Pular para o conteúdo principal



Boa quadra chuvosa abre perspectiva de retomada da produção agrícola irrigada

Terminada a melhor quadra chuvosa dos últimos nove anos, as águas acumuladas nas 12 bacias hidrográficas do Ceará mudaram o cenário hídrico do Estado. Houve recuperação expressiva dos volumes acumulados em quase todas as regiões, com algumas chegando praticamente à plenitude de seus volumes. É o caso daquelas situadas mais ao Norte, próximas do litoral: Coreaú, Litoral, Metropolitanas e Ibiapaba. 


Esses volumes possibilitarão, em boa medida, a retomada da atividade econômica suspensa em grande parte durante os sucessivos anos daquela que já é considerada a maior seca da história do Ceará. Contudo, em que pese a recuperação ter acontecido em praticamente todas as bacias, ainda há gargalos a serem considerados.

Perímetros irrigados situados na Bacia do Acaraú – cujo volume após a quadra chuvosa bateu confortáveis 91% – terão condições de retomar suas atividades. 

“A Cogerh, numa ação considerada arrojada por muitos, vinha mantendo alguma irrigação viva nos perímetros Araras Norte e Baixo Acaraú”, explica João Lúcio Farias, presidente da Cogerh.

Segundo ele, com as boas recargas deste ano, será possível ampliar a área irrigada. “O fato de o Araras (Açude Paulo Sarasate) ter sangrado neste ano, nos dá garantia para atender plenamente ao setor”, garante João Lúcio. O Araras é o maior Açude da Bacia do Acaraú e quarto maior do Estado.

Decisão recente do Conselho de Recursos Hídricos do Ceará (Conerh) estabeleceu que as águas acumuladas no Açude Castanhão serão destinadas exclusivamente ao Vale do Jaguaribe, o que possibilitará, também naquela região, a retomada mais forte da agricultura irrigada. Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, vários fatores motivaram essa decisão.

Dentre eles a boa reserva acumulada no Sistema Metropolitano, formado pelos açudes Pacajus, Pacoti, Riachão e Gavião. Esses açudes acumulam, atualmente, 85% de suas capacidades somadas, garantindo a Região Metropolitana de Fortaleza por um ano. Com esse volume garantindo a RMF, não será necessária a transferência de águas do Castanhão.

Segundo a decisão do Conerh, o Castanhão deverá operar com vazão média de 12 metros cúbicos por segundo. Essa água é dividida entre a perenização do leito do Rio Jaguaribe e o Eixão das Águas. “Com essa vazão, garantimos primeiro o abastecimento humano das cidades do Vale, e temos condição de atender bem aos irrigantes”, explica o secretário Teixeira, que também preside o Conselho de Recursos Hídricos.


Pós-Pandemia - O presidente da Cogerh também ressalta a importância estratégica da água para a recuperação da economia do Estado quando a pandemia provocada pelo novo coronavírus passar. 

“Não podemos perder de vista a relevância da geração de empregos no campo para a volta da economia aos trilhos quando tudo isso passar. Trata-se de um dos setores mais ágeis na contratação de mão-de-obra, e isso dinamiza a economia local, os pequenos negócios locais” destaca João Lúcio. “Nesse sentido, a água do Castanhão terá ainda mais importância no chamado período de pós-pandemia”, conclui.
Sistema que abastece RMF requer atenção permanente - A principal característica das chuvas no Ceará é a irregularidade. Tanto no tempo quanto no espaço físico. Isso significa que o Estado pode passar anos (como visto no passado recente) com chuvas abaixo do desejável e outros anos de abundância. Também que, mesmo nos anos de boas chuvas, as precipitações não acontecem de maneira uniforme no território. Dessa forma, mesmo em anos considerados bons, algumas regiões permanecem em seca ou situação de alerta. Neste ano, mesmo com chuvas mais bem distribuídas, ainda há regiões em dificuldades, ou em alerta.

É o caso do Sistema Integrado Jaguaribe/RMF, e as bacias do Alto Jaguaribe (34,9%) e Salgado (43,2%), Sertões de Crateús (45,7%) e Curu (31,1%). Outras duas Bacias, Banabuiú (14,7%) e Médio Jaguaribe (15,6%), encontram-se em Situação Crítica (abaixo dos 30%). “Justamente nessas duas bacias estão situados dois dos chamados reservatórios estratégicos: Banabuiú e Castanhão”, lembra o secretário Francisco Teixeira. “É claro que houve aportes, mas os nossos estoques de água estavam muito acanhados. Por isso estamos lançando essa advertência”, diz. O Sistema Integrado Jaguaribe/RM considera o Castanhão mais os açudes situados no Entorno de Fortaleza: Pacajus, Pacoti, Riachão e Gavião. Trata-se do macrossistema que garante a Região Metropolitana.


Outra região que prende a atenção das autoridades dos recursos hídricos no Estado é a do Baixo Jaguaribe. “Essa é uma região que tem apenas um açude monitorado, o Santo Antônio de Russas. Esse é um reservatório pequeno e de abrangência muito limitada”, adverte o secretário. Desde 2015/2016 cidades abaixo de Limoeiro do Norte passaram a ser atendidas por água subterrânea. Isso devido ao fato de o Castanhão não ter mais condições de perenizar o Rio Jaguaribe e abastecer aquelas populações.

“Dessa forma, cidades como Fortim, Russas, Palhano, Jaguaruana, Itaiçaba e Aracati tiveram de retomar seus antigos sistemas de abastecimento a partir de água subterrânea”, explica Teixeira. “Ou seja, o ainda baixo estoque de água do Castanhão, reflete no abastecimento dessas cidades e de comunidades rurais dessa região”. O setor produtivo nessa região também teve de se socorrer da água de poços, sobretudo na produção de camarão em cativeiro, atividade intensa naquela região.

Açudes estratégicos – A Cogerh monitora 155 reservatórios nas 12 bacias hidrográficas do Ceará. Todos têm importância seja para o abastecimento humano, seja para os chamados usos múltiplos. Por estratégicos entende-se aqueles reservatórios de abrangência regional, cuja a importância muitas vezes chega a extrapolar a bacia onde está situado. Dentre outros pode-se citar como exemplo: Banabuiú, Orós e Castanhão, ligados à Região Metropolitana de Fortaleza; e Açude Paulo Sarasate (Araras), ligado à Bacia dos Sertões de Crateús.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...