Pular para o conteúdo principal



Hias promove Setembro Verde e Amarelo 2021

Setembro é dedicado a campanhas e ações voltadas para o incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos (Setembro Verde 2021). Nesta segunda-feira (27 de setembro) é o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos.

No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) promove ações de conscientização sobre a importância desse gesto de amor e solidariedade que salva vidas.

Em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), que promove anualmente a Campanha “Doe de Coração”, a equipe da CIHDOTT e uma voluntária do projeto Doutores da Alegria recepcionaram colaboradores, pacientes e acompanhantes na recepção do hospital e entregaram panfletos e bombons com mensagens de estímulo à doação.

Segundo a coordenadora de enfermagem da CIHDOTT, Francy Mary Arraes, o incentivo à doação de órgãos nunca foi tão importante. 

- Nós estamos vivendo um momento de Pandemia que impactou muito nas doações. Agora, no Setembro Verde, nós queremos aproveitar esse movimento para sensibilizar ainda mais as pessoas para que sejam doadoras. Doar órgão é um ato de amor e desprendimento e esse ‘sim’ faz a diferença para muitas pessoas que necessitam de um transplante para dar continuidade às suas vidas”, explica Francy Mary Arraes.

Programação - Para reforçar ainda mais a mensagem da importância da doação de órgãos, a CIHDOTT realiza Roda de Conversa com familiares dos pacientes internados no Hias, conduzida pelas enfermeiras do setor, Simone Maciel e Francisca das Chagas. O momento conta com a participação da mãe de uma criança doadora de órgãos e com a exibição do filme Feliphe, que retrata a história de um menino que nasceu com problemas cardíacos e passou boa parte da vida no Hospital de Messejana, onde realizou um transplante de coração.

Morte Encefálica - Na última segunda-feira (20 de setembro), a Comissão promoveu a Live 'Morte Encefálica', conduzida pela médica plantonista das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Centro Pediátrico do Câncer do Hias e do Instituto Doutor José Frota (IJF), Natalie Torquato.

- Queremos, com essas ações, diminuir a negativa das famílias dos pacientes. O perfil das crianças e adolescentes que são internados e vêm a óbito no hospital já inviabiliza muitas vezes a doação. Seja pelas patologias que contraindicam, como sepse e câncer, seja porque a maioria dos nossos pacientes são muito novinhos e, para doar, é preciso ter mais de dois anos de idade. Precisamos que as famílias dos pacientes que podem ser doadores abracem essa causa. A doação pode ajudar a amenizar um pouco a dor da perda ao saber que a vida de outra pessoa pode ser salva com esse simples gesto”, enfatiza Francy Mary Arraes.


Setembro Amarelo - Durante o mês de setembro, diversas campanhas e iniciativas chamam a atenção para a importância do cuidado com a Saúde Mental, como o Setembro Amarelo. 

No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), a programação começou com uma ação promovida pelo Serviço de Psicologia, que teve como foco os colaboradores da unidade. Até o fim do mês, outras atividades são realizadas no hospital, voltadas tanto para o público interno, quanto para o público externo.

O principal objetivo das iniciativas, segundo a coordenadora da Psicologia do Hias, Maria Eliene Gomes, é a conscientização sobre o valor da vida, além de buscar alertar a população a respeito do problema grave de saúde pública que é o Suicídio. 

- Já assimilamos cognitivamente que somos seres biopsicossociais e espirituais. Contudo, é de fundamental importância toda oportunidade de sensibilização por meio de Campanhas do quão complexo e delicado esse arranjo multidimensional nos faz ser”, afirma.

Na ação realizada pela equipe da Psicologia, foi feita uma dinâmica com os colaboradores para esclarecer que temos recursos para enfrentar os momentos difíceis da vida, mas que, quando não conseguimos acessá-los, podemos e devemos pedir ajuda.

Joaquim Alves, farmacêutico do Hias, participou da ação e reforçou a importância de iniciativas como essas para os profissionais do hospital. 

- Nós trabalhamos cuidando de pessoas, mas, muitas vezes, esquecemos de cuidar da gente. Essa ação está sendo muito legal para mostrar que temos recursos de enfrentamento e que, nos momentos difíceis que a gente passa, como sobrecarga de trabalho, o estresse social e a própria pandemia, podemos utilizar essas ferramentas para sair dessas situações que a vida nos impõe”, explica Joaquim Alves.

Nesse contexto, Eliene Gomes acrescenta que é necessário desmistificar a ideia de que pedir ajuda é sinal de fraqueza e que somos capazes de resolver nossas questões sozinhos. 

- Saúde é cuidar da melhor forma possível de todas essas dimensões, mas é natural que, ao fazermos a gestão multidimensional de nós mesmos, em um certo contexto e em um determinado momento, tudo isso pesa sobremaneira. Não há problema algum em buscar suporte nos momentos mais difíceis. Não precisamos nos obrigar a dar conta de tudo sozinhos. Quando precisarmos, devemos procurar apoio”, orienta a psicóloga Maria Eliene Gomes.

Valorização da vida - Dando continuidade à programação do Setembro Amarelo no Hias, a equipe da Residência Multiprofissional realizou 
uma ação na recepção do ambulatório com pacientes e acompanhantes. 

O grupo, formado por uma assistente social, uma enfermeira, um farmacêutico e uma fisioterapeuta, promoveu um bate-papo sobre Saúde Mental e distribuirá um folder informativo a respeito dos sinais de alerta, os mitos e verdades sobre suicídio e onde procurar ajuda.

Ao longo da semana, a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Hias fará visitas às unidades com placas que destacam como cada profissional é importante. 

Também haverá entrega de cartões com frases reforçando a importância de pedir ajuda. O setor realizará esta mesma ação na recepção principal do hospital, na terça-feira (28 de setembro), com foco em pacientes e acompanhantes que vêm para consultas e exames na data.

O Sesmt promoverá nesta terça-feira (28 de setembro), às 9 horas, uma live, aberta ao público, pelo Google Meet. 

O evento contará com a participação da CEO da Escola de Música Vox Melody, Talyta Almeida, e de uma aluna do Projeto. Elas falarão sobre a importância da Musicalização no tratamento da Depressão. 

A coordenadora de Psicologia do Hospital de Messejana, Aurilene Xavier de Oliveira, dará uma palestra sobre a Síndrome de Burnout.

Cuidando do Cuidador - Fechando a Programação, as médicas homeopatas do Hias, Leila Albuquerque e Denise Cavalcante, farão uma transmissão ao vivo na quarta-feira (29 de setembro), às 9 horas, pelo Google Meet, para apresentar o Projeto 'Cuidando do Cuidador com Música e Meditação', iniciativa idealizada e conduzida por elas, voltada para os colaboradores do Hospital, que será realizada todas as quintas-feiras, a partir desta semana. 

Na ocasião, elas falarão um pouco sobre o estresse na área da Saúde e como as práticas integrativas podem ajudar nesse processo de autocuidado dos profissionais.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...