Pular para o conteúdo principal



Programa Faz a Cena inscreve até esta sexta

 O Faz a Cena - Programa Estadual de Formação nas Áreas Técnicas da Cultura chega em sua segunda edição em 2021, investindo no aprendizado em grupo e expandindo o foco de sua formação. 

Integrado às políticas formativas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE) e do Instituto Dragão do Mar (IDM), o Programa objetiva preparar as pessoas participantes para o mercado de trabalho, gerando oportunidades em áreas da Cultura, contribuindo para o desenvolvimento do setor e estimulando a cadeia produtiva das Artes e da Cultura. 

O Programa visa atingir o público de jovens que nem estudam, nem trabalham, os conhecidos "nem-nem". No Ceará, a taxa de desocupação desses jovens chegou a 37,19% no segundo trimestre de 2020 e em 2021, com o agravamento da pandemia, esse número cresceu ainda mais. 

São 20 vagas em cada uma das 3 trilhas ofertadas (Som, Materiais e Imagem em Cena - Áreas Técnicas das Artes, Acessibilidade em Cena - Produções artísticas acessíveis e Tecnologias do Sensível em Cena e Inovação para as Artes), com seleção através da análise de currículo, texto de interesse de participação e pergunta/problema que pretende investigar durante o percurso. As aulas estão previstas para iniciar em Setembro e as inscrições são online e gratuitas, podendo ser feitas em bit.ly/fazacena.

TRILHAS FORMATIVAS E CARGA HORÁRIA - O Faz a Cena apresenta 3 trilhas formativas. São elas:

  1. Som, Materiais e Imagem em Cena - Áreas Técnicas das Artes-Carga horária total: 180 horas/aula.
  2. Acessibilidade em Cena - Produções artísticas acessíveis-Carga horária por Trilha Formativa: 60 horas/aula.
  3. Tecnologias do Sensível em Cena e Inovação para as Artes-Carga horária do Aprendiz: 100 horas/aula (60 horas/aula da Trilha escolhida mais 20 horas/aula de disciplinas comuns mais  20 horas/aula práticas complementares)

METODOLOGIA: DESENVOLVER O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO DO APRENDIZ - Na inscrição, o aprendiz escolhe uma única trilha e já apresenta uma pergunta, problema ou projeto que servirá como guia na sua trajetória dentro da formação, podendo ser revisitada com o passar das etapas.

O aprendiz participa de aulas relacionadas à sua trilha escolhida, mas também de momentos coletivos, quando todos participam de módulos comuns, nivelando e alinhando bases da formação, além de propiciar troca e trabalho em rede. As referências metodológicas que inspiraram o núcleo pedagógico do Faz a Cena foram Taxonomia de Bloom, Taxonomia de Fink, Aprendizagem Baseada em Problemas, Design thinking: método do Duplo Diamante e a pedagogia freireana.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA - Faz parte da equipe pedagógica profissionais convidados com expertises em cada área de atuação, que acompanharão os aprendizes ao longo do programa. O grupo de orientadores que contribuiu diretamente para este formato mais moderno é composto pela arquiteta, lighting designer e designer multidisciplinar Anna Turra, pela educadora, psicóloga e consultora em Acessibilidade Daina Leyton, pelo professor, pesquisador e designer Diego Ricca e pela gestora, produtora e consultora de acessibilidade Raissa Couto. 

QUEM PODE PARTICIPAR - Técnicas e técnicos, artistas, criadores, produtores, estudantes de áreas afins, gestores, agentes da cultura e interessados em geral nos temas abordados são perfis que podem se interessar no Faz a Cena.

SOBRE A 1ª EDIÇÃO DO FAZ A CENA - De outubro de 2020 a fevereiro de 2021, em parceria com o Fórum das Áreas Técnicas do Ceará, o programa Faz a Cena ofertou 7 cursos técnicos online com 173 pessoas inscritas, totalizando 70 horas/aula, sendo 3 cursos de Produção, 1 de Cenografia, 1 de Figurino, 1 de Iluminação e 1 de Sonorização. Além dos cursos, foi realizado o workshop de composição para a cena, integrando as áreas de Cenografia e Iluminação, ministrado por Anna Turra.

MINIBIO DOS ORIENTADORES

  • ANNA TURRA - Arquiteta formada pela FAU-USP e atua como lighting designer e designer multidisciplinar. Desenvolve projetos de iluminação, cenografia, audiovisual, stage design e design gráfico. Responsável pela concepção visual e espacial de shows, exposições, montagens teatrais, dança e conteúdo audiovisual. Destacam-se as criações para Elza Soares, Voos de Villa, Ana Carolina, Arnaldo Antunes, Anelis Assumpção, 5 a Seco, Aventura Entretenimento (musical Merlin & Arthur), Cristiane Paoli Quito, Museu Boulieu, Associação Cultural Videobrasil, SescSP, Boutique Filmes, Substância Filmes, Maria Farinha Filmes e Canoa Arquitetura.
  • DAINA LEYTON - Educadora, professora e psicóloga. Consultora de acessibilidade cultural e de programas educativos. Foi curadora do programa Poéticas do Acesso do Sesc Belenzinho e possui vasta experiência em arte-educação, gestão cultural e promoção de saúde, idealizando e desenvolvendo projetos culturais que buscam a sensibilização e a tomada de consciência para uma vida em uma sociedade pluralista. Em 2010, Idealizou e instituiu a Acessibilidade no Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde coordenou o Setor Educativo de 2011 a 2020.
  • DIEGO RICCA - Doutorando em Design: Processos e Linguagens da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Mestre em Design: Processos e Linguagens também pela FAU-USP (Bolsista CAPES). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Trabalha desde 2013 no desenvolvimento de projetos de museus, espaços educacionais, ambientes interativos e exposições. Tem sua pesquisa e atuação profissional voltadas à exploração dos potenciais da interação humana com tecnologia digital,  espaços, objetos e sistemas, tendo como foco a aplicação em espaços culturais, artísticos e museológicos.
  • RAÍSSA COUTO - Gestora de projetos, produtora de eventos e consultora de acessibilidade. É fundadora da 7.1 acessibilidade criativa, consultoria que promove experiências significativas para falar de acessibilidade para empresas, marcas e projetos artísticos e culturais. Formada em Relações Internacionais pela PUC-SP e UCA em Buenos Aires com especialização em gestão cultural pela SECEC-RJ. É responsável pela acessibilidade do festival ColaborAmerica e já trabalhou junto com empresas como: B3, Grupo Boticário, Quinto Andar, Sputnik, Anima Mundi, Farm, Instituto Alana e Orquestra Voadora. 

SERVIÇO

  • Faz a Cena - Segunda edição
  • Inscrições abertas até sexta-feira (20 de agosto): bit.ly/fazacena

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...