Pular para o conteúdo principal

Tapera das Artes implementa Ensino de Música em Escolas Públicas de Aquiraz

Uma Educação iItegral de maneira holística e humana, com o uso da arte a partir de uma perspectiva musicada e que possibilita a integração da Escola com os matizes da cultura local. 

Esse é um dos objetivos do Programa Tapera das Artes de Cultura-Um Toque de Classe, uma parceria público-privada a ser formalizada entre a Associação Tapera das Artes e a Prefeitura Municipal de Aquiraz, que permitirá a inclusão do Ensino de Música para crianças nas Escolas da Rede Pública de Aquiraz a partir de março de 2022, beneficiando cerca de 1.500 alunos de 12 Escolas de Ensino Público Fundamental. O lançamento do Programa será nesta quinta-feira (24 de março), às 17 horas, no Teatro Tapera das Artes.
Com uma população de 80 mil habitantes e uma taxa de escolarização básica em crianças de 6 a 14 anos de 96,5%, Aquiraz, onde fica localizada a Associação Tapera das Artes, será beneficiado com a tecnologia social construída pela equipe pedagógica da entidade, que conta com quase quarenta anos de experiência na formação integral, no desenvolvimento do potencial humano e no enriquecimento cultural de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares.

As ações do Programa serão iniciadas com o segmento “Musicando Com Crianças”, sob a direção do maestro Ênio Antunes, diretor artístico-pedagógico do Programa Tapera das Artes de Cultura. 

Com foco na Educação Coletiva de Música e formação Cultural, as ações do “Musicando com Crianças” terão como tema norteador “O regionalismo musical na cultura cearense”, buscando desenvolver o universo formativo das crianças por meio da música infantil, de cirandas, cantigas, ritmos e danças brasileiras numa imersão no processo formativo musical infanto-juvenil nas escolas públicas do município.

Segundo Ritelza Cabral, fundadora da Tapera das Artes e coordenadora geral do Programa Tapera das Artes de Cultura, o projeto será desenvolvido com alunos matriculados no 1º ao 3º ano, do Ensino Fundamental I, fomentando o diálogo comunitário na escola, valorizando os traços estéticos do cotidiano das famílias inseridas neste processo. 

A ideia é que o Programa traga bons resultados já em seu primeiro ano de realização e seja um modelo que possa ser replicado em outros locais. Para além da questão pedagógica em si, Ritelza reforça que o Programa traz como objetivo colaborar com a formação humana das crianças participantes. 

- Em uma alusão à canção de Lenine, quando diz que nosso ‘Corpo pede um pouco mais de Alma’, faremos isso na oferenda musical da Tapera das Artes para as crianças das Escolas Públicas de Aquiraz: ofereceremos um processo formativo onde o Amor deve permear profundamente em cada ato”, afirma a coordenadora Ritelza Cabral.

Como vai funcionar o Musicando com Crianças - A Metodologia, de autoria do Maestro Ênio Antunes, traz:
  1. Uma proposição pedagógica norteando o encantamento das danças regionais, com afeto e atenção ao processo de aprendizagem e comunicação da criança em seu tempo, impactando no equilíbrio mental e psicológico, potencializando a escuta consigo mesma, com o outro e com o espaço.
  2. Gerando autoconhecimento e autocuidado;
  3. Mantendo foco no processo de crescimento e desenvolvimento dessas crianças. 
Os participantes terão contato com técnicas da linguagem do canto-coral, flauta doce, percussão corporal e Instrumental Orff (modelo de referência na educação musical em vários centros de educação mundial pelo mundo), com um conteúdo ágil e de fácil assimilação, de forma lúdica, interativa, criativa e sustentável.

Serão quatro encontros mensais formativos e oito encontros mensais com aprendizes, organizados em momentos contrastantes com cada turma, formada por até 60 alunos, com a seguinte proposição: 
  1. Encontros Formativo Semanais para Educadores, com linguagem técnica musical e vivências de formação musical específicas;
  2. Encontros Organizados com Canto-Coral & Percussão Corporal, com historicidade sobre autoria musical, literária com fomento a leitura, regional e período de criação, estreia da obra; 
  3. Encontros com conteúdo desenvolvido em classe com Instrumental Orff e Pífanos ou flauta-doce com fomento à métrica/matemática; 
  4. Vivências com foco na cultura, visitação do conteúdo desenvolvido nas aulas anteriores, uma revisão de conteúdo; 
  5. Apresentação por meio de uma Mostra de processo do conteúdo estudado no mês; 
  6. Visita anual monitorada dos aprendizes das escolas ao Centro Cultural da Tapera das Artes, para atividades de vivências com professores, mestres, instrumentistas e artistas.
O Projeto prevê a formatura cultural dos alunos do “Musicando Com Crianças”, Encontro Anual de Planejamento Pedagógico, Encontro de Confraternização Artístico-Pedagógica & Sociocultural e um Institucional concerto de confraternização.

Impactos Positivos do Projeto - Segundo o maestro Ênio Antunes, o Projeto prevê:
  • Redução de 10% na Evasão Escolar do público atendido.
  • Aumento de 10% na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática dos estudante.
  • Aumento de 10% na Aprovação das turmas atendidas pelo Projeto.
  • Frequência mínima de 90% nas aulas do Programa.
- Enxergar o que se vê, compreender o que escreve e lê, transcender o que sente, ouvir o que escuta e guardar o bem do outro. Acreditamos que a relação e a participação da Tapera das Artes na rede municipal de ensino de Aquiraz, com a parceria também com a Secretaria Municipal de Cultura, são fonemas que impactam diretamente no crescimento e desenvolvimento humano dos munícipes da cidade de Aquiraz, nos territórios a serem impactados”, destaca o maestro Ênio Antunes.




Sobre a Tapera das Artes - A Música sempre foi a grande paixão de Ritelza Cabral, idealizadora da Associação Tapera das Artes. Em 1993, iniciou voluntariamente ateliês com 30 crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda do distrito de Tapera, de Aquiraz, ocupando as mangueiras de seu sítio. O trabalho logo criou corpo e em pouco tempo já existiam 60 crianças abrigadas nas sombras dos manguezais, e os sons dos pífaros repercutiam intensamente, encantando rendeiras, pescadores, agricultores e familiares dos pequeninos músicos.

O sucesso que o Programa gerou na comunidade possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas, com atividades voltadas para o desenvolvimento de diversas atividades artísticas. 

As mangueiras já não eram suficientes para abrigar os participantes e em 1996 os pequeninos estavam ocupando espaço apropriado na primeira sede da instituição. 

A partir daí foi possível a implantação de um Programa Pedagógico Permanente, que gerou vários grupos musicais artísticos, dentre eles a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz, criada com apoio do maestro João Carlos Martins, sob a regência de Ênio Antunes.

Outras conquistas merecem destaque: 
  • Centro Cultural, parceria com a Fundação Vitae.
  • Teatro Escola da Tapera das Artes, com recursos não reembolsáveis do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social-BNDES.
  • Ambos oferecem ações formativas de relevância para a Cultura no Ceará.
O compartilhamento é parte do DNA da Tapera das Artes, que desde sua fundação vem cumprindo um importante papel no seu território, município de Aquiraz, Litoral Leste do Ceará, propiciando a formação integral, desenvolvimento do potencial humano, suas competências e habilidades, e o enriquecimento cultural de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, moradores da região, com a oferta de vários projetos e programas que têm como eixo central a música, mas que trabalham a formação do ser para posturas cidadãs ao longo da vida.

SERVIÇO
  • Lançamento do Projeto “Musicando com Crianças”, da Associação Tapera das Artes.
  • Ensino de Música para Alunos da Rede Pública de Ensino de Aquiraz.
  • Quinta-feira (24 de março de 2022), às 17 horas.
  • Teatro Tapera das Artes.
Realização - O Projeto é uma realização da Tapera das Artes e Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, contando com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará; apresentação da Frezenius Kabi; agradecimento especial à Enel; patrocínio do Grupo FAN, Casas Freitas, Freitas Varejo, MDias Branco, Dakota, Marquise, Ecofor, Usibras, Avine, Roca, Acal, Cerbras e Azul; apoio cultural do Festival Sete Sóis Sete Luas; correalização da Enartes, Imaginário-Centro de Pesquisa e Difusão da Arte e da Prefeitura Municipal de Aquiraz através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Inaugurada em Fortaleza 1ª Loja Pão de Açúcar do Brasil convertida do Hiper Extra

  O Pão de Açúcar reabriu nesta sexta-feira (20 de maio), a unidade Aguanambi, em Fortaleza (CE), onde antes funcionava uma unidade de Hipermercado Extra. Na verdade é a volta do Jumbo Pão de Açúcar 11, em Fortaleza.  O ponto foi convertido em Pão de Açúcar e marca a primeira inauguração das unidades que serão reformadas para a bandeira e a 12ª de Fortaleza, onde a rede está presente há 48 anos, fazendo parte do dia a dia da cidade e da vida dos fortalezenses.   A loja é aberta sob o modelo G7, o mais moderno da rede, que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo. Para melhor aproveitamento do espaço, a loja ainda tem um setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados.  A nova unidade conta com 130 colaboradores diretos, sendo 30 terceirizados, e 50 indiretos, e, além disso, todos os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja. A loja tem 1.941,20 metros quadrados de área de vendas e está localizada na Avenida Aguanambi, 1393

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Inaugurada em Fortaleza 1ª Loja Pão de Açúcar do Brasil convertida do Hiper Extra

  O Pão de Açúcar reabriu nesta sexta-feira (20 de maio), a unidade Aguanambi, em Fortaleza (CE), onde antes funcionava uma unidade de Hipermercado Extra. Na verdade é a volta do Jumbo Pão de Açúcar 11, em Fortaleza.  O ponto foi convertido em Pão de Açúcar e marca a primeira inauguração das unidades que serão reformadas para a bandeira e a 12ª de Fortaleza, onde a rede está presente há 48 anos, fazendo parte do dia a dia da cidade e da vida dos fortalezenses.   A loja é aberta sob o modelo G7, o mais moderno da rede, que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo. Para melhor aproveitamento do espaço, a loja ainda tem um setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados.  A nova unidade conta com 130 colaboradores diretos, sendo 30 terceirizados, e 50 indiretos, e, além disso, todos os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja. A loja tem 1.941,20 metros quadrados de área de vendas e está localizada na Avenida Aguanambi, 1393