Pular para o conteúdo principal

Associação Peter Pan lança APPonco

A Associação Peter Pan (APP) lançou nesta quinta-feira (3) o Aplicativo APPonco.



Confira o lançamento do APPonco feito pela médica oncologista e hematologista pediátrica e gerente técnica Médica da Associação Peter Pan, doutora Sandra Emília Almeida Prazeres:



Promover acesso rápido e seguro à informação sobre o Câncer Infantojuvenil para profissionais de Saúde, pacientes, familiares e cuidadores através de uma solução tecnológica mediada por aplicativo. Este o objetivo do novo aplicativo do segmento de oncologia pediátrica, APPonco, que foi lançado virtualmente pela plataforma Zoom, em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (3).

Estima-se que o Brasil terá 625 mil novos casos de Câncer e desse total, cerca de 8.460 serão crianças e adolescentes de 0 a 19 anos a cada ano do triênio 2020-2022, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Nesta perspectiva, mais de 25 mil pacientes oncológico podem ser beneficiados pelo aplicativo.

A iniciativa realizada pela Associação Peter Pan, com o apoio financeiro da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) e desenvolvimento tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), prevê grande contribuição no diagnóstico precoce do Câncer infantojuvenil, impactando no índice de cura de crianças e adolescentes de todo o País.

A criação do APPonco surgiu da necessidade de disponibilizar uma ferramenta com a qual o profissional da saúde pudesse tirar suas dúvidas, mesmo à distância, perante um possível paciente oncológico, além de poder estar sempre se atualizando. 

“Em um caso de suspeita de Câncer, o profissional teria que estudar o quadro, remarcar a consulta, fazer exames, até chegar ao diagnóstico preciso. Todo esse processo demanda tempo e quando se fala em câncer de crianças e adolescentes, tempo é algo valioso, visto o rápido desenvolvimento do tumor”, explica a oncohematologista, Gerente Técnica Médica da APP e idealizadora do projeto, doutora Sandra Emília Almeida Prazeres.

O Câncer Infantojuvenil é a doença que mais vitimiza crianças e adolescente de zero a 19 anos no Brasil. Nos últimos 40 anos o tratamento do câncer infantojuvenil sofreu significativas mudanças. Hoje, cerca de 70% dos casos diagnosticados de forma precoce e tratados em centros especializados, como o Centro Pediátrico do Câncer (Hospital Peter Pan), têm chances de cura. Além disso, grande parte dos pacientes podem ter uma boa qualidade de vida após o tratamento.

A Esperança no Futuro
- O APPonco é uma ferramenta que irá abreviar o tempo de realização do diagnóstico precoce. Doutora Sandra Almeida fala sobre o impacto do novo aplicativo nos dados estatísticos dos próximos anos. “Com essa novidade, nós ficamos na expectativa que os pacientes consigam chegar aos serviços terciários de forma mais breve e assim a possibilidade de cura aumentar. Além disso, o diagnóstico precoce está bastante atrelado, não só a chance de cura, mas as sequelas oriundas do tratamento”.

Além da contribuição no âmbito da Saúde, o APPonco foi idealizado como uma ferramenta para chamar atenção da esfera pública, no que diz respeito às políticas públicas voltadas para o diagnóstico precoce e apoio à criança e adolescente portadores câncer. “Sabe-se que hoje estamos em uma forte luta junto àqueles que estão a nível Federal, Estadual e Municipal para que os pacientes tenham um tratamento digno no que cerca o diagnóstico precoce, o tratamento e o pós-tratamento e na inserção deles na vida social e profissional”, explica a idealizadora do projeto.

Espera-se que a nova ferramenta ganha espaço no âmbito nacional e que, em alguns anos, ele possa ultrapassar as fronteiras do País.

Conhecendo o APPonco
- A ferramenta foi pensada para atender os dois públicos de interesse primordial, profissionais de saúde, principalmente pediatras e profissionais inseridos no programa de Atenção Básica de Saúde, e familiares ou cuidadores dos pacientes oncológicos. Além dessas duas esferas, o APPonco é uma fonte de informação útil para qualquer pessoa que tenha interesse e dúvidas a respeito do Câncer Infantojuvenil.

Versão para os profissionais de Saúde - Profissionais da saúde como médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde terão acesso rápido a diversos conteúdos, cuidadosamente selecionados, na área de oncologia pediátrica. Dentro aplicativo eles encontram:
  • Sinais e sintomas.
  • Como os sinais se manifestam no corpo da criança ou do adolescente.
  • Tipo (s) de Câncer (es) mais comuns, com base nos sintomas.
O aplicativo divide os tipos de Câncer por Tumores Hematológicos, são as doenças ligadas ao sangue, e tumores oncológicos, de constituição sólida. Em cada tipo de tumor existe a definição de como se dá a doença, os principais sintomas e um fluxograma que orienta o profissional da saúde a reconhecer se determinado sinal indica um possível câncer e quais os passos seguintes para chegar a um diagnóstico precoce e preciso.
Versão para pacientes, familiares e cuidadores - Para os interessados em saber mais sobre o câncer infantojuvenil, o APPonco disponibiliza uma lista de conteúdos variados, nos mais diversos aspectos da patologia. Com uma linguagem simples e de fácil compreensão, o aplicativo traz informações sobre:
  • O que é Câncer?
  • Tipos de Câncer Infantojuvenil
  • Tratamentos e seus Efeitos Colaterais
  • Cuidados com o paciente (Higiene, Nutrição, Vacinação e Psicologia).
  • FAQ (Frequently Asked Questions – Dúvidas Frequentes)
  • Relação de os hospitais do Brasil que contam com a Ala de Oncologia Pediátrica e atendem por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Diferencial - O APPonco é o primeiro aplicativo do Brasil que disponibiliza o serviço de chat online. A ferramenta contará com um plantonista (oncologista pediátrico) que está disponível de segunda a sexta-feira, durante 4 horas, para atender e esclarecer dúvidas dos usuários da saúde. “Nós tivemos o cuidado de listar uma série de dúvidas mais frequentes para ajudar o trabalho desses profissionais, mas caso ele ainda tenha mais questionamentos, poderá utilizar o serviço do chat, obtendo um retorno seguro e rápido”, explica doutora Sandra Almeida.

Além do Chat, os profissionais da Saúde contam com um serviço de notificações que irá alertá-los sobre congressos, simpósios, encontros e demais eventos na área da Oncologia Pediátrica.

Capacitações em Diagnóstico Precoce - Há 17 anos, a APP vem realizando o importante trabalho de capacitar os profissionais de Saúde de Fortaleza e Interior do Estado, em identificar precocemente a doença por meio de sinais e sintomas. Somente em 2019 cerca de 2.829 profissionais da área de Saúde foram capacitados. Além das capacitações, a entidade dispõe, em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, de um ambulatório específico para Diagnóstico Precoce no Centro Pediátrico do Câncer, atendendo de segunda a sexta-feira. O APPonco veio para somar este importante trabalho.
Setembro Dourado - O Câncer também é chamado de “tumor (neoplasia) maligno (a)”. Os órgãos são formados por diferentes tipos de células e, quando um Câncer acontece, as células ficam afetadas e crescem rapidamente. Neste momento, surgem sinais e sintomas como: dores, perda de peso, cansaço constante, “caroços”, manchas e outros. Eles podem aparece juntos ou separados, de forma rápida ou lenta.

Em adultos, as células cancerígenas atingem, principalmente, os tecidos e órgãos e a incidência da doença pode estar ligada a fatores externos como o Tabagismo, o Sedentarismo e a Má Alimentação.

Já nas crianças e adolescentes, geralmente, são afetados os sistemas sanguíneos e de sustentação. Fatores externos, como os citados acima, pouco influenciam no surgimento de um tumor maligno.


O desenvolvimento do Câncer Infantojuvenil está ligado a fatores genéticos herdados ou a mutações adquiridas de causa incerta. Não existem medidas de prevenção da patologia, com exceção da Vacina de Hepatite B e HPV, e uma vez no organismo do paciente, o Câncer progride de maneira acelerada. Dessa forma, o principal aliado na busca pela cura é o Diagnóstico Precoce.

“O Câncer Infantojuvenil existe e é uma grande realidade na nossa população. É muito importante que a família e os profissionais de saúde mantenham-se atentos as crianças e adolescentes. Quanto mais cedo esses pacientes recebem o tratamento adequado, maiores são as chances de cura, podendo chegar até 80% nos países de Primeiro Mundo e 70% aqui, no Brasil. Além disso, o Diagnóstico Precoce melhora a qualidade de vida desses pacientes e, em um futuro próximo, as sequelas podem ser menores”, explica a médica oncologista e hematologista pediátrica e gerente técnica Médica da Associação Peter Pan, doutora Sandra Emília Almeida Prazeres.

O Papel do Agente de Saúde - O grande desafio quando se fala em Diagnóstico Precoce é a diferenciação dos sinais e sintomas. Durante a análise clínica podem ser identificados sinais e sintomas que se assemelham a doenças benignas da infância. Neste momento, o papel do agente de saúde é fundamental para o reconhecimento precoce de um possível Câncer Infantojuvenil. 


O agente de Saúde deve sempre levar a sério as queixas dos cuidadores (pais). Caso haja a suspeita do Câncer, cabe ao agente de saúde encaminhar a criança para o médico fazendo de forma a não alarmar os familiares antes do tempo. É muito importante que a comunicação entre os serviços de cuidados primários e os especializados se dê de forma efetiva. Dessa forma, o tratamento é iniciado o mais breve possível.

“Os profissionais que fazem parte da equipe de Saúde da Família são extremamente importantes no que diz respeito a identificação de algum sinal ou sintoma persistente na criança e adolescente. O agente comunitário de saúde é responsável por visitar as famílias em seus domicílios e é por meio dessas visitas que pode-se descobrir um caso de câncer. Esse agentes podem identificar qualquer criança e adolescente que apresente uma doença que esteja ultrapassando o período de duas semanas. Não só identificar, mas fazer com que o paciente chegue até o médico especializado e informar os sinais e sintomas a este profissional”, esclarece doutora Sandra Almeida.

Pensando em sua missão, de elevar o índice de cura e promover qualidade de vida aos pacientes e familiares do Centro Pediátrico do Câncer, a Associação Peter Pan capacitou em 2019 cerca de 2.829 profissionais da área de Saúde em Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Pacatuba, Itaitinga e Horizonte, sendo eles médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de Saúde Bucal, agentes comunitários de Saúde e estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem.

Estimativas 2020 - Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima-se que o Brasil terá 625 mil novos casos de Câncer e desse total, cerca de 8.460 serão crianças e adolescentes de zero a 19 anos a cada ano do triênio 2020-2022. A novidade nos dados mais recentes, em virtude da melhoria na qualidade das informações, é o cálculo de estimativas para o Câncer Infantojuvenil adotando a mesma metodologia empregada na projeção dos números da patologia em adultos. Dessa forma, foi possível apresentar dados por Estado.




As estimativas apontam o maior risco de Câncer:

  • Região Sul (165,27/milhão).
  • Região Sudeste (159,30/milhão).
  • Região Centro-Oeste (135,18/milhão).
  • Região Nordeste (118,07/milhão).
  • Região Norte (93,71/milhão).
  • No Ceará são esperados 360 novos casos a cada ano do triênio (2020-2022), segundo o Inca.
Hospital Peter Pan - O Centro Pediátrico do Câncer, conhecido como Hospital Peter Pan, foi fundado no ano de 2010, no bairro Vila União, em Fortaleza.

Atualmente, o prédio possui uma área de 4.995 metros quadrados com 95 leitos, dentro eles sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Salas de Quimioterapia, Enfermarias, Consultórios, Leitos de Isolamento e Cuidados Paliativos, além dos espaços lúdicos como Brinquedoteca, Espaço do Adolescente e ABC+Saúde. 

O Hospital está passando por processo de expansão, destaca a conselheira da APP, Michele Holanda.

Cerca de 2,5 mil pacientes encontram-se em Tratamento Especializado. Além do Tratamento Médico, as crianças, adolescentes e suas famílias recebem assistência por meio de 16 programas sociais realizados pela Associação Peter Pan. Dentre as ações estão reformas de casas, doação de cestas nutricionais, incentivo a cultura e educação, realização de sonhos e diversas outras iniciativas que promovem qualidade de vida.

Associação Peter Pan Concorrendo com outras 756 de instituições de todo o Brasil, a Associação Peter Pan foi eleita a Melhor Organização Não Governamental (ONG) do País em 2019. 

A instituição atende cerca de 2,5 mil crianças e adolescentes, ao ano, com Câncer em todo Estado do Ceará e regiões do Norte e Nordeste. Com 24 anos de história se tornou destaque pelo trabalho que realiza com o Diagnóstico Precoce e ações que viabilizam o Tratamento Humanizado, desenvolvido por meio dos 16 programas sociais existentes. Somente em 2019 foram mais de 116 mil assistências sociais.

Com informações e foto da Assessoria de Comunicação da Associação Peter Pan.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.