Pular para o conteúdo principal



Todos têm direito à Habitação. Mas e quando este direito não é garantido?

14.301.

Este é o número de famílias inteiras que foram despejadas no Brasil entre março de 2020 a junho de 2021. 

Cerca de 894 famílias foram removidas no Brasil por mês durante 16 meses de Pandemia de Coronavírus. 

No Ceará, 778 famílias foram despejadas no período de um ano e quatro meses. 


Os dados são sistematizados pela campanha Despejo Zero, uma ação nacional, com apoio da Defensoria Pública do Ceará, que visa a suspensão dos despejos e remoções, por meio de iniciativa privada ou pública.

Enquanto isto, há sites que anunciam mais de 10 mil imóveis de luxo à venda no Brasil; há reportagens que retratam as 10 mansões mais caras do Brasil. 

Por que tanta desigualdade? A pandemia agravou este quadro de vulnerabilidade social? 

O defensor público e supervisor do Núcleo de Habitação e Moradia da Defensoria Ceará, Lino Fonteles, acredita que sim. 

- Durante a pandemia, as pessoas ficaram sem renda, deixaram de pagar o aluguel e foram despejadas”, contextualiza. 

Neste sábado (21 de agosto),  foi Dia Nacional da Habitação, é também tempo de dialogar sobre os rumos que as políticas públicas devem tomar, prioridades e, principalmente, sobre vulnerabilidades.

- Vivemos uma situação precária, de muita pressão. O que a gente tem observado é que tem aumentado as ocupações, que explodem por Fortaleza. Neste período de calamidade, falta de oportunidade e fome, quem era vulnerável ficou ainda mais”, observa o líder comunitário Jairo César Oliveira, 44 anos, que é assistido pelo Nuham.

De acordo com ele, diversas ocupações têm surgido durante a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), como nos bairros Serrinha, Centro, Sabiaguaba, Luciano Cavalcante e Vicente Pinzon.

- O que a gente vê é muita fome. As pessoas que ocupam para morar por uma questão de sobrevivência. As famílias não têm o mínimo para pagar aluguéis. Então, as ocupações surgem como uma alternativa”, destaca Jairo Oliveira.

Segundo Jairo Oliveira, o perfil mais comum que se observa nestas comunidades, fruto de ocupações, é de mulheres com seus filhos, por vezes, mais de três crianças. Somente em uma ocupação no Vicente Pinzon há 313 famílias. A Defensoria Pública, por meio do Nuham, acompanha a situação destas pessoas.

- Isto é um reflexo da falta de acesso à moradia, falta de aluguel social e falta de renda”, comenta o Lino Fonteles.

Segundo observa o defensor público, o que tem “segurado” a situação das ocupações são alguns pontos, como a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828, em que o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, determinou, em junho de 2021, a suspensão por seis meses de ordens ou medidas de desocupação de áreas que já estavam habitadas antes de 20 de março do ano passado, quando foi decretado o estado de calamidade pública em razão da epidemia de Covid-19. 

A cautelar, contudo, não se aplica a ocupações recentes, mas estipula que o poder público assegure que as pessoas removidas possam ser levadas para abrigos.

- A Defensoria continua atuando em defesa destas famílias, quando toma conhecimento ou é procurada. Temos feito reuniões constantes com o poder público e o poder judiciário para tentar uma solução para que sejam adotadas essas normativas e evitar o despejo de famílias”, afirma  Lino Fonteles. O defensor lembra que o Nuham atende a demandas de ocupações coletivas, pessoas em grave risco social e que necessitem de aluguel social.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, diz:

- Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis”.

Já o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, de 1996, prevê: os Estados “reconhecem o direito de toda pessoa a nível de vida adequado para si próprio e sua família, inclusive à alimentação, vestimenta e moradia adequadas, assim como a uma melhoria contínua de suas condições de vida”.

Mesmo sendo direito fundamental, a moradia é, de longe, um dos mais graves e epidêmicos problemas sociais do País.

Em Fortaleza, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) luta pela reforma urbana e pelo direito humano de morar dignamente. Para chamar atenção das autoridades, cerca de 100 famílias ocupam imóvel do Governo do Ceará, na área central da cidade, desde 7 de agosto.

- Ocupação é uma forma de luta que o MLB utiliza para pressionar o poder público a cumprir um direito constitucional, que é o direito à moradia”, comenta Claudiane Lopes, membro da coordenação nacional do MLB.

- Para nós que fazemos parte do movimento popular por moradia, sentimos o peso da desigualdade. Milhares de pessoas tiveram o auxilio cortado pela metade, outros perderam, muitos ficaram desempregados. A grande maioria é de mães solo, com filhos”, salienta Claudiane Lopes.

Em Fortaleza, os processos de moradia podem cair em uma das Varas da Fazenda Pública, quando há solicitação de Aluguel Social para pessoas em situação de vulnerabilidade, violência doméstica ou desalojamento temporário ou ocupação de imóveis e/ou terrenos públicos. Também podem correr nas Defensorias Cíveis, as ações de usucapião e de regularização fundiária em terrenos privados que foram ocupados.

- Na Fazenda Pública, a gente tem uma ação para obrigar o Município a incluir uma pessoa vulnerável no aluguel social (Lei 10328/2015). A gente solicita a inclusão no programa até que a pessoa seja contemplada por sorteio para o recebimento da unidade habitacional da Habitafor”, destaca Marília Lucena, supervisora da Fazenda, explicando que é uma forma de garantir que pessoas vulneráveis, como vítimas de violência doméstica, sejam acolhidas.

Já Luciana Cordeiro, supervisora das Defensorias Cíveis, comenta que, quando se fala em habitação, é comum que cheguem demandas de usucapião ao Núcleo.

- É exatamente para regularizar as propriedades. É comum que a pessoa compre uma casa ou um terreno que não é registrado, não é regularizado junto aos cartórios. E a ação de usucapião serve para isto. Esta é a nossa maior demanda no núcleo quando se fala em Habitação”.

Já a população que mora no Interior do Ceará pode buscar os núcleos da Defensoria em suas cidades. É possível encontrar os contatos no link. https://www.defensoria.ce.def.br/covdi-19/

Serviço
  • NÚCLEO DE HABITAÇÃO E MORADIA–NUHAM
  • Telefone:(85) 98983-1938
  • E-mail: nuham@defensoria.ce.def.br
  • DEFENSORIAS CÍVEIS
  • E-mail: atendimentocivel@defensoria.ce.def.br
  • Celular: (85) 98895-5512 (SOMENTE WHATSAPP) / (85) 99117-0769 (SOMENTE LIGAÇÃO)
  • DEFENSORIAS DA FAZENDA PÚBLICA E EXECUÇÕES FISCAIS
  • Celular: (85) 98982-8559 (85) 98647-0685 (Whatsapp) – 8 às 12 horas / 13 às 17 horas
  • E-mail: defensoriafazendapublica@defensoria.ce.def.br
  • Com informações da Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública Geral do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...