Pular para o conteúdo principal

Arquivo Púbico do Ceará faz 104 anos de criação

Confira o seis de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1846 - Volta o advogado Antônio Henrique de Miranda, no cargo de Chefe de Polícia, que equivale hoje ao cargo de Secretário de Segurança Pública.
  • 1876 - Suicida-se, no Rio de Janeiro, lançando-se de uma barca na Baía de Guanabara, o poeta cearense Joaquim Francisco de Sousa (Joaquim de Sousa), com apenas 21 anos de idade. Nascera em Fortaleza em 1855.
  • 1878 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o alferes do Exército, Canuto José de Aguiar, substituindo o major da Guarda Nacional, Franklin de Alencar Lima.
  • 1889 - Falece em Fortaleza o coronel Canuto José de Aguiar, militar e ex-deputado nascido em São João do Rio do Peixe, Paraíba, em seis de março de 1802. Hoje é nome de Rua na Aldeota.
  • 1893 - A Estrada de Ferro de Baturité (EFB) tem novo comando, assume sua direção o engenheiro Diogo Ferreira de Almeida.



  • 1916 - Criado, em Fortaleza, o Arquivo Público do Ceará, vinculado à Biblioteca Pública, fazendo neste seis de setembro, 104 anos de fundação.
  • 1923 - Fundada, em Fortaleza, a Associação dos Panificadores do Ceará.
  • 1924 - Sai às ruas, em Fortaleza, a revista A Noite, redatoriada por Juarez Castelo Branco, tendo como diretor José Deusdedit Mendes.
  • 1928 - A The Ceará Light & Power Cº Ltda, anuncia que colocará seus ônibus em circulação, como concorrentes de outras empresas.
  • 1929 - Instalada a Federação das Associações do Comércio e Industrias do Ceará (Facic).
  • 1930 - Inaugurado o Cinema Paroquial, no prédio da Escola Jesus, Maria, José, na Rua Coronel Ferraz, entre a Rua Visconde de Sabóia e Avenida Santos Dumont, ao lado da Igreja do Pequeno-Grande.
  • 1941 - Instala-se em Fortaleza, com escritórios na Rua Barão do Rio Branco, baixos do Edifício Diogo, a companhia Navegação Aérea Brasileira (NAB), tendo à frente  Mário Delano. No mesmo dia é realizado o voo inaugural entre o Rio de Janeiro e Fortaleza.
  • 1947 - Inaugurado o primeiro prédio residencial de apartamentos de Fortaleza, o Edifício Beliza, no primeiro quarteirão da Rua Assunção (depois Edgar Borges), construído pela Imobiliária José Gentil S.A.
  • 1947 - Inaugurada, no salão nobre do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), uma exposição de pinturas do artista plástico cearense, Barbosa Leite.
  • 1948 - Inaugura-se em Fortaleza, o Edifício Jangada, de propriedade da Prudência Capitalização, na esquina da Rua Major Facundo, 253, com Rua Senador Alencar, projetado pelo arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman, com as presenças do governador Faustino de Albuquerque e Sousa e do diretor superintendente da Prudência Capitalização, Adalberto Ferreira do Vale. A bênção é dada pelo José Alves Ribeiro Quinderé (Monsenhor Quinderé). Depois o prédio foi vendido ao INPS.
  • 1951 - Chega a Fortaleza, em avião do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), desembarcando no Aeroporto do Cocorote, o diretor geral do Dnocs, engenheiro Francisco Sabóia de Albuquerque, com o fim de inspecionar as obras emergenciais da Seca.
  • 1956 - Lançada, no Mucuripe, a pedra fundamental do Entreposto de Pesca.
  • 1961 - A 10ª Região Militar tem novo comandante, o general Luís Augusto da Silveira que assume substituindo o general Milton Barbosa Guimarães que havia deixado o posto em 24 de agosto.
  • 1964 - Morre, aos 51 anos de idade, o historiador Ismael de Andrade Pordeus, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era cearense de Quixeramobim nascido em 25 de dezembro de 1912 e hoje é nome de Rua no Cais do Porto e Vicente Pinzon.
  • 1967 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 71 anos de idade, o jornalista cearense Aderson Magalhães, que assinava no jornal 'Correio da Manhã' a coluna All Right, onde sempre lembrava sua terra, o Ipu.
  • 1972 - Inaugurada, com a presença da família do homenageado e do prefeito Vicente Cavalcante Fialho, a Rua Tertuliano Sales, homenagem ao pernambucano Tertuliano Sales Dantas, fundador da Foto Sales em 1922, falecido em 1939.
  • 1973 - O jornal O Povo inicia sua mudança do prédio da Rua Senador Pompeu, 1082, para a nova sede, na Avenida Aguanambi, 40 antigo, atual 282, prédio projetado pelo arquiteto Camilo Átila e calculado pelo engenheiro Luís Gonzaga de Paula, sendo a Construtora, a Encil - Engenharia Civil Ltda. Enquanto se procede a mudança, o jornal é impresso nas oficinas da Tribuna do Ceará.
  • 1983 - Instalado em Fortaleza o Observatório Otto de Alencar, do Núcleo de Astronomia do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Campus do Itaperi, na Avenida Paranjana, 1700, iniciativa do professor Rubens de Azevedo.
  • 1984 - Exonerado o superintendente da Companhia Brasileira de Alimentação (Cobal), Sebastião Célio de Carvalho, por irregularidades, assumindo Eurípedes Neto, vindo de Brasília.
  • 1985 - Inaugurada a nova sede do jornal Tribuna do Ceará, na Avenida Desembargador Moreira, em frente à Assembleia Legislativa.
  • 1985 - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), por unanimidade, acolhe o recurso impetrado pelo Ministério Público, determinando a cassação do registro da candidatura de Sérgio Philomeno à Prefeitura de Fortaleza.
  • 2005 - Morre o desembargador Júlio Carlos de Miranda Bezerra, vítima de falência múltipla dos órgãos, no Hospital Monte Klinikum. O desembargador tinha 67 anos. Encontrava-se internado há 14 dias para tratar de problemas cardiovasculares. O óbito é em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ao longo de sua vida, o desembargador ocupou cargos importantes do Poder Judiciário. Foi o magistrado mais jovem empossado como desembargador, com apenas 39 anos. Foi diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, fundador da Escola Superior de Magistratura do Ceará e presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Seu corpo é velado no Tribunal de Justiça do Ceará e o sepultamento ocorre no dia seguinte, às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, com a presença de familiares, amigos, advogados, membros do Ministério Público e colegas da magistratura.
  • 2005 - Morre, em Fortaleza, vítima de embolia pulmonar provocada por falência múltipla do órgãos, moléstia que sofria há vários anos, o filatelista, numismata e jornalista Francisco Firmino de Araújo, que manteve por vários anos a coluna Ronda Filatélica no jornal O Povo. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz. Firmino era paraibano nascido em Santa Luzia do Sabugi, em 16 de março de 1916.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Política cearense perde Roberto Mesquita

Morreu na madrugada deste domingo (17), aos 65 anos, o ex-vereador ()V) e o ex-deputado estadual (PSD) Roberto Mesquita. Ele lutava contra um Câncer.  A morte de Roberto Mesquita foi confirmada pelo vereador de Fortaleza, Bruno Mesquita (Pros), sobrinho de Roberto Mesquita, a quem Bruno foi ex-assessor parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e o chamou de 'pai e herói'. Vereador e deputado estadual -  Roberto Mesquita da Silveira Júnior nasceu em Baturité-CE. Foi filiado ao Partido Social Democrata (PSD), Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e Partido Verde (PV). Na primeira Campanha (2008), foi eleito vereador de Fortaleza com 9.223 votos pelo PV. Dois anos depois (2010) foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, pelo PSD, obtendo 57.092 votos. Em 2014 foi reconduzido à ALCE com 64.005 votos. Em 2020 conseguiu eleger Bruno Mesquita (Pros) para CMFor. Luto Oficial -  O presidente da ALCE, deputado esta

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Política cearense perde Roberto Mesquita

Morreu na madrugada deste domingo (17), aos 65 anos, o ex-vereador ()V) e o ex-deputado estadual (PSD) Roberto Mesquita. Ele lutava contra um Câncer.  A morte de Roberto Mesquita foi confirmada pelo vereador de Fortaleza, Bruno Mesquita (Pros), sobrinho de Roberto Mesquita, a quem Bruno foi ex-assessor parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e o chamou de 'pai e herói'. Vereador e deputado estadual -  Roberto Mesquita da Silveira Júnior nasceu em Baturité-CE. Foi filiado ao Partido Social Democrata (PSD), Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e Partido Verde (PV). Na primeira Campanha (2008), foi eleito vereador de Fortaleza com 9.223 votos pelo PV. Dois anos depois (2010) foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, pelo PSD, obtendo 57.092 votos. Em 2014 foi reconduzido à ALCE com 64.005 votos. Em 2020 conseguiu eleger Bruno Mesquita (Pros) para CMFor. Luto Oficial -  O presidente da ALCE, deputado esta