Pular para o conteúdo principal

Rede Cuca completa 7 anos

 

A Rede Cuca hoje integrada por quatro Cucas (Barra, Jangurussu, Mondubim e Zé Walter)  completa neste domingo (21 de fevereiro) sete anos.

Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Pessoal, a Rede Cuca celebra sete anos neste domingo. Um equipamento que vem realizando sonhos, proporcionando inclusão e combatendo desigualdades, por meio do acesso a Esporte, Cultura e Lazer. Já são mais de 2,5 milhões de atendimentos nas quatro unidades: Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter. Em breve, ainda neste semestre, entregaremos o Cuca Pici. Agradeço aos mais de 300 colaboradores por se dedicarem e acolherem tão bem os nossos jovens, fazendo dos Cucas uma segunda casa para eles".

Rede Cuca A Rede Cuca é uma rede de proteção social e oportunidades formada por quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude. Geridos pelo Instituto Cuca, os Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu e Zé Walter atendem, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de Comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de Direitos Humanos. Além disso, a Rede Cuca também visa trazer para a periferia de Fortaleza possibilidades e alternativas de fruição cultural por meio da realização de eventos estratégicos, festivais, mostras, exposições e programação permanente de Shows, Espetáculos e Cinema.

- A Rede Cuca é a minha segunda casa”. 

É assim que Iuri Wesley, de 18 anos, morador da Barra do Ceará e atleta do triathlon, descreve a Rede Cuca. O jovem, que frequenta o Cuca Barra há mais de quatro anos, descobriu no equipamento a paixão pelo esporte. “Eu conheci a Rede Cuca através do esporte com um amigo. Comecei no futsal, depois comecei natação e, em seguida, fui para o Triathlon. Já vou fazer dois anos nesta modalidade”, conta.

No dia 21 de fevereiro, a Rede Cuca comemora sete anos de funcionamento e assim como para o Iuri, a Rede Cuca tornou-se a segunda casa de muitos jovens. Nesse período, foram registrados 760.158 jovens atendidos e mais de 2 milhões de atendimentos em geral. Mesmo em um momento delicado como a pandemia de Covid-19, em 2020, a Rede Cuca atendeu 179.165 jovens, grande parte de forma remota por questão de segurança para tentar conter a disseminação da doença.

Além de um local de mudanças e oportunidade, Iuri diz o quanto sente-se bem na Rede Cuca e deseja isso para todos. 

- Tenho muitos sentimentos bons pela Rede Cuca. Jamais quero esquecer que ela quem me tirou de outros mundos. É ela que me fez bem. Depois que conheci a Rede Cuca, eu mudei. Mudei meu jeito de pensar e de agir. Quero isso para todos. Quem conhece a Rede Cuca se sente bem”, afirma Iuri.

Atualmente, a Rede conta com quatro equipamentos localizados na Barra do Ceará, Mondubim, Jangurussu e José Walter, esse último inaugurado no final de 2020. A previsão é que ainda no primeiro semestre de 2021, mais um equipamento seja entregue, desta vez no bairro Pici.

Aproximadamente, 400 mil jovens de Fortaleza estão próximos à Rede Cuca e a Maria Ju (24), moradora do Jangurussu, é uma deles. Frequentadora do espaço há quase sete anos, a arte-educadora faz parte do projeto Comunidade em Pauta e participa de várias atividades.

A jovem define a Rede Cuca como um espaço de oportunidades. “Sempre digo que o espaço e as pessoas me deram um grande aprendizado. São sete anos frequentando a Rede Cuca e sempre vi avanços culturalmente na vida de vários jovens. Meu sentimento pelo espaço hoje é de carinho, mas um carinho enorme, porque reconheço tudo o que me ofereceram e tenho gratidão”, diz.

Nesses sete anos, os mais de 300 colaboradores que fazem a Rede Cuca são peças fundamentais para o sucesso desta política pública de juventude. A professora de informática, Leilana Lopes, de 43 anos), lembra que a receptividade e o acolhimento marcaram sua vida pessoal e profissional desde sua chegada em 2016. 

- O que me marcou foi a receptividade e acolhimento, tanto na minha vida pessoal como profissional. Em 2018, infelizmente, fui diagnosticada com câncer, foram dias difíceis e tenho eternos agradecimentos a todos. Na minha vida profissional, a inclusão dos jovens, independente de qualquer situação, é algo incrível. O sentimento é de orgulho de fazer parte desta História”.

Isabela Melo (20) não sabia ao certo o que era a Rede Cuca até pesquisar opções para ocupar seu tempo. A jovem viu a oferta de cursos em fotografia e audiovisual no Cuca Mondubim e fez a inscrição. A partir daí, Isabela participou de outros cursos, esportes e eventos. Mas foi nos editais de comunicação como, Repórter Cuca e Monitoria de Jovens Comunicadores, que a videomaker se encontrou profissionalmente.

A jovem diz que conhecer a Rede Cuca foi um marco na sua vida pessoal e profissional.

- Vários ciclos marcaram minha vida profissional e pessoal, mas o que mais me marcou foi conhecer a Rede Cuca porque realmente era uma coisa fora da minha realidade. Eu nunca imaginaria um equipamento com tantas coisas gratuitas. Saber que lá formam pessoas, tem estrutura, profissionais qualificados, apoio (...) Saber que tudo isso existe e dá certo foi incrível para mim”, celebra.

Sobre a Rede Cuca É uma rede de proteção social e oportunidades, criada em 21 de fevereiro de 2014 e formada por quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.

Os equipamentos ofertam cursos, práticas esportivas e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos.

Prioritariamente, a Rede Cuca atende jovens entre 15 e 29 anos, mas também oferta atividades e serviços para o público em geral.

Nos últimos anos, já são ofertadas turmas em cursos, oficinas e práticas esportivas voltadas para pessoas fora da faixa etária prioritária. Os Cucas também são pontos de apoio e referência para serviços básicos de outros setores da cidade, como vacinação, complemento nas atividades escolares, assistência social e postos para busca de empregos.

Além disso, a Rede Cuca visa trazer para a periferia de Fortaleza possibilidades, e alternativas de fruição cultural por meio da realização de eventos, festivais, mostras, exposições, espetáculos e sessões de cinema, espetáculos de dança, e apresentação de bandas.

Acesso à Cultura - Nestes setes anos, a Rede Cuca consolidou diversas atividades culturais na grade da programação, dentre elas, sessões de Cinemas, Espetáculos de Dança, Teatro, Circo e apresentação de Bandas nos palcos na Rede Cuca Barra, Jangurussu, Mondubim e José Walter, ajudando a democratizar, desta maneira, a cultura e ampliando o acesso para todos.

Os Projetos Culturais realizados na Rede Cuca também oferecem espaços para artistas e grupos locais que estão no início da carreira, fomentando o conhecimento aliado à prática, como é o caso do Festival de Música da Juventude, Festival de Dança e Projeto Ensaios Abertos.

Durante esses anos, a Rede Cuca também estabeleceu a maior virada cultural da periferia da Cidade, o Viradão da Juventude, e o maior arraiá de Fortaleza.

Rede de campeões - Hoje, a Rede Cuca oferta 30 modalidades esportivas. São elas:

  1. Triathlon.
  2. Handebol.
  3. Futebol de Areia.
  4. Futsal.
  5. Voleibol.
  6. Vôlei de Praia.
  7. MMA.
  8. Muay Thai.
  9. Capoeira.
  10. Judô.
  11. Karatê.
  12. Jiu-Jitsu.
  13. Pilates.
  14. Treinamento Funcional.
  15. Massagem Desportiva.
  16. Jogos Coletivos,
  17. Basquete.
  18. Natação.
  19. Hidroginástica.
  20. Nado Sincronizado.
  21. Surf.
  22. Beach Hand.
  23. Badminton,
  24. Skate.
  25. Tênis de Mesa.
  26. Cross Cuca.
  27. Polo Aquático.
  28. Stand up.
  29. Zumba.
  30. Taekwondo.

Durante esses sete anos, atletas foram destaque e representaram Fortaleza em campeonatos regionais, nacionais e internacionais, trazendo resultados importantes para a cidade.

A Rede Cuca é o primeiro equipamento público de Cross Training do Brasil. As Olimpíadas da Juventude de Fortaleza e as Super Copas também são projetos de destaque realizados no equipamento.

Juventude Ativa e Saudável - A Diretoria de Promoção de Direitos Humanos e Cultura (DPDHC) atua na orientação preventiva, visando a proteção à Saúde dos jovens. Dentre as ações, estão o atendimento psicossocial e encaminhamento a Rede de Proteção Social; atendimento inicial para demandas relacionadas à Saúde, o “Cuca Saudável”, espaço de referência na Rede Cuca para as ações de promoção de saúde, que inclui testagens de HIV/Aids, por meio de fluido oral e punção digital, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, aconselhamento, educação em saúde e direitos humanos, e orientações sobre os riscos e agravos decorrentes do uso de drogas.

Inovação e Empregabilidade - A inserção de jovens no Mercado de Trabalho também é um compromisso da Rede Cuca. A Coordenação de Trabalho e Empregabilidade atua diretamente como instrumento de políticas públicas de combate ao desemprego e na intermediação de mão de obra.

O objetivo do setor é a inclusão e reinserção de jovens no mercado por meio do acesso à qualificação profissional, educação e informação sobre o mercado de trabalho e apoio a iniciativas de geração de emprego e renda.

Até sábado (27 de fevereiro) é ofertada uma Programação Especial Online para celebrar o aniversário da Rede Cuca de sete anos.

Confira a programação completa

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo