Pular para o conteúdo principal

Morre Contardo Calligaris

Morreu nesta terça-feira (30 de março), aos 72 anos, de Câncer, o escritor e psicanalista Contardo Luigi Calligaris (foto Rodrigo Cancela). Nascido em Milão-Itália, em  dois de junho de 1948, Calligaris morreu em São Paulo, onde estava internado no Hospital Albert Einstein, em tratamento de um Câncer. Foi escritor, psicanalista e dramaturgo italiano radicado no Brasil. Calligaris também foi colunista da Folha de São Paulo.

Sua primeira formação foi em Epistemologia Genética, na Suíça, numa faculdade em que Jean Piaget palestrava. Nesse momento, os estudos de Calligaris foram direcionados às ciências sociais. Ao mesmo tempo, fez graduação em Letras que o permitiu ensinar Teoria da Literatura.

Mais tarde, em Paris-França, se dedicou ao doutorado em Semiologia, com Roland Barthes. Nesse momento, começou a fazer análise (como paciente), o que, a princípio, não tinha relação com sua formação. A partir dessa experiência passou a interessar-se por Psicanálise.

Tornou-se membro da Escola Freudiana de Paris em 1975. Durante esse período, frequentava as apresentações de casos de pacientes feitas por Jacques Lacan.

Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Provença (França), onde defendeu a tese "A Paixão de Ser Instrumento", estudo sobre a personalidade burocrática. Professor de Antropologia na Universidade da Califórnia em Berkeley (Estados Unidos), e de Estudos culturais na The New School em Nova Iorque.

O primeiro contato com o Brasil foi em 1986, após a edição de seu primeiro livro de Psicanálise, "Hipótese sobre o fantasma". Devido a isso, o autor fez diversas palestras pelo país, onde acabou se casando. Em São Paulo, um grupo de analistas propôs que ele ficasse 15 dias a cada 2 meses no país, para se reanalisarem com ele. Calligaris achou a proposta interessante e aceitou, chegando a vir morar no Brasil posteriormente.

Além da vida acadêmica, escrevia semanalmente, no caderno ‘Ilustrada’, da Folha de S. Paulo, entre 1999 e 2021, e foi autor de diversos livros.

Artigos - Como colunista da Folha de São Paulo desde 1999, Calligaris fez crítica cultural analisando filmes, livros, peças de teatro e outras formas culturais sob teorias da psicanálise, linguagem, filosofia e outras áreas do conhecimento. O psicanalista também passou por assuntos como relações, adolescência, guerra, dia-a-dia. Seu livro 'Quinta Coluna' reúne 101 de seus textos publicados em sua coluna semanal no jornal Folha de S. Paulo entre janeiro de 2004 e dezembro de 2007. Além disso o acervo pode ser consultado pelo próprio site do jornal: http://acervo.folha.com.br/

Observações sobre alguns artigos - Em seu texto "A Marcha dos Pinguins e a origem da moral", Calligaris usa a longa jornada reprodutiva dos pinguins, repleta de privações, para aludir aos conceitos de moral impostos pela sociedade humana, na psicanálise chamada de superego, que muitas vezes se choca com o que de fato é o instinto humano, na psicanálise conhecido por id, conceitos estabelecidos por Freud, o pai da psicanálise. 

Ele discute a moral dos séculos XVII e XVIII, de tal forma que, independente da origem dos sentimentos morais, seu núcleo é tido como a capacidade de simpatizar com o outro e, portanto, de querer seu bem. Esse sentimento pode ser atribuído a uma variação mais amena do transitivismo, transtorno psicológico no qual o indivíduo confunde-se com pessoas ou objetos ao seu redor. Desta forma, identifica-se com o outro, ainda que seja um animal como um pinguins, formando assim as bases de seus pensamentos morais.

Calligaris escreveu sobre uma questão muito interessante da psicologia: em que medida o sofrimento psíquico de um indivíduo afeta seu entendimento de mundo? Em seu texto 

- É possível estar mal e pensar direito?", o autor usa o resultado de pesquisas científicas que comprovam o chamado "realismo depressivo" para mostrar que a depressão pode trazer benefícios e qualidades ao sujeitos. Ele dá o exemplo de Abraham Lincoln, baseado no livro "A Melancolia de Lincoln: Como a Depressão Desafiou um Presidente e Alimentou sua Grandeza", de Joshua Wolf Shenk, que prova que Lincoln foi clinicamente deprimido por toda a vida e que o estado depressivo do presidente foi algo vantajoso para sua conduta na condução do país. Calligaris ainda cita o livro de Kay Redfield Jamison, "Tocados pelo Fogo: a Doença Maníaco-depressiva e o Temperamento Artístico", que mostra que uma cura apressada da depressão privaria o mundo de inúmeros talentos artísticos e literários.

Livros

  • Hipótese sobre o fantasma (Artmed, 1986)
  • Introdução a uma Clínica Diferencial das Psicoses (Artmed, 1989)
  • Crónicas do Individualismo Cotidiano (Ática, 1996)
  • Hello Brasil (Escuta, 2000 [6ª edição)

Além do relato de uma viagem, o psicanalista Contardo Calligaris passeia pelo território brasileiro trazendo ao leitor muito pensamento e reflexão. O autor explora na viagem um aspecto que é aparentemente muito comum aos brasileiro: o fato de mal conhecerem sua própria terra e sua cultura.

A Adolescência (coleção: "Folha Explica", Publifolha, 2001) - Nesse livro, Contardo Calligaris escreve sobre uma das fases mais enigmáticas e inconstantes do ser humano: a adolescência. Com uma visão mais crítica e clínica da psicologia, o autor mostra um pouco mais sobre essa fase que ele considera ser uma das formações culturais mais poderosas de nossa época.

Cartas a um jovem terapeuta (Alegro, 2007) - O livro traz uma série de cartas escritas pelo próprio Calligaris para estudantes, profissionais ou pessoas interessadas na área da psicologia. Calligaris compartilha seu conhecimento e discute diversas questões da profissão por meio de perguntas e respostas. Comenta também sobre situações como começo da carreira, diferença entre psicoterapia e psicanálise e situações como quando um paciente se apaixona pelo terapeuta entre diversos outros assuntos.

Conto do Amor (Companhia das Letras, 2008) - O livro conta a história do psicoterapeuta Carlo Antonini e sua ida à Itália. Nessa viagem, Antonini se depara com semelhança entre seu falecido pai e as imagens do jovem São Bento em uma parede. Uma conversa que teve com seu pai revelava que em outra vida teria sido ajudante do pintor dessas imagens. Além disso, o enredo segue cheio de surpresas e um envolvimento amoroso em meio à Segunda Guerra Mundial.

A Mulher de Vermelho e Branco (Companhia das Letras, 2011) - O livro conta a história de um psicanalista chamado Carlo Antonini e o tratamento de um paciente. Inicialmente, o que parecia uma consulta trivial se desenvolve numa trama. O autor conta, então, o paralelo de seu paciente entre a festa "vermelho e branco" dos filhos e o encontro com uma antiga namorada.

Todos os Reis Estão Nus (Três Estrelas, 2013) - 'Todos os reis estão nus', diz o título do livro. O indivíduo contemporâneo depende do olhar dos outros, pois não tem essência - como uma cebola, é feito de mil cascas sobrepostas, sem caroço central. O famoso menino que denunciou a nudez do rei talvez gritasse hoje que embaixo da roupa régia não há nada ou quase nada. É fácil imaginar as consequências disso - inseguranças, insatisfações abstratas, questionamentos que provocam angústia sobre quem somos e como os outros nos veem. O autor, porém, não é nostálgico - nosso 'mal-estar' é apenas o preço que pagamos pelo privilégio de pertencer a uma época em que a vida é uma aventura, e a rebeldia, um valor.

Televisão - Calligaris, juntamente com Thiago Dottori (VIPs), foi roteirista da série Psi, do canal HBO. Dirigida por Marcus Baldini, que também dirigiu o filme Bruna Surfistinha, e pelo filho Max Calligaris, a série conta a historia dentro e fora de consultório, do psicanalista, psicoterapeuta e psiquiatra Carlos Antonini, interpretado por Emílio de Mello, que também atuou em Cazuza - O Tempo Não Pára. A série teve sua estreia em 23 de março de 2014, às 21 horas. Fazem parte do elenco Claudia Ohana, Aida Leiner, Raul Barreto.

Com informações da Wikipedia. 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.
O campo abaixo é apenas para comentários particulares, e somente os editores do blog terão acesso a eles.

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Icó tem forte chuva na madrugada deste domingo

Uma madrugada chuvosa neste domingo (14 de novembro de 2021), acompanhada de fortes trovões, relâmpagos e raios, deixou ruas e avenidas alagadas em Icó. Foi uma chuva de 130 milímetros. A chuva começou a uma e meia da madrugada e se estendeu até às quatro horas. A chuva na sede foi de 50 milímetros, enquanto em outras partes do município pluviômetros atingiram 130 milímetros. Os fortes trovões com raios assustaram a população que revelaram o medo nas Redes Sociais. A Avenida Josefa Nogueira Monteiro, uma das principais de Icó, ficou completamente alagada , dificultando o tráfego de veículos, cujo alguns deles ficaram ilhados. Uma festa que se realizava na Avenida J osefa Nogueira Monteiro  foi encerrada por conta da forte chuva. Prejuízo - Um raio, atraído possivelmente por uma antena parabólica, atingiu a casa da professora aposentada Francisca Rodrigues, de 62 anos. Ela residente na Rua Monsenhor Frota nas proximidades do Posto Paraibano. A queda do raio queimou duas TVs, destruiu do

Postagens mais visitadas deste blog

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Icó tem forte chuva na madrugada deste domingo

Uma madrugada chuvosa neste domingo (14 de novembro de 2021), acompanhada de fortes trovões, relâmpagos e raios, deixou ruas e avenidas alagadas em Icó. Foi uma chuva de 130 milímetros. A chuva começou a uma e meia da madrugada e se estendeu até às quatro horas. A chuva na sede foi de 50 milímetros, enquanto em outras partes do município pluviômetros atingiram 130 milímetros. Os fortes trovões com raios assustaram a população que revelaram o medo nas Redes Sociais. A Avenida Josefa Nogueira Monteiro, uma das principais de Icó, ficou completamente alagada , dificultando o tráfego de veículos, cujo alguns deles ficaram ilhados. Uma festa que se realizava na Avenida J osefa Nogueira Monteiro  foi encerrada por conta da forte chuva. Prejuízo - Um raio, atraído possivelmente por uma antena parabólica, atingiu a casa da professora aposentada Francisca Rodrigues, de 62 anos. Ela residente na Rua Monsenhor Frota nas proximidades do Posto Paraibano. A queda do raio queimou duas TVs, destruiu do