Pular para o conteúdo principal

Sindialimentos prospecta novos negócios junto ao Complexo Industrial Pecém

Com o objetivo de entender melhor os benefícios e diferenciais competitivos de instalarem unidades produtivas no Complexo do Pecém, em especial na Zona de Processamento de Exportação (ZPE-Ceará), associados do Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado (Sindialimentos-Ceará) se reuniram com a diretora executiva comercial do Complexo do Pecém, Duna Uribe, em videoconferência.




Durante a conversa, Duna Uribe deixou claro que, independentemente do porte da empresa, é possível usufruir dos incentivos tributários, cambiais e administrativos oferecidos às empresas instaladas na ZPE Ceará, a única atualmente em operação no Brasil. “Não existe investimento mínimo. Basta seguir os requisitos previstos em legislação para obter os benefícios, incluindo a segurança jurídica de um contrato de 20 anos”, destaca.

Para Duna Uribe, no caso de pequenas empresas, que compõem a maior parte dos associados do Sindialimentos, os benefícios podem ser ainda mais significativos, posto que esses negócios possuem menor capilaridade no mercado internacional e, com os benefícios da ZPE, podem se colocar em maior evidência no exterior. “Por menor que seja, se a empresa se organizar, fizer o estudo de viabilidade e apostar nas exportações, após aprovação do Conselho de ZPE, pode fazer parte da ZPE”, diz Duna Uribe.

Dentre os requisitos que devem ser seguidos pelas empresas que desejam produzir dentro da ZPE Ceará, o principal deles é a contrapartida de que, no mínimo, 80% da receita seja oriunda de exportações. “Como são oferecidos benefícios robustos, é necessário que exista uma atividade de processamento, beneficiando o produto que será exportado”, explica Duna Uribe.

A ZPE Ceará, inclusive, atualmente passa por uma obra de expansão, que está com cerca de 22% de conclusão. O Setor 2, como é chamado, fica a cerca de quatro quilômetros do Setor 1 e ocupará uma área de 137 hectares. Os trabalhos da primeira fase, que terá área de 23 hectares, têm previsão de ficarem prontos até o primeiro semestre de 2021, porém as empresas já podem iniciar suas instalações a partir de novembro 2020. Ainda de acordo com a diretora comercial do Complexo do Pecém, os lotes serão focados em empreendimentos de médio e pequeno porte, o que pode viabilizar ainda mais negócios ligados ao Setor de Alimentos.



Sindialimentos-Ceará - O presidente do Sindialimentos, André Siqueira (foto) elogia a estrutura oferecida pela ZPE Ceará e diz que, ao entender os diferenciais competitivos de se instalar uma indústria na área, é possível “plantar uma semente” para que as empresas avaliem a possibilidade de investir em um empreendimento voltado às Exportações. 

“Talvez não seja um negócio para agora, até porque passamos por um momento difícil por conta da crise, mas certamente é algo que pode entrar nos planos futuros de uma empresa. Ao compreender essas vantagens competitivas, muitos farão esse exercício de pensamento para, no futuro, viabilizar um novo negócio no Pecém”, destaca André Siqueira.

Live - André Siqueira integrou o quadro de convidados da Webinar Live realizada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adagri-Ceará) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Ceará).

O evento on-line aconteceu nesta quarta-feira (2), e trouxe o tema 'Ações de Inspeção Higiênico-Sanitária dos Produtos de Origem Animal-POA no Estado do Ceará”.


A Live teve a participação da:
  • Presidente da Adagri-Ceará, Vilma Freire.
  • Diretor Regional do Senai-Ceará, Paulo André.
  • Presidente do Sindialimentos-Ceará, André Siqueira.
  • Eespecialista em Gestão de Qualidade e Segurança dos Alimentos pela Universidade Campinas (Unicap) e consultora do Senai de Tecnologia em Eletro Metalmecânica do Ceará, Flavianne Pessoa.
  • Diretor de Sanidade Animal da Adagri-Ceará e médico veterinário, Amorim Sobreira.
  • Consultora do Núcleo de Inovação Tecnológica do Senai-Ceará, Ronara Aragão, como mediadora.
Exclusão do ICMS - Empresas associadas ao Sindialimentos-Ceará celebram mais uma conquista dos empresários: a exclusão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da base de cálculo do Pis/Cofins. A medida, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), configura menos tributos e despesas para as empresas e indústrias.

A decisão determina ainda a recuperação dos valores pagos desde 2005, que serão compensados em créditos fiscais para quitar parcelamentos na Receita Federal ou para serem usados na quitação de Tributos Correntes, menos Previdência.

A ação não beneficia empresas do Simples Nacional, apenas as que estão sob o regime de tributação do Lucro Real (visa com que a empresa pague os tributos de forma proporcional ao que ganha) e Lucro Presumido (consiste em uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do Imposto de Renda).

“O Sindialimentos iniciou um Mandado de Segurança Coletiva em 2010, ainda na gestão do José Alberto Bessa Júnior, questionando a tributação do Pis/Cofins. Adquirir essa redução tributária é um ganho de extrema importância para a categoria”, conclui André Siqueira, presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará.

Para ter acesso à recuperação dos valores pagos desde 2005 e a redução do Pis/Cofins, a partir de setembro deste ano, é necessário estar devidamente filiado ao Sindialimentos.

Sobre o Sindialimentos - O Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos-Ceará) reúne além dos fabricantes de rações balanceadas, outras categorias econômicas da indústria de alimentos. A organização defende os interesses do setor de forma integrada com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Os interessados em conhecer o sindicato e associar-se podem saber mais em: sindialimentos.org.br ou através do e-mail: sindialimentos@sfiec.org.br.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Política cearense perde Roberto Mesquita

Morreu na madrugada deste domingo (17), aos 65 anos, o ex-vereador ()V) e o ex-deputado estadual (PSD) Roberto Mesquita. Ele lutava contra um Câncer.  A morte de Roberto Mesquita foi confirmada pelo vereador de Fortaleza, Bruno Mesquita (Pros), sobrinho de Roberto Mesquita, a quem Bruno foi ex-assessor parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e o chamou de 'pai e herói'. Vereador e deputado estadual -  Roberto Mesquita da Silveira Júnior nasceu em Baturité-CE. Foi filiado ao Partido Social Democrata (PSD), Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e Partido Verde (PV). Na primeira Campanha (2008), foi eleito vereador de Fortaleza com 9.223 votos pelo PV. Dois anos depois (2010) foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, pelo PSD, obtendo 57.092 votos. Em 2014 foi reconduzido à ALCE com 64.005 votos. Em 2020 conseguiu eleger Bruno Mesquita (Pros) para CMFor. Luto Oficial -  O presidente da ALCE, deputado esta

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Política cearense perde Roberto Mesquita

Morreu na madrugada deste domingo (17), aos 65 anos, o ex-vereador ()V) e o ex-deputado estadual (PSD) Roberto Mesquita. Ele lutava contra um Câncer.  A morte de Roberto Mesquita foi confirmada pelo vereador de Fortaleza, Bruno Mesquita (Pros), sobrinho de Roberto Mesquita, a quem Bruno foi ex-assessor parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e o chamou de 'pai e herói'. Vereador e deputado estadual -  Roberto Mesquita da Silveira Júnior nasceu em Baturité-CE. Foi filiado ao Partido Social Democrata (PSD), Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e Partido Verde (PV). Na primeira Campanha (2008), foi eleito vereador de Fortaleza com 9.223 votos pelo PV. Dois anos depois (2010) foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, pelo PSD, obtendo 57.092 votos. Em 2014 foi reconduzido à ALCE com 64.005 votos. Em 2020 conseguiu eleger Bruno Mesquita (Pros) para CMFor. Luto Oficial -  O presidente da ALCE, deputado esta