Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Informa O Povo:

- Nesta quinta-feira (7), a jornalista Juliana Matos Brito (foto O Povo) é a nova ombudsman do O Povo.  Na data, o jornal mais antigo a circular no Ceará completa 93 anos. A partir deste ano, a função passa a ter maior conexão com a operação digital das plataformas e com os leitores e assinantes. 

A jornalista Daniela Nogueira, anteriormente na função de ombudsman, vai assumir a Assessoria de Comunicação do Grupo no lugar de Joema Leal, que volta para Redação.

Daniela Nogueira continua como coordenadora do Conselho Consultivo de Leitores do O Povo. Na ocasião, os conselheiros serão anunciados oficialmente.

O objetivo da mudança, conforme Juliana, é "ampliar o olhar do leitor, que cada dia mais, deixa de ser apenas leitor e passa a ser um consumidor de informação das diversas plataformas do grupo". 

- Entender o que esse consumidor do digital e do impresso busca em relação a uma empresa de comunicação e oferecer a eles um produto completo e de qualidade", explica. Com a função de representar o leitor e criticar o veículo, o ombudsman é responsável por todas as plataformas do Grupo:

  • Jornal O Povo.
  • O Povo Online.
  • OP+.
  • Rádio O Povo/CBN AM, FM e Cariri.
  • Rádio NovaBrasil FM Fortaleza.
  • Redes Sociais.

De acordo com Juliana, um pontos importantes na nova função será o olhar múltiplo para todas as plataformas do grupo, pensando novos formatos para levar informação ao consumidor. "A outra questão importante será a gestão da equipe que estará com um olhar mais atento às demandas dos assinantes do O Povo", prospecta. 

- O Regimento foi inteiramente revisto para deixar a função de Ombudsman conectada com a operação digital do jornalismo. É a mais intensa mudança em quase 30 anos de função. Em síntese, o cargo continua com as mesmas garantias e estabilidades, mas ganha, pela primeira vez, um caráter também executivo. Com essa alteração, pode detectar um problema e fazer a correção. E mais: vai trazer para a Redação as principais demandas da audiência em tempo real", explica o diretor-geral de Jornalismo do O Povo, Arlen Medina Néri.

Ele detalha que o Novo Regimento deixou a função mais ágil, modernizando a relação entre ombudsman e os leitores e assinantes. "Nós temos o compromisso, a cada instante, de apresentar os melhores conteúdos, de fazer o melhor jornalismo. Este é o espírito que nos mantém vivos e modernos. E é o mesmo que nos dá capacidade para fazermos a conexão, a reflexão, de estabelecermos a proximidade e termos a necessária empatia com todos aqueles que nos prestigiam em nossas multiplataformas", frisa.

Daniela destaca que um dos desafios da função é "a própria manutenção de um profissional para criticar os produtos jornalísticos e para avaliar a qualidade do que é publicado" em um mercado turbulento, "que cada vez mais tende a enxugar cargos". Para a ex-ombudsman, lidar com a crítica exige "equilíbrio, paciência e serenidade". 

Os movimentos constantes no jornalismo, que acompanham as mudanças digitais e o uso das tecnologias, também são desafios, segundo a jornalista. Ela alerta: redes sociais não substituem ombudsman. "O profissional continua sendo necessário em um cenário de Jornalismo sob ataques e ameaça ao direito de informar. Ao combater isso, fortalecemos nossa democracia", defende.

Nova Ombudsman  - Juliana Matos Brito é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalha no O Povo há mais de 20 anos. Atuou como repórter e editora do caderno Ciência & Saúde e de Cidades. Também foi editora de Audiência e Convergência do Grupo de Comunicação O Povo e editora-executiva do Digital. Tem especialização em Jornalismo Científico e é mestranda em Ciências da Informação, ambos pela UFC.

Confira os 15 ombudsmans de O Povo desde 1994:

  1. Adísia Sá.
  2. Márcia Gurgel.
  3. Paulo Verlaine.
  4. Paulo Rogério.
  5. Lira Neto,
  6. Roberto Maciel.
  7. Tânia Alves.
  8. Daniela Nogueira.
  9. Erivaldo Carvalho.
  10. Rita Célia Faheina.
  11. Plínio Bortolotti.
  12. Gualter George.
  13. Regina Ribeiro.
  14. Débora Cronemberger.
  15. Gibson Antunes.

Conselho de Leitores - Com mandato de um ano, o Conselho Consultivo de Leitores é sempre renovado no dia do aniversário do jornal, 7 de janeiro. Desta vez, excepcionalmente o Conselho 2020 será quase totalmente reconduzido. Dos 15 membros, 14 aceitaram continuar no grupo. "O Grupo promove uma reunião mensal presencial com os conselheiros. Em 2020, obedecendo às regras de distanciamento social, os encontros ocorreram de forma virtual", explica Daniela Nogueira, coordenadora do grupo.

Os conselheiros podem enviar críticas, sugestões de pauta, elogios e comentários em geral sempre que desejarem para a coordenação do Conselho, opinando acerca dos produtos do grupo. "É uma oportunidade de manter um intercâmbio direto com a Redação do jornal. Os conselheiros podem analisar o conteúdo editorial e o aspecto visual do jornal, sob um ponto de vista crítico", frisa.

O primeiro colegiado do Conselho Consultivo de Leitores do O Povo tomou posse em janeiro de 1998. Com a criação do grupo, o objetivo era se manter cada vez mais próximo do leitor. Segundo Daniela, a ideia é manter um grupo heterogêneo para que tenham análises plurais sobre os produtos do O Povo.

Membros do Conselho de Leitores 2021

  • Aline Lima de Paula Miranda - defensora pública.
  • Diêgo Paula de Araújo - especialista em Gestão Pública e fundador do Acervo Mucuripe.
  • Dodora Guimarães Esmeraldo - curadora e fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo.
  • Eduardo Sávio P. R. Martins - engenheiro civil, com Mestrado em Recursos Hídricos (UFRGS) e Doutorado pela Universidade Cornell, dos Estados Unidos; presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
  • Haroldo Rodrigues Júnior - executivo nas áreas de Ciência e Inovação Tecnológica e Social; sócio-fundador da in3citi Investidora Social.
  • Lidio de Andrade Soares - técnico do Basquete em Cadeira de Rodas e vice-presidente da Associação Deficiência Superando Limites (Adesul).
  • José Jackson Coelho Sampaio - médico, com Mestrado em Medicina Social (Uerj) e Doutorado em Medicina Preventiva (USP); é professor de Saúde Pública e docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva; foi reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
  • José Sérgio Pereira da Costa - professor do Estado e do Município e coordenador pedagógico do Estado.
  • Luizete Vicente da Silva - jornalista e doutoranda em Comunicação (UFC); integra a Rede de Mulheres Negras; é secretária-geral do Sindicato dos Jornalistas do Ceará.
  • Mariana Marques - publicitária e empreendedora.
  • Monalisa Lima Torres - cientista social, professora da Uece e pesquisadora do Laboratório de Política, Eleições e Mídia (Lepem-UFC).
  • Robson da Silva Braga - jornalista e coordenador do curso de Comunicação da UFC.
  • Vagner Araújo Moreira - administrador, com especialização em Marketing (Cetrede-UFC); é analista de Desenvolvimento Logístico no Complexo Portuário do Pecém.
  • Virgilio Augusto Sales Araripe - engenheiro civil (Unifor) e mestre em Geografia (Unesp); é professor do IFCE e reitor da instituição.
  • Yuri Holanda Cruz - sociólogo e servidor público.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.