Pular para o conteúdo principal



Fortaleza tem mais de 5 mil casas populares em construção

Em virtude do Dia Nacional da Habitação, celebrado nesta sexta-feira (21), o prefeito Roberto Cláudio (PDT) fez, em transmissão ao vivo pelas Redes Sociais, um Balanço da Política Habitacional desenvolvida em Fortaleza ao longo dos sete anos e sete meses de sua Gestão. São neste momento mais de cinco mil casas populares em construção nos Residenciais Alto da Paz (Serviluz) e Maria Alves Carioca (Granja Lisboa)




Traçando uma Perspectiva Histórica e Geográfica, Roberto Cláudio detalhou a importância dos investimentos direcionados à temática.

“O Retrato Geográfico Brasileiro vem mudando significativamente. Ao longo das últimas décadas, a população vem migrando das Zonas Rurais. As Grandes Cidades viraram importantes Centros de Convivência Coletiva. Isso trouxe consequências. A despeito de todos os esforços, boa parte dos brasileiros vive em Situação Habitacional Precária”, contextualizou.

Nesse sentido, a Política em execução pela Secretaria do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) é considerada prioritária e se destaca pela construção de quase 25 mil casas populares. 


“No primeiro ano do meu governo, Fortaleza tinha uma das mais baixas performances habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. Por meio de parceria estabelecida entre Prefeitura e Governo do Estado, passamos a oferecer contrapartidas financeiras aos investimentos realizados pelo Governo Federal. Assim, vem sendo desempenhado o maior conjunto de empreendimentos populares da Capital”, destacou.

Os Conjuntos Habitacionais Alameda das Palmeiras, José Euclides e Cidade Jardim são exemplos dos resultados conquistados pela atual gestão. “Em relação ao Cidade Jardim, vizinho ao José Walter, duas etapas já foram entregues. Ao todo, irão morar cerca de 50 mil pessoas. Isso equivale à população de grande parte dos municípios cearenses”, estimou o prefeito.

Planejamento e captação de recursos - Além da união de esforços, o processo tem incorporado parcerias bem construídas, captação de recursos e planejamento adequado. “Para construir e entregar mais de 24 mil chaves residenciais é preciso planejar, ter terreno e projeto, buscar recurso, acompanhar obra e fazer trabalho social de monitoramento. Isso vem transformando a realidade de famílias que não tinham casa para morar ou moravam em áreas de risco, sobretudo, em época de enchente”, detalhou.

Direito à Isonomia - Para garantir a Isonomia de Direitos, as Unidades Habitacionais construídas têm sido distribuídas mediante sorteio. “Aqui em Fortaleza, a gente criou um sorteio público para que todos os que tenham a mesma necessidade possuam a mesma chance de ganhar a chave de sua casa”, esclareceu.

Novos empreendimentos - Roberto Cláudio destacou os novos empreendimentos em construção em Fortaleza. “Mais de cinco mil unidades habitacionais estão em obras. Serão entregues o Alto da Paz, no Serviluz (foto); o Maria Alves Carioca, na Granja Lisboa, entre outros”.

Iniciativas paralelas - Ampliando a atenção à Política Habitacional, diversas iniciativas vêm fortalecendo o cenário fortalezense. Os servidores municipais inclusos na Categoria 2 do Minha Casa, Minha Vida vêm sendo contemplados com novas Casas Populares.


Paralelamente, Fortaleza se destaca em cenário habitacional por abrigar, por meio de parceria com o Governo do Estado, o maior empreendimento do Minha Casa, Minha Vida – Entidades.

Melhorias Habitacionais - 
De acordo com recente Levantamento Municipal, cerca de quatro mil residências vêm sendo contempladas com melhorias habitacionais na Cidade. “São milhares de reformas de casas, envolvendo paredes, banheiros, intervenções infraestruturais de forma geral. São ações de diferentes tipos, com a ideia de qualificar e melhorar as estruturas domiciliares. Isso se dá por meio de financiamentos nacionais e internacionais. Diversas regiões vêm sendo beneficiadas, como o Vila do Mar, o São Cristóvão, o Conjunto Palmeiras e outros territórios com ações pontuais”, informou Roberto Cláudio.

Regularização Fundiária - Por meio da concessão do Papel da Casa, a escritura de posse legal proporciona às famílias contempladas o direito da transmissão dos bens habitacionais por meio de herança, além do acesso a linhas de crédito para melhorias infraestruturais nos próprios imóveis.

“Nós avançamos muito ao longo dos últimos anos. Entregamos cerca de 15 mil Papéis da Casa em vários territórios da Cidade. E 31 mil residências estão tendo seus Papéis regularizados em Fortaleza. Esta é a maior política de reforma e de regularização fundiária”, garantiu Roberto Cláudio.

Regulamentação das ZEIS - Na oportunidade, prefeito discursou acerca das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). “Temos Zeis regulamentadas e em processo de regulamentação no Serviluz, no Lagamar, no Bom Jardim que estão, inclusive, sendo objeto de uma ação em parceria entre Prefeitura e universidades para planejar o futuro garantindo a posse da terra a quem já está lá”, apontou.

Urbanização de Áreas de Risco - Roberto Cláudio mencionou a urbanização de diversas áreas de risco em Fortaleza, a exemplo da Lagoa do Gengibre e da Lagoa do Papicu. “Pretendemos zerar a ocupação em áreas de risco, oferecendo às famílias vulneráveis moradias do Minha Casa, Minha Vida”, enfatizou.

Dentre os projetos pontuais, destacam-se, ainda, as intervenções já realizadas no São Cristóvão e em realização na Lagoa do Urubu.

Reconhecimento - Roberto Cláudio reconheceu a atuação dos membros da Habitafor e estimou o prognóstico da habitação em Fortaleza para as próximas gestões. 


“Este é um eixo fundamental para administrar uma cidade que cresceu tanto, de forma tão desigual. Além de cuidar das demais áreas prioritárias, como saúde, educação, mobilidade e tantas outras, seguimos preocupados com quem vive em situação de maior vulnerabilidade. Por isso, temos investido na política da terra e da casa popular para quem mais precisa. Estamos, inclusive, preparando o caminho para que vários projetos estejam em andamento durante os próximos ciclos administrativos”, concluiu.


Confira na íntegra a Live de Roberto Cláudio sobre a Habitação em Fortaleza:



Com informações e foto da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...