Está mantida a Lista de Obras de leitura obrigatória para o Vestibular da Universidade de Campinas-Unicamp 2023. Valem as mesmas 10 obras do Vestibular 2022.
A Unicamp ponderou ser prudente manter as obras, considerando os impactos da pandemia e a necessidade de adaptação de estudantes e professores.
A Lista de Obras para leitura dos Vestibulares 2022 e 2023 apresenta eis gêneros literários: Poesia, Conto, Teatro, Romance, Crônica e Carta/Relato de Viagem.
Ao todo, a lista tem 10 obras, de 10 autores diferentes, que vão de Pero Vaz de Camina aos Racionais MCs! Confira:
- Luís de Camões-(sonetos selecionados pela Comvest)-Domínio público e Vinte Sonetos. Org: Sheila Hue. 1ª edição. Campinas: Editora da Unicamp, 2018.
- Racionais Mc’s-Sobrevivendo no Inferno-Sobrevivendo no inferno. São Paulo: Cosa Nostra, 1997.
- Olavo Bilac-Tarde-Domínio público.
- Lygia Fagundes Telles-Conto “O Seminário dos ratos”.
- Júlia Lopes de Almeida-A Falência-Domínio público e A Falência. Edição comentada: Regina Zilberman. 1ª edição. Campinas: Editora da Unicamp, 2018.
- Raul Pompeia-O Ateneu-Domínio público.
- Paulina Chiziane-Niketche - uma História de Poligamia-São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
- Machado de Assis-Bons dias! Domínio público e Série Crônicas -Editora da Unicamp.
- Pero Vaz de Caminha-Carta de Achamento a el-rei Dom Manuel-Domínio público.
- Fernando Pessoa-O Marinheiro-Domínio público e O Marinheiro. Introdução e notas: Marcos lopes e Ana Maria Côrtes. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando que irá manter a lista de obras em língua portuguesa, cuja leitura é obrigatória para candidatos ao Vestibular Unicamp. Desta maneira, as mesmas 10 obras anunciadas para os candidatos ao Vestibular Unicamp 2022 irão valer para o Vestibular Unicamp 2023.
A Comvest divulga com antecedência, a cada ano, as obras que compõem a lista de leituras exigidas para o Vestibular, de maneira a permitir o planejamento de professores e estudantes. Para a edição de ingresso em 2023, a Unicamp ponderou que seria prudente manter as obras, considerando os impactos da pandemia na educação e a necessidade de adaptação de estudantes e professores em um contexto de retomada.
As 10 obras da lista foram escolhidas a partir de critérios como a representatividade dessas manifestações literárias nas tradições culturais de língua portuguesa, o padrão de elaboração estética e a presença de núcleos temáticos adequados à formação pedagógica do aluno no Ensino Médio.
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está prorrogando o prazo para as solicitações de isenção total da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2022 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2022, até dia 30 de junho, exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).
Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção. O edital com todos os detalhes está disponível na página da Comvest. O prazo terminaria nesta terça-feira (15 de junho), mas a Comvest decidiu estender até o final do mês, para possibilitar que mais candidatos possam solicitar a isenção, considerando as dificuldades do ensino remoto, especialmente na Educação Pública.
As isenções são oferecidas em três modalidades:
1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
2– funcionários da Unicamp/Funcamp;
3– para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).
Os pré-requisitos para receber a isenção são: já ter concluído ou concluir em 2021 o ensino médio e, somente no caso da modalidade 1, ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública. A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3.
Pedidos facilitados - Desde o ano passado, considerando o contexto da pandemia de covid-19, a Comvest flexibilizou alguns procedimentos para o pleno atendimento dos estudantes das escolas públicas no Programa de Isenção. Em relação aos documentos, como alternativa em caso de dificuldade de conseguir junto às escolas o Histórico Escolar, os candidatos matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir um documento a partir do site: https://sed.educacao.sp.gov.br/consultapublica/consulta.
Já os candidatos de escola pública de outros Estados e do Distrito Federal, poderão anexar uma declaração de que são/foram estudantes da rede pública durante todo o ensino médio, conforme modelo disponível no Edital. Na modalidade 1, que exige comprovação de renda, a Comvest irá aceitar o cadastro no CadÚnico do governo federal (do candidato (a), pai, mãe ou responsável), para que, nesse caso, os candidatos não precisem anexar a documentação exigida.
Os candidatos que optarem pela declaração deverão, no ato da inscrição no Vestibular Unicamp 2022 ou no Enem-Unicamp 2022, anexar o documento oficial exigido (Histórico Escolar ou Declaração da Escola).
A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada em 30 de julho. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados.
Importante: Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2022 e no Enem-Unicamp 2022. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.
O calendário do Vestibular Unicamp 2022 já foi divulgado e as inscrições terão início no dia 2 de agosto de 2021 e deverão ser feitas até 8 de setembro. O valor da taxa de inscrição será de R$ 180,00 e poderá ser pago até o dia 10 de setembro. A primeira fase será realizada em 7 de novembro de 2021.
Comentários
Postar um comentário