Pular para o conteúdo principal

Rede Cuca completa 7 anos

 

A Rede Cuca hoje integrada por quatro Cucas (Barra, Jangurussu, Mondubim e Zé Walter)  completa neste domingo (21 de fevereiro) sete anos.

Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Pessoal, a Rede Cuca celebra sete anos neste domingo. Um equipamento que vem realizando sonhos, proporcionando inclusão e combatendo desigualdades, por meio do acesso a Esporte, Cultura e Lazer. Já são mais de 2,5 milhões de atendimentos nas quatro unidades: Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter. Em breve, ainda neste semestre, entregaremos o Cuca Pici. Agradeço aos mais de 300 colaboradores por se dedicarem e acolherem tão bem os nossos jovens, fazendo dos Cucas uma segunda casa para eles".

Rede Cuca A Rede Cuca é uma rede de proteção social e oportunidades formada por quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude. Geridos pelo Instituto Cuca, os Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu e Zé Walter atendem, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de Comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de Direitos Humanos. Além disso, a Rede Cuca também visa trazer para a periferia de Fortaleza possibilidades e alternativas de fruição cultural por meio da realização de eventos estratégicos, festivais, mostras, exposições e programação permanente de Shows, Espetáculos e Cinema.

- A Rede Cuca é a minha segunda casa”. 

É assim que Iuri Wesley, de 18 anos, morador da Barra do Ceará e atleta do triathlon, descreve a Rede Cuca. O jovem, que frequenta o Cuca Barra há mais de quatro anos, descobriu no equipamento a paixão pelo esporte. “Eu conheci a Rede Cuca através do esporte com um amigo. Comecei no futsal, depois comecei natação e, em seguida, fui para o Triathlon. Já vou fazer dois anos nesta modalidade”, conta.

No dia 21 de fevereiro, a Rede Cuca comemora sete anos de funcionamento e assim como para o Iuri, a Rede Cuca tornou-se a segunda casa de muitos jovens. Nesse período, foram registrados 760.158 jovens atendidos e mais de 2 milhões de atendimentos em geral. Mesmo em um momento delicado como a pandemia de Covid-19, em 2020, a Rede Cuca atendeu 179.165 jovens, grande parte de forma remota por questão de segurança para tentar conter a disseminação da doença.

Além de um local de mudanças e oportunidade, Iuri diz o quanto sente-se bem na Rede Cuca e deseja isso para todos. 

- Tenho muitos sentimentos bons pela Rede Cuca. Jamais quero esquecer que ela quem me tirou de outros mundos. É ela que me fez bem. Depois que conheci a Rede Cuca, eu mudei. Mudei meu jeito de pensar e de agir. Quero isso para todos. Quem conhece a Rede Cuca se sente bem”, afirma Iuri.

Atualmente, a Rede conta com quatro equipamentos localizados na Barra do Ceará, Mondubim, Jangurussu e José Walter, esse último inaugurado no final de 2020. A previsão é que ainda no primeiro semestre de 2021, mais um equipamento seja entregue, desta vez no bairro Pici.

Aproximadamente, 400 mil jovens de Fortaleza estão próximos à Rede Cuca e a Maria Ju (24), moradora do Jangurussu, é uma deles. Frequentadora do espaço há quase sete anos, a arte-educadora faz parte do projeto Comunidade em Pauta e participa de várias atividades.

A jovem define a Rede Cuca como um espaço de oportunidades. “Sempre digo que o espaço e as pessoas me deram um grande aprendizado. São sete anos frequentando a Rede Cuca e sempre vi avanços culturalmente na vida de vários jovens. Meu sentimento pelo espaço hoje é de carinho, mas um carinho enorme, porque reconheço tudo o que me ofereceram e tenho gratidão”, diz.

Nesses sete anos, os mais de 300 colaboradores que fazem a Rede Cuca são peças fundamentais para o sucesso desta política pública de juventude. A professora de informática, Leilana Lopes, de 43 anos), lembra que a receptividade e o acolhimento marcaram sua vida pessoal e profissional desde sua chegada em 2016. 

- O que me marcou foi a receptividade e acolhimento, tanto na minha vida pessoal como profissional. Em 2018, infelizmente, fui diagnosticada com câncer, foram dias difíceis e tenho eternos agradecimentos a todos. Na minha vida profissional, a inclusão dos jovens, independente de qualquer situação, é algo incrível. O sentimento é de orgulho de fazer parte desta História”.

Isabela Melo (20) não sabia ao certo o que era a Rede Cuca até pesquisar opções para ocupar seu tempo. A jovem viu a oferta de cursos em fotografia e audiovisual no Cuca Mondubim e fez a inscrição. A partir daí, Isabela participou de outros cursos, esportes e eventos. Mas foi nos editais de comunicação como, Repórter Cuca e Monitoria de Jovens Comunicadores, que a videomaker se encontrou profissionalmente.

A jovem diz que conhecer a Rede Cuca foi um marco na sua vida pessoal e profissional.

- Vários ciclos marcaram minha vida profissional e pessoal, mas o que mais me marcou foi conhecer a Rede Cuca porque realmente era uma coisa fora da minha realidade. Eu nunca imaginaria um equipamento com tantas coisas gratuitas. Saber que lá formam pessoas, tem estrutura, profissionais qualificados, apoio (...) Saber que tudo isso existe e dá certo foi incrível para mim”, celebra.

Sobre a Rede Cuca É uma rede de proteção social e oportunidades, criada em 21 de fevereiro de 2014 e formada por quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.

Os equipamentos ofertam cursos, práticas esportivas e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos.

Prioritariamente, a Rede Cuca atende jovens entre 15 e 29 anos, mas também oferta atividades e serviços para o público em geral.

Nos últimos anos, já são ofertadas turmas em cursos, oficinas e práticas esportivas voltadas para pessoas fora da faixa etária prioritária. Os Cucas também são pontos de apoio e referência para serviços básicos de outros setores da cidade, como vacinação, complemento nas atividades escolares, assistência social e postos para busca de empregos.

Além disso, a Rede Cuca visa trazer para a periferia de Fortaleza possibilidades, e alternativas de fruição cultural por meio da realização de eventos, festivais, mostras, exposições, espetáculos e sessões de cinema, espetáculos de dança, e apresentação de bandas.

Acesso à Cultura - Nestes setes anos, a Rede Cuca consolidou diversas atividades culturais na grade da programação, dentre elas, sessões de Cinemas, Espetáculos de Dança, Teatro, Circo e apresentação de Bandas nos palcos na Rede Cuca Barra, Jangurussu, Mondubim e José Walter, ajudando a democratizar, desta maneira, a cultura e ampliando o acesso para todos.

Os Projetos Culturais realizados na Rede Cuca também oferecem espaços para artistas e grupos locais que estão no início da carreira, fomentando o conhecimento aliado à prática, como é o caso do Festival de Música da Juventude, Festival de Dança e Projeto Ensaios Abertos.

Durante esses anos, a Rede Cuca também estabeleceu a maior virada cultural da periferia da Cidade, o Viradão da Juventude, e o maior arraiá de Fortaleza.

Rede de campeões - Hoje, a Rede Cuca oferta 30 modalidades esportivas. São elas:

  1. Triathlon.
  2. Handebol.
  3. Futebol de Areia.
  4. Futsal.
  5. Voleibol.
  6. Vôlei de Praia.
  7. MMA.
  8. Muay Thai.
  9. Capoeira.
  10. Judô.
  11. Karatê.
  12. Jiu-Jitsu.
  13. Pilates.
  14. Treinamento Funcional.
  15. Massagem Desportiva.
  16. Jogos Coletivos,
  17. Basquete.
  18. Natação.
  19. Hidroginástica.
  20. Nado Sincronizado.
  21. Surf.
  22. Beach Hand.
  23. Badminton,
  24. Skate.
  25. Tênis de Mesa.
  26. Cross Cuca.
  27. Polo Aquático.
  28. Stand up.
  29. Zumba.
  30. Taekwondo.

Durante esses sete anos, atletas foram destaque e representaram Fortaleza em campeonatos regionais, nacionais e internacionais, trazendo resultados importantes para a cidade.

A Rede Cuca é o primeiro equipamento público de Cross Training do Brasil. As Olimpíadas da Juventude de Fortaleza e as Super Copas também são projetos de destaque realizados no equipamento.

Juventude Ativa e Saudável - A Diretoria de Promoção de Direitos Humanos e Cultura (DPDHC) atua na orientação preventiva, visando a proteção à Saúde dos jovens. Dentre as ações, estão o atendimento psicossocial e encaminhamento a Rede de Proteção Social; atendimento inicial para demandas relacionadas à Saúde, o “Cuca Saudável”, espaço de referência na Rede Cuca para as ações de promoção de saúde, que inclui testagens de HIV/Aids, por meio de fluido oral e punção digital, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, aconselhamento, educação em saúde e direitos humanos, e orientações sobre os riscos e agravos decorrentes do uso de drogas.

Inovação e Empregabilidade - A inserção de jovens no Mercado de Trabalho também é um compromisso da Rede Cuca. A Coordenação de Trabalho e Empregabilidade atua diretamente como instrumento de políticas públicas de combate ao desemprego e na intermediação de mão de obra.

O objetivo do setor é a inclusão e reinserção de jovens no mercado por meio do acesso à qualificação profissional, educação e informação sobre o mercado de trabalho e apoio a iniciativas de geração de emprego e renda.

Até sábado (27 de fevereiro) é ofertada uma Programação Especial Online para celebrar o aniversário da Rede Cuca de sete anos.

Confira a programação completa

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada