Eis o seis de janeiro na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:
- 1631 - Assume o cargo de capitão do forte, recebido das mãos de Matim Soares Moreno, seu tio, o Capitão-Mor Domingos de Veiga Cabral.
- 1882 - Inicia seu funcionamento a Escola Cristã do então padre depois monsenhor Liberato Dionísio da Costa. Ficava na Rua do Sampaio,
- 1884 - Instala-se, solenemente, a Sociedade das Cearenses Libertadoras, dirigida por Maria Tomásia Filgueira Lima, fundada em 18 de dezembro do ano anterior.
- 1908 - No teatrinho João Caetano estreia o Cinematógrafo Nova Iorque.
- 1910 - Estréia, no Cinema Rio Branco, na Rua Barão do Rio Branco 1 e 73 (antigos), a Companhia de Marionetes de propriedade de Enrico Salice.
- 1923 - Assume a administração do Correio, Manuel Sátiro, que fora nomeado em comissão por decreto de seis de dezembro de 1922, substituindo Bernardo Café Filho. 1927 - Fundado o Educandário Cearense, sob direção dos professores Moacir Caminha e Carminha Loiola Caminha.
- 1930 - Morre, em Fortaleza, aos 63 anos de idade, o coletor federal em Messejana, José Firmino Gadelha.
- 1930 - Inauguradas duas enfermarias na Santa Casa da Misericórdia, para tuberculosos, construídas sob as expensas do coronel Juvenal de Carvalho. Foram demolidas em 1948 para dar lugar à ampliação daquela casa.
- 1933 - Toma posse a nova diretoria da Associação Cearense de Imprensa-ACI, tendo na presidência a figura do jornalista Kerginaldo Cavalcante de Albuquerque.
- 1934 - Inaugura-se o Colégio Dom Vital, fundado por alguns professores católicos, entre eles Damião Frota Sales e Osório Campos.
- 1938 - Morre, em desastre automobilístico próximo a Maracanaú, Nicolau Arrais Maia, comerciante em Fortaleza.
- 1940 - Instala-se em Fortaleza, o Instituto de Previdência do Estado do Ceará-IPEC, presidido por Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo), com o fim de oferecer aos funcionários públicos estaduais e municipais as vantagens da previdência obrigatória.
- 1943 - Entram, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), mais quatro membros efetivos: Joaquim Alves de Oliveira, Antônio Martins Filho, Demócrito Rocha e Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira).
- 1943 - O Instituto de Previdência do Estado do Ceará-IPEC, sob a direção de Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo), inaugura, às 10h30min, sua nova sede, na Rua Senador Pompeu, 705, comemorando seu 3º aniversário. Às 12h30, houve um almoço no Sanatório de Messejana (atual Hospital do Coração), oferecido aos jornalistas.
- 1946 - No Arraial Moura Brasil instala-se o Posto de Saúde Santa Teresinha, fundado e mantido pela Arquidiocese e dirigido pelo médico José Furtado. Havia sido inaugurado em primeiro de agosto de 1945 mas estava desativado.
- 1946 - Reinstala-se, em Fortaleza, o Tribunal de Contas, restaurado por Decreto de 14 de dezembro de 1945 - havia sido extinto em 1939 - sob a presidência de Antônio Coelho de Albuquerque.
- 1946 - O jornal Gazeta de Notícias muda de direção, saindo o jornalista Rui Costa Sousa, entrando o jornalista Joaquim Juarez Teixeira.
- 1948 - Toma posse, às 15 horas, no Palacete Iracema, sede da Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF, na Rua General Bezerril, 751, como prefeito Acrísio Moreira da Rocha, eleito em sete de dezembro de 1947, pelo Partido Republicano-PR, em substituição ao médico José Leite Maranhão.
- 1949 - A 10ª Região Militar termina a mudança, do prédio da Rua General Sampaio esquina com Pedro Pereira, 461, para o antigo quartel, prédio onde esteve o 9º Batalhão e o 23º Batalhão de Caçadores-23 BC, anexo à Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção na Avenida Alberto Nepomuceno, local onde ainda hoje se encontra.
- 1949 - Morre, em Fortaleza, aos 51 anos de idade, incompletos, o comerciante Érico de Paiva Mota (Érico Mota), que hoje é nome de Rua na Parquelândia, em Fortaleza. Ex-deputado estadual, era cearense de Baturité onde nasceu a primeiro de fevereiro de 1898.
- 1951 - Às 20h15, estreia em Fortaleza o Circo Hispano-Americano na Praça São Sebastião (Praça Paula Pessoa).
- 1952 - Decreto Estadual 1.503, que muda o nome do Instituto de Educação do Estado do Ceará (antiga Escola Normal), para Instituto de Educação Justiniano de Serpa, no dia do transcurso do Centenário de nascimento daquele intelectual e político.
- 1958 - Toma posse no comando do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva-CPOR o tenente-coronel Raimundo Teles Pinheiro.
- 1962 - O governador José Parsifal Barroso envia a Mensagem 2.934, propondo a criação de duas medalhas, uma para condecorar militares, com o nome de Medalha Senador Alencar e outra civil que seria a Medalha da Abolição.
- 1963 - No Ceará, como em todo o País, os eleitores comparecem às urnas atendendo à consulta popular (referendum ou plebiscito) que decidirá sobra a manutenção ou não do Ato Institucional que implantou o parlamentarismo no Brasil.
- 1964 - Fundada em Fortaleza a Associação dos Engenheiros da Rede de Viação Cearense-AERVC, com o fim de congregar a classe.
- 1970 - O Hospital de Pronto Socorro José Frota (fotos Fortaleza Nobre) é transformado em autarquia com o nome de Instituto Doutor José Frota (Decreto 3.376).
- 1971 - Grava seu depoimento no Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez) o cantor, compositor e publicitário José Pattapio da Costa Jatahy (José Jatahy), com a presença do professor Algenor Ereth Lobo.
- 1972 - Vítima de enfarto, falece, em Fortaleza, o professor Mário Rocha, titular da Escola de Agronomia e ex-funcionário do Banco do Nordeste do Brasil-BNB.
- 1987 - Forte chuva (70 milímetros) cai, durante a madrugada sobre Fortaleza, causando sérios transtornos como inundações e desabamentos, deixando centenas de desabrigados.
- 1993 - Morre, em Fortaleza, o comerciante Epitácio Vicente do Nascimento (Epitácio Nascimento), que fundou a loja ainda existente O Epitácio, de molduras, vidros, espelhos, gravuras, tintas e pincéis, nascida na Rua Liberato Barroso, 89 (hoje 105), mudando-se para a Rua Major Facundo, 643, tendo hoje filial na Avenida Dom Manuel.
- 1999 - Assume a Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Cidadania do Ceará-SSPDC, o general-de-brigada João Crisóstomo de Sousa, em substituição ao general de divisão Cândido Vargas Freire.
- 2004 - Morre, na madrugada, e é enterrado à tarde, no Cemitério Jardim Metropolitano, o atacante Raimundo Araújo França, que defendeu o Fortaleza, o Ceará e Seleção Cearense, além do Rio Negro, de Manaus, fez testes no Fluminense do Rio. Antes de encerrar a carreira foi técnico de futebol, treinando o América em 1964. Iniciara sua carreira no time do Colégio São João, em 1938. Depois foi para o Tramways. Era formado em odontologia. Nascera em Fortaleza em 16 de janeiro de 1917.
- 2010 - Muda o comando do 23º Batalhão de Caçadores (23 BC), Batalhão Marechal Castelo Branco, quando o coronel de Infantaria Sérgio Luís Loureiro Lima entrega ao tenente coronel de Infantaria Eustáquio Alves da Costa Neto o comando daquela corporação.
Comentários
Postar um comentário