Pular para o conteúdo principal

Ceará quer ser fornecedor global de Hidrogênio Verde

O Governo do Ceará, em parceria com Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e Universidade Federal do Ceará (UFC), lançou na manhã dessa sexta-feira (19), o HUB do Hidrogênio Verde. Durante o evento, o governador Camilo Santana apresentou o potencial do Estado em se tornar um fornecedor global desse tipo de combustível, contribuindo para a redução dos níveis de CO2.

A ideia é buscar reduzir a emissão de poluentes com novos investimentos e ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos no Ceará, para assim impulsionar a economia do Estado. O hidrogênio verde (H2V) é produzido através de fontes renováveis e é atualmente considerado o pilar da transformação energética mundial por poder ser obtido através da eletrólise da água, uma fonte livre de carbono.

“Todo o mundo caminha para a utilização de energia limpa e o Ceará está na vanguarda que vai mudar a realidade socioeconômica, pois temos todas as condições favoráveis para produzir e exportar o hidrogênio verde”, afirmou Camilo Santana.



Durante o evento virtual foram assinados três documentos: um memorando de entendimento entre secretarias de Estado, Complexo do Pecém (CIPP S/A), Fiec e UFC; um Decreto que institui um Grupo de Trabalho que reunirá representantes de todas as instituições que vão colaborar para fortalecer a cadeia do hidrogênio verde no Ceará; e um memorando de entendimento com a empresa australiana Enegix Energy, que pretende instalar uma usina para produzir H2V no Complexo do Pecém.

O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, ressaltou a importância desse momento para a economia do Ceará. “Desde 2013 se vem discutindo o uso de combustíveis limpos. Vai mudar toda a base industrial. E o Ceará, com toda essa capacidade de produzir hidrogênio verde, vai se tornar um grande fornecedor mundial”.

O reitor da UFC, Cândido Albuquerque, agradeceu ao governador pela oportunidade em participar e apoiar essa transformação no Ceará. “Nosso papel é esse: apoiar pesquisas e projetos como esse, que representa a eliminação do CO2. Merece aplausos essa iniciativa inédita”.

O vice-presidente do Porto de Roderdã, René Van Der Plas, também participou por videoconferência direto da Holanda. "O Ceará já é muito forte na geração de energia eólica e solar, e temos a infraestrutura necessária para a produção de hidrogênio verde e a exportação em grande quantidade. Essa assinatura mostra o comprometimento de todos os setores do Estado para a redução da emissão de poluentes".

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Junior, também agradeceu ao governador pela visão de futuro e a todas as equipes técnicas envolvidas. “É um projeto de futuro. Hoje damos um pontapé importante para colhermos os frutos lá na frente. Um projeto que pela primeira vez une Governo, Academia e setor produtivo. Importante ressaltar que iremos mudar a realidade dos cearenses com novas oportunidades de emprego e renda com a criação desse Hub”.



Enegix Energy - A Enegix foi estabelecida com a visão de implantar e gerenciar redes de energia em escala de utilidade, alimentadas de forma renovável, por hidrogênio, considerado componente-chave usado para armazenamento e distribuição de eletricidade, transporte, aplicações de combustível e usinas de reeletrificação para impulsionar uso de energia limpa pelos principais mercados.

A empresa tem como missão facilitar a mudança das sociedades através do hidrogênio, permitindo energia renovável e estável e conectividade da infraestrutura central com serviços públicos e comunidade. Sua visão é ser o líder global em geração de energia verde, identificando e garantindo fontes de energias renováveis de grande escala e econômicas, usando tecnologias de transporte de hidrogênio eficientes e comprovadas, e fornecendo energia elétrica e combustível sem carbono para governos e projetos.

O CEO da empresa australiana Enegix Energy, Wesley Cooke, participou de forma remota, por vídeoconferência. O memorando de entendimento prevê um investimento de U$ 5,4 bilhões de dólares. "Esse é um grande projeto que irá gerar milhares de empregos em sua construção, e centenas após o início da operação, ajudando a melhorar a vida de muitos cearenses. Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto em parceria com o Ceará".



Instituições Parceiras - Assinaram o memorando, por meio do Governo do Estado do Ceará, as Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), da Educação (Seduc), Meio Ambiente (Sema), Fazenda (Sefaz), Infraestrutura (Seinfra), Recursos Hídricos (SRH), e Assessoria de Relações Internacionais, da Casa Civil. E também as seguintes instituições: Federação das Indústrias do Estado Ceará (Fiec), Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Complexo do Pecém (CIPP S/A).

Um Decreto institui o Grupo de Trabalho com representantes de todas as instituições citadas para desenvolver e fomentar as atividades de produção, armazenamento, distribuição e consumo de Hidrogênio Verde no Estado do Ceará, bem como a identificação de toda a cadeia de valor, gerando novos investimentos, novas oportunidades de negócios e de empregos na região.

Rota de exportação e outras vantagens - Vale destacar o grande potencial produtor de energias renováveis do Ceará, a localização geográfica e estratégica, assim como a capacidade logística e consumidora de Hidrogênio Verde do Complexo do Pecém. A infraestrutura e as parcerias internacionais facilitarão também a exportação, contribuindo, assim, para que o Ceará desponte como o primeiro HUB de Hidrogênio Verde do Brasil e da América Latina. A exportação de H2V através do Porto do Pecém será a mais curta entre a América do Sul e a Europa e, consequentemente, a de menor custo.

“O Hidrogênio Verde produzido no Complexo do Pecém será fornecido para todo o mundo, atendendo às mais diversas empresas em seus respectivos segmentos. Esse tipo de combustível será, com certeza, a energia das próximas gerações. Além disso, será importante para as empresas instaladas no Complexo do Pecém, pois ganharão novas possibilidades com essa nova fonte de energia limpa”, enfatiza Danilo Serpa, CEO do Complexo do Pecém (CIPP S/A).

De acordo com as projeções internacionais, em 2050, o Hidrogênio representará 18% de toda a energia consumida mundialmente, reduzindo anualmente 6 Gt de emissões de CO2 e eliminando os principais poluentes do ar como o dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (Nox) e materiais particulados, reduzindo também o nível de ruído nas cidades. O setor de transporte irá consumir 20 milhões a menos de barris de petróleo por dia, aumentando significativamente a segurança energética dos países, e o crescimento econômico será baseado em um Desenvolvimento Sustentável, gerando uma receita de mais de R$ 2,5 trilhões por ano e empregando mais de 30 milhões de pessoas mundialmente.
Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Retomada de voos para o Salgado Filho

O voo de retomada da GOL rumo a Portp Alegre-G3 1210, aconteceu a partir de Congonhas, às 7 horas desta segunda (21). Gaúchos na tripulação empunharam com orgulho a bandeira do Rio Grande do Sul durante o embarque.  Na foto: o copiloto Vinicius Brehm, o comissário Adriano Farina e o piloto Paulo Zancani  GOL retorna ao Aeroporto Salgado Filho com duas aeronaves temáticas: a que homenageia o Rio Grande do Sul e “Mônica 60”. Os voos G3 1210 e G3 1214 partiram em sequência do aeroporto de Congonhas rumo a Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (21), simbolizando a real retomada das atividades turísticas e de negócios no Rio Grande do Sul. Tripulação com pilotos gaúchos e ações especiais a bordo e no desembarque marcaram o retorno ao Salgado Filho, proporcionando aos Clientes uma experiência de viagem memorável. Esta segunda-feira (21 de outubro de 2024) será lembrada como a data da volta por cima do Rio Grande do Sul. Há menos de seis meses dos reveses climáticos que assolaram grande p

Futricas Cearenses

Conheça os integrantes da nova gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o período 2023-2027 que serão empossados nesta sexta-feira (25 de agosto de 2023), às cinco da tarde, na Concha Acústica da UFC, no Campus do Benfica. Eles foram nomeados na segunda-feira (21) os novos integrantes da administração superior da UFC. A publicação das portarias foi feita no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2023 .  Na lista, consta o titular da futura Pró-Reitoria de Cultura, a ser formalizada na reunião de quarta-feira (23) do Conselho Universitário (CONSUNI). Serão criadas também duas coordenadorias vinculadas ao gabinete do reitor:  Coordenadoria de Articulação Política Institucional. Coordenadoria-Geral de Legislação. Reitor-Custódio Luís Silva de Almeida: Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará, em 1988, e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1991, tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Retomada de voos para o Salgado Filho

O voo de retomada da GOL rumo a Portp Alegre-G3 1210, aconteceu a partir de Congonhas, às 7 horas desta segunda (21). Gaúchos na tripulação empunharam com orgulho a bandeira do Rio Grande do Sul durante o embarque.  Na foto: o copiloto Vinicius Brehm, o comissário Adriano Farina e o piloto Paulo Zancani  GOL retorna ao Aeroporto Salgado Filho com duas aeronaves temáticas: a que homenageia o Rio Grande do Sul e “Mônica 60”. Os voos G3 1210 e G3 1214 partiram em sequência do aeroporto de Congonhas rumo a Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (21), simbolizando a real retomada das atividades turísticas e de negócios no Rio Grande do Sul. Tripulação com pilotos gaúchos e ações especiais a bordo e no desembarque marcaram o retorno ao Salgado Filho, proporcionando aos Clientes uma experiência de viagem memorável. Esta segunda-feira (21 de outubro de 2024) será lembrada como a data da volta por cima do Rio Grande do Sul. Há menos de seis meses dos reveses climáticos que assolaram grande p

Futricas Cearenses

Conheça os integrantes da nova gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o período 2023-2027 que serão empossados nesta sexta-feira (25 de agosto de 2023), às cinco da tarde, na Concha Acústica da UFC, no Campus do Benfica. Eles foram nomeados na segunda-feira (21) os novos integrantes da administração superior da UFC. A publicação das portarias foi feita no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2023 .  Na lista, consta o titular da futura Pró-Reitoria de Cultura, a ser formalizada na reunião de quarta-feira (23) do Conselho Universitário (CONSUNI). Serão criadas também duas coordenadorias vinculadas ao gabinete do reitor:  Coordenadoria de Articulação Política Institucional. Coordenadoria-Geral de Legislação. Reitor-Custódio Luís Silva de Almeida: Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará, em 1988, e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1991, tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela