Pular para o conteúdo principal



Teatro Universitário comemora 55 anos

Nesta sexta-feira (26), o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), comemora 55 anos de muitas histórias. Diante do cenário de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o teatro elaborou uma programação especial de lives desta sexta (26) até terça (30) para transmissão em seu perfil oficial no Instagram.



A live de abertura ocorre nesta sexta-feira, às 18 horas, com participação do teatrólogo e professor Ricardo Guilherme e mediação do professor Ghil Brandão, ambos do curso de licenciatura em Teatro da UFC. Eles irão conversar sobre a história do TUPA, abordando a questão de ser um espaço artístico e formativo de vanguarda, que inaugurou no início da década de 1960 o primeiro curso de formação de atores do Ceará, o Curso de Arte Dramática (CAD), em nível de extensão.

No sábado (27), às 19 horas, o público poderá acompanhar a live do sarau performativo Vozes da re-existência, com mediação de Matheus Bizerra e participação de vários artistas da cidade e do Curso de Teatro da UFC. O sarau integra o projeto Voz em Performance, coordenado pelo professor Ghil Brandão no programa da Bolsa-Arte.

As comemorações terminam na terça-feira (30), às 18 horas, com uma live-performance sobre gestão cultural, com a professora e diretora do TUPA, Juliana Carvalho, e com Jupyra Carvalho, artista, aluna do Curso de Teatro e ex-bolsista do Teatro Universitário.

Além dessa programação, a direção do teatro realiza uma campanha para seus seguidores no Instagram, convidando-os a enviar fotos, depoimentos escritos e videodepoimentos, compartilhando uma história marcante vivida no TUPA e manifestando sua relação de afeto com esse espaço cultural da UFC.

INTERATIVIDADE – A direção do teatro explica que, na busca de se adequar à nova realidade imposta pelo isolamento social em meio à Pandemia da Covid-19, o TUPA iniciou uma nova linha editorial em seu perfil oficial no Instagram. A intenção é a de manter o contato afetivo com alunos e artistas. Numa perspectiva de gestão colaborativa desse espaço virtual, a escolha e a produção de conteúdos de cada quadro são feitas pelas bolsistas do teatro, que trazem a voz e os interesses do público eminentemente jovem e universitário do TUPA.

A direção destaca que a escolha das temáticas e personalidades envolvidas em cada quadro é guiada por uma visão decolonial, que busca pôr em foco questões de gênero e raça destacando a produção de mulheres, pessoas trans e negros e, ainda, evidenciando territórios geralmente invisibilizados pelas grandes mídias.

Conforme essa nova linha editorial do perfil do TUPA, a equipe realiza uma alimentação semanal que se organiza em quadros. Nas segundas-feiras, há o Tupa Indica, com indicações de filmes, álbuns de música, peças e livros. Paralelas a esse quadro, estão as dicas de lives e cursos on-line da semana, que trazem sobretudo ações formativas sobre arte, teatro e educação.

Nas quintas-feiras, é dia do quadro Quem É, que apresenta um breve perfil de personalidades do teatro estadual, nacional e até mesmo mundial. Para quem desejar conhecer mais sobre as figuras do dia, o site do Teatro Universitário disponibiliza uma matéria completa. No mês de junho, esse quadro apresentou artistas que fizeram parte do Curso de Arte Dramática (CAD) em seus primórdios, como alunos e professores.

Nas sextas-feiras, é dia de divulgar os coletivos cênicos da cidade e do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, que abriga o Curso de Licenciatura em Teatro, dando espaço para que eles se apresentem ao público e contem um pouco de sua história. A ideia da direção do teatro é alternar entre grupos jovens e grupos com uma trajetória mais longa, ocupantes do TUPA, aproximando os artistas e fortalecendo seu sentimento de pertença a esse espaço.

Todos os quadros são semanais, com exceção do TUPA em um Minuto, que é apresentado quinzenalmente, nas terças-feiras. Trata-se de um produto audiovisual de um minuto, produzido em parceria com o setor técnico de audiovisual do ICA. Um ocupante do TUPA (aluno artista, docente etc.) é convidado a fazer um depoimento falando de sua experiência de criação ou de apresentação no teatro. “Com esse vídeo, queremos mostrar a cara do nosso teatro através das pessoas que ocupam esse espaço no dia a dia, tornando-o vivo e potente”, ressalta a direção.

HISTÓRIA – Por iniciativa de B. de Paiva, o Teatro Universitário surge em 1965, após a UFC adquirir o prédio que pertencia ao antigo Ginásio Santa Maria. O projeto é dos arquitetos Neudson Braga e Liberal de Castro, trabalho cenográfico de J. Figueiredo e HelderRamos, orientação de iluminotécnica de Lamartine e Alico, e decoração (máscaras) de J. Figueiredo e Breno Felício.

A inauguração do Teatro Universitário ocorreu em 26 de junho de 1965. O primeiro espetáculo recebido pelo palco do TU (como era inicialmente apelidado) foi a montagem de O demônio familiar, de José de Alencar, sob direção de B. de Paiva. Diversas encenações oriundas do CAD e de grupos locais, nacionais e estrangeiros passaram pelo palco do Teatro da UFC – que também era conhecido por Teatro de Bolso na década de 1960, por ter o espaço e o público reduzido em comparação a teatros maiores.

Apenas em 1980 o Teatro da UFC passa a ser chamado de Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, homenagem póstuma àquele que foi um dos maiores defensores do teatro como instrumento de educação e tanto incentivou o teatro de estudantes. Em 2019 o teatro ganha uma nova identidade visual e um novo apelido, o TUPA, que põe em ênfase o nome de Paschoal.

A partir da apresentação da aula-espetáculo No ato, de Ricardo Guilherme, no palco do TUPA, em 18 de fevereiro de 2010, foram iniciadas as atividades do Curso de Licenciatura em Teatro do ICA. Desde então, o TUPA passou a acolher as produções cênicas de disciplinas práticas do Curso de Teatro, bem como os processos criativos e espetáculos teatrais, de dança, musicais e audiovisuais de alunos do Instituto de Cultura e Artes.

Fonte: Professora Juliana Carvalho, diretora do TUPA; e Vitória Rodrigues, bolsista de Comunicação – e-mail: teatrouniversitario@ufc.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...