Pular para o conteúdo principal

Morre rádio atriz Gláuria Farias

Informa o jornalista cultural Vicente Alencar a morte da rádio atriz da Dragão do Mar, Gláuria Farias, aos 80 anos.



- Ela integrou o elenco de rádio atrizes da Rádio Dragão do Mar nos anos 1950-1960, relata o livro de Marciano Lopes - 'Coisas que o Tempo Levou - A Era do Rádio no Ceará'.

Uma crônica de Demitri Túlio, de O Povo, em 10 de fevereiro de 2003, destaca Gláuria Farias como 'A Garota do Fusca':

- Antes da radionovela da Dragão do Mar, vinha o momento político. Leitura diária da crônica ''A Nossa Palavra'', alfinetada no calo do joanete de Paulo Sarasate. Um pouco antes das 12h30, horário do almoço, a UDN, União Democrática Nacional, entrava na peia, açoite de Caipora em cachorros de caçadas. Pedrada na vidraça oficial. Era o aperitivo para o almoço de capitalistas e canelau e o entrée para o folhetim das mariazinhas. Blanchard Girão fazia a ponta do lápis, afiava. Editoriais pintados de crônicas e vaias para os pulhas do governo da aldeia. Pulhas, digo, na versão dos ditos socialistas de plantão do Partido Social Democrático, PSD.

Depois da chibata o almoço estava à mesa, posto. Era a hora do ovo com baião de dois, sardinha com arroz branco ou cozidão de carne gorda com osso e tutano. Duas batidinhas no ossobuco e a gordura se ensebava na farinha. O refresco ou garapa açucarada de limão acompanhava o dejeuner. Passada a pua política, o sentido, agora, ia para o capítulo inédito da radionovela. Folhetim água com açúcar. Melado. ''Uma mulher contra o mundo inteiro'', ''A mulher que rir'', ''Jane Eyre''...

Gláuria Farias mandava brasa. Voz de bibelô de geladeira no mundo, sedutora e derretida. No papel principal, arrancava suspiros, goles secos e libido de mexer com as coisas e as vergonhas. O beijo era descrito e gemido. Escutava-se. Se os ouvintes salivassem, enchessem a boca d'água ou cruzassem as pernas, a história tava vingando. Sucesso de audiência. Certeza de, no final dos quatro meses de novela, sentirem saudade dos personagens. Gostinho de ter acabado algo na hora que o negócio tava esquentando. Mas depois de um radiodrama sempre vinha outro, e mais outro e outro.

Fama garantida, um dia convidaram a mocinha para um comercial. Fora do rádio. A televisão engatinhava na aldeia grande e o cast da Dragão dava as cartas. Enfeitiçados com o canto das sereias, ouvintes imaginavam deuses e deusas. O rádio era lugar encantado. Pois muito bem, a beldade emprestaria ao estreante Volks, sessenta e alguma coisa, as belas pernas, o busto pontudo, os cabelos e os lábios carnudos. Perfeita, perfeito.

A garota propaganda foi à Praia do Futuro e posou em cima do capô do Volkswagen. Lançamento do fusca em Fortaleza. Pneus faixa branca, calota niquelada, estribos nas portas e alça de segurança para o passageiro não dançar no banco traseiro. Pena que até hoje não enviaram o cachê pelo uso da imagem. Calote. Saiu no jornal, mas dinheiro que é bom - necas!

Política e dramalhão caminhavam ali, pertinho. Parsifal Barroso, PSD-PTB, tinha sido eleito, em 1958, governador graças aos bombardeios da Dragão contra os udenistas. Denúncias de escândalos envolvendo apadrinhados do governo e alejos administrativas. Enquanto isso, na mesa da sala de comer, ''A mulher que rir'' tabulava um enredo. Gláuria Farias encarnava uma fulana acometida do mal da dupla personalidade. Ora santa, ora devassa. Invadia os bares e seduzia os homens. Depois, dava na fraqueza, esquecia o acontecido e penava por isso. ''Jane Eyre'', outra campeã de audiência do radioteatro, era uma pobre empregada de casa rica, lascada, mas limpinha, honesta e gostosa. Por quem o patrão se apaixonara. Pior pra ela, a noiva-bruxa do bacana, incorporada por Hiramisa Serra, infernizaria a vida dela até o fim do melodrama.

Pegava fogo o cenário político. Violento. Em um dos capítulos da vida real, enfezado com as críticas, o governo mandou prender o carro de reportagens da Dragão do Mar. Xadrez para os repórteres em um quartel no Antônio Bezerra. Fuá à vista. Perboyre e Silva, então presidente da Associação Cearense de Imprensa, liderou uma carreata de jornalistas. Saíram do Centro de Fortaleza e foram protestar contra o ato do general Severino Sombra, secretário da Segurança. Depois de bate-bocas, via ondas curtas e manifestação na Praça dos Voluntários, soltaram os homens. Ponto para a Dragão, pivô do quiprocó e popularidade em alta. Pra desespero da Assunção, Iracema e Uirapuru.

O saldo de tanta polêmica resultou na eleição de Parsifal Barroso. Feito isso, a Dragão do Mar passou às mãos de Moysés Pimentel, capitalista e democrata social. Politicamente, a emissora continuou forte e em 1962 levou Pimentel à Câmara Federal. Já Blanchard Girão e Aécio de Borba se elegeram deputados estaduais.

A radioatriz Gláuria Farias voltaria, na campanha de Moysés Pimentel, a dar uma de garota-propaganda. Subia nos palanques e percorria os comícios pelo Interior do Estado. Pedido do patrão. Nas brenhas ou cafundós, não tinha aquele que não passasse mal ao ver de perto, em carne e osso, a moça da voz do rádio. Em Morada Nova, contam, um prefeito se tremia dos pés à cabeça. Fã incondicional, quase foi à pique.

Com o golpe de 1964, a Dragão foi ocupada e fechada no primeiro dia de abril. Invadida por ordem da 10ª Região Militar, permaneceu por vários meses fora do ar. Alguns jornalistas, como Nazareno Albuquerque e Peixoto de Alencar, foram presos. O general Almir Macêdo ficou como interventor. Moysés Pimentel e Blanchard Girão foram cassados pela ditadura. Girão, por sinal, nem na rádio estava mais. Gláuria Farias e o cast da emissora, que ainda contava com Oliveira Filho e Aderbal Freire Júnior, foram demitidos.

Aos 63 anos, Gláuria Farias tem duas filhas e mora na Alameda Maria Doralice, Cidade 2000. Depois da demissão em 1964, voltou a Dragão do Mar e virou locutora de programas de variedade em 1965. Ficou por lá durante um ano. Poderia até ter seguido o caminho normal das radioatrizes da aldeia que foram fazer novela, ao vivo, na tevê. Não foi. Era tímida e encabulada demais para aparecer em carne e osso. Foi assim..."

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

SMS e MPCE investigam suposta 'furada de fila' de Thyane e porque Wesley Safadão escolheu vacina anti coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) instaurou processo administrativo para averiguar a aplicação da vacina janssen contra a covid-19 na digital influencer Thyane Dantas, de 30 anos, nesta quarta-feira (8 de julho), no North Shopping Jóquei. Ela não constava na lista de agendados. O Ministério Público do Ceará (MPCE) também investiga os casos. Segundo o promotor de justiça, Eneas Romero, o MPCE vai ouvir as partes: - Como agora temos esse critério cronológico, que é a idade, fica mais fácil apontar essas questões, se foi realmente 'xepa', se foi fura fila. É um dever do Ministério Público investigar tudo isso. Mesmo que não se saiba exatamente o que aconteceu, existem meios para checar isso, como o cartão da vacina, quem fez a aplicação, quais os dados foram registrados no recebimento dessa dose", destaca Eneas Romero. A SMS investiga também porque o o esposo de Thyane, o cantor Wesley Safadão, de 32 anos, mudou de local de vacinação para receber a dose única

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

SMS e MPCE investigam suposta 'furada de fila' de Thyane e porque Wesley Safadão escolheu vacina anti coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) instaurou processo administrativo para averiguar a aplicação da vacina janssen contra a covid-19 na digital influencer Thyane Dantas, de 30 anos, nesta quarta-feira (8 de julho), no North Shopping Jóquei. Ela não constava na lista de agendados. O Ministério Público do Ceará (MPCE) também investiga os casos. Segundo o promotor de justiça, Eneas Romero, o MPCE vai ouvir as partes: - Como agora temos esse critério cronológico, que é a idade, fica mais fácil apontar essas questões, se foi realmente 'xepa', se foi fura fila. É um dever do Ministério Público investigar tudo isso. Mesmo que não se saiba exatamente o que aconteceu, existem meios para checar isso, como o cartão da vacina, quem fez a aplicação, quais os dados foram registrados no recebimento dessa dose", destaca Eneas Romero. A SMS investiga também porque o o esposo de Thyane, o cantor Wesley Safadão, de 32 anos, mudou de local de vacinação para receber a dose única