Pular para o conteúdo principal

Fortaleza tem mais de 5 mil casas populares em construção

Em virtude do Dia Nacional da Habitação, celebrado nesta sexta-feira (21), o prefeito Roberto Cláudio (PDT) fez, em transmissão ao vivo pelas Redes Sociais, um Balanço da Política Habitacional desenvolvida em Fortaleza ao longo dos sete anos e sete meses de sua Gestão. São neste momento mais de cinco mil casas populares em construção nos Residenciais Alto da Paz (Serviluz) e Maria Alves Carioca (Granja Lisboa)




Traçando uma Perspectiva Histórica e Geográfica, Roberto Cláudio detalhou a importância dos investimentos direcionados à temática.

“O Retrato Geográfico Brasileiro vem mudando significativamente. Ao longo das últimas décadas, a população vem migrando das Zonas Rurais. As Grandes Cidades viraram importantes Centros de Convivência Coletiva. Isso trouxe consequências. A despeito de todos os esforços, boa parte dos brasileiros vive em Situação Habitacional Precária”, contextualizou.

Nesse sentido, a Política em execução pela Secretaria do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) é considerada prioritária e se destaca pela construção de quase 25 mil casas populares. 


“No primeiro ano do meu governo, Fortaleza tinha uma das mais baixas performances habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. Por meio de parceria estabelecida entre Prefeitura e Governo do Estado, passamos a oferecer contrapartidas financeiras aos investimentos realizados pelo Governo Federal. Assim, vem sendo desempenhado o maior conjunto de empreendimentos populares da Capital”, destacou.

Os Conjuntos Habitacionais Alameda das Palmeiras, José Euclides e Cidade Jardim são exemplos dos resultados conquistados pela atual gestão. “Em relação ao Cidade Jardim, vizinho ao José Walter, duas etapas já foram entregues. Ao todo, irão morar cerca de 50 mil pessoas. Isso equivale à população de grande parte dos municípios cearenses”, estimou o prefeito.

Planejamento e captação de recursos - Além da união de esforços, o processo tem incorporado parcerias bem construídas, captação de recursos e planejamento adequado. “Para construir e entregar mais de 24 mil chaves residenciais é preciso planejar, ter terreno e projeto, buscar recurso, acompanhar obra e fazer trabalho social de monitoramento. Isso vem transformando a realidade de famílias que não tinham casa para morar ou moravam em áreas de risco, sobretudo, em época de enchente”, detalhou.

Direito à Isonomia - Para garantir a Isonomia de Direitos, as Unidades Habitacionais construídas têm sido distribuídas mediante sorteio. “Aqui em Fortaleza, a gente criou um sorteio público para que todos os que tenham a mesma necessidade possuam a mesma chance de ganhar a chave de sua casa”, esclareceu.

Novos empreendimentos - Roberto Cláudio destacou os novos empreendimentos em construção em Fortaleza. “Mais de cinco mil unidades habitacionais estão em obras. Serão entregues o Alto da Paz, no Serviluz (foto); o Maria Alves Carioca, na Granja Lisboa, entre outros”.

Iniciativas paralelas - Ampliando a atenção à Política Habitacional, diversas iniciativas vêm fortalecendo o cenário fortalezense. Os servidores municipais inclusos na Categoria 2 do Minha Casa, Minha Vida vêm sendo contemplados com novas Casas Populares.


Paralelamente, Fortaleza se destaca em cenário habitacional por abrigar, por meio de parceria com o Governo do Estado, o maior empreendimento do Minha Casa, Minha Vida – Entidades.

Melhorias Habitacionais - 
De acordo com recente Levantamento Municipal, cerca de quatro mil residências vêm sendo contempladas com melhorias habitacionais na Cidade. “São milhares de reformas de casas, envolvendo paredes, banheiros, intervenções infraestruturais de forma geral. São ações de diferentes tipos, com a ideia de qualificar e melhorar as estruturas domiciliares. Isso se dá por meio de financiamentos nacionais e internacionais. Diversas regiões vêm sendo beneficiadas, como o Vila do Mar, o São Cristóvão, o Conjunto Palmeiras e outros territórios com ações pontuais”, informou Roberto Cláudio.

Regularização Fundiária - Por meio da concessão do Papel da Casa, a escritura de posse legal proporciona às famílias contempladas o direito da transmissão dos bens habitacionais por meio de herança, além do acesso a linhas de crédito para melhorias infraestruturais nos próprios imóveis.

“Nós avançamos muito ao longo dos últimos anos. Entregamos cerca de 15 mil Papéis da Casa em vários territórios da Cidade. E 31 mil residências estão tendo seus Papéis regularizados em Fortaleza. Esta é a maior política de reforma e de regularização fundiária”, garantiu Roberto Cláudio.

Regulamentação das ZEIS - Na oportunidade, prefeito discursou acerca das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). “Temos Zeis regulamentadas e em processo de regulamentação no Serviluz, no Lagamar, no Bom Jardim que estão, inclusive, sendo objeto de uma ação em parceria entre Prefeitura e universidades para planejar o futuro garantindo a posse da terra a quem já está lá”, apontou.

Urbanização de Áreas de Risco - Roberto Cláudio mencionou a urbanização de diversas áreas de risco em Fortaleza, a exemplo da Lagoa do Gengibre e da Lagoa do Papicu. “Pretendemos zerar a ocupação em áreas de risco, oferecendo às famílias vulneráveis moradias do Minha Casa, Minha Vida”, enfatizou.

Dentre os projetos pontuais, destacam-se, ainda, as intervenções já realizadas no São Cristóvão e em realização na Lagoa do Urubu.

Reconhecimento - Roberto Cláudio reconheceu a atuação dos membros da Habitafor e estimou o prognóstico da habitação em Fortaleza para as próximas gestões. 


“Este é um eixo fundamental para administrar uma cidade que cresceu tanto, de forma tão desigual. Além de cuidar das demais áreas prioritárias, como saúde, educação, mobilidade e tantas outras, seguimos preocupados com quem vive em situação de maior vulnerabilidade. Por isso, temos investido na política da terra e da casa popular para quem mais precisa. Estamos, inclusive, preparando o caminho para que vários projetos estejam em andamento durante os próximos ciclos administrativos”, concluiu.


Confira na íntegra a Live de Roberto Cláudio sobre a Habitação em Fortaleza:



Com informações e foto da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre ex-jogador Orzete Matos

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap-CE) comunica a morte do ex-jogador do Fortaleza, José Orzete de Matos Freitas:



- Nossos sentimentos aos familiares do ex-atleta Ozete que prematuramente partiu ao encontro do braços do Pai Eterno. Que Deus os conforte nesse momento de dor", destaca nota de pesar da Agap-CE.

Orzete faleceu jogando bola, no final da tarde deste sábado (29), em Fortaleza, quando teve um ataque fulminante.

Ele atuou no meio campo do Fortaleza nos anos 1976-1977.

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio diz:

- Hoje o Futebol Cearense perdeu um grande desportista e amigo. Deus receba o ORZETE de braços abertos e dará consolo e paz a sua esposa e o seu querido filho".



O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel lamenta a partida de Orzete Matos:

- Recebemos há pouco a triste notícia do falecimento do nosso amigo Orzete, que infartou jogando futebol, uma de suas paixões. Descanse em paz am…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre ex-jogador Orzete Matos

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap-CE) comunica a morte do ex-jogador do Fortaleza, José Orzete de Matos Freitas:



- Nossos sentimentos aos familiares do ex-atleta Ozete que prematuramente partiu ao encontro do braços do Pai Eterno. Que Deus os conforte nesse momento de dor", destaca nota de pesar da Agap-CE.

Orzete faleceu jogando bola, no final da tarde deste sábado (29), em Fortaleza, quando teve um ataque fulminante.

Ele atuou no meio campo do Fortaleza nos anos 1976-1977.

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio diz:

- Hoje o Futebol Cearense perdeu um grande desportista e amigo. Deus receba o ORZETE de braços abertos e dará consolo e paz a sua esposa e o seu querido filho".



O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel lamenta a partida de Orzete Matos:

- Recebemos há pouco a triste notícia do falecimento do nosso amigo Orzete, que infartou jogando futebol, uma de suas paixões. Descanse em paz am…