Pular para o conteúdo principal



Hub Cultural do Ceará estreia nesta quinta

Com estreia nesta quinta-feira (17), às 20 horas, o Programa 'Zona de Criação' (Hub Cultural do Ceará) apresenta 'Tem que lutar', de Daniel Groove, como resultado da produção audiovisual da primeira leva da mais nova proposta criativa do Porto Dragão.


Se no primeiro semestre a linha criativa do Porto Dragão se voltava a refletir sobre o isolamento social e seu impacto no viver de arte com o programa “Nós no Batente’, neste segundo semestre a criatividade lança luz a um retorno ainda virtual aos palcos e produções de conteúdos artísticos com o programa Zona de Criação.

Em mais um projeto de geração de conteúdo próprio, o Porto Dragão, integrante do Hub Cultural do Ceará e instituição cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, reabre as portas para o fazer artístico, posicionando luzes, ajustando focos e quebrando a inércia dos objetos de cena.

Em um movimento integrado entre as frentes do meio artístico – artistas, técnicos e produtores, a ação tem o intuito de fomentar a produção de conteúdo através da criação, realização e formatação de obras, acompanhando o fazer da arte desde o seu conceito até a sua execução, produzindo as obras selecionadas através de um conteúdo audiovisual, que, além de servir como programação para o consumo do público, diversificando a agenda online do Porto Dragão, enriquece o portfólio dos artistas envolvidos, que passarão a contar com um registro realizado profissionalmente, com produção audiovisual da 202B Filmes, estrutura de sonorização e iluminação, produção e consultoria técnica, esta última em parceria com o Fórum de Artes Técnicas do Ceará.

O Zona de Criação prevê atender 25 projetos de setembro deste ano, a fevereiro de 2021, envolvendo diferentes linguagens e estilos, e os resultados finais serão publicados no canal do Youtube do Porto Dragão, semanalmente, às quintas-feiras. Os trabalhos serão escolhidos entre os selecionados na convocatória Arte em Rede, aprovados na categoria de propostas de criação de conteúdo a serem realizadas ou em processo, bem como selecionados em curadoria própria do Porto Dragão.

“O ano de 2020 vem se mostrando desafiador e imprevisível, mas encaramos isso refletindo em como lidar com a arte e a economia da cultura, apesar do cenário que nos foi imposto. Desde 2018, o Porto Dragão assume essa atitude de gerar conteúdo próprio, com profissionais e artistas cearenses, resultando em produtos de alta qualidade como o Porto Dragão Sessions (2018) e o Nós no Batente (2020). Agora, anunciamos a Zona de Criação, que de certa forma completa uma trilogia mostrando a resiliência e a resistência criativa de diversas linguagens nesta cautelosa retomada de produzir arte no seu lugar de origem: os palcos, a cidade, as ruas, entre luzes, sons e claquetes. É emocionante o reencontro destes artistas com nosso teatro, em contato direto com o fazer artístico depois de tantos meses afastados”, compartilha o superintendente João Wilson Damasceno.

EPISÓDIO 01 – DANIEL GROOVE - A estreia ocorre nesta quinta-feira (17) com o cantor cearense Daniel Groove, que gravou 13 faixas do seu projeto “Tem que lutar”, uma apresentação audiovisual onde a saudade do distanciamento, as ruas desertas e as dificuldades da pandemia são retratadas com a força das canções e a beleza triste do teatro vazio. O show conta com a participação de Rian Batista e de Orlângelo Leal. O conteúdo vai ao ar às 20h no canal do Youtube do Porto Dragão.

PRÓXIMOS EPISÓDIOS - Semanalmente, serão divulgados os outros trabalhos e para os três primeiros, além de Groove, o Zona de Criação apresentará Murillo Ramos, com “Um artista da luz vermelha”, um projeto inédito neste solo do ator cearense integrante da Manada Teatro e Xavier, que apresenta seu mixtape “Mormaço”. Respectivamente, os episódios entrarão no ar em 24 de setembro e primeiro de outubro.

Com uma diversidade de linguagens, a programação do Zona de Criação contará ainda com:
  • As 10 Graças.
  • Henrique Castro.
  • Grupo Cena Fórum.
  • Mateus Fazeno Rock.
  • DJ Nego Célio.
  • Ângelo William.
  • Caixeiros Viajantes.
  • Alessandra Pereira.
  • Cia CLÊ.
  • Nóis de Teatro.
  • Maria Vitória.
  • Inquieta Cia.
  • A. Renê e Tayana.
  • Núcleo de Estudos da Performance.
  • Coletivo DiBando.
AGENDA PREVISTA 
  • SETEMBRO - Dia 17 com Daniel Groove-Tem que lutar; e dia 24 com Murillo Ramos-Um artista da Luz Vermelha.
  • OUTUBRO - Dia primeiro com Xavier–Mormaço-EP Mormaço; dia oito com 'As 10 Graças–Arrebatades; dia 15 com Henrique Castro–Loteamento 02; dia 22 com Grupo Cena Fórum–Abayomi: Encontro Precioso; e dia 29 com Mateus Fazeno Rock–Ruínas.
SOBRE DANIEL GROOVE Compositor e intérprete cearense dos mais elogiados, Daniel coleciona apresentações pelas 5 regiões do Brasil e em festivais como Abril Pro Rock (PE), Goiânia Noise (GO), Se Rasgum (PA), Casarão (RO), Ponto CE (CE), BR 135 (MA), Psicodália (PR) e Lollapalooza (SP).

Daniel abraçou a carreira profissional em 1998, com o “Groove”, banda da cena alternativa nordestina dos anos 90 com a qual lançou seu primeiro disco “Tá na mão” (1999) e herdou seu sobrenome artístico. Depois participou da banda “O Sonso” lançando disco homônimo em 2010.

Seu primeiro álbum solo Giramundo (2013), eleito o melhor de MPB no Prêmio Dynamite 2014, é um mosaico de várias vertentes da música brasileira e passeia pelo rock, pelo brega e pelo pop, em canções-crônicas onde um eu lírico apaixonado pela vida e pelo amor corre pelo mundo. Lançado inicialmente com download gratuito, o segundo trabalho autoral chegou nas principais plataformas digitais e em edição física nas lojas de todo o Brasil, em 2016, pelo selo Sete Sóis com distribuição Tratore. Com direção artística de Saulo Duarte e produção coletiva, Romance pra depois foi gravado ao vivo com sua banda (Saulo Duarte, Klaus Sena, João Leão, João Vasconcelos e Victor Bluhm) e traz participações especiais de Rafael Castro, Juliano Gauche e Helio Flanders.

Seu terceiro álbum solo, Levante, produzido pelo saudoso Miranda juntamente com Klaus Senna, chegou nas plataformas digitais em julho de 2018, pelo selo Sete Sóis com distribuição Tratore.

MÚSICAS GRAVADAS “TEM QUE LUTAR”, DE DANIEL GROOVE
  • Estranho amor (Daniel Groove/ Vitoriano)
  • Eu lembro do Vento (Daniel Groove)
  • Tente entender (Daniel Groove/Ilya)
  • Se você disser (Daniel Groove)
  • Seu Rapaz (Daniel Groove/Saulo Duarte)
  • Bicicleta (Daniel Groove)
  • Tem que lutar/ tudo outra vez (Daniel Groove/Flávio Alves)
  • Você Sabe muito bem o que me resta (Daniel Groove/Saulo Duarte)
  • Seda azul (Daniel Groove)
  • Meus amigos (Daniel Groove/ Saulo Duarte)
  • Jardim Suspenso(Daniel Groove /Vitor Colares)
  • Giramundo (Daniel Groove)
  • Super herói (Daniel Groove)
SOBRE O PORTO DRAGÃO - O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Além do Webinário Jornada de Pensamento que está acontecendo até outubro de 2020, outras ações do Hub Cultural do Ceará realizadas foram o programa “Porto Dragão Sessions”, uma série que apresenta a nova cena musical do Ceará com 15 artistas cearenses em 08 episódios e o programa “Nós no Batente”, uma série documental que mostra o panorama das artes cênicas cearenses em 10 episódios apresentando cinco grupos de Dança e cinco grupos de Teatro e agora o “Zona de Criação”.

Todos os projetos colaboram na difusão e impulsionamento dos artistas cearenses e estão disponíveis no canal do Youtube do Porto Dragão, assim como outros conteúdos de produção própria do Porto Dragão, como o bate-papo semanal “Conversa Sem Roteiro”, aulas sobre “Feminismos” com Helena Vieira e conteúdos selecionados em editais e convocatórias realizadas, como Cultura Dendicasa e Arte em Rede.
SERVIÇO
  • Programa Zona de Criação.
  • Episódio 01 – “Tem que lutar”, com Daniel Groove.
  • Estreia nesta quinta (17), às 20 horas.
  • Canal do Youtube do Porto Dragão – Youtube.com/PortoDragao

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...