Pular para o conteúdo principal

Projeto prevê monitoramento assistencial com uso de Inteligência Artificial

O uso de ferramentas tecnológicas para auxiliar na rotina do cuidado assistencial e embasar a tomada de decisão parece algo ainda distante, mas já está prestes a se tornar realidade no Hospital Unimed, com previsão de início de operação ainda em 2020.


O projeto Monitoramento Assistencial e Fluxo do Paciente do Hospital Unimed, foi uma iniciativa da Diretoria de Recursos Próprios (DRP) inspirada em experiências de sucesso de renomadas instituições. Atualmente, é gerenciado pelo Escritório de Projetos em parceria com as áreas de Engenharia Clínica, Tecnologia da Informação e Escritório de Processos e Qualidade da Unimed Fortaleza, na busca por implantar estratégias para agilizar o atendimento do paciente, proporcionando uma assistência mais segura e eficiente.

Além disso, o projeto prevê ainda a implantação de um sistema integrado para a facilitação da comunicação e interação entre as unidades de cuidado ao paciente. Inicialmente, o foco do projeto será analisar e propor melhorias aos seguintes fluxos de processos: cirúrgico eletivo, cirúrgico de emergência e clínicos.

Para a superintendente da DRP, Célia Alcântara, o maior motivador para a criação do projeto foi a necessidade de cuidar cada vez melhor das pessoas, ofertando atendimento seguro e de qualidade com o uso racional dos recursos.

“Buscar novas opções e investir em um projeto que envolve, não apenas a melhoria dos fluxos, mas também novas tecnologias nos ajudará a cuidar das pessoas como queremos”, declarou Célia Alcântara.

De acordo com a gerente da área de Monitoramento Assistencial e Fluxo do Paciente, doutora Daniela Chiesa, será possível disponibilizar uma visão geral do gerenciamento de leitos de forma rápida e intuitiva.

“O projeto vai agregar valor para os clientes e Cooperados da Unimed Fortaleza, trazendo mais segurança e agilidade ao processo assistencial. Seja monitorando os fatores e gerenciando os riscos que impactam na assistência, ou fazendo previsões das condições que podem influenciar no fluxo do paciente. Poderemos ampliar a rotatividade de leitos e maximizar a experiência do paciente no Hospital Unimed, reforçando, com cortesia e respeito, o cuidar com excelência das pessoas”, acrescenta.

Como funciona na prática - A primeira entrega do projeto acontece em julho deste ano onde já será possível realizar o monitoramento dos sinais vitais do paciente de forma automatizada, diretamente dos monitores multiparamétricos utilizados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com os parâmetros do protocolo de sepse implementados nessa fase. A ideia é que todos os leitos regulares de UTI do hospital recebam este sistema até o fim de 2020.

Tendo como base os atendimentos em UTI realizados em 2019 no Hospital Unimed, a estimativa é que mais de 1500 pacientes sejam impactados por esta tecnologia.

Inteligência artificial - No segundo semestre de 2020, será realizada a implementação de Inteligência Artificial. A partir da disponibilização desta tecnologia será possível prever rapidamente sinais de complicações do paciente, como a identificação precoce da sepse, por exemplo, e a implementação de terapias precoces.

“Baseadas nessas evidências, poderemos atuar na melhoria dos resultados e na diminuição da mortalidade. A redução do tempo de diagnóstico é considerada um componente fundamental na redução da mortalidade decorrente da disfunção múltipla de órgãos”, explica Daniela Chiesa.

De acordo com a líder do projeto, Liliana Rodrigues, é possível a evolução deste sistema para versões mais robustas. “Novos equipamentos como, ventiladores mecânicos e bombas de infusão, também poderão ter seus dados coletados automaticamente e escritos diretamente no prontuário eletrônico do paciente, assim como será possível parametrizar outros protocolos assistenciais, de acordo com a necessidade assistencial”, explica.

Conheça os benefícios
Em relação às melhorias propostas ao fluxo do paciente (processos)

· Redução do tempo de espera por leitos de internação;
· Rastreabilidade de desempenho das áreas envolvidas na jornada do paciente:
· Visão global (utilizando mapeamento de processos e automação);
· Implantação de indicadores para medir a performance de cada área.
· Gerenciamento da disponibilização de leitos;
· Redução de desperdícios;
· Aumento da satisfação do cliente.

Em relação ao monitoramento assistencial

· Automação de coleta de dados do paciente;
· Utilização da inteligência artificial (para o diagnóstico precoce de complicações do paciente);
· Ferramenta para auxiliar na previsibilidade no tempo de permanência hospitalar.

Iniciativas como essa são exemplos práticos de segurança e agilidade, valores da Unimed Fortaleza e que fazem parte do jeito de cuidar da cooperativa.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Política cearense perde Roberto Mesquita

Morreu na madrugada deste domingo (17), aos 65 anos, o ex-vereador ()V) e o ex-deputado estadual (PSD) Roberto Mesquita. Ele lutava contra um Câncer.  A morte de Roberto Mesquita foi confirmada pelo vereador de Fortaleza, Bruno Mesquita (Pros), sobrinho de Roberto Mesquita, a quem Bruno foi ex-assessor parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e o chamou de 'pai e herói'. Vereador e deputado estadual -  Roberto Mesquita da Silveira Júnior nasceu em Baturité-CE. Foi filiado ao Partido Social Democrata (PSD), Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e Partido Verde (PV). Na primeira Campanha (2008), foi eleito vereador de Fortaleza com 9.223 votos pelo PV. Dois anos depois (2010) foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, pelo PSD, obtendo 57.092 votos. Em 2014 foi reconduzido à ALCE com 64.005 votos. Em 2020 conseguiu eleger Bruno Mesquita (Pros) para CMFor. Luto Oficial -  O presidente da ALCE, deputado esta

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Política cearense perde Roberto Mesquita

Morreu na madrugada deste domingo (17), aos 65 anos, o ex-vereador ()V) e o ex-deputado estadual (PSD) Roberto Mesquita. Ele lutava contra um Câncer.  A morte de Roberto Mesquita foi confirmada pelo vereador de Fortaleza, Bruno Mesquita (Pros), sobrinho de Roberto Mesquita, a quem Bruno foi ex-assessor parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e o chamou de 'pai e herói'. Vereador e deputado estadual -  Roberto Mesquita da Silveira Júnior nasceu em Baturité-CE. Foi filiado ao Partido Social Democrata (PSD), Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e Partido Verde (PV). Na primeira Campanha (2008), foi eleito vereador de Fortaleza com 9.223 votos pelo PV. Dois anos depois (2010) foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, pelo PSD, obtendo 57.092 votos. Em 2014 foi reconduzido à ALCE com 64.005 votos. Em 2020 conseguiu eleger Bruno Mesquita (Pros) para CMFor. Luto Oficial -  O presidente da ALCE, deputado esta