Pular para o conteúdo principal



Cientistas fazem Consulta Pública para Status de Conservação de Mamíferos Continentais do Estado do Ceará

O cientista-chefe em Meio Ambiente, professor doutor Marcelo Soares e o coordenador científico da Lista Vermelha da Fauna Ameaçada do Ceará e coordenador do Setor de Mamíferos Continentais da Lista Vermelha da Fauna Ameaçada do Ceará, professor doutor Hugo Fernandes-Ferreira, convidam a sociedade civil para a fase de Consulta ampla da Avaliação do Status de Conservação de Mamíferos Continentais do Ceará, que até 9 de novembro de 2021.

Em agosto de 2021, aconteceu uma avaliação prévia das 115 espécies de Mamíferos Continentais documentadas no Inventário da Fauna do Ceará, onde um grupo de especialistas realizou um primeiro filtro em relação às Categorias:
  • Não Aplicável (NA).
  • Dados Insuficientes (DD).
  • Menos Preocupante(LC).
  • Extinta Regionalmente (RE).
Tudo de acordo com os critérios do:
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).
  • International Union for Conservation of Nature (IUCN).
60 Espécies - Nessa 2ª Rodada, 60 Espécies serão encaminhadas para o crivo de um grupo maior de especialistas, que além de categorizá-las em Não Aplicável (NA), Dados Insuficientes (DD) e Menos Preocupante (LC), terão a responsabilidade de determinar as espécies:
  • Quase Ameaçada (NT).
  • Vulnerável (VU).
  • Em Perigo (EN).
  • Criticamente em Perigo (CR).

Gabriela Paise - Começou a elaboração da primeira Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Ceará, inaugurada pela Portaria 80/2020, que é uma iniciativa inserida no Programa Cientista Chefe (Lei 17.378, de 4 de janeiro de 2021), no âmbito do Projeto Ciência e Inovação para Políticas Públicas do Governo do Ceará. A Doutora Gabriela Paise, professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (Urca) e Coordenadora do Laboratório de Ecologia de Mamíferos da Urca participa da elaboração desta lista, juntamente com diversos pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Na elaboração da Lista os pesquisadores deverão revisar e avaliar o status de conservação de cada espécie, atendendo os critérios técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da International Union for Conservation of Nature (IUCN).

No Ceará, para o Setor de Mamíferos Continentais, serão avaliadas todas as 115 espécies documentadas no Inventário da Fauna do Ceará (documento publicado recentemente pela Secretaria de Meio Ambiente do Ceará, na qual a pesquisadora também colaborou), pertencentes às ordens:
  • Chiroptera (53 espécies).
  • Rodentia (25).
  • Carnivora (14).
  • Didelphimorphia (10).
  • Cingulata (5).
  • Cetartiodactyla (3).
  • Primates (3).
  • Pilosa (2). 
Além disso, estão sendo discutidas possíveis ocorrências pretéritas, extinções locais e lacunas taxonômicas.

A professora Gabriela Paise afirma que é uma grande satisfação poder colaborar com a conservação da Fauna no Ceará, levando o nome da Instituição que representa. A pesquisadora também está participando como membro avaliador da Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Brasil coordenada pelo ICMBio.

15 mil espécies a serem avaliadas - A Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Brasil que em 2021 está na sua 6° edição, é atualizada a cada 5 anos. Nesta edição de 2021, 15 mil espécies da fauna brasileiras serão avaliadas. 

Trata-se da maior avaliação do Mundo. Sendo que na última avaliação, em 2014, foram avaliadas 12 mil espécies só no Brasil, em comparação com todo o continente Europeu que avaliou 9 mil táxons. 

O resultado das informações compiladas nas listas de espécies ameaçadas de extinção, influenciará as políticas públicas e as tomadas de decisão em relação a manutenção de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade e planejamento territorial.

A publicação da 1° Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Ceará e a publicação da 6° Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Brasil ocorrerão em 2022.
Como você pode colaborar agora
  • Baixe aqui uma planilha de Excel padronizada. Lá, você poderá inserir todos os registros que você dispõe das espécies de mamíferos continentais do Ceará, inserindo dados de localidade, município, coordenadas, tipo de registro, data e demais observações. Basta você preencher, salvar o arquivo com o seu nome (exemplo Thiago Guerra. Planilha de Registros – Mamíferos Continentais.xlsx) e enviar para thiagoguerra@alu.ufc.br, com cópia para fernandes.ferreira@uece. Também em anexo, você encontra um arquivo do Google Earth com os registros que nós já dispomos de todas as 60 espécies que serão avaliadas. Ressaltamos, entretanto, que o arquivo do Google Earth é somente para consulta. Seus registros devem ser inseridos na planilha do Excel.
Como você pode colaborar ainda mais?
  • Se você tiver qualquer dado populacional (tamanho populacional, densidade, número de indivíduos maduros), comunique-nos. Vamos inserir você em uma rodada paralela de coleta de dados para aferir melhor as categorias de cada espécie.
O que vem depois?
  • Você terá até 9 de novembro para inserir suas colaborações. Em 27 e 28 de novembro, das 9 às 12 horas; e das 14 às 18 horas, acontecerá a rodada definitiva da Avaliação dos Mamíferos Continentais Ameaçados do Ceará, onde será determinado oficialmente o status de conservação de cada espécie.
Nunca participei de uma lista de fauna ameaçada antes. Como faço para entender todo o processo?
  • Você já pode inserir seus registros agora, sem problemas. Mas em 22 de outubro, às 18 horas, terá um Encontro de Alinhamento Metodológico, para que vocês entendam todo o Processo de Avaliação.
Esse processo gera Certificação?
  • Sim. Tanto o Alinhamento Metodológico como todo o Processo de colaboração até a publicação da Lista dos Mamíferos Continentais Ameaçados do Ceará resultará em Certificação emitida pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema-CE).

Com informações e fotos das Assessorias de Comunicação da Sema-Ceará e da Urca.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...