Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Os futuros comunicólogos do Centro Universitário 7 de Setembro pesquisam a Comunicação Fortalezense. 


O Blog do Lauriberto foi pesquisado pelos estudantes da cadeira Produção Jornalística e agora na disciplina de Radiojornalismo, Lauriberto Braga é estudado.

Os estudantes de Jornalismo do Uni7  realizam o Projeto Sobre Vidas, que conta 10 histórias de pessoas frente a este tempo de Pandemia da Covid-19.

Cada estudante fez, no Instagram, um post principal com texto, um carrossel de artes, um vídeo de um minuto, um carrossel de artes e um podcast. Tudo pelo Instagram do Quinto Andar, que é o portal multimídia do Curso de Jornalismo.

O Projeto termina na quarta-feira (nove de dezembro) com uma live com o jornalista, radialista, espírita e cronista Nonato Albuquerque. Nonato falará como está sendo a vida, já que é de grupo de risco, e como trabalha o jornalismo nestes tempos.

Nonato será entrevistado pelos estudantes Vitória Barbosa e Matheus Barbosa, da disciplina Projeto Integrado de Webjornalismo.

Por falar em Nonato ele prestou uma bela homenagem a Alan Neto, que festeja 80 anos de idade e 60 anos de Rádio e Jornal. Só esqueceu de dizer que Alan foi o apresentador na Rádio Iracema do Programa 'A Bronca é Livre'.
Patrícia Nielsen vai morar com a família em Londres-Inglaterra.
Para seu lugar na apresentação do CETV2 da TV Verdes Mares estão cotadas:
  1. Tereza Tavares.
  2. Raissa Câmara.
  3. Nádia Barros.
O CETV2, antes Jornal do 10 teve como apresentadoras:
  • Giovana Teles.
  • Cíntia Lima.
  • Danielle Portela.
  • Tais Lopes.
  • Lívia Baral.
  • Patrícia Nielsen.
Por falar em Giovana Teles, que está na Globo Brasília há 18 anos, ela separou do jornalista Paulo Barros.

Giovana Teles como a maioria das pessoas pensam não é cearense. Ela nasceu em Itapeva (SP). Mas veio morar em Fortaleza e começou na TV Verdes Mares, afiliada da Globo em Fortaleza. Passou pela GloboNews. Desde 2002, em Brasília, se tornou uma das principais repórteres de política da emissora.

Confira o Memória Globo de Giovana Teles Vasconcelos:

Giovana Teles Vasconcellos nasceu em sete de junho de 1971. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) , iniciou sua carreira em 1992 como produtora da Rádio O Povo, em Fortaleza. Logo passou para a reportagem. Em seguida, foi trabalhar no jornal O Povo na editoria de Economia. Durante as reportagens, conheceu o então diretor de jornalismo da TV Verdes Mares, Giácomo Mancini, que a incentivou a fazer um teste. Em 1994, Giovana foi contratada pela emissora como repórter dos jornais locais. Em pouco tempo, passou a fazer reportagens para os telejornais de Rede e assumiu a bancada do Praça TV 2ª Edição, que se chamava Jornal do 10.

Em 2002, foi contratada pela Globo Brasília para trabalhar nos jornais locais Bom Dia DF e DV TV. Nesse início, investiu em conhecer a realidade das cidades satélites. Foi o despertar para o jornalismo comunitário. “Eram áreas muito distantes. Neste período, o jornalismo local começou a se deslocar para as cidades próximas a Brasília até regiões do entorno que ficam em Goiás”. As pautas mais frequentes abordavam Saúde Pública, estruturas dos hospitais e falta de médicos. A denúncia sobre um ex-secretário de Saúde que estava desviando dinheiro público para um hospital particular, de propriedade da família dele, gerou a abertura de uma CPI na Câmara de Vereadores.

“Ele foi exonerado e teve que devolver o dinheiro aos cofres públicos. Nesse momento, a gente se sente jornalista de verdade. O trabalho que gente fez pelo cidadão para garantir que o dinheiro público fosse aplicado com maior foi importantíssimo”

Giovana lembra de sua primeira reportagem para o Jornal Nacional, em 2009. “Descobrimos que os carros dos diplomatas não passavam por fiscalização. Depois dessa nossa pequena investigação, isso foi normatizado”. No mesmo ano, o acidente com o avião da Air France, foi uma cobertura marcante: “Me ligaram às 5 horas da manhã pedindo que eu chegasse mais cedo para fazer as entradas ao vivo para o Bom Dia Brasil e o Jornal Hoje”, recorda.

No julgamento da CPI do Mensalão, em 2012, Giovana teve o desafio de entrar ao vivo na programação para anunciar, em primeira mão, a lista dos condenados. “Foi uma responsabilidade enorme e um esforço de apuração gigantesco das praças de Brasília, São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Segundos antes de entrar no ar, me deixaram totalmente livre. Confiaram no meu trabalho, apesar de ter sido tumultuado da forma como foi, sabiam que ia sair certo”.

Ainda em 2012, Giovana anunciou, também ao vivo, o resultado da votação que caçou o mandato do ex-senador Demóstenes Torres, amigo do bicheiro Carlinhos Cachoeira. “Quando ficou evidente a relação dele com Carlinhos Cachoeira, o caso foi para votação em plenário. E a votação saiu quando o Jornal Hoje estava no ar. Demos a primeira imagem do placar do painel eletrônico do Senado e a primeira imagem do ex-senador Demóstenes Torres saindo”.

Em junho de 2013, a repórter acompanhou o início das manifestações em Brasília: “Estávamos em frente ao estádio Mané Garrincha e cobrimos os primeiros movimentos de protesto, numa entrada rápida no Jornal Hoje. Não se ouvia falar ainda em manifestações convocadas pela internet. Naquele dia, nem de longe a gente poderia prever no que essas manifestações se transformaram depois”.

Desde que entrou na Globo Brasília, Giovana cobriu as eleições presidenciais, de 2002 a 2010. “É uma cobertura muito intensa. Um dos momentos mais importantes da nossa democracia. Acho que todo repórter, todo jornalista quer e gosta de vivenciar isso e perceber os jogos políticos que a gente acaba conhecendo pelos bastidores”. A jornalista ressalta o trabalho ágil das equipes de reportagem em acompanhar o resultado das eleições: “O nosso sistema de apuração favorece isso, com a maior rapidez possível. É um privilégio conseguir acompanhar a evolução do nosso país tão de perto”, ressalta.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...