Pular para o conteúdo principal

Arquivo Púbico do Ceará faz 104 anos de criação

Confira o seis de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1846 - Volta o advogado Antônio Henrique de Miranda, no cargo de Chefe de Polícia, que equivale hoje ao cargo de Secretário de Segurança Pública.
  • 1876 - Suicida-se, no Rio de Janeiro, lançando-se de uma barca na Baía de Guanabara, o poeta cearense Joaquim Francisco de Sousa (Joaquim de Sousa), com apenas 21 anos de idade. Nascera em Fortaleza em 1855.
  • 1878 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o alferes do Exército, Canuto José de Aguiar, substituindo o major da Guarda Nacional, Franklin de Alencar Lima.
  • 1889 - Falece em Fortaleza o coronel Canuto José de Aguiar, militar e ex-deputado nascido em São João do Rio do Peixe, Paraíba, em seis de março de 1802. Hoje é nome de Rua na Aldeota.
  • 1893 - A Estrada de Ferro de Baturité (EFB) tem novo comando, assume sua direção o engenheiro Diogo Ferreira de Almeida.



  • 1916 - Criado, em Fortaleza, o Arquivo Público do Ceará, vinculado à Biblioteca Pública, fazendo neste seis de setembro, 104 anos de fundação.
  • 1923 - Fundada, em Fortaleza, a Associação dos Panificadores do Ceará.
  • 1924 - Sai às ruas, em Fortaleza, a revista A Noite, redatoriada por Juarez Castelo Branco, tendo como diretor José Deusdedit Mendes.
  • 1928 - A The Ceará Light & Power Cº Ltda, anuncia que colocará seus ônibus em circulação, como concorrentes de outras empresas.
  • 1929 - Instalada a Federação das Associações do Comércio e Industrias do Ceará (Facic).
  • 1930 - Inaugurado o Cinema Paroquial, no prédio da Escola Jesus, Maria, José, na Rua Coronel Ferraz, entre a Rua Visconde de Sabóia e Avenida Santos Dumont, ao lado da Igreja do Pequeno-Grande.
  • 1941 - Instala-se em Fortaleza, com escritórios na Rua Barão do Rio Branco, baixos do Edifício Diogo, a companhia Navegação Aérea Brasileira (NAB), tendo à frente  Mário Delano. No mesmo dia é realizado o voo inaugural entre o Rio de Janeiro e Fortaleza.
  • 1947 - Inaugurado o primeiro prédio residencial de apartamentos de Fortaleza, o Edifício Beliza, no primeiro quarteirão da Rua Assunção (depois Edgar Borges), construído pela Imobiliária José Gentil S.A.
  • 1947 - Inaugurada, no salão nobre do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), uma exposição de pinturas do artista plástico cearense, Barbosa Leite.
  • 1948 - Inaugura-se em Fortaleza, o Edifício Jangada, de propriedade da Prudência Capitalização, na esquina da Rua Major Facundo, 253, com Rua Senador Alencar, projetado pelo arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman, com as presenças do governador Faustino de Albuquerque e Sousa e do diretor superintendente da Prudência Capitalização, Adalberto Ferreira do Vale. A bênção é dada pelo José Alves Ribeiro Quinderé (Monsenhor Quinderé). Depois o prédio foi vendido ao INPS.
  • 1951 - Chega a Fortaleza, em avião do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), desembarcando no Aeroporto do Cocorote, o diretor geral do Dnocs, engenheiro Francisco Sabóia de Albuquerque, com o fim de inspecionar as obras emergenciais da Seca.
  • 1956 - Lançada, no Mucuripe, a pedra fundamental do Entreposto de Pesca.
  • 1961 - A 10ª Região Militar tem novo comandante, o general Luís Augusto da Silveira que assume substituindo o general Milton Barbosa Guimarães que havia deixado o posto em 24 de agosto.
  • 1964 - Morre, aos 51 anos de idade, o historiador Ismael de Andrade Pordeus, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era cearense de Quixeramobim nascido em 25 de dezembro de 1912 e hoje é nome de Rua no Cais do Porto e Vicente Pinzon.
  • 1967 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 71 anos de idade, o jornalista cearense Aderson Magalhães, que assinava no jornal 'Correio da Manhã' a coluna All Right, onde sempre lembrava sua terra, o Ipu.
  • 1972 - Inaugurada, com a presença da família do homenageado e do prefeito Vicente Cavalcante Fialho, a Rua Tertuliano Sales, homenagem ao pernambucano Tertuliano Sales Dantas, fundador da Foto Sales em 1922, falecido em 1939.
  • 1973 - O jornal O Povo inicia sua mudança do prédio da Rua Senador Pompeu, 1082, para a nova sede, na Avenida Aguanambi, 40 antigo, atual 282, prédio projetado pelo arquiteto Camilo Átila e calculado pelo engenheiro Luís Gonzaga de Paula, sendo a Construtora, a Encil - Engenharia Civil Ltda. Enquanto se procede a mudança, o jornal é impresso nas oficinas da Tribuna do Ceará.
  • 1983 - Instalado em Fortaleza o Observatório Otto de Alencar, do Núcleo de Astronomia do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Campus do Itaperi, na Avenida Paranjana, 1700, iniciativa do professor Rubens de Azevedo.
  • 1984 - Exonerado o superintendente da Companhia Brasileira de Alimentação (Cobal), Sebastião Célio de Carvalho, por irregularidades, assumindo Eurípedes Neto, vindo de Brasília.
  • 1985 - Inaugurada a nova sede do jornal Tribuna do Ceará, na Avenida Desembargador Moreira, em frente à Assembleia Legislativa.
  • 1985 - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), por unanimidade, acolhe o recurso impetrado pelo Ministério Público, determinando a cassação do registro da candidatura de Sérgio Philomeno à Prefeitura de Fortaleza.
  • 2005 - Morre o desembargador Júlio Carlos de Miranda Bezerra, vítima de falência múltipla dos órgãos, no Hospital Monte Klinikum. O desembargador tinha 67 anos. Encontrava-se internado há 14 dias para tratar de problemas cardiovasculares. O óbito é em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ao longo de sua vida, o desembargador ocupou cargos importantes do Poder Judiciário. Foi o magistrado mais jovem empossado como desembargador, com apenas 39 anos. Foi diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, fundador da Escola Superior de Magistratura do Ceará e presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Seu corpo é velado no Tribunal de Justiça do Ceará e o sepultamento ocorre no dia seguinte, às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, com a presença de familiares, amigos, advogados, membros do Ministério Público e colegas da magistratura.
  • 2005 - Morre, em Fortaleza, vítima de embolia pulmonar provocada por falência múltipla do órgãos, moléstia que sofria há vários anos, o filatelista, numismata e jornalista Francisco Firmino de Araújo, que manteve por vários anos a coluna Ronda Filatélica no jornal O Povo. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz. Firmino era paraibano nascido em Santa Luzia do Sabugi, em 16 de março de 1916.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…