Pular para o conteúdo principal

Fortaleza tem mais de 5 mil casas populares em construção

Em virtude do Dia Nacional da Habitação, celebrado nesta sexta-feira (21), o prefeito Roberto Cláudio (PDT) fez, em transmissão ao vivo pelas Redes Sociais, um Balanço da Política Habitacional desenvolvida em Fortaleza ao longo dos sete anos e sete meses de sua Gestão. São neste momento mais de cinco mil casas populares em construção nos Residenciais Alto da Paz (Serviluz) e Maria Alves Carioca (Granja Lisboa)




Traçando uma Perspectiva Histórica e Geográfica, Roberto Cláudio detalhou a importância dos investimentos direcionados à temática.

“O Retrato Geográfico Brasileiro vem mudando significativamente. Ao longo das últimas décadas, a população vem migrando das Zonas Rurais. As Grandes Cidades viraram importantes Centros de Convivência Coletiva. Isso trouxe consequências. A despeito de todos os esforços, boa parte dos brasileiros vive em Situação Habitacional Precária”, contextualizou.

Nesse sentido, a Política em execução pela Secretaria do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) é considerada prioritária e se destaca pela construção de quase 25 mil casas populares. 


“No primeiro ano do meu governo, Fortaleza tinha uma das mais baixas performances habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. Por meio de parceria estabelecida entre Prefeitura e Governo do Estado, passamos a oferecer contrapartidas financeiras aos investimentos realizados pelo Governo Federal. Assim, vem sendo desempenhado o maior conjunto de empreendimentos populares da Capital”, destacou.

Os Conjuntos Habitacionais Alameda das Palmeiras, José Euclides e Cidade Jardim são exemplos dos resultados conquistados pela atual gestão. “Em relação ao Cidade Jardim, vizinho ao José Walter, duas etapas já foram entregues. Ao todo, irão morar cerca de 50 mil pessoas. Isso equivale à população de grande parte dos municípios cearenses”, estimou o prefeito.

Planejamento e captação de recursos - Além da união de esforços, o processo tem incorporado parcerias bem construídas, captação de recursos e planejamento adequado. “Para construir e entregar mais de 24 mil chaves residenciais é preciso planejar, ter terreno e projeto, buscar recurso, acompanhar obra e fazer trabalho social de monitoramento. Isso vem transformando a realidade de famílias que não tinham casa para morar ou moravam em áreas de risco, sobretudo, em época de enchente”, detalhou.

Direito à Isonomia - Para garantir a Isonomia de Direitos, as Unidades Habitacionais construídas têm sido distribuídas mediante sorteio. “Aqui em Fortaleza, a gente criou um sorteio público para que todos os que tenham a mesma necessidade possuam a mesma chance de ganhar a chave de sua casa”, esclareceu.

Novos empreendimentos - Roberto Cláudio destacou os novos empreendimentos em construção em Fortaleza. “Mais de cinco mil unidades habitacionais estão em obras. Serão entregues o Alto da Paz, no Serviluz (foto); o Maria Alves Carioca, na Granja Lisboa, entre outros”.

Iniciativas paralelas - Ampliando a atenção à Política Habitacional, diversas iniciativas vêm fortalecendo o cenário fortalezense. Os servidores municipais inclusos na Categoria 2 do Minha Casa, Minha Vida vêm sendo contemplados com novas Casas Populares.


Paralelamente, Fortaleza se destaca em cenário habitacional por abrigar, por meio de parceria com o Governo do Estado, o maior empreendimento do Minha Casa, Minha Vida – Entidades.

Melhorias Habitacionais - 
De acordo com recente Levantamento Municipal, cerca de quatro mil residências vêm sendo contempladas com melhorias habitacionais na Cidade. “São milhares de reformas de casas, envolvendo paredes, banheiros, intervenções infraestruturais de forma geral. São ações de diferentes tipos, com a ideia de qualificar e melhorar as estruturas domiciliares. Isso se dá por meio de financiamentos nacionais e internacionais. Diversas regiões vêm sendo beneficiadas, como o Vila do Mar, o São Cristóvão, o Conjunto Palmeiras e outros territórios com ações pontuais”, informou Roberto Cláudio.

Regularização Fundiária - Por meio da concessão do Papel da Casa, a escritura de posse legal proporciona às famílias contempladas o direito da transmissão dos bens habitacionais por meio de herança, além do acesso a linhas de crédito para melhorias infraestruturais nos próprios imóveis.

“Nós avançamos muito ao longo dos últimos anos. Entregamos cerca de 15 mil Papéis da Casa em vários territórios da Cidade. E 31 mil residências estão tendo seus Papéis regularizados em Fortaleza. Esta é a maior política de reforma e de regularização fundiária”, garantiu Roberto Cláudio.

Regulamentação das ZEIS - Na oportunidade, prefeito discursou acerca das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). “Temos Zeis regulamentadas e em processo de regulamentação no Serviluz, no Lagamar, no Bom Jardim que estão, inclusive, sendo objeto de uma ação em parceria entre Prefeitura e universidades para planejar o futuro garantindo a posse da terra a quem já está lá”, apontou.

Urbanização de Áreas de Risco - Roberto Cláudio mencionou a urbanização de diversas áreas de risco em Fortaleza, a exemplo da Lagoa do Gengibre e da Lagoa do Papicu. “Pretendemos zerar a ocupação em áreas de risco, oferecendo às famílias vulneráveis moradias do Minha Casa, Minha Vida”, enfatizou.

Dentre os projetos pontuais, destacam-se, ainda, as intervenções já realizadas no São Cristóvão e em realização na Lagoa do Urubu.

Reconhecimento - Roberto Cláudio reconheceu a atuação dos membros da Habitafor e estimou o prognóstico da habitação em Fortaleza para as próximas gestões. 


“Este é um eixo fundamental para administrar uma cidade que cresceu tanto, de forma tão desigual. Além de cuidar das demais áreas prioritárias, como saúde, educação, mobilidade e tantas outras, seguimos preocupados com quem vive em situação de maior vulnerabilidade. Por isso, temos investido na política da terra e da casa popular para quem mais precisa. Estamos, inclusive, preparando o caminho para que vários projetos estejam em andamento durante os próximos ciclos administrativos”, concluiu.


Confira na íntegra a Live de Roberto Cláudio sobre a Habitação em Fortaleza:



Com informações e foto da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".