Pular para o conteúdo principal

Teatro Universitário comemora 55 anos

Nesta sexta-feira (26), o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), comemora 55 anos de muitas histórias. Diante do cenário de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o teatro elaborou uma programação especial de lives desta sexta (26) até terça (30) para transmissão em seu perfil oficial no Instagram.



A live de abertura ocorre nesta sexta-feira, às 18 horas, com participação do teatrólogo e professor Ricardo Guilherme e mediação do professor Ghil Brandão, ambos do curso de licenciatura em Teatro da UFC. Eles irão conversar sobre a história do TUPA, abordando a questão de ser um espaço artístico e formativo de vanguarda, que inaugurou no início da década de 1960 o primeiro curso de formação de atores do Ceará, o Curso de Arte Dramática (CAD), em nível de extensão.

No sábado (27), às 19 horas, o público poderá acompanhar a live do sarau performativo Vozes da re-existência, com mediação de Matheus Bizerra e participação de vários artistas da cidade e do Curso de Teatro da UFC. O sarau integra o projeto Voz em Performance, coordenado pelo professor Ghil Brandão no programa da Bolsa-Arte.

As comemorações terminam na terça-feira (30), às 18 horas, com uma live-performance sobre gestão cultural, com a professora e diretora do TUPA, Juliana Carvalho, e com Jupyra Carvalho, artista, aluna do Curso de Teatro e ex-bolsista do Teatro Universitário.

Além dessa programação, a direção do teatro realiza uma campanha para seus seguidores no Instagram, convidando-os a enviar fotos, depoimentos escritos e videodepoimentos, compartilhando uma história marcante vivida no TUPA e manifestando sua relação de afeto com esse espaço cultural da UFC.

INTERATIVIDADE – A direção do teatro explica que, na busca de se adequar à nova realidade imposta pelo isolamento social em meio à Pandemia da Covid-19, o TUPA iniciou uma nova linha editorial em seu perfil oficial no Instagram. A intenção é a de manter o contato afetivo com alunos e artistas. Numa perspectiva de gestão colaborativa desse espaço virtual, a escolha e a produção de conteúdos de cada quadro são feitas pelas bolsistas do teatro, que trazem a voz e os interesses do público eminentemente jovem e universitário do TUPA.

A direção destaca que a escolha das temáticas e personalidades envolvidas em cada quadro é guiada por uma visão decolonial, que busca pôr em foco questões de gênero e raça destacando a produção de mulheres, pessoas trans e negros e, ainda, evidenciando territórios geralmente invisibilizados pelas grandes mídias.

Conforme essa nova linha editorial do perfil do TUPA, a equipe realiza uma alimentação semanal que se organiza em quadros. Nas segundas-feiras, há o Tupa Indica, com indicações de filmes, álbuns de música, peças e livros. Paralelas a esse quadro, estão as dicas de lives e cursos on-line da semana, que trazem sobretudo ações formativas sobre arte, teatro e educação.

Nas quintas-feiras, é dia do quadro Quem É, que apresenta um breve perfil de personalidades do teatro estadual, nacional e até mesmo mundial. Para quem desejar conhecer mais sobre as figuras do dia, o site do Teatro Universitário disponibiliza uma matéria completa. No mês de junho, esse quadro apresentou artistas que fizeram parte do Curso de Arte Dramática (CAD) em seus primórdios, como alunos e professores.

Nas sextas-feiras, é dia de divulgar os coletivos cênicos da cidade e do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, que abriga o Curso de Licenciatura em Teatro, dando espaço para que eles se apresentem ao público e contem um pouco de sua história. A ideia da direção do teatro é alternar entre grupos jovens e grupos com uma trajetória mais longa, ocupantes do TUPA, aproximando os artistas e fortalecendo seu sentimento de pertença a esse espaço.

Todos os quadros são semanais, com exceção do TUPA em um Minuto, que é apresentado quinzenalmente, nas terças-feiras. Trata-se de um produto audiovisual de um minuto, produzido em parceria com o setor técnico de audiovisual do ICA. Um ocupante do TUPA (aluno artista, docente etc.) é convidado a fazer um depoimento falando de sua experiência de criação ou de apresentação no teatro. “Com esse vídeo, queremos mostrar a cara do nosso teatro através das pessoas que ocupam esse espaço no dia a dia, tornando-o vivo e potente”, ressalta a direção.

HISTÓRIA – Por iniciativa de B. de Paiva, o Teatro Universitário surge em 1965, após a UFC adquirir o prédio que pertencia ao antigo Ginásio Santa Maria. O projeto é dos arquitetos Neudson Braga e Liberal de Castro, trabalho cenográfico de J. Figueiredo e HelderRamos, orientação de iluminotécnica de Lamartine e Alico, e decoração (máscaras) de J. Figueiredo e Breno Felício.

A inauguração do Teatro Universitário ocorreu em 26 de junho de 1965. O primeiro espetáculo recebido pelo palco do TU (como era inicialmente apelidado) foi a montagem de O demônio familiar, de José de Alencar, sob direção de B. de Paiva. Diversas encenações oriundas do CAD e de grupos locais, nacionais e estrangeiros passaram pelo palco do Teatro da UFC – que também era conhecido por Teatro de Bolso na década de 1960, por ter o espaço e o público reduzido em comparação a teatros maiores.

Apenas em 1980 o Teatro da UFC passa a ser chamado de Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, homenagem póstuma àquele que foi um dos maiores defensores do teatro como instrumento de educação e tanto incentivou o teatro de estudantes. Em 2019 o teatro ganha uma nova identidade visual e um novo apelido, o TUPA, que põe em ênfase o nome de Paschoal.

A partir da apresentação da aula-espetáculo No ato, de Ricardo Guilherme, no palco do TUPA, em 18 de fevereiro de 2010, foram iniciadas as atividades do Curso de Licenciatura em Teatro do ICA. Desde então, o TUPA passou a acolher as produções cênicas de disciplinas práticas do Curso de Teatro, bem como os processos criativos e espetáculos teatrais, de dança, musicais e audiovisuais de alunos do Instituto de Cultura e Artes.

Fonte: Professora Juliana Carvalho, diretora do TUPA; e Vitória Rodrigues, bolsista de Comunicação – e-mail: teatrouniversitario@ufc.br

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre Auxiliar de Reportagem Claudinho

O Assistente de Estúdio e Auxiliar de Reportagem da TV Fortaleza, José Cláudio Ferreira da Costa (Claudinho) morreu neste domingo (7), de Covid 19, aos 61 anos.


Repercussão da morte de Claudinho:

Ivelise Maia - "Descanse em paz Claudinho! Sentindo-se triste".

Assis Pereira - "Anos 1970 éramos da mesma classe de Colégio, e agora na CMFor revivemos história da época, futebol, namoradas de colégio, às cachaças, os amigos, professores e tantas lembranças da época agente comentava. Triste notícia. Deus o tenha eternamente e a família enlutada o meu sentimento de muita tristeza".
Edson Cunha - "Triste demais, saudades vai ficar pra sempre amigo Claudinho".

Demóstenes Batalha - "Trabalhamos juntos na TV Fortaleza por anos, assistente de estúdio e auxiliar da reportagem, sempre prestativo, calado, mas observador. Brincávamos muito, pois era assistente quando era repórter do plenário da câmara. E tínhamos uma piada interna, “cadê o Kid”. Infelizmente vítima de Cov…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre Auxiliar de Reportagem Claudinho

O Assistente de Estúdio e Auxiliar de Reportagem da TV Fortaleza, José Cláudio Ferreira da Costa (Claudinho) morreu neste domingo (7), de Covid 19, aos 61 anos.


Repercussão da morte de Claudinho:

Ivelise Maia - "Descanse em paz Claudinho! Sentindo-se triste".

Assis Pereira - "Anos 1970 éramos da mesma classe de Colégio, e agora na CMFor revivemos história da época, futebol, namoradas de colégio, às cachaças, os amigos, professores e tantas lembranças da época agente comentava. Triste notícia. Deus o tenha eternamente e a família enlutada o meu sentimento de muita tristeza".
Edson Cunha - "Triste demais, saudades vai ficar pra sempre amigo Claudinho".

Demóstenes Batalha - "Trabalhamos juntos na TV Fortaleza por anos, assistente de estúdio e auxiliar da reportagem, sempre prestativo, calado, mas observador. Brincávamos muito, pois era assistente quando era repórter do plenário da câmara. E tínhamos uma piada interna, “cadê o Kid”. Infelizmente vítima de Cov…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …