Pular para o conteúdo principal



Morre rádio atriz Gláuria Farias

Informa o jornalista cultural Vicente Alencar a morte da rádio atriz da Dragão do Mar, Gláuria Farias, aos 80 anos.



- Ela integrou o elenco de rádio atrizes da Rádio Dragão do Mar nos anos 1950-1960, relata o livro de Marciano Lopes - 'Coisas que o Tempo Levou - A Era do Rádio no Ceará'.

Uma crônica de Demitri Túlio, de O Povo, em 10 de fevereiro de 2003, destaca Gláuria Farias como 'A Garota do Fusca':

- Antes da radionovela da Dragão do Mar, vinha o momento político. Leitura diária da crônica ''A Nossa Palavra'', alfinetada no calo do joanete de Paulo Sarasate. Um pouco antes das 12h30, horário do almoço, a UDN, União Democrática Nacional, entrava na peia, açoite de Caipora em cachorros de caçadas. Pedrada na vidraça oficial. Era o aperitivo para o almoço de capitalistas e canelau e o entrée para o folhetim das mariazinhas. Blanchard Girão fazia a ponta do lápis, afiava. Editoriais pintados de crônicas e vaias para os pulhas do governo da aldeia. Pulhas, digo, na versão dos ditos socialistas de plantão do Partido Social Democrático, PSD.

Depois da chibata o almoço estava à mesa, posto. Era a hora do ovo com baião de dois, sardinha com arroz branco ou cozidão de carne gorda com osso e tutano. Duas batidinhas no ossobuco e a gordura se ensebava na farinha. O refresco ou garapa açucarada de limão acompanhava o dejeuner. Passada a pua política, o sentido, agora, ia para o capítulo inédito da radionovela. Folhetim água com açúcar. Melado. ''Uma mulher contra o mundo inteiro'', ''A mulher que rir'', ''Jane Eyre''...

Gláuria Farias mandava brasa. Voz de bibelô de geladeira no mundo, sedutora e derretida. No papel principal, arrancava suspiros, goles secos e libido de mexer com as coisas e as vergonhas. O beijo era descrito e gemido. Escutava-se. Se os ouvintes salivassem, enchessem a boca d'água ou cruzassem as pernas, a história tava vingando. Sucesso de audiência. Certeza de, no final dos quatro meses de novela, sentirem saudade dos personagens. Gostinho de ter acabado algo na hora que o negócio tava esquentando. Mas depois de um radiodrama sempre vinha outro, e mais outro e outro.

Fama garantida, um dia convidaram a mocinha para um comercial. Fora do rádio. A televisão engatinhava na aldeia grande e o cast da Dragão dava as cartas. Enfeitiçados com o canto das sereias, ouvintes imaginavam deuses e deusas. O rádio era lugar encantado. Pois muito bem, a beldade emprestaria ao estreante Volks, sessenta e alguma coisa, as belas pernas, o busto pontudo, os cabelos e os lábios carnudos. Perfeita, perfeito.

A garota propaganda foi à Praia do Futuro e posou em cima do capô do Volkswagen. Lançamento do fusca em Fortaleza. Pneus faixa branca, calota niquelada, estribos nas portas e alça de segurança para o passageiro não dançar no banco traseiro. Pena que até hoje não enviaram o cachê pelo uso da imagem. Calote. Saiu no jornal, mas dinheiro que é bom - necas!

Política e dramalhão caminhavam ali, pertinho. Parsifal Barroso, PSD-PTB, tinha sido eleito, em 1958, governador graças aos bombardeios da Dragão contra os udenistas. Denúncias de escândalos envolvendo apadrinhados do governo e alejos administrativas. Enquanto isso, na mesa da sala de comer, ''A mulher que rir'' tabulava um enredo. Gláuria Farias encarnava uma fulana acometida do mal da dupla personalidade. Ora santa, ora devassa. Invadia os bares e seduzia os homens. Depois, dava na fraqueza, esquecia o acontecido e penava por isso. ''Jane Eyre'', outra campeã de audiência do radioteatro, era uma pobre empregada de casa rica, lascada, mas limpinha, honesta e gostosa. Por quem o patrão se apaixonara. Pior pra ela, a noiva-bruxa do bacana, incorporada por Hiramisa Serra, infernizaria a vida dela até o fim do melodrama.

Pegava fogo o cenário político. Violento. Em um dos capítulos da vida real, enfezado com as críticas, o governo mandou prender o carro de reportagens da Dragão do Mar. Xadrez para os repórteres em um quartel no Antônio Bezerra. Fuá à vista. Perboyre e Silva, então presidente da Associação Cearense de Imprensa, liderou uma carreata de jornalistas. Saíram do Centro de Fortaleza e foram protestar contra o ato do general Severino Sombra, secretário da Segurança. Depois de bate-bocas, via ondas curtas e manifestação na Praça dos Voluntários, soltaram os homens. Ponto para a Dragão, pivô do quiprocó e popularidade em alta. Pra desespero da Assunção, Iracema e Uirapuru.

O saldo de tanta polêmica resultou na eleição de Parsifal Barroso. Feito isso, a Dragão do Mar passou às mãos de Moysés Pimentel, capitalista e democrata social. Politicamente, a emissora continuou forte e em 1962 levou Pimentel à Câmara Federal. Já Blanchard Girão e Aécio de Borba se elegeram deputados estaduais.

A radioatriz Gláuria Farias voltaria, na campanha de Moysés Pimentel, a dar uma de garota-propaganda. Subia nos palanques e percorria os comícios pelo Interior do Estado. Pedido do patrão. Nas brenhas ou cafundós, não tinha aquele que não passasse mal ao ver de perto, em carne e osso, a moça da voz do rádio. Em Morada Nova, contam, um prefeito se tremia dos pés à cabeça. Fã incondicional, quase foi à pique.

Com o golpe de 1964, a Dragão foi ocupada e fechada no primeiro dia de abril. Invadida por ordem da 10ª Região Militar, permaneceu por vários meses fora do ar. Alguns jornalistas, como Nazareno Albuquerque e Peixoto de Alencar, foram presos. O general Almir Macêdo ficou como interventor. Moysés Pimentel e Blanchard Girão foram cassados pela ditadura. Girão, por sinal, nem na rádio estava mais. Gláuria Farias e o cast da emissora, que ainda contava com Oliveira Filho e Aderbal Freire Júnior, foram demitidos.

Aos 63 anos, Gláuria Farias tem duas filhas e mora na Alameda Maria Doralice, Cidade 2000. Depois da demissão em 1964, voltou a Dragão do Mar e virou locutora de programas de variedade em 1965. Ficou por lá durante um ano. Poderia até ter seguido o caminho normal das radioatrizes da aldeia que foram fazer novela, ao vivo, na tevê. Não foi. Era tímida e encabulada demais para aparecer em carne e osso. Foi assim..."

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia