Pular para o conteúdo principal



Seinfra esclarece Projeto do Bonde Elétrico Turístico de Fortaleza

Em virtude de informações desencontradas veiculadas na imprensa, a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) esclarece detalhes do Projeto do Bonde Elétrico Turístico de Fortaleza. 

Bonde Elétrico antigo na capital cearense (Fortaleza em Fotos e Fatos;) e Bonde Elétrico Moderno na Europa

Em Fase de Licitação, a iniciativa ainda vai passar pelo desenvolvimento dos projetos executivos de arquitetura, engenharia e sistemas, e operação assistida, com análise, inclusive, do percurso e dos locais das paradas do equipamento.

O bonde será no estilo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), movido a Energia Elétrica, sem catenária, e visa ligar o calçadão da Avenida Beira Mar, nas proximidades da av. Barão de Studart, e a Praça da Estação, no Centro da Cidade. 

O projeto engloba percurso de 4,7 quilômetros, com previsão de até 10 paradas; e não seis quilômetros, como publicado. Em cada viagem, poderão ser transportadas, em média, 230 pessoas.

- O Bonde Elétrico Turístico de Fortaleza é uma iniciativa inovadora, que vem atender esse setor tão importante da nossa economia, que é o Turismo. As composições estarão desenhadas para estimular a contemplação da paisagem e equipamentos turísticos, situados ao longo do percurso: as janelas serão amplas e a velocidade do percurso será baixa. O acesso ao bonde será bastante facilitado, pois seu piso, 100% baixo (inferior a 36 centímetros do solo), ficará nivelado com as paradas”, explica o secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.

Por ser movido a eletricidade, o bonde turístico será silencioso e sustentável, evitando a emissão de poluentes na atmosfera. A alimentação será feita por meio de baterias e/ou supercapacitores, que são dispositivos que armazenam energia. “Isso é uma tecnologia muito comum na Europa, na América do Norte e na Ásia, mas inédita no Brasil”, completa o secretário Lúcio Gomes.

Em seis de dezembro de 2019, Fábio Campos traz uma informação exclusiva no Focus.Jor:

- O governador Camilo Santana e a presidente da Companhia Docas do Ceará, a engenheira Mayhara Monteiro Pereira Chaves, assinaram na tarde desta sexta-feira (6), no Palácio da Abolição, um memorando de entendimentos estabelecendo os primeiros passos para instalar um moderno bondinho elétrico que ligará o Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe à Praia de Iracema, passando pela Beira-Mar. A extensão da via especial planejada é de 14 quilômetros.

O projeto se relaciona com a série de obras da Prefeitura na Beira-Mar de Fortaleza. O bondinho será instalado na extensão do canteiro central da via a ser alargada entre o terminal e a faixa do litoral turístico mais importante de Fortaleza, na área que possui a maior rede hoteleira da Capital.

Como parte da obra depende também da Prefeitura, o prefeito Roberto Cláudio também vai assinar o memorando. RC não compareceu ao ato em função de compromissos com outras agendas que já estavam previamente programadas.

Ainda não há clareza quanto ao valor da obra".

No ato de assinatura, Mayhara Chaves, Camilo santana, o secretário Lúcio Gomes (Infraestrutura), Nelson Martins (Relações Institucionais) e Élcio Batista (Chefia de Gabinete).


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês