Pular para o conteúdo principal

Hias promove Setembro Verde e Amarelo 2021

Setembro é dedicado a campanhas e ações voltadas para o incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos (Setembro Verde 2021). Nesta segunda-feira (27 de setembro) é o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos.

No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) promove ações de conscientização sobre a importância desse gesto de amor e solidariedade que salva vidas.

Em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), que promove anualmente a Campanha “Doe de Coração”, a equipe da CIHDOTT e uma voluntária do projeto Doutores da Alegria recepcionaram colaboradores, pacientes e acompanhantes na recepção do hospital e entregaram panfletos e bombons com mensagens de estímulo à doação.

Segundo a coordenadora de enfermagem da CIHDOTT, Francy Mary Arraes, o incentivo à doação de órgãos nunca foi tão importante. 

- Nós estamos vivendo um momento de Pandemia que impactou muito nas doações. Agora, no Setembro Verde, nós queremos aproveitar esse movimento para sensibilizar ainda mais as pessoas para que sejam doadoras. Doar órgão é um ato de amor e desprendimento e esse ‘sim’ faz a diferença para muitas pessoas que necessitam de um transplante para dar continuidade às suas vidas”, explica Francy Mary Arraes.

Programação - Para reforçar ainda mais a mensagem da importância da doação de órgãos, a CIHDOTT realiza Roda de Conversa com familiares dos pacientes internados no Hias, conduzida pelas enfermeiras do setor, Simone Maciel e Francisca das Chagas. O momento conta com a participação da mãe de uma criança doadora de órgãos e com a exibição do filme Feliphe, que retrata a história de um menino que nasceu com problemas cardíacos e passou boa parte da vida no Hospital de Messejana, onde realizou um transplante de coração.

Morte Encefálica - Na última segunda-feira (20 de setembro), a Comissão promoveu a Live 'Morte Encefálica', conduzida pela médica plantonista das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Centro Pediátrico do Câncer do Hias e do Instituto Doutor José Frota (IJF), Natalie Torquato.

- Queremos, com essas ações, diminuir a negativa das famílias dos pacientes. O perfil das crianças e adolescentes que são internados e vêm a óbito no hospital já inviabiliza muitas vezes a doação. Seja pelas patologias que contraindicam, como sepse e câncer, seja porque a maioria dos nossos pacientes são muito novinhos e, para doar, é preciso ter mais de dois anos de idade. Precisamos que as famílias dos pacientes que podem ser doadores abracem essa causa. A doação pode ajudar a amenizar um pouco a dor da perda ao saber que a vida de outra pessoa pode ser salva com esse simples gesto”, enfatiza Francy Mary Arraes.


Setembro Amarelo - Durante o mês de setembro, diversas campanhas e iniciativas chamam a atenção para a importância do cuidado com a Saúde Mental, como o Setembro Amarelo. 

No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), a programação começou com uma ação promovida pelo Serviço de Psicologia, que teve como foco os colaboradores da unidade. Até o fim do mês, outras atividades são realizadas no hospital, voltadas tanto para o público interno, quanto para o público externo.

O principal objetivo das iniciativas, segundo a coordenadora da Psicologia do Hias, Maria Eliene Gomes, é a conscientização sobre o valor da vida, além de buscar alertar a população a respeito do problema grave de saúde pública que é o Suicídio. 

- Já assimilamos cognitivamente que somos seres biopsicossociais e espirituais. Contudo, é de fundamental importância toda oportunidade de sensibilização por meio de Campanhas do quão complexo e delicado esse arranjo multidimensional nos faz ser”, afirma.

Na ação realizada pela equipe da Psicologia, foi feita uma dinâmica com os colaboradores para esclarecer que temos recursos para enfrentar os momentos difíceis da vida, mas que, quando não conseguimos acessá-los, podemos e devemos pedir ajuda.

Joaquim Alves, farmacêutico do Hias, participou da ação e reforçou a importância de iniciativas como essas para os profissionais do hospital. 

- Nós trabalhamos cuidando de pessoas, mas, muitas vezes, esquecemos de cuidar da gente. Essa ação está sendo muito legal para mostrar que temos recursos de enfrentamento e que, nos momentos difíceis que a gente passa, como sobrecarga de trabalho, o estresse social e a própria pandemia, podemos utilizar essas ferramentas para sair dessas situações que a vida nos impõe”, explica Joaquim Alves.

Nesse contexto, Eliene Gomes acrescenta que é necessário desmistificar a ideia de que pedir ajuda é sinal de fraqueza e que somos capazes de resolver nossas questões sozinhos. 

- Saúde é cuidar da melhor forma possível de todas essas dimensões, mas é natural que, ao fazermos a gestão multidimensional de nós mesmos, em um certo contexto e em um determinado momento, tudo isso pesa sobremaneira. Não há problema algum em buscar suporte nos momentos mais difíceis. Não precisamos nos obrigar a dar conta de tudo sozinhos. Quando precisarmos, devemos procurar apoio”, orienta a psicóloga Maria Eliene Gomes.

Valorização da vida - Dando continuidade à programação do Setembro Amarelo no Hias, a equipe da Residência Multiprofissional realizou 
uma ação na recepção do ambulatório com pacientes e acompanhantes. 

O grupo, formado por uma assistente social, uma enfermeira, um farmacêutico e uma fisioterapeuta, promoveu um bate-papo sobre Saúde Mental e distribuirá um folder informativo a respeito dos sinais de alerta, os mitos e verdades sobre suicídio e onde procurar ajuda.

Ao longo da semana, a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Hias fará visitas às unidades com placas que destacam como cada profissional é importante. 

Também haverá entrega de cartões com frases reforçando a importância de pedir ajuda. O setor realizará esta mesma ação na recepção principal do hospital, na terça-feira (28 de setembro), com foco em pacientes e acompanhantes que vêm para consultas e exames na data.

O Sesmt promoverá nesta terça-feira (28 de setembro), às 9 horas, uma live, aberta ao público, pelo Google Meet. 

O evento contará com a participação da CEO da Escola de Música Vox Melody, Talyta Almeida, e de uma aluna do Projeto. Elas falarão sobre a importância da Musicalização no tratamento da Depressão. 

A coordenadora de Psicologia do Hospital de Messejana, Aurilene Xavier de Oliveira, dará uma palestra sobre a Síndrome de Burnout.

Cuidando do Cuidador - Fechando a Programação, as médicas homeopatas do Hias, Leila Albuquerque e Denise Cavalcante, farão uma transmissão ao vivo na quarta-feira (29 de setembro), às 9 horas, pelo Google Meet, para apresentar o Projeto 'Cuidando do Cuidador com Música e Meditação', iniciativa idealizada e conduzida por elas, voltada para os colaboradores do Hospital, que será realizada todas as quintas-feiras, a partir desta semana. 

Na ocasião, elas falarão um pouco sobre o estresse na área da Saúde e como as práticas integrativas podem ajudar nesse processo de autocuidado dos profissionais.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.
O campo abaixo é apenas para comentários particulares, e somente os editores do blog terão acesso a eles.

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram