Pular para o conteúdo principal

Teatro Universitário comemora 55 anos

Nesta sexta-feira (26), o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), comemora 55 anos de muitas histórias. Diante do cenário de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o teatro elaborou uma programação especial de lives desta sexta (26) até terça (30) para transmissão em seu perfil oficial no Instagram.



A live de abertura ocorre nesta sexta-feira, às 18 horas, com participação do teatrólogo e professor Ricardo Guilherme e mediação do professor Ghil Brandão, ambos do curso de licenciatura em Teatro da UFC. Eles irão conversar sobre a história do TUPA, abordando a questão de ser um espaço artístico e formativo de vanguarda, que inaugurou no início da década de 1960 o primeiro curso de formação de atores do Ceará, o Curso de Arte Dramática (CAD), em nível de extensão.

No sábado (27), às 19 horas, o público poderá acompanhar a live do sarau performativo Vozes da re-existência, com mediação de Matheus Bizerra e participação de vários artistas da cidade e do Curso de Teatro da UFC. O sarau integra o projeto Voz em Performance, coordenado pelo professor Ghil Brandão no programa da Bolsa-Arte.

As comemorações terminam na terça-feira (30), às 18 horas, com uma live-performance sobre gestão cultural, com a professora e diretora do TUPA, Juliana Carvalho, e com Jupyra Carvalho, artista, aluna do Curso de Teatro e ex-bolsista do Teatro Universitário.

Além dessa programação, a direção do teatro realiza uma campanha para seus seguidores no Instagram, convidando-os a enviar fotos, depoimentos escritos e videodepoimentos, compartilhando uma história marcante vivida no TUPA e manifestando sua relação de afeto com esse espaço cultural da UFC.

INTERATIVIDADE – A direção do teatro explica que, na busca de se adequar à nova realidade imposta pelo isolamento social em meio à Pandemia da Covid-19, o TUPA iniciou uma nova linha editorial em seu perfil oficial no Instagram. A intenção é a de manter o contato afetivo com alunos e artistas. Numa perspectiva de gestão colaborativa desse espaço virtual, a escolha e a produção de conteúdos de cada quadro são feitas pelas bolsistas do teatro, que trazem a voz e os interesses do público eminentemente jovem e universitário do TUPA.

A direção destaca que a escolha das temáticas e personalidades envolvidas em cada quadro é guiada por uma visão decolonial, que busca pôr em foco questões de gênero e raça destacando a produção de mulheres, pessoas trans e negros e, ainda, evidenciando territórios geralmente invisibilizados pelas grandes mídias.

Conforme essa nova linha editorial do perfil do TUPA, a equipe realiza uma alimentação semanal que se organiza em quadros. Nas segundas-feiras, há o Tupa Indica, com indicações de filmes, álbuns de música, peças e livros. Paralelas a esse quadro, estão as dicas de lives e cursos on-line da semana, que trazem sobretudo ações formativas sobre arte, teatro e educação.

Nas quintas-feiras, é dia do quadro Quem É, que apresenta um breve perfil de personalidades do teatro estadual, nacional e até mesmo mundial. Para quem desejar conhecer mais sobre as figuras do dia, o site do Teatro Universitário disponibiliza uma matéria completa. No mês de junho, esse quadro apresentou artistas que fizeram parte do Curso de Arte Dramática (CAD) em seus primórdios, como alunos e professores.

Nas sextas-feiras, é dia de divulgar os coletivos cênicos da cidade e do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, que abriga o Curso de Licenciatura em Teatro, dando espaço para que eles se apresentem ao público e contem um pouco de sua história. A ideia da direção do teatro é alternar entre grupos jovens e grupos com uma trajetória mais longa, ocupantes do TUPA, aproximando os artistas e fortalecendo seu sentimento de pertença a esse espaço.

Todos os quadros são semanais, com exceção do TUPA em um Minuto, que é apresentado quinzenalmente, nas terças-feiras. Trata-se de um produto audiovisual de um minuto, produzido em parceria com o setor técnico de audiovisual do ICA. Um ocupante do TUPA (aluno artista, docente etc.) é convidado a fazer um depoimento falando de sua experiência de criação ou de apresentação no teatro. “Com esse vídeo, queremos mostrar a cara do nosso teatro através das pessoas que ocupam esse espaço no dia a dia, tornando-o vivo e potente”, ressalta a direção.

HISTÓRIA – Por iniciativa de B. de Paiva, o Teatro Universitário surge em 1965, após a UFC adquirir o prédio que pertencia ao antigo Ginásio Santa Maria. O projeto é dos arquitetos Neudson Braga e Liberal de Castro, trabalho cenográfico de J. Figueiredo e HelderRamos, orientação de iluminotécnica de Lamartine e Alico, e decoração (máscaras) de J. Figueiredo e Breno Felício.

A inauguração do Teatro Universitário ocorreu em 26 de junho de 1965. O primeiro espetáculo recebido pelo palco do TU (como era inicialmente apelidado) foi a montagem de O demônio familiar, de José de Alencar, sob direção de B. de Paiva. Diversas encenações oriundas do CAD e de grupos locais, nacionais e estrangeiros passaram pelo palco do Teatro da UFC – que também era conhecido por Teatro de Bolso na década de 1960, por ter o espaço e o público reduzido em comparação a teatros maiores.

Apenas em 1980 o Teatro da UFC passa a ser chamado de Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, homenagem póstuma àquele que foi um dos maiores defensores do teatro como instrumento de educação e tanto incentivou o teatro de estudantes. Em 2019 o teatro ganha uma nova identidade visual e um novo apelido, o TUPA, que põe em ênfase o nome de Paschoal.

A partir da apresentação da aula-espetáculo No ato, de Ricardo Guilherme, no palco do TUPA, em 18 de fevereiro de 2010, foram iniciadas as atividades do Curso de Licenciatura em Teatro do ICA. Desde então, o TUPA passou a acolher as produções cênicas de disciplinas práticas do Curso de Teatro, bem como os processos criativos e espetáculos teatrais, de dança, musicais e audiovisuais de alunos do Instituto de Cultura e Artes.

Fonte: Professora Juliana Carvalho, diretora do TUPA; e Vitória Rodrigues, bolsista de Comunicação – e-mail: teatrouniversitario@ufc.br

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Morre Carlinhos Perdigão

Morreu nesta sexta-feira (2 de julho), aos 52 anos, depois de longa luta contra a covid-19 o músico e  professor Carlos Perdigão (fotos). Jornalista Alberto Perdigão -  Triste demais com a morte do primo e amigo @carlinhosperdigao. Professor, músico, poeta, ela era amado por todos. Sorriso sempre. Gentileza sempre. Mais um que não teve vacina a tempo... meus Deus. @danyandd quem ele tanto amava receba meu abraço solidário na dor. Tio Carlos, Lúcia, Haroldo, Jarbas... que perda precoce meus queridos". Jornalista Marina Valente - A gente não aguenta mais dar adeus. Estamos querendo o abraço do retorno dos que sobreviveram. Para chorar junto. Para se consolar junto. Para lembrar de quem perdemos e lutarmos contra quem os tirou de nós. Mais um amigo partiu. Um cara da música, da alegria, da comunicação e da fé no que há de bom nesse mundo. Estamos perdendo quem faz a diferença enquanto não fazemos perder os que estão nos matando. Que Deus te receba com música e muito carinho Calinhos

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Morre Carlinhos Perdigão

Morreu nesta sexta-feira (2 de julho), aos 52 anos, depois de longa luta contra a covid-19 o músico e  professor Carlos Perdigão (fotos). Jornalista Alberto Perdigão -  Triste demais com a morte do primo e amigo @carlinhosperdigao. Professor, músico, poeta, ela era amado por todos. Sorriso sempre. Gentileza sempre. Mais um que não teve vacina a tempo... meus Deus. @danyandd quem ele tanto amava receba meu abraço solidário na dor. Tio Carlos, Lúcia, Haroldo, Jarbas... que perda precoce meus queridos". Jornalista Marina Valente - A gente não aguenta mais dar adeus. Estamos querendo o abraço do retorno dos que sobreviveram. Para chorar junto. Para se consolar junto. Para lembrar de quem perdemos e lutarmos contra quem os tirou de nós. Mais um amigo partiu. Um cara da música, da alegria, da comunicação e da fé no que há de bom nesse mundo. Estamos perdendo quem faz a diferença enquanto não fazemos perder os que estão nos matando. Que Deus te receba com música e muito carinho Calinhos

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi