Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Mais do que trazer respostas: apresentar perguntas. Por meio de suas possibilidades e ramificações artísticas, Cadeh Juaçaba ressalta em sua trajetória a vontade de questionar e provocar reflexões em assuntos que ou o interessam por sentidos positivos ou por negativos. "Eu não fujo muito de polêmica, não", aponta. Neste sábado, 10, mais pensamentos seus - imergindo no aspecto da "polarização" - ecoarão tanto em sua nova exposição "Panóplia Paradoxo" quanto no projeto "Nosso Papel É Arte". O artista visual cearense é mais um integrante da iniciativa que transforma quinzenalmente, aos sábados, capas do O POVO em obras de arte.

Foto: Igor Barbosa/DivulgaçãoArtista visual cearense Cadeh Juaçaba participa da iniciativa "Nosso Papel É Arte"

Natural de Fortaleza e também formado em Publicidade e Propaganda, Cadeh é artista "desde que se entende por gente" e avalia que sempre recebeu estímulos de sua família para seguir nessa trajetória. O ambiente em que cresceu, aliás, foi bem favorável para essa situação, pois nasceu de famílias diretamente ligadas à arte.

Ele chegou a frequentar, por exemplo, o ateliê de sua tia-avó paterna, a pintora e escultora Heloysa Juaçaba. Com o tempo, aprimorou ainda mais sua arte, com trabalhos com esculturas e também pinturas. Desenhos também fazem parte de sua vida - ele até já ganhou, quando tinha 8 anos, um concurso de desenho do O POVO.

A sua trajetória também é marcada pela realização de exposições, entre elas a mostra internacional "Eles não sabem as armas que têm", feita em Lisboa em 2019. Ele passou a explorar símbolos nacionais com o objetivo de debater sobre as relações de identificação e pertencimento, suprimindo evidências gráficas de brasões e bandeiras para estimular a abstração do público. Uma prévia, assim, de sua nova exposição.

Os "sintomas da polarização" são vistos na ilha de "Panóplia #1", que estampa a capa do O POVO e que se constitui em um "recorte" de um cenário recorrente nos dias atuais no Brasil. As bandeiras feitas de latão e que aparentam ser de pano flamulam para lados opostos; assim, a escultura carrega - "e explica" - os "sentimentos de polaridade" e de "ideias opostas".

As ramificações dos trabalhos desenvolvidos por Cadeh Juaçaba atingem atualmente também uma pesquisa sobre memória e identidade a partir de diferentes linguagens, como escultura, fotografia e pintura. O interesse pelo tema da memória remete novamente à influência de sua família, mas agora com seu pai: o artista comenta que seu progenitor tem "uma atração por um passado que nem viveu", colecionando objetos antigos e imergindo no sentimento da nostalgia.

Esses gostos por memórias de tempos não vividos acabaram sendo compartilhados com Cadeh, que passou a abordar principalmente a "construção imagética". Como referências, ele lembra do aspecto religioso e de seu interesse por "/imagens sacras", mesmo que isso não apareça de forma tão clara em seus trabalhos.

Quanto a artistas que servem de inspiração para Cadeh, existem muitos que se apresentam como referências, mas ele destaca o dinamarquês de ascendência vietnamita Danh Vo - "que trabalha a matéria de uma maneira sublime" - e o gosto pelos trabalhos do artista multimídia brasileiro Cildo Meireles e do artista estadunidense Robert Rauschenberg, que se destacou no pop art e no movimento expressionista abstrato. Além disso, ressalta a grande influência do cantor Caetano Veloso para sua composição como artista.

Para Cadeh, trabalhar com esculturas remete também a uma possibilidade também vista na fotografia: a de "congelar um momento". Na "respiração presa de um momento" em "Panóplia #1", o ar que não se solta é o dos sentimentos de paixão atrelados a bandeiras em diferentes segmentos.

"A bandeira é muito próxima da paixão do brasileiro. Ela está em times de futebol, em escolas de samba… A bandeira faz parte desse gesto veemente e apaixonado do brasileiro, mas eu acho que temos que colocar nossas paixões pessoais de lado e, em um processo de autocrítica, observar o que queremos para o nosso país", avalia o artista visual.

Nesse sentido surge a exposição "Panóplia Paradoxo". "Ela fala sobre esse sintoma atual e fala sobre um sequestro do símbolo da pátria", relata Cadeh. Em referência a construções arquitetônicas que apresentam bandeiras enfileiradas, a mostra aborda questões ligadas à "composição de bandeiras, mastros e lanças", reunindo características paradoxais e ambíguas associadas a esses elementos.

O destaque da obra de arte de Cadeh Juaçaba na capa do O POVO deste sábado coincide com a abertura de sua exposição. Acostumado a trabalhar com as nuances das memórias de "tempos que não viveu", o artista levará consigo os marcos deste fim de semana em suas lembranças, em recordações, desta vez, vindas de suas próprias experiências.

(Foto: Acervo Pessoal)Obra "Pane", de Cadeh Juaçaba

(Foto: Acervo Pessoal)A escultura "Panóplia #1" estampa a sobrecapa do O POVO no projeto "Nosso Papel É Arte"; obra carrega "sentimentos de polaridade" e de "ideias opostas".
(Foto: Acervo Pessoal)Trabalho "Veemente", do artista visual Cadeh Juaçaba

(Foto: Acervo Pessoal)Intitulada "Auto-retrato com pendão", escultura abre exposição "Panóplia Paradoxo"
(Foto: Acervo Pessoal)"Séquito", do artista Cadeh Juaçaba

O artista visual ressalta que a proposta do projeto "Nosso Papel É Arte" é bastante positiva e traz um espaço importante para a arte: "Eu acho muito positivo esse espaço do jornal para a arte. Neste momento em que as pessoas estão distantes da subjetividade, do fazer artístico e da produção contemporânea, é um gesto muito importante e nobre um veículo da potência do Jornal O POVO estampar sua capa com uma obra de arte".

Exposição "Panóplia Paradoxo", de Cadeh Juaçaba

Quando: a partir deste sábado, 10, até 11 de agosto, das 10 às 16 horas
Onde: Galeria Leonardo Leal (Rua Visconde de Mauá, 1515 - Aldeota)

Conheça a mostra “Nosso Papel É Arte”, disponibilizada no O POVO+. As obras de Cadeh Juaçaba, Raisa Christina, Renata Felinto, Alan Uchôa e Hélio Rôla estão presentes no espaço virtual.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia