Pular para o conteúdo principal

Mães e filhos fortalecem laço de amor cumprindo a missão de salvar muitas vidas

Multiplicar-se para sentir e proteger cada partícula que compõe uma nova vida. É o que acontece às mulheres que nas descobertas do maternar. Em homenagem a elas, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), compartilha as histórias de mães e filhos que atuam juntos na rede estadual de saúde e, diariamente, fortalecem o laço de amor enquanto oferecem acolhimento e salvam vidas, principalmente no enfrentamento à Pndemia da Covid-19.



Saúde: bendizer e herança materna - Mães têm poderes. Dentre eles está o de nomear os filhos com o intuito de destacá-los e protegê-los. A mãe da técnica de enfermagem Maria Saúde Machado Estevam, de 45 anos, moradora de Sobral, sabia disso ao registrar a filha. 

- Minha mãe é Saúde também. É a promessa que ela tem com Nossa Senhora da Saúde”, explica. Ao crescer, Saúde decidiu transformar o nome em vocação. “Desde pequena eu dizia que ia trabalhar de branco, mas eu não sabia como, né? Aí, quando eu comecei a crescer, foi que vi que a minha avó era parteira, fazia parte. Era o instinto que eu tinha de vestir branco”, brinca.

Com o exemplo da avó e a proteção da mãe, ela conseguiu iniciar e concluir o curso técnico de enfermagem. Saúde conta que foi uma batalha para criar os dois filhos e estudar para realizar o sonho de vestir branco, como ela mesma gosta de dizer. 

- É uma batalha dura, mas, quando a gente tem o sonho de procurar fazer o melhor para os filhos, a gente enfrenta”. Tudo só foi possível porque ela contou com a ajuda da mãe. “A minha mãe ficava com eles para eu ir trabalhar”.

Hoje, Saúde soma quase 30 anos atuando para cuidar de outras pessoas, sejam elas crianças, adultos ou idosos. Experiência que é reconhecida pelos profissionais e pacientes do Hospital Regional Norte (HRN), da Rede Sesa, onde trabalha há mais de 7 anos. A técnica de enfermagem sente tanto orgulho da própria trajetória que se empenhou para que a filha Lays Machado Estavam, de 26 anos, escolhesse a mesma profissão. 

- Eu fiz o meu curso de técnica de enfermagem junto com o Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Profissional Dom Walfrido Teixeira Vieira. Ela que me inscreveu, me ajudou muito com isso. Ela me apoiou em todos os momentos. Fez uma formatura para mim quando eu finalizei o técnico”, relembra Lays, que hoje trabalha na Clínica Covid-19 do HRN.

Saúde e Lays relatam a alegria de poderem trabalhar no mesmo local e sempre trocar experiências e compartilhar as conquistas do dia a dia. Contudo, a pandemia da Covid-19 provocou muitas mudanças na rotina das profissionais, mas o desafio também trouxe mais admiração para a relação entre mãe e filha. 

- Eu resumo minha mãe como a minha fortaleza, minha riqueza. Tudo na minha vida é ela. Eu digo que eu sou o que sou hoje por ela. Estou nesta profissão através da influência dela. E eu sou a profissional que sou hoje com todo o apoio dela. Ela teve grandes influências nas minhas escolhas. Se eu errei, se eu fraquejei, se eu chorei, ela estava lá”, afirma Lays.



A disciplina do amar e cuidar - A vontade de vestir jaleco branco também surgiu na vida da enfermeira Francisca Maria da Conceição, de 52 anos, ainda quando criança, numa das vezes em que a mãe a levou para tomar vacina. Para realizar o sonho de infância, Conceição saiu de Teresina, no Piauí, para estudar no Ceará. “A minha vontade era essa de estudar, de ser da área da saúde”, conta.

Em Fortaleza, a piauiense concluiu o Ensino Médio, iniciou um curso de auxiliar de enfermagem e casou. Com a vida pessoal e profissional em andamento, Conceição decidiu, em 2001, que era o momento certo para se tornar mãe. Ela rememora como foi conciliar a gestação do primeiro filho e o trabalho. 

- Não sou muito grande, né, e a barriga apareceu logo. Eu era magrinha, bem magrinha. Eu tinha um barrigão. As meninas diziam: ‘a Conceição não pode pegar por causa do menino’. Eu dizia não. Botei força até o dia do neném nascer”.



Depois que os dois filhos cresceram, ela conseguiu realizar o sonho de se graduar em Enfermagem e, atualmente, cursa duas pós-graduações. Seu primogênito, Henrique Gabriel Santos, de 19 anos, afirma que a determinação dela é inspiração para ele. “Ela é um espelho para mim. É a pessoa que eu quero ser como profissional. É bastante bonito”.

Hoje, Conceição faz parte da equipe de profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Doutor Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, dedicando-se ao atendimento de pacientes gravemente afetados pela Covid-19. A enfermeira destaca que tem como característica pessoal e profissional ser bastante dedicada aos objetivos, mas sem perder de vista o que lhe faz bem. 

- Eu sempre fui aquela de querer chegar na frente, de querer fazer. Eu nunca deixei de estudar. Sempre tive dois ou três empregos. E eu chegava em casa ia para praia, cinema, teatro. Eu faço as coisas com amor, eu gosto do que faço”.

Henrique decidiu seguir os passos da mãe e, após concluir o curso técnico de enfermagem da EEEP José de Barcelos em 2020, teve a oportunidade de começar a carreira no mesmo hospital onde ela trabalha. 

- É bastante gratificante por estar ajudando as pessoas, porque muitos dos pacientes não possuem seus familiares. Eles são isolados. Então, a gente trabalha como técnico de enfermagem, amigo, psicólogo, familiar”, relata o profissional que, apesar de muito jovem, enfrenta o ritmo de uma unidade de saúde referência no acolhimento aos cearenses, e estuda para se tornar médico.



O sonho do filho traz felicidade para o coração da Conceição, que ultimamente vem palpitando preocupado por causa da Pandemia. 

- Você tem que cuidar de você para poder cuidar de alguém. O amor é isso, é você estar bem para poder oferecer o bem a alguém. Eu digo a ele para se alimentar bem. Não deixe de se alimentar, durma”.

Desde o ano passado, conselhos e protocolos sanitários foram intensificados para que o lar permaneça seguro para todos.

Tempo para o afeto - Lays e Henrique conhecem os desafios diários que suas respectivas mães enfrentaram antes de chegar em casa para abraçá-los. Mas, para os dois filhos da enfermeira intensivista Wianna Basílio, de 37 anos, ainda não é possível compreender, com clareza, por que o tempo ao lado da mãe ficou tão curto desde o ano passado. Mas as crianças já entendem que a mãe cumpre uma missão muito importante, que lembra as heroínas das histórias que eles escutam.



Wianna confessa que dividir o tempo do afeto e cuidado entre casa e trabalho durante a pandemia não tem sido fácil, mas é preciso seguir firme para estar à frente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e da Clínica Covid do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. 

- Eu tenho que deixar os meus filhos em casa para ser mãe da minha equipe, dos meus pacientes, dos meus setores, tentando, neste momento, cumprir a missão que me foi ordenada por Deus e pelo mundo. Não podemos fugir disso. Eu sou mãe apenas sábado e domingo, e meus filhos ficam com a equipe de apoio”.

A rede de apoio tem sido muito importante para Wianna Basílio (védeo) dar continuidade ao trabalho, mas o desejo de acompanhar o desenvolvimento das crianças comove o coração de mãe. 

- Eu sinto falta de ensinar as tarefinhas deles de casa. Eu não consigo. E, às vezes, eu fico assim, porque as pessoas vêm me dizer que ele fez o nome dele sozinho, e não foi eu quem ensinei, foram outras pessoas que ensinaram ele a escrever. E eu não participei desse momento”, conta.

Wianna acredita que tudo vai melhorar. Enquanto isso, ela mantém a força, determinação e paciência para atravessar esse momento desafiador, ansiando ter mais tempo para dedicar afeto e cuidado aos filhos.

- Quando eu chego em casa ele diz: ‘Mamãe, chegou do hospital do Coronavírus?’. Aí eu digo: ‘Foi, meu amor, mamãe vai tomar banho, vai ficar’. Aí eles vão vendo, crescendo com essa imagem que a gente vai falando, passando para eles, para que no futuro próximo se tornem pessoas boas, de boa índole, com muita força. Que possam continuar neste mundo de Deus com muita honestidade e sendo bom ser humano”, deseja Wianna Basílio.


Com informações de Larissa Falcão e fotos de Thiara Montefusco, Nívia Uchôa e Teresa Fernandes, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".