Pular para o conteúdo principal



'Naquele Tempo' reúne artistas cearenses para a produção do primeiro EP

Um projeto musical solitário que surgiu despretensiosamente no meio da pandemia, mas que, com o tempo, acabou reunindo outros artistas e parceiros. Em comum, todos buscavam formas possíveis de criar uma experiência sonora catártica e envolvente, sem abrir mão do contexto social e político em que o País – e a nossa cidade – está passando neste momento. O resultado dessa junção de ideias pode ser conferido no primeiro EP do grupo, intitulado “Tudo já aconteceu”, lançado nas principais plataformas digitais. 

A produção do EP começou em 2020, durante lockdown, logo após Diego César voltar para o Brasil após uma temporada na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. Durante os dias “isolado e afastado”, decidiu reunir vários fragmentos de ideias de músicas e arranjos que ele já havia feito anteriormente, além de explorar outras experiências e aprender coisas novas, como compor e fazer arranjos de baixo, por exemplo. 

- Fiquei completamente sozinho durante muitos meses, por isso costumo brincar que esse EP salvou a minha vida. Foi a primeira vez que eu produzi um disco inteiro e escrevi todos os arranjos, toquei praticamente todos os instrumentos, escrevi as letras e gravei as vozes”, explica Diego.   

O artista destaca que a gravação de “Tudo já aconteceu" foi feita com a colaboração de grandes amigos, como Diego Barros, na pré-produção e edição, Rami Freitas, que fez toda a captação, e o Zé George, que gravou todas as baterias em apenas um dia. O projeto contou ainda com a participação de Régis Damasceno, que topou fazer toda a mixagem do EP, e Letícia Cacau, que entrou na banda como vocalista e ainda colaborou com o poema de "Olho do Sol".

A inspiração para as canções de “Tudo já aconteceu" não poderia ser mais plural. O EP, assim, flerta com a MPB da primeira metade do século XX, como o samba, o choro e o baião, ao mesmo tempo em que explora o rock psicodélico dos anos de 1960 e o progressivo, da década de 1970. As referências, entre românticos e radicais, estão Noel Rosa, Nelson Gonçalves, Tom Zé, Cartola, Originais do Samba, Baden Powell, Beatles, Yngvie Malmsteen, Jimi Hendrix, King Crimson e Radiohead.

- Gostamos de chamar essa mistura de POST MPB, pois nos permite nos expor a cadências clássicas como pano de fundo para misturar o passado e o futuro e criar um samba para o nosso tempo, ou até mesmo um novo jeito de chorar de amor e rebolar os quadris sem ser careta”, destaca Diego César.

Manifesto - Paralelamente ao EP, a banda “Naquele Tempo” lançou ainda um manifesto (leia aqui na íntegra), voltado para os artistas independentes do mundo inteiro. A ideia é pensar e desenvolver iniciativas concretas de impacto social por meio da arte. Nesse sentido, todo o valor arrecadado pela reprodução das músicas de “Tudo já aconteceu" nos serviços de streaming será destinado para a “Casa Bate Palmas”, instituição que trabalha com ações inclusivas de arte e cultura para crianças, jovens, mulheres, LGBTQS e a população em geral do Conjunto Palmeiras, no Grande Jangurussu, área que possui um dos menores índices de IDH de Fortaleza.

- Na busca desse novo significado, nos deparamos com o cenário de fragilidade humana gerada pela desigualdade social e agravada seriamente pelo contexto pandêmico. Decidimos direcionar 100% do valor arrecadado pela execução das nossas músicas nos serviços de streaming para essa instituição como forma de proporcionar melhoria de vida às pessoas afetadas pela vulnerabilidade social em nossa cidade. E faço um convite para que outros artistas também pensem em alternativas semelhantes”, pontua Diego César.

'Naquele Tempo é':

  • Diego César - Guitarra / Voz
  • Leticia Cacau - Voz
  • Diego Barros - Guitarra
  • Jones Xavier - Baixo
  • Zé George - Bateria 
  • Rami Freitas - Técnico de áudio / Captação

"Tudo já aconteceu":

  • Diego César: Produção musical, Arranjos, Guitarras, Baixos e Vozes
  • Leticia Cacau: Vozes
  • Zé George: Bateria
  • Rami Freitas: Captação
  • Diego Barros: Edição
  • Régis Damasceno: Mixagem e Masterização
  • Produção executiva e produção fonográfica: Ana Carol Azeredo
  • Distribuição: Tratore
  • Gravado entre agosto e novembro de 2020, na sede do Grupo Formosura de Teatro, Darkside Studio e no Radical Studio, localizado na praia na Caponga, litoral do Ceará.

SERVIÇO

  • EP “Tudo já aconteceu” – Naquele Tempo
  • Onde ouvir: https://tratore.ffm.to/tudojaaconteceu
  • Saiba mais: Instagram @naqueletemp0



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...