Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Os futuros comunicólogos do Centro Universitário 7 de Setembro pesquisam a Comunicação Fortalezense. 


O Blog do Lauriberto foi pesquisado pelos estudantes da cadeira Produção Jornalística e agora na disciplina de Radiojornalismo, Lauriberto Braga é estudado.

Os estudantes de Jornalismo do Uni7  realizam o Projeto Sobre Vidas, que conta 10 histórias de pessoas frente a este tempo de Pandemia da Covid-19.

Cada estudante fez, no Instagram, um post principal com texto, um carrossel de artes, um vídeo de um minuto, um carrossel de artes e um podcast. Tudo pelo Instagram do Quinto Andar, que é o portal multimídia do Curso de Jornalismo.

O Projeto termina na quarta-feira (nove de dezembro) com uma live com o jornalista, radialista, espírita e cronista Nonato Albuquerque. Nonato falará como está sendo a vida, já que é de grupo de risco, e como trabalha o jornalismo nestes tempos.

Nonato será entrevistado pelos estudantes Vitória Barbosa e Matheus Barbosa, da disciplina Projeto Integrado de Webjornalismo.

Por falar em Nonato ele prestou uma bela homenagem a Alan Neto, que festeja 80 anos de idade e 60 anos de Rádio e Jornal. Só esqueceu de dizer que Alan foi o apresentador na Rádio Iracema do Programa 'A Bronca é Livre'.
Patrícia Nielsen vai morar com a família em Londres-Inglaterra.
Para seu lugar na apresentação do CETV2 da TV Verdes Mares estão cotadas:
  1. Tereza Tavares.
  2. Raissa Câmara.
  3. Nádia Barros.
O CETV2, antes Jornal do 10 teve como apresentadoras:
  • Giovana Teles.
  • Cíntia Lima.
  • Danielle Portela.
  • Tais Lopes.
  • Lívia Baral.
  • Patrícia Nielsen.
Por falar em Giovana Teles, que está na Globo Brasília há 18 anos, ela separou do jornalista Paulo Barros.

Giovana Teles como a maioria das pessoas pensam não é cearense. Ela nasceu em Itapeva (SP). Mas veio morar em Fortaleza e começou na TV Verdes Mares, afiliada da Globo em Fortaleza. Passou pela GloboNews. Desde 2002, em Brasília, se tornou uma das principais repórteres de política da emissora.

Confira o Memória Globo de Giovana Teles Vasconcelos:

Giovana Teles Vasconcellos nasceu em sete de junho de 1971. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) , iniciou sua carreira em 1992 como produtora da Rádio O Povo, em Fortaleza. Logo passou para a reportagem. Em seguida, foi trabalhar no jornal O Povo na editoria de Economia. Durante as reportagens, conheceu o então diretor de jornalismo da TV Verdes Mares, Giácomo Mancini, que a incentivou a fazer um teste. Em 1994, Giovana foi contratada pela emissora como repórter dos jornais locais. Em pouco tempo, passou a fazer reportagens para os telejornais de Rede e assumiu a bancada do Praça TV 2ª Edição, que se chamava Jornal do 10.

Em 2002, foi contratada pela Globo Brasília para trabalhar nos jornais locais Bom Dia DF e DV TV. Nesse início, investiu em conhecer a realidade das cidades satélites. Foi o despertar para o jornalismo comunitário. “Eram áreas muito distantes. Neste período, o jornalismo local começou a se deslocar para as cidades próximas a Brasília até regiões do entorno que ficam em Goiás”. As pautas mais frequentes abordavam Saúde Pública, estruturas dos hospitais e falta de médicos. A denúncia sobre um ex-secretário de Saúde que estava desviando dinheiro público para um hospital particular, de propriedade da família dele, gerou a abertura de uma CPI na Câmara de Vereadores.

“Ele foi exonerado e teve que devolver o dinheiro aos cofres públicos. Nesse momento, a gente se sente jornalista de verdade. O trabalho que gente fez pelo cidadão para garantir que o dinheiro público fosse aplicado com maior foi importantíssimo”

Giovana lembra de sua primeira reportagem para o Jornal Nacional, em 2009. “Descobrimos que os carros dos diplomatas não passavam por fiscalização. Depois dessa nossa pequena investigação, isso foi normatizado”. No mesmo ano, o acidente com o avião da Air France, foi uma cobertura marcante: “Me ligaram às 5 horas da manhã pedindo que eu chegasse mais cedo para fazer as entradas ao vivo para o Bom Dia Brasil e o Jornal Hoje”, recorda.

No julgamento da CPI do Mensalão, em 2012, Giovana teve o desafio de entrar ao vivo na programação para anunciar, em primeira mão, a lista dos condenados. “Foi uma responsabilidade enorme e um esforço de apuração gigantesco das praças de Brasília, São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Segundos antes de entrar no ar, me deixaram totalmente livre. Confiaram no meu trabalho, apesar de ter sido tumultuado da forma como foi, sabiam que ia sair certo”.

Ainda em 2012, Giovana anunciou, também ao vivo, o resultado da votação que caçou o mandato do ex-senador Demóstenes Torres, amigo do bicheiro Carlinhos Cachoeira. “Quando ficou evidente a relação dele com Carlinhos Cachoeira, o caso foi para votação em plenário. E a votação saiu quando o Jornal Hoje estava no ar. Demos a primeira imagem do placar do painel eletrônico do Senado e a primeira imagem do ex-senador Demóstenes Torres saindo”.

Em junho de 2013, a repórter acompanhou o início das manifestações em Brasília: “Estávamos em frente ao estádio Mané Garrincha e cobrimos os primeiros movimentos de protesto, numa entrada rápida no Jornal Hoje. Não se ouvia falar ainda em manifestações convocadas pela internet. Naquele dia, nem de longe a gente poderia prever no que essas manifestações se transformaram depois”.

Desde que entrou na Globo Brasília, Giovana cobriu as eleições presidenciais, de 2002 a 2010. “É uma cobertura muito intensa. Um dos momentos mais importantes da nossa democracia. Acho que todo repórter, todo jornalista quer e gosta de vivenciar isso e perceber os jogos políticos que a gente acaba conhecendo pelos bastidores”. A jornalista ressalta o trabalho ágil das equipes de reportagem em acompanhar o resultado das eleições: “O nosso sistema de apuração favorece isso, com a maior rapidez possível. É um privilégio conseguir acompanhar a evolução do nosso país tão de perto”, ressalta.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...