Pular para o conteúdo principal



Ceará entrega instrumentos para 60 Bandas Municipais

Fortalecer a Política Cultural nos Municípios é um dos objetivos do Programa  'Toda Banda de Música é uma Escola', do Governo do Ceará, que nesta quinta-feira (21 de outubro) entregou kits – cada um com 46 itens – com instrumentos musicais e acessórios a 60 cidades.

Ao todo, foram cedidos 2.760 equipamentos que ajudarão na formação e difusão da Música Instrumental nas cidades. O investimento foi de quase R$ 5,5 milhões. 

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) participou da solenidade de entrega, que contou com a participação da:
  • Primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.
  • Secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba.
  • Deputado estadual Antônio Granja (PDT).
  • Regente Márcio Almeida.
  • Músicos.
  • Prefeito de Chorozinho e presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará, Júnior Castro (PDT).
  • Gestores Municipais.

Além de dar uma “palhinha” na flauta, relembrando as aulas da infância, o governador Camilo Santana falou sobre a importância da política de distribuição desses kits aos municípios. 

- A ideia é estimular a Música em todos os Municípios Cearenses. O nome (do Programa) é bem sugestivo. Além da gente estimular e descobrir talentos, a música ajuda na formação, aprendizado, rendimento escolar. É uma forma de fortalecer e valorizar a nossa Cultura e a Educação do Ceará, muito preciosos para nós. Esse projeto complementa as atividades nos municípios cearenses e, para mim, isso é muito simbólico”, enfatizou o chefe do Executivo estadual. Um novo edital será aberto para contemplar outros municípios, informou Camilo Santana.

Edital - O Edital 'Toda Banda de Música é uma Escola' é uma iniciativa do Estado, através da Secretaria da Cultura (Secult) e do Programa Mais Infância Ceará, em parceria com as Prefeituras. Ele busca também fortalecer o Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará (Sebam), além de fomentar a Cena Cultural no Interior, demanda antiga de regentes, instrumentistas, gestores públicos e professores.



Fabiano Piúba -  secretário da Cultura, Fabiano Piúba (foto), reconhece no programa a importância dele para o crescimento de Projetos na área em todas as Regiões do Estado. 

- Esse Edital compõe uma Política de Fomento às Artes. Estamos dando um passo muito relevante para a Política (Cultural) no Ceará, compreendendo que toda banda de música é uma Escola, um espaço de formação artística e musical, mas também de Cidadania”, disse Piúba. 

Fabiano Piúba afirmou que uma das diretrizes do Edital era associar esse trabalho às Escolas Públicas para que estudantes fossem beneficiados. 

- Esses são elementos importantes do edital, que foi construído desde o começo com a rede dos regentes das bandas municipais do nosso estado”, comentou. Fabiano Piúba.



Onélia Santana -
 Onélia Santana reforçou o benefício da atividade musical na vida daqueles que aprendem a tocar um instrumento e enfatizou o processo coletivo de criação do Edital. 

- Hoje, está sendo realizado um sonho de várias pessoas. Percebemos que no Ceará há muitas crianças e adolescentes com esse desejo. Então, foi uma forma de dar oportunidade a eles, que precisam de uma atividade cultural. É um investimento nessas pessoas, que são o presente e o futuro do nosso estado. Foi uma construção coletiva”, afirmou a primeira-dama, idealizadora do Mais Infância Ceará. Foi dela, segundo o secretário Fabiano, a ideia de inserir as escolas no edital para as bandas.



Novas oportunidades - Os Municípios selecionados atuarão em duas frentes com os itens recebidos: 
  1. Formação de Banda.
  2. Modernização da que já existe. 
Em contrapartida, as Prefeituras serão responsáveis pela manutenção da banda de música, contratação de regente, articulação com Escolas, local para ensaios e guarda de instrumentos, dentre outros.



Arley França - Com cerca de mais de 200 Bandas de Música, o Ceará sai na frente no Brasil no tocante ao apoio a esses grupos, de acordo com Arley França, regente da Orquestra Contemporânea Brasileira e coordenador do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras. 

- A entrega desses 60 kits eleva o nosso Estado ao que mais está investindo em Bandas de Música. Era uma demanda antiga e que foi atendida. Hoje, através desses instrumentos, centenas de crianças vão ter a oportunidade de aprender a tocar um instrumento musical e terem suas vidas transformadas através da música”, avaliou o músico Arley França.



Bárbara Rodrigues - Além de dar mais força e estrutura aos grupos já existentes, o Projeto 'Toda Banda de Música é uma Escola' vai incentivar a chegada de novos músicos, na visão da 
secretária da Cultura de Jaguaretama e presidenta do Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura do Ceará, Bárbara Rodrigues (foto).

- É um processo muito importante de fomento, não só de revitalização das bandas de músicas, mas acima de tudo de fomento à formação de novos músicos e estímulo aos músicos veteranos. Um projeto como esse, já definido pelo próprio nome, traz um impulso à cidadania, cultura e arte nos municípios”, acredita a gestora municipal Bárbara Rodrigues.





Com informações de Fhilipe Augusto e fotos de Carlos Gibaja e Tatiana Fortes, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará/Casa Civil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...

Postagens mais visitadas deste blog

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...