Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses


Recebemos do Ceo do Jornalistas & Cia, Eduardo Ribeiro (foto); e agradecemos:

Car@s Admilson, Aldo, Anna, Armando, Assis, Baron, Chris, Cristina, Daniel, Dedé, Fernando, Fernanda, Kátia, Lauriberto, Luciana, Maurício, Plínio, Santana, Silvio, Victor e Vinícius,

Chego a cada um de vocês dos times do J&Cia, Portal e MediaTalks - e também aos parceiros do Instituto Corda e do I'Max - para agradecer a parceria, a amizade e a dedicação ao longo de todo esse ano desafiador, que estamos fechando (imagino eu) com um saldo credor e um salto de qualidade muito grandes. 

Fizemos um especial lindo, com o Plínio, sobre os jornalistas com desafios e necessidades especiais, em abril. Outro lindo em junho sobre o centenário de morte de João do Rio, com Assis, que teve outros dois grandes trabalhos divulgados, O inacreditável Encontro de Deus com Marx e o Especial em homenagem aos +Admirados (vai poder pedir música no Fantástico).

Tivemos um avanço incrível de audiência e de furos no MediaTalks, fechando o ano com o Especial COP26, que tem sido unanimidade em reconhecimento da qualidade e do conteúdo divulgado, num trabalho incansável da Luciana e do Aldo, desde Londres, com o apoio da Inês, da Anna e de outros colegas que estiveram ou ainda estão atuando no projeto. Temos emplacados home do UOL, onde o Portal está alojado, com frequência, e também vamos repercutino em outras esferas digitais, muitas vezes puxando a audiência a patamares inicialmente impensáveis. E o mais interessante é a qualificação da audiência, tendo em vista que os conteúdos são constantemente acompanhados por um grande número de editores, diretores, chefes de redação e por aí vai. Sempre com o apoio das mais importantes instituições de jornalismo do País (ABI, Abraji, Aner, ANJ e Projor), e alguns apoios internacionais. O projeto conta ainda com a imperdível coluna semanal da Luciana no J&Cia e repercussão das principais notícias também no Portal. 

Entramos num dos maiores desafios de nossa história que foi realizar com o Instituto Corda e o I'Max o estudo sobre o Perfil Racial da Imprensa Brasileira, com uma relevante repercussão e que continua sua saga na coluna semanal que inauguramos no J&Cia, logo após a divulgação do estudo, sob a coordenação do Maurício. Detalhe, sempre trazendo o depoimento de um ou uma jornalista negr@, comentando o tema divulgado na edição.

Os prêmios +Admirados foram realizados em cinco segmentos, um recorde, ampliando nossa presença nas redações e mesmo na comunicação corporativa, segmento estratégico de apoio às votações, tudo sob o olhar vigilante e as ações do Vinícius e do Fernando. Assim, tivemos +Admirados em Imprensa Automotiva, Agronegócio, Esportes, Saúde e Bem Estar e Economia, Negócios e Finanças.

O Portal a cada dia aumenta sua presença no mercado, dando vazão aos conteúdos do J&Cia e, sobretudo, entrando com seus conteúdos próprios, furando sempre que possível o próprio J&Cia. Trabalho que tem tido também uma boa repercussão nas redes e que tem o Fernando, o Victor, que foi profissionalizado na equipe como repórter, e a Anna, nossa atual estagiária, que se divide entre o Portal e o MediaTalks, a postos, buscando sempre estar com conteúdos de qualidade para atrair a audiência. Incrível que um dos pontos altos de audiência são os perfis dos jornalistas, que ainda precisamos aprimorar. Mas está no radar.

Nossas editoras Cris, no Rio (quase fundadora do J&Cia, quando ainda era FaxMOAGEM) e Kátia, em Brasília, e os correspondentes Admilson, em Minas, Lauriberto, no Ceará, Dedé, no Pará, e Chris, no Amazonas, não falham nunca e conseguem trazer todas as semanas um bom apanhado das coisas do jornalismo e da comunicação nas respectivas regiões. Um charme que dá ao conteúdo geral, o tempero regional que faz uma baita diferença.

Nosso Comercial, tendo o Silvio na linha de frente, e o Vinícius, na retaguarda, têm feito um trabalho incansável e estratégico para nossa sobrevivência. E felizmente vamos fechar 2021 com nossas contas em dia e com um pequeno fólego para abrir 2022, o que, nas circunstâncias atuais, não é pouco.

É também necessário registrar o esforço de planejamento que o Vinícius tem feito para dar ao nosso projeto uma feição mais empresarial, já que eu, pessoalmente, como administrador, sou apenas um razoável jornalista.

Na Administração, para ir atrás dos recursos gerados pelo comercial, o Armando vai garantindo que nossas contas no banco permaneçam no azul, longe dos cheques especiais e empréstimos, que pouco tempo atrás nos atormentaram imensamente, situação que felizmente superamos e que não esperamos voltar. 

Nossos colunistas de todas ou quase todas as semanas vão botando mais tempero nas edições semanais, caso do Twitão, que o Daniel e o Plínio assinam, alternadamente, acrescidos das boas histórias trazidas pelo Assis e seu precioso acervo de cultura popular. Nos sentimos engrandecidos com esses conteúdos e com esses colegas que são pontos fora da curva.

Até a coluna que tenho pilotado, sobre o vaivém na comunicação corporativa (que criei de certo modo para me curar da frustração de ver o vaivém pelas redações definhar), cresce a olhos vistos, graças a uma técnica tupiniquim que desenvolvi e que nem sei até quando vou dar conta, pelo tempo que toma e que, de certo modo, diminui o tempo de outras coisas importantes sobre as quais tenho responsabilidades. Mas confesso que tem sido um grande barato fazer a coluna. Para terem uma ideia, meus posts no linkedin, que são praticamente diários, tem uma média de 300 visualizações, dependendo do assunto. Mas quando ali coloco o vaivém, sobe para 3 mil. 

Nossa newsletter que um dia, quando foi lançada, tinha apenas uma página, hoje não tem sido fechada com menos de 25, 30. Penso que de fato somos hoje uma revista semanal de informações sobre o jornalismo e a comunicação, sem a desvantagem do elevado custo de uma publicação impressa. E uma coisa boa, que melhoramos, foi chegar às novas gerações das redações, graças ao convênio com o I'Max, construído com o apoio da Fernanda Lara, que redistribui nossas edições para um grande número de colegas nas redações de todo o País. 

Estamos fechando o ano com uma de nossas meninas dos olhos, o Ranking dos +Premiados da Imprensa, projeto que criamos em 2011, então com o apoio do Maurício, do Instituto Corda, e que hoje é uma referência para o jornalismo brasileiro. Estamos chegando aos 200 prêmios analisados e superando os 10 mil jornalistas que já ganharam algum prêmio em vida, desde 1941, data do primeiro prêmio identificado pelos nossos radares. Abrimos com os +Premiados Jornalistas do Ano e agora teremos os +Premiados Jornalistas da História e por aí vai com veículos e grupos de comunicação. Como curiosidade, minha inspiração, ao criar esse ranking, foi o ranking da Folha de S.Paulo sobre os clubes de futebol. Sempre achei a iniciativa virtuosa e excelente para quem gosta de futebol. E ficava pensando como seria se colocássemos todos os prêmios de jornalismo num liquidificador: o que sairia de lá, quem eram os mais premiados. 

E eu não poderia fechar esta mensagem sem um agradecimento mais do que especial ao Paulo Sant'Anna, primeiro parceiro do J&Cia, lá em agosto, setembro de 1995, e que me acompanha na chuva, no sol, nas trovoadas e intempéries, como aquele conjunto RC7 acompanha Roberto Carlos. San, que está passando por uma provação, com a doença da Lena, sua esposa, felizmente reagindo bem ao tratamento em curso, tem segurado a peteca, mesmo quando exageremos na dose, como neste final de ano, que fizemos edições alongadas como as do Perfil Racial e essa agora, última do ano, além das especiais de Deus e Marx e +Admirados. 

Claro, ficam aqui minhas desculpas por algum imperdoável esquecimento. Caso, por exemplo, de minha irmã, Cecília, que não está copiada porque não tem e-mail, mas que tem garantido meus almoços no escritório quase que diariamente, já que sou o único frequentador habitual da casa na Rua Diana, 914 (o Vinícius passa por lá alguns dias do mês). Mas quem sabe agora em 2022 a gente possa voltar a dar vida novamente à nossa querida redação, nem que seja em formato híbrido.

Caríssim@s, obrigado pelo apoio, parceria, dedicação e pela oportunidade de contar com o talento de cada um de vocês, o que tem feito de nós um time imbatível, de craques. Desejo a todos, de coração, um Feliz Natal e um Ano Novo de redescobertas, ousadias, alegrias e, sobretudo, muita saúde. E que possamos continuar juntos ajudando a contar e a fazer a História no Jornalismo brasileiro.

EduRibeiro

- Tenho muito orgulho de fazer parte do Jornalistas & Cia, como correspondente do Ceará há mais de dez anos (Lauriberto Carneiro Braga).


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...

Postagens mais visitadas deste blog

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...