Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Informa O Povo:

- Nesta quinta-feira (7), a jornalista Juliana Matos Brito (foto O Povo) é a nova ombudsman do O Povo.  Na data, o jornal mais antigo a circular no Ceará completa 93 anos. A partir deste ano, a função passa a ter maior conexão com a operação digital das plataformas e com os leitores e assinantes. 

A jornalista Daniela Nogueira, anteriormente na função de ombudsman, vai assumir a Assessoria de Comunicação do Grupo no lugar de Joema Leal, que volta para Redação.

Daniela Nogueira continua como coordenadora do Conselho Consultivo de Leitores do O Povo. Na ocasião, os conselheiros serão anunciados oficialmente.

O objetivo da mudança, conforme Juliana, é "ampliar o olhar do leitor, que cada dia mais, deixa de ser apenas leitor e passa a ser um consumidor de informação das diversas plataformas do grupo". 

- Entender o que esse consumidor do digital e do impresso busca em relação a uma empresa de comunicação e oferecer a eles um produto completo e de qualidade", explica. Com a função de representar o leitor e criticar o veículo, o ombudsman é responsável por todas as plataformas do Grupo:

  • Jornal O Povo.
  • O Povo Online.
  • OP+.
  • Rádio O Povo/CBN AM, FM e Cariri.
  • Rádio NovaBrasil FM Fortaleza.
  • Redes Sociais.

De acordo com Juliana, um pontos importantes na nova função será o olhar múltiplo para todas as plataformas do grupo, pensando novos formatos para levar informação ao consumidor. "A outra questão importante será a gestão da equipe que estará com um olhar mais atento às demandas dos assinantes do O Povo", prospecta. 

- O Regimento foi inteiramente revisto para deixar a função de Ombudsman conectada com a operação digital do jornalismo. É a mais intensa mudança em quase 30 anos de função. Em síntese, o cargo continua com as mesmas garantias e estabilidades, mas ganha, pela primeira vez, um caráter também executivo. Com essa alteração, pode detectar um problema e fazer a correção. E mais: vai trazer para a Redação as principais demandas da audiência em tempo real", explica o diretor-geral de Jornalismo do O Povo, Arlen Medina Néri.

Ele detalha que o Novo Regimento deixou a função mais ágil, modernizando a relação entre ombudsman e os leitores e assinantes. "Nós temos o compromisso, a cada instante, de apresentar os melhores conteúdos, de fazer o melhor jornalismo. Este é o espírito que nos mantém vivos e modernos. E é o mesmo que nos dá capacidade para fazermos a conexão, a reflexão, de estabelecermos a proximidade e termos a necessária empatia com todos aqueles que nos prestigiam em nossas multiplataformas", frisa.

Daniela destaca que um dos desafios da função é "a própria manutenção de um profissional para criticar os produtos jornalísticos e para avaliar a qualidade do que é publicado" em um mercado turbulento, "que cada vez mais tende a enxugar cargos". Para a ex-ombudsman, lidar com a crítica exige "equilíbrio, paciência e serenidade". 

Os movimentos constantes no jornalismo, que acompanham as mudanças digitais e o uso das tecnologias, também são desafios, segundo a jornalista. Ela alerta: redes sociais não substituem ombudsman. "O profissional continua sendo necessário em um cenário de Jornalismo sob ataques e ameaça ao direito de informar. Ao combater isso, fortalecemos nossa democracia", defende.

Nova Ombudsman  - Juliana Matos Brito é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalha no O Povo há mais de 20 anos. Atuou como repórter e editora do caderno Ciência & Saúde e de Cidades. Também foi editora de Audiência e Convergência do Grupo de Comunicação O Povo e editora-executiva do Digital. Tem especialização em Jornalismo Científico e é mestranda em Ciências da Informação, ambos pela UFC.

Confira os 15 ombudsmans de O Povo desde 1994:

  1. Adísia Sá.
  2. Márcia Gurgel.
  3. Paulo Verlaine.
  4. Paulo Rogério.
  5. Lira Neto,
  6. Roberto Maciel.
  7. Tânia Alves.
  8. Daniela Nogueira.
  9. Erivaldo Carvalho.
  10. Rita Célia Faheina.
  11. Plínio Bortolotti.
  12. Gualter George.
  13. Regina Ribeiro.
  14. Débora Cronemberger.
  15. Gibson Antunes.

Conselho de Leitores - Com mandato de um ano, o Conselho Consultivo de Leitores é sempre renovado no dia do aniversário do jornal, 7 de janeiro. Desta vez, excepcionalmente o Conselho 2020 será quase totalmente reconduzido. Dos 15 membros, 14 aceitaram continuar no grupo. "O Grupo promove uma reunião mensal presencial com os conselheiros. Em 2020, obedecendo às regras de distanciamento social, os encontros ocorreram de forma virtual", explica Daniela Nogueira, coordenadora do grupo.

Os conselheiros podem enviar críticas, sugestões de pauta, elogios e comentários em geral sempre que desejarem para a coordenação do Conselho, opinando acerca dos produtos do grupo. "É uma oportunidade de manter um intercâmbio direto com a Redação do jornal. Os conselheiros podem analisar o conteúdo editorial e o aspecto visual do jornal, sob um ponto de vista crítico", frisa.

O primeiro colegiado do Conselho Consultivo de Leitores do O Povo tomou posse em janeiro de 1998. Com a criação do grupo, o objetivo era se manter cada vez mais próximo do leitor. Segundo Daniela, a ideia é manter um grupo heterogêneo para que tenham análises plurais sobre os produtos do O Povo.

Membros do Conselho de Leitores 2021

  • Aline Lima de Paula Miranda - defensora pública.
  • Diêgo Paula de Araújo - especialista em Gestão Pública e fundador do Acervo Mucuripe.
  • Dodora Guimarães Esmeraldo - curadora e fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo.
  • Eduardo Sávio P. R. Martins - engenheiro civil, com Mestrado em Recursos Hídricos (UFRGS) e Doutorado pela Universidade Cornell, dos Estados Unidos; presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
  • Haroldo Rodrigues Júnior - executivo nas áreas de Ciência e Inovação Tecnológica e Social; sócio-fundador da in3citi Investidora Social.
  • Lidio de Andrade Soares - técnico do Basquete em Cadeira de Rodas e vice-presidente da Associação Deficiência Superando Limites (Adesul).
  • José Jackson Coelho Sampaio - médico, com Mestrado em Medicina Social (Uerj) e Doutorado em Medicina Preventiva (USP); é professor de Saúde Pública e docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva; foi reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
  • José Sérgio Pereira da Costa - professor do Estado e do Município e coordenador pedagógico do Estado.
  • Luizete Vicente da Silva - jornalista e doutoranda em Comunicação (UFC); integra a Rede de Mulheres Negras; é secretária-geral do Sindicato dos Jornalistas do Ceará.
  • Mariana Marques - publicitária e empreendedora.
  • Monalisa Lima Torres - cientista social, professora da Uece e pesquisadora do Laboratório de Política, Eleições e Mídia (Lepem-UFC).
  • Robson da Silva Braga - jornalista e coordenador do curso de Comunicação da UFC.
  • Vagner Araújo Moreira - administrador, com especialização em Marketing (Cetrede-UFC); é analista de Desenvolvimento Logístico no Complexo Portuário do Pecém.
  • Virgilio Augusto Sales Araripe - engenheiro civil (Unifor) e mestre em Geografia (Unesp); é professor do IFCE e reitor da instituição.
  • Yuri Holanda Cruz - sociólogo e servidor público.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.