Pular para o conteúdo principal

Dragão do Mar apresenta Masterclass sobre Estética e Política na Arte nesta segunda

Seguindo com a difusão de projetos artísticos selecionados a partir da Convocatória Arte em Rede 2021, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Complexo Cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), transmite, nesta  segunda-feira (25 de outubro), a partir das três da tarde, a Masterclass 'A Potência da Arte: Estética e Política'.


A Masterclass Virtual ministrada pelo curador e pesquisador Lucas Dilacerda (foto), será realizada ao vivo, no Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), de três às cinco da tarde. 

Indicada para pessoas com idade a partir de 16 anos e acessível em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), a apresentação propõe a discussão sobre como a Política do Neoliberalismo se relaciona com a Estética da Arte.

De acordo com o proponente do Projeto,  Lucas Dilacerda, o objetivo da Masterclass é apresentar como a Arte tem se posicionado, ora como crítica, denunciando os sintomas do Mundo Neoliberal como se conhece; e ora como Clínica, criando e mobilizando energias vitais que apontam para novas possibilidades de vida. 

Para isso, o pesquisador Lucas Dilacerda propõe apresentar um panorama de teorias, conceitos, artistas, obras e exposições que denunciam a falência do mundo neoliberal e colonial como conhecemos e que apontam para uma travessia em direção a afetos alegres e novos mundos possíveis.

- Para além de uma teoria econômica, o Neoliberalismo é também uma forma de vida, que incorpora os valores do Capitalismo, tais como:  
a produtividade, a velocidade, a visibilidade, a competitividade, a individualidade. Essa transvaloração neoliberal produz sujeitos empresários de si, que obedecem aos imperativos da hiperação (excesso de atividades), hiperexcitação (excesso de estímulos) e hiperiluminação (excesso de luz), que são exigências próprias do mundo contemporâneo. Essa forma de vida neoliberal tem provocado alterações nos nossos modos de sentir, perceber, lembrar, imaginar e criar, além de produzir uma proliferação de afetos tristes e sintomas neoliberais, tais como: a desatenção, o esquecimento, a apatia, o cansaço, a ansiedade. Por isso, a potência da arte é estética porque cria novas sensibilidades, novas relações com o tempo e com o espaço, que nos possibilitam criar novos modos de vida menos acelerados. A potência da arte é política porque cria novas sociabilidades, novas relações com o outro e consigo mesmo, que nos possibilitam criar novos mundos possíveis menos individualistas", explica Lucas Dilacerda.

Lucas Dilacerda
- Lucas Dilacerda é graduado e mestrando em Filosofia na Universidade Federal do Ceará (UFC). É coordenador do Laboratório de Arte Contemporânea-LAC - e do Laboratório de Estética e Filosofia da Arte - LEFA. Integra o Laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas, do Programa de Pós-Graduação em Artes-LAMUR - da UFC e coordena o Grupo de Estudos em Estética Contemporânea. Foi pesquisador do Núcleo de Pesquisa do MAC - Museu de Arte Contemporânea do Ceará, onde foi assistente na organização do livro de crítica de arte "Caderno de exercícios: investigações sobre o acervo do MAC Dragão" (2018).

Foi integrante do Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes (2019). Editor dos livros "Sinfonia para o fim do mundo" (2020), de Isadora Ravena; e "Para nunca esquecer" (2020), de Rodrigo Lopes. Recentemente, ministrou o Seminário de Pesquisa em Imaginação e Memória na Arte Contemporânea (2020), no MAC Dragão, onde co-organizou uma publicação digital junto a Rodrigo Lopes. Foi orientador no Laboratório Reticências de Criação (2021), acompanhando o processo de artistas contemporâneos.

Ministrou cursos, oficinas, seminários e conferências em diversas instituições de arte, tais como: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CE), Centro Cultural Bom Jardim (CE), Sesc (SP), BREU (SP), Lux (SP), INCERE (CE), Theatro José de Alencar (CE), Sobrado Doutor José Lourenço (CE) e Porto Dragão (CE). Além disso, possui diversos textos, artigos e críticas de arte publicados em diversas revistas e capítulos de livro. Foi curador das exposições "Arre_mate" (2018), "Soteramento" (2018) e Decomposição (2020), e compôs a equipe curatorial das exposições "A casa, o doce e baobá" (2018), no Minimuseu Firmeza; e "Ant_ Corpo" (2019), na Galeria Sem Título Arte.

Sobre o Arte em Rede - A Convocatória 'Arte em Rede' se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Ceará, a Secult-CE, junto à sua Rede de Equipamentos, e o IDM vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a Criação, Difusão e Economia Artística e Cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de Pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.


Serviço
  • Arte em Rede apresenta a Masterclass 'A Potência da Arte: Estética e Política', com Lucas Dilacerda.
  • Segunda-feira (25 de outubro), às 15 horas.
  • Duração: 120 minutos.
  • Acessível em Libras.
  • Classificação: 16 anos.
  • Transmissão Youtube do Dragão: youtube.com/dragaodomarcentro 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quinta-feira (15 de agosto de 2024), para: 59 anos do jornalista Norton Lima Júnior (foto). 58 anos da professora Cristhina Brasil (foto). Radialista Joacyr Pereira de Melo. Radialista Mário Júnior Cavalcante. Beatriz Fernandez. Rosa Nojosa. Marcos Eduardo Teles. Cássia Bernardo. Tiego Ramos. João Praciano. Beto Bezerra. Tânia Leitão. João Paulo Gonçalves. Fabiana Ibiapina.

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Futricas Culturais

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quinta-feira (15 de agosto de 2024), para: 59 anos do jornalista Norton Lima Júnior (foto). 58 anos da professora Cristhina Brasil (foto). Radialista Joacyr Pereira de Melo. Radialista Mário Júnior Cavalcante. Beatriz Fernandez. Rosa Nojosa. Marcos Eduardo Teles. Cássia Bernardo. Tiego Ramos. João Praciano. Beto Bezerra. Tânia Leitão. João Paulo Gonçalves. Fabiana Ibiapina.

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Futricas Culturais