Pular para o conteúdo principal

Programa Faz a Cena inscreve até esta sexta

 O Faz a Cena - Programa Estadual de Formação nas Áreas Técnicas da Cultura chega em sua segunda edição em 2021, investindo no aprendizado em grupo e expandindo o foco de sua formação. 

Integrado às políticas formativas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE) e do Instituto Dragão do Mar (IDM), o Programa objetiva preparar as pessoas participantes para o mercado de trabalho, gerando oportunidades em áreas da Cultura, contribuindo para o desenvolvimento do setor e estimulando a cadeia produtiva das Artes e da Cultura. 

O Programa visa atingir o público de jovens que nem estudam, nem trabalham, os conhecidos "nem-nem". No Ceará, a taxa de desocupação desses jovens chegou a 37,19% no segundo trimestre de 2020 e em 2021, com o agravamento da pandemia, esse número cresceu ainda mais. 

São 20 vagas em cada uma das 3 trilhas ofertadas (Som, Materiais e Imagem em Cena - Áreas Técnicas das Artes, Acessibilidade em Cena - Produções artísticas acessíveis e Tecnologias do Sensível em Cena e Inovação para as Artes), com seleção através da análise de currículo, texto de interesse de participação e pergunta/problema que pretende investigar durante o percurso. As aulas estão previstas para iniciar em Setembro e as inscrições são online e gratuitas, podendo ser feitas em bit.ly/fazacena.

TRILHAS FORMATIVAS E CARGA HORÁRIA - O Faz a Cena apresenta 3 trilhas formativas. São elas:

  1. Som, Materiais e Imagem em Cena - Áreas Técnicas das Artes-Carga horária total: 180 horas/aula.
  2. Acessibilidade em Cena - Produções artísticas acessíveis-Carga horária por Trilha Formativa: 60 horas/aula.
  3. Tecnologias do Sensível em Cena e Inovação para as Artes-Carga horária do Aprendiz: 100 horas/aula (60 horas/aula da Trilha escolhida mais 20 horas/aula de disciplinas comuns mais  20 horas/aula práticas complementares)

METODOLOGIA: DESENVOLVER O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO DO APRENDIZ - Na inscrição, o aprendiz escolhe uma única trilha e já apresenta uma pergunta, problema ou projeto que servirá como guia na sua trajetória dentro da formação, podendo ser revisitada com o passar das etapas.

O aprendiz participa de aulas relacionadas à sua trilha escolhida, mas também de momentos coletivos, quando todos participam de módulos comuns, nivelando e alinhando bases da formação, além de propiciar troca e trabalho em rede. As referências metodológicas que inspiraram o núcleo pedagógico do Faz a Cena foram Taxonomia de Bloom, Taxonomia de Fink, Aprendizagem Baseada em Problemas, Design thinking: método do Duplo Diamante e a pedagogia freireana.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA - Faz parte da equipe pedagógica profissionais convidados com expertises em cada área de atuação, que acompanharão os aprendizes ao longo do programa. O grupo de orientadores que contribuiu diretamente para este formato mais moderno é composto pela arquiteta, lighting designer e designer multidisciplinar Anna Turra, pela educadora, psicóloga e consultora em Acessibilidade Daina Leyton, pelo professor, pesquisador e designer Diego Ricca e pela gestora, produtora e consultora de acessibilidade Raissa Couto. 

QUEM PODE PARTICIPAR - Técnicas e técnicos, artistas, criadores, produtores, estudantes de áreas afins, gestores, agentes da cultura e interessados em geral nos temas abordados são perfis que podem se interessar no Faz a Cena.

SOBRE A 1ª EDIÇÃO DO FAZ A CENA - De outubro de 2020 a fevereiro de 2021, em parceria com o Fórum das Áreas Técnicas do Ceará, o programa Faz a Cena ofertou 7 cursos técnicos online com 173 pessoas inscritas, totalizando 70 horas/aula, sendo 3 cursos de Produção, 1 de Cenografia, 1 de Figurino, 1 de Iluminação e 1 de Sonorização. Além dos cursos, foi realizado o workshop de composição para a cena, integrando as áreas de Cenografia e Iluminação, ministrado por Anna Turra.

MINIBIO DOS ORIENTADORES

  • ANNA TURRA - Arquiteta formada pela FAU-USP e atua como lighting designer e designer multidisciplinar. Desenvolve projetos de iluminação, cenografia, audiovisual, stage design e design gráfico. Responsável pela concepção visual e espacial de shows, exposições, montagens teatrais, dança e conteúdo audiovisual. Destacam-se as criações para Elza Soares, Voos de Villa, Ana Carolina, Arnaldo Antunes, Anelis Assumpção, 5 a Seco, Aventura Entretenimento (musical Merlin & Arthur), Cristiane Paoli Quito, Museu Boulieu, Associação Cultural Videobrasil, SescSP, Boutique Filmes, Substância Filmes, Maria Farinha Filmes e Canoa Arquitetura.
  • DAINA LEYTON - Educadora, professora e psicóloga. Consultora de acessibilidade cultural e de programas educativos. Foi curadora do programa Poéticas do Acesso do Sesc Belenzinho e possui vasta experiência em arte-educação, gestão cultural e promoção de saúde, idealizando e desenvolvendo projetos culturais que buscam a sensibilização e a tomada de consciência para uma vida em uma sociedade pluralista. Em 2010, Idealizou e instituiu a Acessibilidade no Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde coordenou o Setor Educativo de 2011 a 2020.
  • DIEGO RICCA - Doutorando em Design: Processos e Linguagens da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Mestre em Design: Processos e Linguagens também pela FAU-USP (Bolsista CAPES). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Trabalha desde 2013 no desenvolvimento de projetos de museus, espaços educacionais, ambientes interativos e exposições. Tem sua pesquisa e atuação profissional voltadas à exploração dos potenciais da interação humana com tecnologia digital,  espaços, objetos e sistemas, tendo como foco a aplicação em espaços culturais, artísticos e museológicos.
  • RAÍSSA COUTO - Gestora de projetos, produtora de eventos e consultora de acessibilidade. É fundadora da 7.1 acessibilidade criativa, consultoria que promove experiências significativas para falar de acessibilidade para empresas, marcas e projetos artísticos e culturais. Formada em Relações Internacionais pela PUC-SP e UCA em Buenos Aires com especialização em gestão cultural pela SECEC-RJ. É responsável pela acessibilidade do festival ColaborAmerica e já trabalhou junto com empresas como: B3, Grupo Boticário, Quinto Andar, Sputnik, Anima Mundi, Farm, Instituto Alana e Orquestra Voadora. 

SERVIÇO

  • Faz a Cena - Segunda edição
  • Inscrições abertas até sexta-feira (20 de agosto): bit.ly/fazacena

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c