Pular para o conteúdo principal

Hoje é o Dia Mundial da Alfabetização

 Nesta quarta-feira (8 de setembro) é o Dia Mundial da Alfabetização.

O Dia Mundial da Alfabetização foi criado em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o principal objetivo de ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial. A alfabetização é a base da educação e um direito humano fundamental pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

A leitura, por exemplo, contribui muito para os processos de aprendizagem, principalmente das crianças. Por meio dos livros, elas têm o contato com o funcionamento do mundo ao seu redor, o entendimento mais apurado do convívio social e da relação com a natureza, assim como desenvolve mais rapidamente o senso crítico, a sensibilidade e a empatia.

Eduardo Villela, book advisor e profissional com mais de 16 anos de experiência no Mercado Editorial, acredita que o papel dos pais na alfabetização das crianças é fundamental. 

- Mostrar um livro impresso para elas e incentivar a sua leitura ativa ao mesmo tempo diferentes sentidos, o raciocínio, na compreensão das próprias emoções, na evolução da parte cognitiva e o potencial imaginativo e criativo que todos nós temos desde a mais tenra idade”, revela.

O sistema sensorial é responsável pela memória afetiva e sensibilidade adquirida ao longo da vida por meio dos sentidos. Já o sistema cognitivo está ligado ao uso do raciocínio, à capacidade de refletir sobre assuntos, ao exercício da imaginação e às formas como lidamos com nossos pensamentos. Assim, um estímulo adequado de ambos os sistemas é fundamental para o crescimento saudável e o adequado desenvolvimento psicológico das crianças.

Ler para uma criança ou presenteá-la com um bom livro infantil buscando, por exemplo, a partir da história criar uma ou mais brincadeiras, é uma estratégia interessante para despertar a curiosidade e potencializar a imaginação contribuindo direta e positivamente no processo de alfabetização. 

- Quando uma criança se envolve em uma brincadeira que surgiu da leitura, ela cria um vínculo de amor pelos livros muito forte. A criação de brincadeiras ligadas às histórias dos livros é uma forma bem eficaz para construir o hábito de leitura nas crianças.”, afirma o book advisor Eduardo Villela.

A Educação e a Leitura são capazes de construir uma sociedade mais justa e contribuem diretamente para o desenvolvimento de uma pessoa.

Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias/autobiografias, livros de famílias e ficção infantojuvenil e adulta.

Literatura Infantil - Mais do que uma história para divertir as crianças, Animatrópole apresenta um propósito muito maior: formar cidadãos que pensam e agem pelo bem comum. Escrito pela empreendedora baiana Liu Oubiña, a obra publicada pela Editora Pé de Pitanga também é uma ferramenta para que pais e educadores ensinem os pequenos sobre alteridade, tomada de decisões e diversidade.

Inspirado em A Revolução dos Bichos, de George Orwell, a narrativa traz uma visão crítica e um toque político ao apresentar Animatrópole, uma cidade formada apenas por animas. Tudo ia bem com os cidadãos até que um desastre atinge o prefeito Teobald Tatu e o pânico se espalha entre a bicharada.

- Os dias ficaram mais sombrios e anunciavam tempos nebulosos pela frente. Se algo não fosse feito o mais rápido possível, as coisas poderiam piorar.

Quem tomou a iniciativa de trazer de volta à normalidade foi Anta Filófio, que resolveu se pronunciar e pedir uma reunião com todos para decidirem o futuro da cidade. Aí foi o maior zum-zum-zum, pois muitos queriam assumir o posto deixado por Teobald, mas ninguém teve coragem de falar, até o momento." (Animatrópole, p.11)

Para encontrar uma solução perante o inesperado, eles precisarão esquecer as diferenças e trabalhar uma estratégia juntos para superar a ambição pelo poder. Apesar das desavenças, os personagens assumem o verdadeiro valor da união, sabedoria, e exemplificam, de forma descontraída, como se deve analisar o cenário e os fatos para opinar sem perder o respeito sob as individualidades e o coletivo.

Com uma escrita delicada, Oubiña mostra aos leitores a importância da igualdade e respeito na hora de resolver os problemas do cotidiano. Animatrópole é uma leitura lúdica e repleta de ilustrações coloridas feitas pelo artista plástico bahiano Heitor Neto, que torna o aprenzidado mais prazeroso, ao mesmo tempo, em que estimula a imaginação infantil.

Ficha Técnica

  • Título: Animatrópole
  • Autora: Liu Oubiña
  • Ilustrador: Heitor Neto
  • Editora: Editora Pé de Pitanga 
  • ISBN/ASIN: 97865878010001 
  • Formato: 28 x 20 cm 
  • Páginas: 32 páginas 
  • Preço: 43,90
  • Onde comprar: Amazon e Editora Pé de Pitanga

Sobre a autora Eliana Oubiña - também conhecida como Liu, é baiana de nascimento, filha de imigrantes espanhóis. Com eles aprendeu a ouvir histórias de vidas que a fizeram acreditar e ir em busca dos seus sonhos. Foi na infância que ela começou a esboçar os primeiros rascunhos da escrita pelo seu diário. Com a maternidade, resgatou a paixão pelas histórias, lançando em 2020 seu primeiro livro infantil “Xiii...o que era mesmo?”, inspirado numa experiência vivida em família. Co-fundadora da Editora Pé de Pitanga, que desenvolve projetos significativos na construção de conteúdos voltados para a transformação do ser humano. 

Redes sociais da autora: 

  • Site: www.editorapedepitanga.com.br  
  • YouTube | Instagram | Facebook

Sobre o ilustrador Heitor Neto - nascido em Salvador-Bahia, quando criança, Heitor Neto passava o dia desenhando, lendo livros e quadrinhos. Estudou e se formou em Artes Plásticas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trabalhou como Diretor de Arte nas maiores agências de Publicidade e Propaganda da capital baiana por mais de 15 anos, quando em 2016 decidiu seguir o sonho de infância de ilustrar livros infantis. Em 2017, foi morar em São Paulo, onde se especializou na Quanta Academia de Artes, nos cursos de ilustração, ilustração editorial infantil e história em quadrinhos.

Redes sociais do ilustrador:

  • Site: https://www.behance.net/heitorneto
  • Instagram | Facebook.


Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c