Pular para o conteúdo principal

Rede Cuca completa 7 anos

 

A Rede Cuca hoje integrada por quatro Cucas (Barra, Jangurussu, Mondubim e Zé Walter)  completa neste domingo (21 de fevereiro) sete anos.

Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Pessoal, a Rede Cuca celebra sete anos neste domingo. Um equipamento que vem realizando sonhos, proporcionando inclusão e combatendo desigualdades, por meio do acesso a Esporte, Cultura e Lazer. Já são mais de 2,5 milhões de atendimentos nas quatro unidades: Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter. Em breve, ainda neste semestre, entregaremos o Cuca Pici. Agradeço aos mais de 300 colaboradores por se dedicarem e acolherem tão bem os nossos jovens, fazendo dos Cucas uma segunda casa para eles".

Rede Cuca A Rede Cuca é uma rede de proteção social e oportunidades formada por quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude. Geridos pelo Instituto Cuca, os Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu e Zé Walter atendem, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de Comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de Direitos Humanos. Além disso, a Rede Cuca também visa trazer para a periferia de Fortaleza possibilidades e alternativas de fruição cultural por meio da realização de eventos estratégicos, festivais, mostras, exposições e programação permanente de Shows, Espetáculos e Cinema.

- A Rede Cuca é a minha segunda casa”. 

É assim que Iuri Wesley, de 18 anos, morador da Barra do Ceará e atleta do triathlon, descreve a Rede Cuca. O jovem, que frequenta o Cuca Barra há mais de quatro anos, descobriu no equipamento a paixão pelo esporte. “Eu conheci a Rede Cuca através do esporte com um amigo. Comecei no futsal, depois comecei natação e, em seguida, fui para o Triathlon. Já vou fazer dois anos nesta modalidade”, conta.

No dia 21 de fevereiro, a Rede Cuca comemora sete anos de funcionamento e assim como para o Iuri, a Rede Cuca tornou-se a segunda casa de muitos jovens. Nesse período, foram registrados 760.158 jovens atendidos e mais de 2 milhões de atendimentos em geral. Mesmo em um momento delicado como a pandemia de Covid-19, em 2020, a Rede Cuca atendeu 179.165 jovens, grande parte de forma remota por questão de segurança para tentar conter a disseminação da doença.

Além de um local de mudanças e oportunidade, Iuri diz o quanto sente-se bem na Rede Cuca e deseja isso para todos. 

- Tenho muitos sentimentos bons pela Rede Cuca. Jamais quero esquecer que ela quem me tirou de outros mundos. É ela que me fez bem. Depois que conheci a Rede Cuca, eu mudei. Mudei meu jeito de pensar e de agir. Quero isso para todos. Quem conhece a Rede Cuca se sente bem”, afirma Iuri.

Atualmente, a Rede conta com quatro equipamentos localizados na Barra do Ceará, Mondubim, Jangurussu e José Walter, esse último inaugurado no final de 2020. A previsão é que ainda no primeiro semestre de 2021, mais um equipamento seja entregue, desta vez no bairro Pici.

Aproximadamente, 400 mil jovens de Fortaleza estão próximos à Rede Cuca e a Maria Ju (24), moradora do Jangurussu, é uma deles. Frequentadora do espaço há quase sete anos, a arte-educadora faz parte do projeto Comunidade em Pauta e participa de várias atividades.

A jovem define a Rede Cuca como um espaço de oportunidades. “Sempre digo que o espaço e as pessoas me deram um grande aprendizado. São sete anos frequentando a Rede Cuca e sempre vi avanços culturalmente na vida de vários jovens. Meu sentimento pelo espaço hoje é de carinho, mas um carinho enorme, porque reconheço tudo o que me ofereceram e tenho gratidão”, diz.

Nesses sete anos, os mais de 300 colaboradores que fazem a Rede Cuca são peças fundamentais para o sucesso desta política pública de juventude. A professora de informática, Leilana Lopes, de 43 anos), lembra que a receptividade e o acolhimento marcaram sua vida pessoal e profissional desde sua chegada em 2016. 

- O que me marcou foi a receptividade e acolhimento, tanto na minha vida pessoal como profissional. Em 2018, infelizmente, fui diagnosticada com câncer, foram dias difíceis e tenho eternos agradecimentos a todos. Na minha vida profissional, a inclusão dos jovens, independente de qualquer situação, é algo incrível. O sentimento é de orgulho de fazer parte desta História”.

Isabela Melo (20) não sabia ao certo o que era a Rede Cuca até pesquisar opções para ocupar seu tempo. A jovem viu a oferta de cursos em fotografia e audiovisual no Cuca Mondubim e fez a inscrição. A partir daí, Isabela participou de outros cursos, esportes e eventos. Mas foi nos editais de comunicação como, Repórter Cuca e Monitoria de Jovens Comunicadores, que a videomaker se encontrou profissionalmente.

A jovem diz que conhecer a Rede Cuca foi um marco na sua vida pessoal e profissional.

- Vários ciclos marcaram minha vida profissional e pessoal, mas o que mais me marcou foi conhecer a Rede Cuca porque realmente era uma coisa fora da minha realidade. Eu nunca imaginaria um equipamento com tantas coisas gratuitas. Saber que lá formam pessoas, tem estrutura, profissionais qualificados, apoio (...) Saber que tudo isso existe e dá certo foi incrível para mim”, celebra.

Sobre a Rede Cuca É uma rede de proteção social e oportunidades, criada em 21 de fevereiro de 2014 e formada por quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.

Os equipamentos ofertam cursos, práticas esportivas e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos.

Prioritariamente, a Rede Cuca atende jovens entre 15 e 29 anos, mas também oferta atividades e serviços para o público em geral.

Nos últimos anos, já são ofertadas turmas em cursos, oficinas e práticas esportivas voltadas para pessoas fora da faixa etária prioritária. Os Cucas também são pontos de apoio e referência para serviços básicos de outros setores da cidade, como vacinação, complemento nas atividades escolares, assistência social e postos para busca de empregos.

Além disso, a Rede Cuca visa trazer para a periferia de Fortaleza possibilidades, e alternativas de fruição cultural por meio da realização de eventos, festivais, mostras, exposições, espetáculos e sessões de cinema, espetáculos de dança, e apresentação de bandas.

Acesso à Cultura - Nestes setes anos, a Rede Cuca consolidou diversas atividades culturais na grade da programação, dentre elas, sessões de Cinemas, Espetáculos de Dança, Teatro, Circo e apresentação de Bandas nos palcos na Rede Cuca Barra, Jangurussu, Mondubim e José Walter, ajudando a democratizar, desta maneira, a cultura e ampliando o acesso para todos.

Os Projetos Culturais realizados na Rede Cuca também oferecem espaços para artistas e grupos locais que estão no início da carreira, fomentando o conhecimento aliado à prática, como é o caso do Festival de Música da Juventude, Festival de Dança e Projeto Ensaios Abertos.

Durante esses anos, a Rede Cuca também estabeleceu a maior virada cultural da periferia da Cidade, o Viradão da Juventude, e o maior arraiá de Fortaleza.

Rede de campeões - Hoje, a Rede Cuca oferta 30 modalidades esportivas. São elas:

  1. Triathlon.
  2. Handebol.
  3. Futebol de Areia.
  4. Futsal.
  5. Voleibol.
  6. Vôlei de Praia.
  7. MMA.
  8. Muay Thai.
  9. Capoeira.
  10. Judô.
  11. Karatê.
  12. Jiu-Jitsu.
  13. Pilates.
  14. Treinamento Funcional.
  15. Massagem Desportiva.
  16. Jogos Coletivos,
  17. Basquete.
  18. Natação.
  19. Hidroginástica.
  20. Nado Sincronizado.
  21. Surf.
  22. Beach Hand.
  23. Badminton,
  24. Skate.
  25. Tênis de Mesa.
  26. Cross Cuca.
  27. Polo Aquático.
  28. Stand up.
  29. Zumba.
  30. Taekwondo.

Durante esses sete anos, atletas foram destaque e representaram Fortaleza em campeonatos regionais, nacionais e internacionais, trazendo resultados importantes para a cidade.

A Rede Cuca é o primeiro equipamento público de Cross Training do Brasil. As Olimpíadas da Juventude de Fortaleza e as Super Copas também são projetos de destaque realizados no equipamento.

Juventude Ativa e Saudável - A Diretoria de Promoção de Direitos Humanos e Cultura (DPDHC) atua na orientação preventiva, visando a proteção à Saúde dos jovens. Dentre as ações, estão o atendimento psicossocial e encaminhamento a Rede de Proteção Social; atendimento inicial para demandas relacionadas à Saúde, o “Cuca Saudável”, espaço de referência na Rede Cuca para as ações de promoção de saúde, que inclui testagens de HIV/Aids, por meio de fluido oral e punção digital, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, aconselhamento, educação em saúde e direitos humanos, e orientações sobre os riscos e agravos decorrentes do uso de drogas.

Inovação e Empregabilidade - A inserção de jovens no Mercado de Trabalho também é um compromisso da Rede Cuca. A Coordenação de Trabalho e Empregabilidade atua diretamente como instrumento de políticas públicas de combate ao desemprego e na intermediação de mão de obra.

O objetivo do setor é a inclusão e reinserção de jovens no mercado por meio do acesso à qualificação profissional, educação e informação sobre o mercado de trabalho e apoio a iniciativas de geração de emprego e renda.

Até sábado (27 de fevereiro) é ofertada uma Programação Especial Online para celebrar o aniversário da Rede Cuca de sete anos.

Confira a programação completa

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Retomada de voos para o Salgado Filho

O voo de retomada da GOL rumo a Portp Alegre-G3 1210, aconteceu a partir de Congonhas, às 7 horas desta segunda (21). Gaúchos na tripulação empunharam com orgulho a bandeira do Rio Grande do Sul durante o embarque.  Na foto: o copiloto Vinicius Brehm, o comissário Adriano Farina e o piloto Paulo Zancani  GOL retorna ao Aeroporto Salgado Filho com duas aeronaves temáticas: a que homenageia o Rio Grande do Sul e “Mônica 60”. Os voos G3 1210 e G3 1214 partiram em sequência do aeroporto de Congonhas rumo a Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (21), simbolizando a real retomada das atividades turísticas e de negócios no Rio Grande do Sul. Tripulação com pilotos gaúchos e ações especiais a bordo e no desembarque marcaram o retorno ao Salgado Filho, proporcionando aos Clientes uma experiência de viagem memorável. Esta segunda-feira (21 de outubro de 2024) será lembrada como a data da volta por cima do Rio Grande do Sul. Há menos de seis meses dos reveses climáticos que assolaram grande p

Futricas Cearenses

Conheça os integrantes da nova gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o período 2023-2027 que serão empossados nesta sexta-feira (25 de agosto de 2023), às cinco da tarde, na Concha Acústica da UFC, no Campus do Benfica. Eles foram nomeados na segunda-feira (21) os novos integrantes da administração superior da UFC. A publicação das portarias foi feita no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2023 .  Na lista, consta o titular da futura Pró-Reitoria de Cultura, a ser formalizada na reunião de quarta-feira (23) do Conselho Universitário (CONSUNI). Serão criadas também duas coordenadorias vinculadas ao gabinete do reitor:  Coordenadoria de Articulação Política Institucional. Coordenadoria-Geral de Legislação. Reitor-Custódio Luís Silva de Almeida: Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará, em 1988, e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1991, tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Retomada de voos para o Salgado Filho

O voo de retomada da GOL rumo a Portp Alegre-G3 1210, aconteceu a partir de Congonhas, às 7 horas desta segunda (21). Gaúchos na tripulação empunharam com orgulho a bandeira do Rio Grande do Sul durante o embarque.  Na foto: o copiloto Vinicius Brehm, o comissário Adriano Farina e o piloto Paulo Zancani  GOL retorna ao Aeroporto Salgado Filho com duas aeronaves temáticas: a que homenageia o Rio Grande do Sul e “Mônica 60”. Os voos G3 1210 e G3 1214 partiram em sequência do aeroporto de Congonhas rumo a Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (21), simbolizando a real retomada das atividades turísticas e de negócios no Rio Grande do Sul. Tripulação com pilotos gaúchos e ações especiais a bordo e no desembarque marcaram o retorno ao Salgado Filho, proporcionando aos Clientes uma experiência de viagem memorável. Esta segunda-feira (21 de outubro de 2024) será lembrada como a data da volta por cima do Rio Grande do Sul. Há menos de seis meses dos reveses climáticos que assolaram grande p

Futricas Cearenses

Conheça os integrantes da nova gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o período 2023-2027 que serão empossados nesta sexta-feira (25 de agosto de 2023), às cinco da tarde, na Concha Acústica da UFC, no Campus do Benfica. Eles foram nomeados na segunda-feira (21) os novos integrantes da administração superior da UFC. A publicação das portarias foi feita no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2023 .  Na lista, consta o titular da futura Pró-Reitoria de Cultura, a ser formalizada na reunião de quarta-feira (23) do Conselho Universitário (CONSUNI). Serão criadas também duas coordenadorias vinculadas ao gabinete do reitor:  Coordenadoria de Articulação Política Institucional. Coordenadoria-Geral de Legislação. Reitor-Custódio Luís Silva de Almeida: Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará, em 1988, e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1991, tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela