Guarani de Juazeiro do Norte.

Tapa rouba a cena no Oscar 94

  Informa o Omelete: - O apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith. Citando o filme de 1997, Até o Limite da Honra, estrelado por uma Demi Moore de cabelo raspado, o comediante afirmou que a atriz, que convive com alopecia - doença que causa queda do cabelo -, faria a sequência. Smith, incomodado, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. No vídeo é possível ver que Smith grita “mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca” - confira: De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Ac

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre jogador Mauro Zanata

Morreu na manhã deste domingo (4 de junho de 2023), enquanto jogava Futebol, na Maraponga, em Fortaleza, o atleta master Mauro Zanata. Ele teve um ataque fulminante do coração e não resistiu. Zanata jogou profissionalmente com lateral esquerdo no: Ferroviário. Fortaleza. Ceará. Guarany de Sobral. América. Tiradentes. Guarani de Juazeiro do Norte.

Tapa rouba a cena no Oscar 94

  Informa o Omelete: - O apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith. Citando o filme de 1997, Até o Limite da Honra, estrelado por uma Demi Moore de cabelo raspado, o comediante afirmou que a atriz, que convive com alopecia - doença que causa queda do cabelo -, faria a sequência. Smith, incomodado, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. No vídeo é possível ver que Smith grita “mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca” - confira: De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Ac