Pular para o conteúdo principal



Morre professor historiador Noé Freire Sandes

" Um anjo levou ontem (8) meu irmão. Noé Freire Sandes (fotos). Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), formou uma geração de historiadores do Centro-Oeste do Brasil. Estudioso dos intricados caminhos da História e da Memória, Noé virou Memória. Deixou um belo legado de pesquisador - Livros, Ensaios, Artigos. Para sempre na Memória dos seus familiares, amigos e alunos. Na mão de Deus. Dia triste. Muito triste", informa o jornalista e professor de Comunicação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), José Anderson Freire Sandes.

O velório e sepultamento do professor e historiador Noé Freire Sandes, que morreu nesta terça-feira (8), aos 59 anos, de doença degenerativa, foi realizado nesta quarta-feira (9), no Cemitério Vale do Cerrado, em Goiânia (GO).


O Blog do Lauriberto apresenta a repercussão da morte do professor Noé Sandes nas condolências enviadas ao irmão dele, Anderson Sandes; nas notas da UFG e da Faculdade de História (FH) da UFG; no depoimento do professor Nilson Gomes; e no poema da professora de Literatura Infanto-Juvenil em Goiânia, Soninha Santos:
  • Soninha Santos - "Meu amigo. Meu irmão. Meu compadre. A vida sem seu sorriso, suas frases ímpares, seu aconchego ficará mais triste, mais vazia, mais opada. Noé Freire Sandes, o Centenário da Independência perde parte de seu brilho, estudado explicado por você. A Educação perde um professor brilhante, orientador inesquecível. Amigo do peito, meu irmão camarada…Vá feliz e em frente. Sua estrela permanece conosco sempre. Você vai fazer muita falta, meu amigo. Muita mesmo! Adriana, Victor, Ariane, Clara e Isadora… sinto demais por vocês".
  • Marlyana Lima - "Sei o quanto você ama sua família. Quanto tem admiração por seus irmãos. Hoje, as palavras não vão abarcar o sentimento. Só queria te dar meu abraço mais fraterno, te oferecer minha solidariedade e dizer que estou pedindo a Deus pra te dar o conforto que só Ele pode nos conceder nessa hora. Muita luz para você e sua família, amigo".
  • Ronaldo Salgado - "Amigo, são poucas as palavras; mas verdadeiras e cheias de amor e solidariedade porque bem sei o que Noé representa na sua vida. Sinta-se aconchegado em meu coração com respeito e carinho... Por ele sempre terei respeito pelo professor e servidor público que foi, num país que deseja negar o serviço público. Ele é exímio exemplo profissional, humano e ético! Meu mais respeitoso abraço!
  • UFG - "É com imenso pesar que a Universidade Federal de Goiás lamenta o falecimento de Noé Freire Sandes. Professor da UFG desde 1989, o docente se aposentou em 2017 e teve sua trajetória marcada pela dedicação ao conhecimento".
  • Faculdade de História - "A Faculdade de História (FH) da UFG destaca o seu notável e rico legado, seja como professor, pesquisador e intelectual, tendo produzido obras já clássicas sobre a história de Goiás e do Brasil. 'É sem dúvidas uma perda inestimável do nosso querido colega e ex-diretor', lamenta o atual diretor da FH/UFG, Eugênio Rezende de Carvalho.
  • Nilson Gomes - "Historiador morto na terça-feira, de doença degenerativa, era o compartilhamento em pessoa, a lição em generosidade, a pesquisa como obra. Os tempos estão difíceis e, aqui, a culpa não é do Coronavírus com suas 130 mil mortes e milhões de sequelas. A ruindade atual vem da falta de conhecimento, que o povo sabiamente batizou de burrice. Aposentado com relutância por sofrer de uma doença degenerativa, o professor Noé Freire Sandes talvez tivesse sua dor aumentada ao ler os posts com a intolerância dos idiotas. Nóe Freire morreu nesta terça-feira, 8. Sua ausência deixa o mundo muito pior, assim como suas aulas, suas pesquisas e sua produção intelectual escrita tornaram melhor a convivência entre os divergentes, pois a qualidade do trabalho pacificava a encrenca, mesmo que o objetivo fosse o debate. Em sua arca de alianças caberiam, como couberam, mentes de todas as origens e conclusões. O professor, em vez de doutriná-las, as nutria de conhecimento. Era um homem para se curtir, porque compartilhava. Os tempos estão dificílimos e piorando. Alguns milhares de militantes do nada dividem o Brasil entre os fanáticos por Lula e Bolsonaro, no que chamam de esquerda e direita, sem sequer conseguirem conceituar o que são uma e outra. Os tempos se tornaram mais difíceis e, portanto, piores porque nestes três anos conflagrados o professor Noé Freire Sandes estava forçosamente fora da cátedra. Não sem produzir, claro, pois as conversas entabuladas eram mais frutíferas que a média das teses de doutorado e mestrado pululando por aí — evidentemente, não as por ele orientadas. Ateus e crentes ou essa nova divisão, lulistas e bolsonaristas, precisavam ter mais Noés Freires, menos Robertos Freires; mais historiadores, menos usurpadores da História.
    Noé Freire deixa vasta bibliografia, mas faz falta desde que oficialmente entrou na inatividade, ainda que tivesse continuado a espalhar o que aprendeu. Generosamente, em cursos de graduação e pós, dividiu-se em cérebros capazes de o multiplicar. Daqui a uns dias ou décadas, as pessoas abjetas objeto da beligerância atual serão apenas trending topics de uma era em que existiam trending topics, quando vicejou um presidente laranja (caaaaalma, a referência é ao pato Donald Trump). E Noé Freire Sandes continuará sendo citado quando se pretender aval de qualidade a uma criação. Lula e Bolsonaro serão apenas itens para menino odiar como Rodrigues Alves ou Epitácio Pessoa — enquanto houver quem ensine História do Brasil mandando a molecada memorizar lista de autoridades. Todos seriam bem-vindos à socialização (caaaaaalma) da sabedoria também chamadas de aula ou orientação de Noé Freire Sandes. Deixou-nos numa época em que, mais do que sempre, era imprescindível. Felizmente, graças à dedicação nas mais diversas modalidades de salas de aula, é provável que quadros do seu naipe se multipliquem, não desapareçam. Que a cada lulista e bolsonarista fanáticos que surgirem, brotem uma UFG e uma PUC coalhadas de Noés Freires Sandes".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...