Pular para o conteúdo principal



Cientistas fazem Consulta Pública para Status de Conservação de Mamíferos Continentais do Estado do Ceará

O cientista-chefe em Meio Ambiente, professor doutor Marcelo Soares e o coordenador científico da Lista Vermelha da Fauna Ameaçada do Ceará e coordenador do Setor de Mamíferos Continentais da Lista Vermelha da Fauna Ameaçada do Ceará, professor doutor Hugo Fernandes-Ferreira, convidam a sociedade civil para a fase de Consulta ampla da Avaliação do Status de Conservação de Mamíferos Continentais do Ceará, que até 9 de novembro de 2021.

Em agosto de 2021, aconteceu uma avaliação prévia das 115 espécies de Mamíferos Continentais documentadas no Inventário da Fauna do Ceará, onde um grupo de especialistas realizou um primeiro filtro em relação às Categorias:
  • Não Aplicável (NA).
  • Dados Insuficientes (DD).
  • Menos Preocupante(LC).
  • Extinta Regionalmente (RE).
Tudo de acordo com os critérios do:
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).
  • International Union for Conservation of Nature (IUCN).
60 Espécies - Nessa 2ª Rodada, 60 Espécies serão encaminhadas para o crivo de um grupo maior de especialistas, que além de categorizá-las em Não Aplicável (NA), Dados Insuficientes (DD) e Menos Preocupante (LC), terão a responsabilidade de determinar as espécies:
  • Quase Ameaçada (NT).
  • Vulnerável (VU).
  • Em Perigo (EN).
  • Criticamente em Perigo (CR).

Gabriela Paise - Começou a elaboração da primeira Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Ceará, inaugurada pela Portaria 80/2020, que é uma iniciativa inserida no Programa Cientista Chefe (Lei 17.378, de 4 de janeiro de 2021), no âmbito do Projeto Ciência e Inovação para Políticas Públicas do Governo do Ceará. A Doutora Gabriela Paise, professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (Urca) e Coordenadora do Laboratório de Ecologia de Mamíferos da Urca participa da elaboração desta lista, juntamente com diversos pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Na elaboração da Lista os pesquisadores deverão revisar e avaliar o status de conservação de cada espécie, atendendo os critérios técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da International Union for Conservation of Nature (IUCN).

No Ceará, para o Setor de Mamíferos Continentais, serão avaliadas todas as 115 espécies documentadas no Inventário da Fauna do Ceará (documento publicado recentemente pela Secretaria de Meio Ambiente do Ceará, na qual a pesquisadora também colaborou), pertencentes às ordens:
  • Chiroptera (53 espécies).
  • Rodentia (25).
  • Carnivora (14).
  • Didelphimorphia (10).
  • Cingulata (5).
  • Cetartiodactyla (3).
  • Primates (3).
  • Pilosa (2). 
Além disso, estão sendo discutidas possíveis ocorrências pretéritas, extinções locais e lacunas taxonômicas.

A professora Gabriela Paise afirma que é uma grande satisfação poder colaborar com a conservação da Fauna no Ceará, levando o nome da Instituição que representa. A pesquisadora também está participando como membro avaliador da Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Brasil coordenada pelo ICMBio.

15 mil espécies a serem avaliadas - A Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Brasil que em 2021 está na sua 6° edição, é atualizada a cada 5 anos. Nesta edição de 2021, 15 mil espécies da fauna brasileiras serão avaliadas. 

Trata-se da maior avaliação do Mundo. Sendo que na última avaliação, em 2014, foram avaliadas 12 mil espécies só no Brasil, em comparação com todo o continente Europeu que avaliou 9 mil táxons. 

O resultado das informações compiladas nas listas de espécies ameaçadas de extinção, influenciará as políticas públicas e as tomadas de decisão em relação a manutenção de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade e planejamento territorial.

A publicação da 1° Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Ceará e a publicação da 6° Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Brasil ocorrerão em 2022.
Como você pode colaborar agora
  • Baixe aqui uma planilha de Excel padronizada. Lá, você poderá inserir todos os registros que você dispõe das espécies de mamíferos continentais do Ceará, inserindo dados de localidade, município, coordenadas, tipo de registro, data e demais observações. Basta você preencher, salvar o arquivo com o seu nome (exemplo Thiago Guerra. Planilha de Registros – Mamíferos Continentais.xlsx) e enviar para thiagoguerra@alu.ufc.br, com cópia para fernandes.ferreira@uece. Também em anexo, você encontra um arquivo do Google Earth com os registros que nós já dispomos de todas as 60 espécies que serão avaliadas. Ressaltamos, entretanto, que o arquivo do Google Earth é somente para consulta. Seus registros devem ser inseridos na planilha do Excel.
Como você pode colaborar ainda mais?
  • Se você tiver qualquer dado populacional (tamanho populacional, densidade, número de indivíduos maduros), comunique-nos. Vamos inserir você em uma rodada paralela de coleta de dados para aferir melhor as categorias de cada espécie.
O que vem depois?
  • Você terá até 9 de novembro para inserir suas colaborações. Em 27 e 28 de novembro, das 9 às 12 horas; e das 14 às 18 horas, acontecerá a rodada definitiva da Avaliação dos Mamíferos Continentais Ameaçados do Ceará, onde será determinado oficialmente o status de conservação de cada espécie.
Nunca participei de uma lista de fauna ameaçada antes. Como faço para entender todo o processo?
  • Você já pode inserir seus registros agora, sem problemas. Mas em 22 de outubro, às 18 horas, terá um Encontro de Alinhamento Metodológico, para que vocês entendam todo o Processo de Avaliação.
Esse processo gera Certificação?
  • Sim. Tanto o Alinhamento Metodológico como todo o Processo de colaboração até a publicação da Lista dos Mamíferos Continentais Ameaçados do Ceará resultará em Certificação emitida pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema-CE).

Com informações e fotos das Assessorias de Comunicação da Sema-Ceará e da Urca.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170