Pular para o conteúdo principal

Monik fatura a Pro, Ariane leva a Open e Gabi vence na Sub 18 no Brasileiro Feminino de Surf


Com a presença da nata do Surf Feminino Nordestino, a Praia Formosa, mais conhecida como Leste-Oeste, em Fortaleza, está sendo palco para o show das principais surfistas em atuação no Nordeste e no Brasil no Mamala Surf Pro 2022, evento que abre o Calendário Feminino da Associação Brasileira de Surf Profissional para as mulheres e rola até o Domingo de Páscoa (17).

Destaque para a pernambucana Monik Santos, que venceu a Profissional, e as cearenses Ariane Gomes, que faturou o troféu de campeã na principal categoria entre as amadoras e Gaby Queiroz, que levou a Sub 18.

A primeira a cravar seu nome e conquistar o lugar mais alto do pódio logo no primeiro dia de competição foi a surfista local da Praia da Iparana, Ariane Gomes. A cearense mostrou porque é a atual bicampeã estadual da categoria e não deu chances para as adversárias, conquistando o título da categoria Open com a maior nota (8.0) e somatório (14,25) do primeiro dia de competição.

- Estou muito feliz com esse resultado. Muitas meninas vieram de outros estados e isso faz o nível da competição subir muito... O campeonato está lindo, a estrutura está muito acolhedora e a vibe está lá no alto o tempo inteiro. Parabéns às organizadoras pelo comprometimento e dedicação. O evento está incrível!”, elogiou Ariane.

Na segunda colocação ficou Nalanda Carvalho-PB, com Mayra Oliveira e Letícia Cavalcante completando o pódio na terceira e quarta colocações, respectivamente.

Entre as profissionais o grande destaque ficou por conta da atuação da pernambucana Monik Santos, que apresentou um Surf forte, marcado pela radicalidade e variação de manobras, para superar as três cearenses que estavam na disputa do título da principal categoria da competição e da gorda premiação de R$ 20 mil oferecido às profissionais.

Mas, nem conhecimento da onda, nem tampouco a vantagem numérica entre as cearenses, foram suficientes para impedir a vitória da pernambucana, que chegou à Capital Cearense determinada a conquistar mais um título e embolsar os R$ 5.250,00 oferecidos à campeã.

Na mais importante bateria, a final, Monik Santos teve de superar a cearense Larissa dos Santos, que vinha On Fire na competição e já havia assinalado a maior nota (8.25) e somatório (15,75) do evento, durante as semifinais. Contudo, a pernambucana não se intimidou e mostrou seu melhor Surf para levar para seu estado mais um título, com as cearenses Larissa dos Santos, Vitória Carneiro e Ariane Gomes na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.

Vale destacar a performance de Larissa dos Santos, que mostrou estar em grande fase e pronta para encarar mais um ano de grandes competições.

Entre as aspirantes a estrelas, da Sub 18, Gaby Queiroz conquistou não somente o título, mas também o carisma e simpatia de toda torcida. Com apenas 13 anos a mais nova revelação do Surf Feminino cearense e nordestino mostrou muita qualidade no seu Surf para superar atletas bem mais experientes. Com o resultado Gaby entra de vez no radar dos observadores de plantão e se consolida como uma das grandes revelações do evento para o Brasil.

E Gaby ainda levou também o título na sua categoria original, a Sub 14, com Nicolly Freire-PB terminando na segunda colocação, Rilary Silva-CE e Anaelya de Lima ficando na terceira e quarta colocações, respectivamente.

- Eu venho treinando há muito tempo. Apesar de ter perdido alguns campeonatos, consegui me recuperar e estou muito feliz, não só com o meu resultado, mas com toda a energia desse evento, que está muito top, com uma grande estrutura, organização impecável e muito afeto. Parabéns e muito obrigada às organizadoras”, declarou Gaby.

Entre as fofuras da Sub 10 a grande campeão foi Mariana Dantas-CE, com Mariana Pinheiro-CE em segundo, Jade Melissa-CE em terceiro e Emilly Hadassa-CE em quarto lugar.

Já entre as mais experientes Renata Bittencourt-CE faturou a Master com Raphaela Bahia-CE em segundo, Regina Ferreira-CE em terceiro e Daniela Bomfim-CE na quarta colocação.

RESULTADOS

PROFISSIONAL

1ª Monik Santos-PE

2ª Larissa dos Santos-CE

3ª Vitória Carneiro-CE

4ª Ariane Gomes-CE

OPEN

1ª Ariane Gomes-CE

2ª Nalanda Carvalho-PB

3ª Mayra Oliveira-CE

4ª Letícia Cavalcante-CE

SUB 18


1ª Ana Luiza-PB

2ª Gabrielly Queiroz-CE

3ª Evely Kaline-PB

4ª Nicolly Freire-PB

SUB 14

1ª Gabrielly Queiroz-CE

2ª Nicolly Freire-PB

3ª Rilary Silva-CE

4ª Anaelya de Lima-CE

SUB 10

1ª Mariana Dantas-CE

2ª Mariana Pinheiro-CE

3ª Jade Melissa-CE

4ª Emilly Hadassa-CE

SURF MASTER


1ª Renata Bittencourt-CE

2ª Raphaela Bahia-CE

3ª Regina Ferreira-CE

4ª Daniela Bomfim-CE

O evento, que rola até o próximo domingo (17) e é válido como Campeonato Brasileiro da Associação Brasileira de Surf Profissional, entidade que homologa a competição junto com a Federação de Surf do Estado do Ceará, acontece em frente à SURF LADIE’S HOUSE e já é a maior confraternização de diferentes modalidades de boardsports femininos já realizada em Fortaleza, com a realização de campeonatos de Bodyboarding, Longboard, SUP Wave e Surf Adaptado, sendo EXCLUSIVO PARA MULHERES, com exceção apenas das categorias do Surf Adaptado, que não possuem restrição de gênero.

Além das competições multimodalidades, diversas atividades paralelas estão sendo realizadas na praia com as participantes, seus convidados e simpatizantes presentes:

· Apresentação de Surf Adaptado;

· Arte em Prancha;

· Aulão de Yoga;

· Limpeza da Prai

· Palestra sobre Feminicídio, Lei Maria da Penha e Direitos da Mulher;

· Palestra sobre a Importância da Diminuição dos Plásticos nos Oceanos;

· Roda de Conversa sobre o Empoderamento e Empreendedorismo Feminino;

· Luau com samba

Segundo as organizadoras do evento, Joana Meireles e Tayane Sales, o MAMALA Surf Pro é um evento pensado no empoderamento e no crescimento do Surf feminino no Ceará, no Nordeste e no Brasil:

“Já tivemos atendimento de fisioterapia, verificação de glicose, distribuição de mudas de plantas pelo comitê de responsabilidade social, limpeza de praia, além de uma grande adesão das atletas. Claro que se faz necessário pessoas como nós, que arregaçamos as mangas e vamos à luta. Mas, nada disso seria possível sem o apoio de toda a comunidade do Surf Feminino, inclusive com a presença de nomes de peso no cenário nacional do Surf Ffeminino como a jornalista Erica Prado na locução e Carla Circenis na arbitragem. Enfim, estamos muito orgulhosas de conseguir juntar tanta gente boa em prol de um mesmo objetivo, que é o crescimento do Surf feminino brasileiro”, declarou Joana.

Para Tayane, o grande sucesso desse evento está na união de diferentes segmentos da sociedade e do mercado do surf em prol de um mesmo objetivo:

“O MAMALA Surf Pro é muito mais que um campeonato. É um ponto de união entre Poder Público, Iniciativa Privada, Sociedade Civil Organizada, atletas, e muito mais. Nunca conseguiríamos fazer tudo isso sozinhas. Essa rede de apoio que se formou em torno desse evento, comprometida a fazer o que fosse preciso para que tudo desse certo, é o verdadeiro sucesso. É a prova de que a união faz a força e principalmente, de que não estamos sozinhas. Ninguém sabe, mas houve uma verdadeira força tarefa entre os Poderes Públicos Municipal e Estadual para que o evento tivesse uma estrutura digna de um grande campeonato. A ajuda das vereadoras de Fortaleza Larissa Gaspar e Enfermeira Ana Paula, que abraçaram o surf feminino e patrocinaram o evento. Os Secretários Estaduais Rogério Pinheiro-Sejuvce, Ozires Pontes-Secel e Davi Gomes, da Juventude de Fortaleza. O Instituto Brasileiro da Família. E claro, os nossos patrocinadores privados. Sem o envolvimento de todos esses atores, nada estaria acontecendo. A todos vocês, a nossa mais profunda gratidão”, finalizou Tayane.

CATEGORIAS EM DISPUTA:

1. SURF INICIANTE (16 vagas) – Categoria por nível de surf, sem limite de idade, competidoras entram com professor, podem ser empurradas e a pontuação será por extensão da onda, equilíbrio, postura, independência, etc;

2. SURF INTERMEDIÁRIO (12 vagas) – Categoria por nível de surf, sem limite de idade, competidora entra com professor apenas para orientá-la (não será permitido o contato físico do professor com a aluna em hipótese nenhuma durante a bateria) e pontuação será por extensão da onda, equilíbrio, postura e poderá arriscar manobras para ganhar pontuação extra;

3. SURF AVANÇADO (08 vagas) – Categoria por nível de surf, sem limite de idade, competidora entra sozinha e já deve arriscar manobras;

4. SURF SUB 10 (8 vagas) – Atletas até 10 anos;

5. SURF SUB 14 (8 vagas) – Atletas até 14 anos;

6. SURF SUB 18 (12 vagas) – Atletas até 18 anos;

7. SURF OPEN (12 vagas) – Idade e nível aberto;

8. SURF MASTER (8 vagas) – Atletas acima de 40 anos, nível aberto;

9. SURF PRO (32 vagas) – Surf Profissional. 20 mil em premiação;

10. BODYBOARDING INICIANTE (12 vagas) – Bodyboard nível iniciante;

11. BODYBOARDING OPEN (12 vagas) – Idade e nível aberto;

12. BODYBOARDING PRO (08 vagas) – Bodyboard profissional. 5mil em premiação;

13. CASADINHAS (8 duplas) – equipe com 2 competidoras de categorias diferentes, soma das duas melhores notas de cada competidora, sem limites de onda;

14. SURF ADAPTADO - CADEIRANTE (8 vagas) – modalidade para desportiva de surf adaptado, sem nível idade ou gênero definidos;

15. SURF ADAPTADO - OPEN (12 vagas) – modalidade para desportiva de surf adaptado, sem nível idade ou gênero definidos;

16. SUP OPEN (8 vagas) – Stand Up Paddle nível aberto;

17. LONGBOARD INICIANTE (8 vagas) – Longboard nível escolinha.

18. LONGBOARD OPEN (8 vagas) – Longboard nível aberto.

IMPORTANTE:

Das 18 categorias, 16 são exclusivamente femininas e 2 paradesportivas sem restrição de gênero;

Um documento com foto original será exigido na tanto no ato da inscrição, quanto no check-in da competição, para fins de comprovação nas categorias com limite de idade;

PREMIAÇÃO

R$ 25 mil divididos entre as profissionais;

Pranchas para as vencedoras das categorias Surf Open e Bodyboarding Open;

Troféus e Kits para todos os finalistas das 18 categorias em disputa.

Distribuição da Premiação

Surf Profissional: R$ 20 mil a serem divididos da seguinte forma:

1ª – R$ 5.250,00
2ª – R$ 2.750,00
3ª – R$ 2.250,00
4ª – R$ 1.750,00
5ª – R$ 1.200,00
6ª - R$ 1.200,00
7ª – R$ 800,00
8ª - R$ 800,00
9ª – R$ 550,00.
10ª - R$ 550,00.
11ª - R$ 550,00.
12ª -  R$ 550,00.
13ª– R$ 450,00.
14ª - R$ 450,00.
15ª - R$ 450,00.
16ª - R$ 450,00.

Bodyboarding Profissional: R$ 5 mil divididos da seguinte forma:

1ª – R$ 2.500,00
2ª – R$1.250,00
3ª – R$ 750,00 
4ª – R$ 500,00

Surf Open: Uma prancha para a vencedora. Troféus e Kits para todas as finalistas;

Bodyboarding Open: 1 prancha de boadyboarding para a vencedora. Troféus e Kits para todas as finalistas;

DEMAIS CATEGORIAS: TROFÉUS E KITS PARA TODOS OS FINALISTAS

O MAMALA Surf Pro, evento válido como Campeonato Brasileiro Feminino de Surf Profissional da ABRASP, conta com o Patrocínio da Secretaria de Esporte e Juventude do Estado do Ceará, Secretaria de Esporte e Juventude da Cidade de Fortaleza, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com o Centro de Mediação e o Comitê de Responsabilidade Social, Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza, Vereadora Larissa Gaspar, Vereadora Enfermeira Ana Paula, Restaurante Illa Mare, Iate Plaza Hotel, Instituto Brasileiro de Direito de Família Ceará, Gondim Surfboards, Genesis Bodyboards e Instituto Juventude Inovação. Apoio: Aloha Hostel, Loja Swell Waves, roupas Alma Leve, Biquínis Azul Brasil, Biquínis TriOcens, Arte Surf Camisetas, loja Jaws Waves, loja PUMP, restaurante Mar de Rosas, Loja Make CE, Feitotel Internet, Viva Lis, Kcal Sports, Wai Wai Pratas, Itim Silva Surf School e IBDFAM Ceará. Homologação e Chancela: FSEC-Federação de Surf do Estado do Ceará, ABRASP-Associação Brasileira de Surf Profissional e FBCE Federação de Bodyboarding Cearense. Realização: Surf Ladies e Coletivo Bem Viver. Organização: Joana Meireles e Tayane Sales.

Com informações de George Noronha e fotos de Lima Júnior.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".