Pular para o conteúdo principal

Debates marcam participação da Procuradoria da Mulher na Itinerante em São Benedito

Rodas de Conversas sobre o Poder da Mulher e Protagonismo Feminino marcaram a participação da Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Itinerante de São Benedito.

Dentre os principais temas abordados estão:

  • Direitos e Leis de Proteção à Mulher.
  • Violência Doméstica.
  • Relacionamento Abusivo.
  • Masculinidade Tóxica.
  • Apoio às Mulheres Indígenas.

A procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputada estadual Augusta Brito (PCdoB), avaliou como positiva a participação da Procuradoria no Município, enaltecendo a Lei 14.192/21, que estabelece normas para combater a Violência Política contra a Mulher durante as eleições e no exercício de Direitos Políticos e de Funções Públicas.

- Somos subjugadas constantemente, desde as nossas Campanhas até os nossos mandatos. Essa lei veio para nos dizer que qualquer ação ou omissão que prejudique a mulher dentro dos locais de poder, ou seja, dentro da política, ela se caracteriza como uma Violência Política contra a mulher”, afirmou Augusta Brito.

Yandra Vasconcelos - A primeira-dama de São Benedito, Yandra Vasconcelos, que integrou a última Rodada de Debates, ressaltou a importância dos temas que estão sendo abordados pela Procuradoria Especial da Mulher, principalmente a lei citada pela deputada Augusta Brito.

- Além da Violência Doméstica, precisamos ter atenção especial à Violência Política, que, para quem não conhece, é quando a mulher entra para a Política e enfrenta diversas barreiras para ser ouvida”, destacou Yandra Vasconcelos.

Corroborando com as mesmas dificuldades de Campanha que toda mulher enfrenta, citada por Yandra Vasconcelos, a vereadora de Carnaubal, Laís Helena contou que já passou por muitos problemas a respeito de violência política e sente na pele essa rejeição. 

- Muitos homens não aceitam a minha eleição, questionam o meu trabalho e dizem que eu sirvo apenas para tirar fotos. Minha Campanha foi um divisor de águas. A mulher, quando entra na Vida Pública, abdica de muitas coisas. Só não abdicamos de lutar pelos nossos direitos”, declarou Laís Helena.

Debates - Participante de uma das Rodas de Conversa, a indígena Jacinta Maria da Conceição, 61 anos, contou que já foi casada duas vezes, mas nunca deu o braço a torcer para homem.

Jacinta Conceição - O mesmo direito que os homens possuem nós também temos. O marido que não dá valor a sua mulher ele é que não vale nada. A mulher foi feita para ser respeitada e acariciada, nunca maltratada”, enfatizou Jacinta Conceição.

Ana Lívia - Para a estudante do 2º ano, Ana Lívia Bezerra Ribeiro, de 17 anos, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Ministro Antônio Coelho, o debate abriu sua mente sobre os relacionamentos abusivos existentes.

- Para nós, estudantes, é importante conhecer um pouco mais sobre a Lei Maria da Penha, pois só assim podemos reivindicar os direitos que a mulher possui e que muitas vezes é negligenciado”, contou Ana Lívia.

Laryssa Brito - A advogada da Procuradoria Especial da Mulher, Laryssa Rodrigues Brito, disse que as rodas de conversas, modelo adotado na Sessão Itinerante de São Benedito, trouxeram muitos ensinamentos e questionamentos, principalmente na análise da necessidade de o município organizar as demandas do local.

- Todas as demandas da Região serão encaminhas à Procuradoria Especial da Mulher de São Benedito, para juntas traçar novas metas com Políticas Públicas para as moradoras da cidade e de toda a Ibiapaba”, comentou Laryssa Brito.

Melina de Paula - Já a psicóloga da procuradoria, Melina de Paula, avaliou que, no início, os estudantes adolescentes acabam se retraindo um pouco, porém, quando eles conhecem mais sobre os Direitos das Mulheres, acabam se abrindo e contando um pouco mais sobre suas vivências pessoais.

- Já teve caso de, após a Roda de Conversa acabar, algumas meninas nos procurarem pessoalmente para relatar vivências com alguns dos temas abordados e saber como proceder em caso de denúncias”, acrescentou Melina de Paula. 

Além das Rodas de Conversas, os Debates aconteceram com Apresentações Musicais de Mulheres Artistas da Região, entre elas:

  • Sanfoneira Franciane Maria.
  • Alice Brasil, na Voz e no Violão.
  • Luísa Azevedo, no Saxofone.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".