Nesta quarta-feira (8 de setembro) é o Dia Mundial da Alfabetização.
O Dia Mundial da Alfabetização foi criado em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o principal objetivo de ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial. A alfabetização é a base da educação e um direito humano fundamental pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).
A leitura, por exemplo, contribui muito para os processos de aprendizagem, principalmente das crianças. Por meio dos livros, elas têm o contato com o funcionamento do mundo ao seu redor, o entendimento mais apurado do convívio social e da relação com a natureza, assim como desenvolve mais rapidamente o senso crítico, a sensibilidade e a empatia.Eduardo Villela, book advisor e profissional com mais de 16 anos de experiência no Mercado Editorial, acredita que o papel dos pais na alfabetização das crianças é fundamental.
O sistema sensorial é responsável pela memória afetiva e sensibilidade adquirida ao longo da vida por meio dos sentidos. Já o sistema cognitivo está ligado ao uso do raciocínio, à capacidade de refletir sobre assuntos, ao exercício da imaginação e às formas como lidamos com nossos pensamentos. Assim, um estímulo adequado de ambos os sistemas é fundamental para o crescimento saudável e o adequado desenvolvimento psicológico das crianças.
Ler para uma criança ou presenteá-la com um bom livro infantil buscando, por exemplo, a partir da história criar uma ou mais brincadeiras, é uma estratégia interessante para despertar a curiosidade e potencializar a imaginação contribuindo direta e positivamente no processo de alfabetização.
A Educação e a Leitura são capazes de construir uma sociedade mais justa e contribuem diretamente para o desenvolvimento de uma pessoa.
Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias/autobiografias, livros de famílias e ficção infantojuvenil e adulta.
Literatura Infantil - Mais do que uma história para divertir as crianças, Animatrópole apresenta um propósito muito maior: formar cidadãos que pensam e agem pelo bem comum. Escrito pela empreendedora baiana Liu Oubiña, a obra publicada pela Editora Pé de Pitanga também é uma ferramenta para que pais e educadores ensinem os pequenos sobre alteridade, tomada de decisões e diversidade.
Inspirado em A Revolução dos Bichos, de George Orwell, a narrativa traz uma visão crítica e um toque político ao apresentar Animatrópole, uma cidade formada apenas por animas. Tudo ia bem com os cidadãos até que um desastre atinge o prefeito Teobald Tatu e o pânico se espalha entre a bicharada.
- Os dias ficaram mais sombrios e anunciavam tempos nebulosos pela frente. Se algo não fosse feito o mais rápido possível, as coisas poderiam piorar.
Quem tomou a iniciativa de trazer de volta à normalidade foi Anta Filófio, que resolveu se pronunciar e pedir uma reunião com todos para decidirem o futuro da cidade. Aí foi o maior zum-zum-zum, pois muitos queriam assumir o posto deixado por Teobald, mas ninguém teve coragem de falar, até o momento." (Animatrópole, p.11)
Para encontrar uma solução perante o inesperado, eles precisarão esquecer as diferenças e trabalhar uma estratégia juntos para superar a ambição pelo poder. Apesar das desavenças, os personagens assumem o verdadeiro valor da união, sabedoria, e exemplificam, de forma descontraída, como se deve analisar o cenário e os fatos para opinar sem perder o respeito sob as individualidades e o coletivo.
Com uma escrita delicada, Oubiña mostra aos leitores a importância da igualdade e respeito na hora de resolver os problemas do cotidiano. Animatrópole é uma leitura lúdica e repleta de ilustrações coloridas feitas pelo artista plástico bahiano Heitor Neto, que torna o aprenzidado mais prazeroso, ao mesmo tempo, em que estimula a imaginação infantil.
Ficha Técnica
- Título: Animatrópole
- Autora: Liu Oubiña
- Ilustrador: Heitor Neto
- Editora: Editora Pé de Pitanga
- ISBN/ASIN: 97865878010001
- Formato: 28 x 20 cm
- Páginas: 32 páginas
- Preço: 43,90
- Onde comprar: Amazon e Editora Pé de Pitanga
Sobre a autora Eliana Oubiña - também conhecida como Liu, é baiana de nascimento, filha de imigrantes espanhóis. Com eles aprendeu a ouvir histórias de vidas que a fizeram acreditar e ir em busca dos seus sonhos. Foi na infância que ela começou a esboçar os primeiros rascunhos da escrita pelo seu diário. Com a maternidade, resgatou a paixão pelas histórias, lançando em 2020 seu primeiro livro infantil “Xiii...o que era mesmo?”, inspirado numa experiência vivida em família. Co-fundadora da Editora Pé de Pitanga, que desenvolve projetos significativos na construção de conteúdos voltados para a transformação do ser humano.
Redes sociais da autora:
- Site: www.editorapedepitanga.com.br
- YouTube | Instagram | Facebook
Sobre o ilustrador Heitor Neto - nascido em Salvador-Bahia, quando criança, Heitor Neto passava o dia desenhando, lendo livros e quadrinhos. Estudou e se formou em Artes Plásticas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trabalhou como Diretor de Arte nas maiores agências de Publicidade e Propaganda da capital baiana por mais de 15 anos, quando em 2016 decidiu seguir o sonho de infância de ilustrar livros infantis. Em 2017, foi morar em São Paulo, onde se especializou na Quanta Academia de Artes, nos cursos de ilustração, ilustração editorial infantil e história em quadrinhos.
Redes sociais do ilustrador:
- Site: https://www.behance.net/heitorneto
- Instagram | Facebook.
Comentários
Postar um comentário