Pular para o conteúdo principal

Programa Faz a Cena inscreve até esta sexta

 O Faz a Cena - Programa Estadual de Formação nas Áreas Técnicas da Cultura chega em sua segunda edição em 2021, investindo no aprendizado em grupo e expandindo o foco de sua formação. 

Integrado às políticas formativas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE) e do Instituto Dragão do Mar (IDM), o Programa objetiva preparar as pessoas participantes para o mercado de trabalho, gerando oportunidades em áreas da Cultura, contribuindo para o desenvolvimento do setor e estimulando a cadeia produtiva das Artes e da Cultura. 

O Programa visa atingir o público de jovens que nem estudam, nem trabalham, os conhecidos "nem-nem". No Ceará, a taxa de desocupação desses jovens chegou a 37,19% no segundo trimestre de 2020 e em 2021, com o agravamento da pandemia, esse número cresceu ainda mais. 

São 20 vagas em cada uma das 3 trilhas ofertadas (Som, Materiais e Imagem em Cena - Áreas Técnicas das Artes, Acessibilidade em Cena - Produções artísticas acessíveis e Tecnologias do Sensível em Cena e Inovação para as Artes), com seleção através da análise de currículo, texto de interesse de participação e pergunta/problema que pretende investigar durante o percurso. As aulas estão previstas para iniciar em Setembro e as inscrições são online e gratuitas, podendo ser feitas em bit.ly/fazacena.

TRILHAS FORMATIVAS E CARGA HORÁRIA - O Faz a Cena apresenta 3 trilhas formativas. São elas:

  1. Som, Materiais e Imagem em Cena - Áreas Técnicas das Artes-Carga horária total: 180 horas/aula.
  2. Acessibilidade em Cena - Produções artísticas acessíveis-Carga horária por Trilha Formativa: 60 horas/aula.
  3. Tecnologias do Sensível em Cena e Inovação para as Artes-Carga horária do Aprendiz: 100 horas/aula (60 horas/aula da Trilha escolhida mais 20 horas/aula de disciplinas comuns mais  20 horas/aula práticas complementares)

METODOLOGIA: DESENVOLVER O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO DO APRENDIZ - Na inscrição, o aprendiz escolhe uma única trilha e já apresenta uma pergunta, problema ou projeto que servirá como guia na sua trajetória dentro da formação, podendo ser revisitada com o passar das etapas.

O aprendiz participa de aulas relacionadas à sua trilha escolhida, mas também de momentos coletivos, quando todos participam de módulos comuns, nivelando e alinhando bases da formação, além de propiciar troca e trabalho em rede. As referências metodológicas que inspiraram o núcleo pedagógico do Faz a Cena foram Taxonomia de Bloom, Taxonomia de Fink, Aprendizagem Baseada em Problemas, Design thinking: método do Duplo Diamante e a pedagogia freireana.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA - Faz parte da equipe pedagógica profissionais convidados com expertises em cada área de atuação, que acompanharão os aprendizes ao longo do programa. O grupo de orientadores que contribuiu diretamente para este formato mais moderno é composto pela arquiteta, lighting designer e designer multidisciplinar Anna Turra, pela educadora, psicóloga e consultora em Acessibilidade Daina Leyton, pelo professor, pesquisador e designer Diego Ricca e pela gestora, produtora e consultora de acessibilidade Raissa Couto. 

QUEM PODE PARTICIPAR - Técnicas e técnicos, artistas, criadores, produtores, estudantes de áreas afins, gestores, agentes da cultura e interessados em geral nos temas abordados são perfis que podem se interessar no Faz a Cena.

SOBRE A 1ª EDIÇÃO DO FAZ A CENA - De outubro de 2020 a fevereiro de 2021, em parceria com o Fórum das Áreas Técnicas do Ceará, o programa Faz a Cena ofertou 7 cursos técnicos online com 173 pessoas inscritas, totalizando 70 horas/aula, sendo 3 cursos de Produção, 1 de Cenografia, 1 de Figurino, 1 de Iluminação e 1 de Sonorização. Além dos cursos, foi realizado o workshop de composição para a cena, integrando as áreas de Cenografia e Iluminação, ministrado por Anna Turra.

MINIBIO DOS ORIENTADORES

  • ANNA TURRA - Arquiteta formada pela FAU-USP e atua como lighting designer e designer multidisciplinar. Desenvolve projetos de iluminação, cenografia, audiovisual, stage design e design gráfico. Responsável pela concepção visual e espacial de shows, exposições, montagens teatrais, dança e conteúdo audiovisual. Destacam-se as criações para Elza Soares, Voos de Villa, Ana Carolina, Arnaldo Antunes, Anelis Assumpção, 5 a Seco, Aventura Entretenimento (musical Merlin & Arthur), Cristiane Paoli Quito, Museu Boulieu, Associação Cultural Videobrasil, SescSP, Boutique Filmes, Substância Filmes, Maria Farinha Filmes e Canoa Arquitetura.
  • DAINA LEYTON - Educadora, professora e psicóloga. Consultora de acessibilidade cultural e de programas educativos. Foi curadora do programa Poéticas do Acesso do Sesc Belenzinho e possui vasta experiência em arte-educação, gestão cultural e promoção de saúde, idealizando e desenvolvendo projetos culturais que buscam a sensibilização e a tomada de consciência para uma vida em uma sociedade pluralista. Em 2010, Idealizou e instituiu a Acessibilidade no Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde coordenou o Setor Educativo de 2011 a 2020.
  • DIEGO RICCA - Doutorando em Design: Processos e Linguagens da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Mestre em Design: Processos e Linguagens também pela FAU-USP (Bolsista CAPES). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Trabalha desde 2013 no desenvolvimento de projetos de museus, espaços educacionais, ambientes interativos e exposições. Tem sua pesquisa e atuação profissional voltadas à exploração dos potenciais da interação humana com tecnologia digital,  espaços, objetos e sistemas, tendo como foco a aplicação em espaços culturais, artísticos e museológicos.
  • RAÍSSA COUTO - Gestora de projetos, produtora de eventos e consultora de acessibilidade. É fundadora da 7.1 acessibilidade criativa, consultoria que promove experiências significativas para falar de acessibilidade para empresas, marcas e projetos artísticos e culturais. Formada em Relações Internacionais pela PUC-SP e UCA em Buenos Aires com especialização em gestão cultural pela SECEC-RJ. É responsável pela acessibilidade do festival ColaborAmerica e já trabalhou junto com empresas como: B3, Grupo Boticário, Quinto Andar, Sputnik, Anima Mundi, Farm, Instituto Alana e Orquestra Voadora. 

SERVIÇO

  • Faz a Cena - Segunda edição
  • Inscrições abertas até sexta-feira (20 de agosto): bit.ly/fazacena

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".