Pular para o conteúdo principal



Tapera das Artes implementa Ensino de Música em Escolas Públicas de Aquiraz

Uma Educação iItegral de maneira holística e humana, com o uso da arte a partir de uma perspectiva musicada e que possibilita a integração da Escola com os matizes da cultura local. 

Esse é um dos objetivos do Programa Tapera das Artes de Cultura-Um Toque de Classe, uma parceria público-privada a ser formalizada entre a Associação Tapera das Artes e a Prefeitura Municipal de Aquiraz, que permitirá a inclusão do Ensino de Música para crianças nas Escolas da Rede Pública de Aquiraz a partir de março de 2022, beneficiando cerca de 1.500 alunos de 12 Escolas de Ensino Público Fundamental. O lançamento do Programa será nesta quinta-feira (24 de março), às 17 horas, no Teatro Tapera das Artes.
Com uma população de 80 mil habitantes e uma taxa de escolarização básica em crianças de 6 a 14 anos de 96,5%, Aquiraz, onde fica localizada a Associação Tapera das Artes, será beneficiado com a tecnologia social construída pela equipe pedagógica da entidade, que conta com quase quarenta anos de experiência na formação integral, no desenvolvimento do potencial humano e no enriquecimento cultural de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares.

As ações do Programa serão iniciadas com o segmento “Musicando Com Crianças”, sob a direção do maestro Ênio Antunes, diretor artístico-pedagógico do Programa Tapera das Artes de Cultura. 

Com foco na Educação Coletiva de Música e formação Cultural, as ações do “Musicando com Crianças” terão como tema norteador “O regionalismo musical na cultura cearense”, buscando desenvolver o universo formativo das crianças por meio da música infantil, de cirandas, cantigas, ritmos e danças brasileiras numa imersão no processo formativo musical infanto-juvenil nas escolas públicas do município.

Segundo Ritelza Cabral, fundadora da Tapera das Artes e coordenadora geral do Programa Tapera das Artes de Cultura, o projeto será desenvolvido com alunos matriculados no 1º ao 3º ano, do Ensino Fundamental I, fomentando o diálogo comunitário na escola, valorizando os traços estéticos do cotidiano das famílias inseridas neste processo. 

A ideia é que o Programa traga bons resultados já em seu primeiro ano de realização e seja um modelo que possa ser replicado em outros locais. Para além da questão pedagógica em si, Ritelza reforça que o Programa traz como objetivo colaborar com a formação humana das crianças participantes. 

- Em uma alusão à canção de Lenine, quando diz que nosso ‘Corpo pede um pouco mais de Alma’, faremos isso na oferenda musical da Tapera das Artes para as crianças das Escolas Públicas de Aquiraz: ofereceremos um processo formativo onde o Amor deve permear profundamente em cada ato”, afirma a coordenadora Ritelza Cabral.

Como vai funcionar o Musicando com Crianças - A Metodologia, de autoria do Maestro Ênio Antunes, traz:
  1. Uma proposição pedagógica norteando o encantamento das danças regionais, com afeto e atenção ao processo de aprendizagem e comunicação da criança em seu tempo, impactando no equilíbrio mental e psicológico, potencializando a escuta consigo mesma, com o outro e com o espaço.
  2. Gerando autoconhecimento e autocuidado;
  3. Mantendo foco no processo de crescimento e desenvolvimento dessas crianças. 
Os participantes terão contato com técnicas da linguagem do canto-coral, flauta doce, percussão corporal e Instrumental Orff (modelo de referência na educação musical em vários centros de educação mundial pelo mundo), com um conteúdo ágil e de fácil assimilação, de forma lúdica, interativa, criativa e sustentável.

Serão quatro encontros mensais formativos e oito encontros mensais com aprendizes, organizados em momentos contrastantes com cada turma, formada por até 60 alunos, com a seguinte proposição: 
  1. Encontros Formativo Semanais para Educadores, com linguagem técnica musical e vivências de formação musical específicas;
  2. Encontros Organizados com Canto-Coral & Percussão Corporal, com historicidade sobre autoria musical, literária com fomento a leitura, regional e período de criação, estreia da obra; 
  3. Encontros com conteúdo desenvolvido em classe com Instrumental Orff e Pífanos ou flauta-doce com fomento à métrica/matemática; 
  4. Vivências com foco na cultura, visitação do conteúdo desenvolvido nas aulas anteriores, uma revisão de conteúdo; 
  5. Apresentação por meio de uma Mostra de processo do conteúdo estudado no mês; 
  6. Visita anual monitorada dos aprendizes das escolas ao Centro Cultural da Tapera das Artes, para atividades de vivências com professores, mestres, instrumentistas e artistas.
O Projeto prevê a formatura cultural dos alunos do “Musicando Com Crianças”, Encontro Anual de Planejamento Pedagógico, Encontro de Confraternização Artístico-Pedagógica & Sociocultural e um Institucional concerto de confraternização.

Impactos Positivos do Projeto - Segundo o maestro Ênio Antunes, o Projeto prevê:
  • Redução de 10% na Evasão Escolar do público atendido.
  • Aumento de 10% na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática dos estudante.
  • Aumento de 10% na Aprovação das turmas atendidas pelo Projeto.
  • Frequência mínima de 90% nas aulas do Programa.
- Enxergar o que se vê, compreender o que escreve e lê, transcender o que sente, ouvir o que escuta e guardar o bem do outro. Acreditamos que a relação e a participação da Tapera das Artes na rede municipal de ensino de Aquiraz, com a parceria também com a Secretaria Municipal de Cultura, são fonemas que impactam diretamente no crescimento e desenvolvimento humano dos munícipes da cidade de Aquiraz, nos territórios a serem impactados”, destaca o maestro Ênio Antunes.




Sobre a Tapera das Artes - A Música sempre foi a grande paixão de Ritelza Cabral, idealizadora da Associação Tapera das Artes. Em 1993, iniciou voluntariamente ateliês com 30 crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda do distrito de Tapera, de Aquiraz, ocupando as mangueiras de seu sítio. O trabalho logo criou corpo e em pouco tempo já existiam 60 crianças abrigadas nas sombras dos manguezais, e os sons dos pífaros repercutiam intensamente, encantando rendeiras, pescadores, agricultores e familiares dos pequeninos músicos.

O sucesso que o Programa gerou na comunidade possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas, com atividades voltadas para o desenvolvimento de diversas atividades artísticas. 

As mangueiras já não eram suficientes para abrigar os participantes e em 1996 os pequeninos estavam ocupando espaço apropriado na primeira sede da instituição. 

A partir daí foi possível a implantação de um Programa Pedagógico Permanente, que gerou vários grupos musicais artísticos, dentre eles a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz, criada com apoio do maestro João Carlos Martins, sob a regência de Ênio Antunes.

Outras conquistas merecem destaque: 
  • Centro Cultural, parceria com a Fundação Vitae.
  • Teatro Escola da Tapera das Artes, com recursos não reembolsáveis do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social-BNDES.
  • Ambos oferecem ações formativas de relevância para a Cultura no Ceará.
O compartilhamento é parte do DNA da Tapera das Artes, que desde sua fundação vem cumprindo um importante papel no seu território, município de Aquiraz, Litoral Leste do Ceará, propiciando a formação integral, desenvolvimento do potencial humano, suas competências e habilidades, e o enriquecimento cultural de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, moradores da região, com a oferta de vários projetos e programas que têm como eixo central a música, mas que trabalham a formação do ser para posturas cidadãs ao longo da vida.

SERVIÇO
  • Lançamento do Projeto “Musicando com Crianças”, da Associação Tapera das Artes.
  • Ensino de Música para Alunos da Rede Pública de Ensino de Aquiraz.
  • Quinta-feira (24 de março de 2022), às 17 horas.
  • Teatro Tapera das Artes.
Realização - O Projeto é uma realização da Tapera das Artes e Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, contando com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará; apresentação da Frezenius Kabi; agradecimento especial à Enel; patrocínio do Grupo FAN, Casas Freitas, Freitas Varejo, MDias Branco, Dakota, Marquise, Ecofor, Usibras, Avine, Roca, Acal, Cerbras e Azul; apoio cultural do Festival Sete Sóis Sete Luas; correalização da Enartes, Imaginário-Centro de Pesquisa e Difusão da Arte e da Prefeitura Municipal de Aquiraz através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...