Em virtude de informações desencontradas veiculadas na imprensa, a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) esclarece detalhes do Projeto do Bonde Elétrico Turístico de Fortaleza.
Bonde Elétrico antigo na capital cearense (Fortaleza em Fotos e Fatos;) e Bonde Elétrico Moderno na Europa |
Em Fase de Licitação, a iniciativa ainda vai passar pelo desenvolvimento dos projetos executivos de arquitetura, engenharia e sistemas, e operação assistida, com análise, inclusive, do percurso e dos locais das paradas do equipamento.
O bonde será no estilo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), movido a Energia Elétrica, sem catenária, e visa ligar o calçadão da Avenida Beira Mar, nas proximidades da av. Barão de Studart, e a Praça da Estação, no Centro da Cidade.
O projeto engloba percurso de 4,7 quilômetros, com previsão de até 10 paradas; e não seis quilômetros, como publicado. Em cada viagem, poderão ser transportadas, em média, 230 pessoas.
- O Bonde Elétrico Turístico de Fortaleza é uma iniciativa inovadora, que vem atender esse setor tão importante da nossa economia, que é o Turismo. As composições estarão desenhadas para estimular a contemplação da paisagem e equipamentos turísticos, situados ao longo do percurso: as janelas serão amplas e a velocidade do percurso será baixa. O acesso ao bonde será bastante facilitado, pois seu piso, 100% baixo (inferior a 36 centímetros do solo), ficará nivelado com as paradas”, explica o secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.
Por ser movido a eletricidade, o bonde turístico será silencioso e sustentável, evitando a emissão de poluentes na atmosfera. A alimentação será feita por meio de baterias e/ou supercapacitores, que são dispositivos que armazenam energia. “Isso é uma tecnologia muito comum na Europa, na América do Norte e na Ásia, mas inédita no Brasil”, completa o secretário Lúcio Gomes.
Em seis de dezembro de 2019, Fábio Campos traz uma informação exclusiva no Focus.Jor:
O projeto se relaciona com a série de obras da Prefeitura na Beira-Mar de Fortaleza. O bondinho será instalado na extensão do canteiro central da via a ser alargada entre o terminal e a faixa do litoral turístico mais importante de Fortaleza, na área que possui a maior rede hoteleira da Capital.
Como parte da obra depende também da Prefeitura, o prefeito Roberto Cláudio também vai assinar o memorando. RC não compareceu ao ato em função de compromissos com outras agendas que já estavam previamente programadas.
Ainda não há clareza quanto ao valor da obra".
Comentários
Postar um comentário