Pular para o conteúdo principal



Hoje é o Dia Mundial da Terra

Criar um sistema de vida no planeta que garanta à humanidade a sua presença e sobrevivência por um longo período; pensar não somente no tempo da nossa existência individual, mas dos demais que virão após são princípios de sustentabilidade que advêm da ideia de que o uso de recursos naturais para as nossas necessidades no presente não devem comprometer as necessidades do futuro. 

- Saber usar de forma inteligente e respeitosa os recursos naturais da terra é também uma postura filosófica”, afirma a filósofa e professora voluntária de Nova Acrópole, Lúcia Helena Galvão (foto). 

O conceito de sustentabilidade passa pela reflexão sobre quem somos e por que existimos.

- Precisamos pensar grande no tempo e no espaço: como se comprometer com o futuro quando nós temos uma projeção egoísta de tempo? Sempre que existe algo que venha ameaçar a humanidade, logo pensamos em nós mesmos e nos nossos e em como nos ‘salvar’. Não temos um pensamento abrangente do todo”, explica a filósofa. 

Nesta quinta-feira (22 de abril), o Mundo celebra o Dia Mundial da Terra, data que nasceu em 1970 nos Estados Unidos, a partir de uma mobilização em favor da Ecologia e que foi reconhecida pela ONU em 2009, de qual a Organização Internacional Nova Acrópole é um órgão consultivo. 

As discussões de que meio ambiente e desenvolvimento econômico precisam andar juntos tomaram corpo na ECO de 1992, ocorrida no Rio Janeiro, onde identificou-se três aspectos a serem considerados para a concretização da proposta de sustentabilidade: o Social, que versa a respeito das condições básicas de sobrevivência para o desenvolvimento humano entre elas água potável, saneamento básico, alimentação, saúde e segurança; o Energético, recurso que vem da natureza e que garante o funcionamento da economia; e o Ambiental, do qual todos os anteriores dependem, uma vez que sendo ele degradado, todo o resto fica inviabilizado.  

Nesse contexto, Lúcia Helena propõe a preservação da legítima condição humana com dignidade, valores e sabedoria, uma vez que “assim aprenderão a respeitar e preservar as demais coisas que vivem e habitam conosco”; construção do ser humano visando a ampliação de consciência; e a preservação do futuro. “A vitória da natureza, dos recursos naturais dependem da vitória dos recursos humanos mais profundos, da vitória sobre nós mesmos”, ressalta a professora.

- Não houve mudança significativa no entendimento dos determinantes do progresso, da prosperidade ou do desenvolvimento. Continuam a ser vistos como resultado direto do desempenho econômico”, afirma a professora Lucia Helena Galvão citando o pensamento do economista indiano Amartya Sem, prêmio Nobel de economia de 1998. 

Ele avalia que as sociedades ainda consideram a proteção à economia como prosperidade a qualquer preço acreditando que êxito e sucesso sejam sinônimos de ganhar dinheiro, “mesmo que isso se torne inviável e desconsidere a própria sobrevivência”.  

Mas por que isso acontece? A professora de Nova Acrópole explica que atitudes enraizadas na humanidade dificultam a assimilação das ideias de sustentabilidade e sua implantação e, por isso, deve-se atuar nas causas, ou seja, na formação do homem como ser humano, aliando filosofia à sustentabilidade. “Há que se começar pelas causas se quisermos ser eficazes em qualquer campo”, afirma. 

Nesse sentido, ela lembra que as causas estão em nós mesmos. “Existe uma máxima filosófica que diz que somente o tolo acredita que as causas dos problemas físicos e mazelas físicas vêm do plano físico. As causas da miséria física sempre vieram e sempre virão da miséria psicológica, moral e espiritual do homem. É preciso nos perguntar: onde a sustentabilidade começa? Por que não se torna eficaz? Como atuar nas causas começando por nós mesmos?”, completa a filósofa. 

A falta de conexão com o universo e que mantém o foco apenas nos interesses pessoais já era apontado pela tradição tibetana, a chamada a heresia da separatividade, como a raiz de todos os males do mundo, segundo Lúcia Helena Galvão. A filósofa lista ainda algumas medidas que podem ajudar a uma mudança de postura a partir da mudança de mentalidade. 

Elementos fundamentais da sustentabilidade para mudança de mentalidade:

  • Foco egoísta: transmitir a ideia de que as coisas merecem respeito pelo que são em si, assim como nós seres humanos. Não apenas pelo que podem vir a nos servir;
  • Último modelo: aproveitamento das coisas e não optar pelo novo como forma de status e afirmação. Hábito que foi implantado para impulsionar o consumo;
  • Consumo excessivo: podemos reduzir o padrão de consumo. Inclusive esse padrão é suicida pois se todos conseguissem realizar a ideia padrão de consumo, o planeta não conseguiria atender;
  • Necessidades externas: buscar internamente o que de forma equivocada buscamos no externo. Reduzir nosso lado predador;
  • Homem como meio: o homem não deve ser o fim em si, mas um instrumento para harmonizar todo o entorno; 
  • Educação acumuladora: muitos títulos e anos de estudo acumulados, mas que não se transforma em sabedoria. Apenas um acúmulo de informação que não resolvem em muitos casos as situações cotidianas;
  • Ser servido/Servir: mentalidade de somente querer que nos sirvam (toda natureza, seres humanos), mas saber servir aos demais, entendendo que temos a mesma importância nesse sistema, cada um com seu papel.

Sobre Nova Acrópole - Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há mais de 60 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira aplicada, buscando fazer com que os ensinamentos e experiências que deram sustentação às grandes civilizações sirvam de base para reflexões e ações que possam contribuir na construção de uma sociedade melhor.

Ambipar - A Ambipar, líder em gestão ambiental, lança Campanha nesta 22 de abril, data em que é comemorado o Dia Mundial da Terra. Na campanha, realizada em parceria com a martech agency Netza e denominada Meu Planeta Mais Verde, a artista Larissa Manoela e Sophia Medina (foto), irmã do surfista Gabriel Medina, trocaram a foto de perfil das redes sociais por um mundo verde. O objetivo é movimentar as mídias sociais para que os colaboradores e o maior número possível de pessoas também realizem a ação como uma forma de conscientização sobre a importância de preservar o mundo para as futuras gerações.

Os artistas também publicaram stories explicando a mudança na foto do perfil e lembrando as pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente, preservar hoje para ainda ter amanhã e fazer do mundo um lugar melhor para se viver.

Para a atriz Larissa Manoela, a campanha representa uma grande ação nas redes sociais para mobilizar as pessoas em prol do meio ambiente. “Só temos um planeta Terra, por isso, é necessário o diálogo, a conscientização sobre a preservação da natureza. Junto com a Ambipar, tive a oportunidade de falar sobre isso com meus seguidores e fazer parte da construção de um planeta cada vez mais verde”, afirma.

A surfista e influenciadora digital, Sophia Medina, também participou da campanha e é muito ativa nas redes sociais em relação a assuntos como a preservação ambiental. “Para mim já é uma luta diária conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a natureza. Temos um mundo lindo e precisamos lutar juntos contra as mudanças climáticas, o desmatamento e a depredação ambiental. Eu acho incrível quando empresas como a Ambipar se movem para cuidar do planeta”, disse.

Os colaboradores da Ambipar e da Netza também entraram na brincadeira e colocaram a o mundo verde como foto de perfil para ajudar a mobilizar a ação nas mídias sociais. Durante todo o dia 22 de abril, o planeta verde rodou o perfil de diversas pessoas para lembrar sobre a conscientização em relação aos cuidados com a natureza.

Aqueles que quiserem baixar a foto e participar da ação, podem entrar em meuplanetamaisverde.com e baixar o mundo verde para colocar como foto de perfil nas redes sociais.

Sobre a Ambipar - Com sede em Nova Odessa-SP, a Ambipar é uma multinacional brasileira, com presença em 16 países da América do Sul, Europa, África, América do Norte e Antártida.  Formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, dois segmentos de referência no mercado de gestão ambiental,tem em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios e apoiando seus clientes. Além das soluções ambientais através do setor de PD&I, também adquiriu duas empresas de software, reforçando sua atuação na gestão ambiental, garantindo um compliance efetivo, contando com tecnologia e inteligência artificial.

Com diversas patentes registradas de produtos sustentáveis, promove a economia circular e auxilia empresas com a destinação correta de seus resíduos. Dentre as principais inovações destacam-se o ECOSOLO um condicionador de solo produzido através de resíduos orgânicos e o ECOBASE, base para estradas e artefatos cimentícios para construção civil utilizando resíduos minerais oriundos da indústria de papel e celulose, bem como o COLLAGEN sabonete desenvolvido a base de colágeno oriundo das indústrias farmacêuticas.

A Ambipar abriu capital em julho de 2020. Foi a primeira empresa de gestão ambiental a entrar na B3, a bolsa de valores do Brasil. 

Possui diversas certificações, dentre elas a ISO (9001, 14001, 45001, 22320), Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) e segue os indicadores GRI (Global Reporting Initiative). Além disso, conquistou a certificação Together for Sustainability (TFS), participa do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), entre outras. A organização é signatária do Pacto Global.

Sobre a Netza - Comandada pelos sócios Fabiana Schaeffer e Fernando Ribeiro dos Santos, a Netza é a única agência do país que faz parte de um ecossistema exclusivo de martechs. Com 21 anos de experiência em brand experience, ressalta a amplitude da agência com a integração de ferramentas de marketing e tecnologia e mais colaboração e conectividade nas entregas.

Dividida em squads independentes que atuam com metodologias de startups, o design organizacional da Netza é inspirado em agilidade, competitividade e sustentabilidade, potencializando conexões e a integração dos negócios, por meio da economia colaborativa e do crescimento de parcerias. 

Única agência de comunicação que figura desde 2009 no ranking das cinco Melhores para Trabalhar eleitas pelo Great Place To Work, sendo eleita a melhor agência para trabalhar do Brasil (2017), melhor empresa para trabalhar em São Paulo (2018), além de conquistar a terceira posição entre as melhores do Estado também em 2019 e entre as melhores do Brasil em 2020. Entre os clientes atendidos estão: Ajinomoto, Azul, Bradesco, Dasa, DPSP, Embraer, Honda, Hughes, Mercedes-Benz, OLX, Pepsico, Protege, UHG, Vivo e Volkswagen. 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.